Por que Jonh Petrucci é tão criticado?

Autor Mensagem
caiodorn
Veterano
# dez/08
· votar


Satriani e Gilmour são dois dos maiores guitarristas já nascidos... sem sombra de dúvida... os caras tem um bom gosto fudido... sem falar no tal "feeling"... eles têm a manha de colocar as notas certas nos lugares certos e na medida certa.

Nelton88
Veterano
# dez/08
· votar


o petrucci nao tem o jingado do steve vai(ex..) entendeu nao tem carisma..só sabe toca..

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


Nelton88
Eu acho ele mais carismatico que o Vai. E graças a Deus que ele não tem o "gingado" do Vai.

Eric 146
Veterano
# jan/09
· votar


Ainda continua esse tópico sem noção
Cada um fala do seu gosto pessoal
Todo mundo sabe que o Petrucci toca muito bem
Que o cara no palco fica parado
E dai?
É o estilo dele
Cada guitarrista tem a sua caracteristica

nyurig3
Veterano
# jan/09 · Editado por: nyurig3
· votar


E graças a Deus que ele não tem o "gingado" do Vai.

amém
acho que para tocar bem não precisa de boiolices nem de piruetas no palco, petrucci é paradão e o vai parece uma paquita, mas ambos tocam muito bem cada qual no seu estilo, eu nao toco parado como ele mas admiro o som que ele faz e não o rebolado do seu bumbum

Petrucci é meu guitarrista preferido e uso sus composições como estudo de sua técnica.
ele tem muito fraseado e composição nem se fala.

DT serve de vitrine para as bandas e petrucci tem um som que demora a digestao devido a sua complexidade.

mr bungle
Veterano
# jan/09
· votar


nyurig3
DT serve de vitrine para as bandas e petrucci tem um som que demora a digestao devido a sua complexidade.

você quis dizer chato pra cacete, né?

Chronnos
Veterano
# jan/09
· votar


Tipo, o Petrucci no palco tem presença quase nula, ele realmente n se mexe mto nem nada, mas técnicamente considero ele um dos melhores do mundo atualmente, e o feeling eh algo mto relativo msm, na minha opinião eu gosto bastante do feeling dele... melhor dizer q eu gosto do feeling dele do q dizer se ele tem feeling ou não...

Mas tbm acredito q as escalas hexafônicas loucas q ele usa sejam chatas pra quem não é musico e não esteja analisando a técnica do kra

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Considerando que nem todos os fãs são músicos, todo guitarrista deve compor algo que soe bem aos ouvidos, dentro do estilo, independente das técnicas utilizadas. Petrucci é um dos melhores do mundo sem dúvidas quanto à técnica mas no feeling, como já foi dito, é pessoal, tem gente que gosta de algo que outros não gostam. Mas é fato que as músicas do Dream Theater por serem complexas acabam, as vezes, para alguns, embolando a música no sentido da melodia.




Minha opinião é que tudo que é pouco faz falta e tudo que demais faz mal, técnica é ótimo mas em excesso tira o básico da música que é uma boa melodia ainda mais se junto à técnica está a complexidade da composição, pra quem não é músico demora até o ouvindo "pensante" entender a melodia e mensagem que são passadas

john_joao
Veterano
# jan/09
· votar


embolando a música no sentido da melodia.

explