Review: SX Sst Ash x Condor Rx20

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: erico.ascencao


    Mais um da série "Reviews de Guitarras Humildes"...

    SX SST Ash - R$600: http://www.habro.com.br/sites/shelter/amplia_foto_guitarra.asp?id=47

    - 21 trastes
    - corpo em ash
    - braço e escala em maple
    - 3 captadores single
    - ponte trêmulo standard
    - chave seletora de 5 posições
    - 2 controles de tonalidade e 1 de volume
    - escudo perolado
    - marcação bolinha
    - ferragens cromadas
    - tarraxas die-cast grover

    Essa é strato de verdade - ou pelo menos se propõe a ser. O timbre é bem estalado, mesmo com os captadores do meio e do braço, mas mesmo assim estes são bons para bases e para levadas funkeadas. Deve-se considerar que eu testei uma de mostruário com as cordas já indo pro saco, ou seja, com cordas novas ela deve ficar a ponto de bala. Não testei a estabilidade da afinação com alavancadas pois a alavanca não estava disponível para teste (sabe-se lá onde ela estava na loja).

    O corpo é em ash, aparentemente são duas emendas (ou três partes, como preferirem), mas elas não são tão visíveis olhando de longe, ao contrário do que a foto do anúncio no ML aparenta. O escudo perolado é um "luxo" da guitarra. O braço é bem confortável, tenho a impressão de ser mais fino do que o da minha Cort X6. Aliás, a impressão que tive é que esta SX é uma guitarra pequena, não sei se é só um modelo feito com dimensões menores, ou se é uma escala menor que a tradicional... Tirando as cordas velhas, a guitarra estava bem regulada, a ação confortável ao longo de toda a escala e a afinação não estava tão chata de ser mantida.

    Enfim, vale o preço dela, obviamente após um choro com o vendedor pra trocar as cordas. Choro não, na verdade é obrigação da loja te vender uma guitarra com as cordas novinhas.

    Condor RX20 - R$290: http://www.condortech.com.br/v2/prod_guitar_str.asp?id=010024112=Condo rMusic&Guitars
    - Corpo : Basswood
    - Braço : Maple (Bolt On)
    - Escala : Rosewood
    - Ponte : Tremolo
    - Captadores : 3 Singles Condor
    - Trastes : 21

    Obviamente deve haver alguma diferença entre uma guitarra de R$600 e uma de R$290. A princípio, só a madeira já faz com que o preço da SX suba em relação à Condor, mas mesmo assim eu queria sentir a diferença de som entre as duas madeiras.

    A Condor que eu peguei estava novinha, com cordas brilhando (até precisei afinar por um certo tempo). Testei no mesmo amplificador (um Marshall MG-x, onde x deve ser a potência em W) que a SX, e a diferença foi bem grande. O timbre da Condor é muito, mas muito semelhante ao da minha Cort X6 (que também é feita em basswood) com os humbuckers splitados. O som de single é característico na Condor (na minha Cort também), só que o estalo eu só encontrei na SX. O timbre da Condor é mais fechado, mais puxado pro médio-grave. Digo que nem o som do captador da ponte da Condor chega no "grau de estalo" do captador do braço da SX.

    No mais, é uma guitarra que me aparenta ser bem construída. A pintura é bem feita, a escala em rosewood estava bonitiona e o headstock é meio alaranjado. O braço é confortável também, porém um pouquinho mais largo que o da SX. Também não testei a alavanca desta guitarra.

    MORAL DA HISTÓRIA:
    Guitarra em basswood não tem som de strato.

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    ja diziam por ai.. guitarra de basswood tem som de baixo uahuahuahauhauha.

    Brincadeiras a parte.. tenho um amigo que tem uma fender 70's de basswood, e realmente, mesmo nao tendo humbuckers, ele segura numa boa as bases na banda de metal dele hehehe. da uma boa diferença! puta peso aquela strato!

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mum
    Aí já são outros quinhentos. Pra sons mais pesados, eu acho baswood até melhor. Deve ficar estranho uma guitarra em ash (ou em alder, que se eu não me engano é bem parecido) com humbucker na ponte, pois o timbre ficaria muito estridente - principalmente considerando umas distorções com mais ganho e que tendem a ser mais médias.

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    sim sim.. o ash tende a ser mais estridente. na minha opinião o alder é a madeira mais legal, pq ela tem um som nao muito aberto e agudo e nem muito grave, é na medida hehehehe. e claro, o braço influencia bastante no timbre final.
    tava relendo o review aqui, e vi que a condor tem escala em rosewood. acho que esse pode ser um dos motivos de a sx ter um som mais estalado... escalas em maple tendem a soar mais agudos!

    P.U.L.S.E
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mum
    Realmente... antigamente eu não acreditava que a escala influenciava no som, mas depois de ter visto três vídeos (de três autores diferentes, ainda por cima) provando que o som muda mesmo, eu nunca mais duvidei.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mum
    Pode ser sim. Só não entendo como a madeira do braço pode influenciar tanto acusticamente...

    mum
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    Simples: o braço também sente a vibração da corda! hehehe

    Dudu9
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    Nossa velho daonde tirou isso?
    Minha strato é de Basswood e o som é estalado até d+.

    Curly
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao


    MORAL DA HISTÓRIA:
    Guitarra em basswood não tem som de strato.


    respeitando sua opinião, penso diferente: já toquei em stratos feitas em alder, ash, swamp ash, poplar, agathis e basswood que tinham o som característico de strat sim. isso depende mais da captação e de outros fatores do que da madeira.

    P.U.L.S.E
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Curly
    Eu concordo com você, a minha strato é feita de agathis e, pelo menos para mim, ela sem dúvida tem som de strato, provavelmente não de uma fender strato (só toquei uma vez numa fender strato, por isso não tem como eu comparar).

    Curly
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Curly
    · votar


    P.U.L.S.E

    o problema é que nos foruns da internet são criadas lendas... seria possível tirar um som de stratocaster com uma guitarra de corpo de mogno, top em maple, floyd rose e caps ativos ?

    não ?

    http://www.youtube.com/watch?v=z2nQZPC2uTs

    guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao
    MORAL DA HISTÓRIA:
    Guitarra em basswood não tem som de strato.

    ah, então porisso que minha strato não soa como uma strato? :P (Memphis MG-32, corpo em basswood).

    além do fato das escalas... na minha escala em maple = som mais estalado, e escala em rosewood = som mais voltado pra medio-grave.
    ou seja, na minha opinião, se quiser um som de strato mesmo, com som bem ardido e estalado, e que ela grite nas suas mãos (principalmente quando usado um wah-wah junto!), tem que ir uma strato com corpo de alder ou ash, braço em maple e escala também em maple!

    (obs: MINHA opinião)

    abçs!

    Dudu9
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MG-32 é em basswood? Não é compensado?

    diogocv
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=JSsTVDekEoM

    Som de Strato, não?

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    diogocv
    Essa realmente me surpreendeu. Talvez o braço em maple ajude bastante no timbre, mais até do que eu imaginava.

    Curly
    Ouvi um pouco deste vídeo e o timbre me soou bastante parecido com a Condor e com a minha X6. Tem som de strato? Sim, tem. Mas som de strato strato mesmo é mais legal estaladão, como a SX que eu testei ou até como a Squier do vídeo do diogocv.

    Curly
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    erico.ascencao

    já experimentou afastar um pouquinho mais os singles das cordas ? o som fica mais estalado

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Curly
    Não experimentei porque não tenho uma strato - ainda não tenho, quem sabe... dá até pra tentar na minha Cort X6... como ficaria o som de humbuckers mais afastados das cordas?

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O corpo é em ash, aparentemente são duas emendas (ou três partes, como preferirem
    Até ai a strato do EJ também é em 3 partes.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    GuitarHome
    EJ = Eric Johnson?
    Só citei este fato porque eu percebi. Nem sei até que ponto isso é bom, ruim ou irrelevante em stratos. Sei que em les pauls é bom ter nenhuma emenda, ou uma que seja...

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
    · votar


    Eu testei essa guita tem uns meses. Como foi dito, o som é MUITO estalado. Tinha um som de Ritchie Blackmore no California Jam!!!!!

    Então hoje passei na loja para ver as guitas que tinha e... Encontrei essa bichinha lá na parede. 690 contos sem desconto... Bem capaz deu leva-la.

    EDIT.: testei num Laney.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: SX Sst Ash x Condor Rx20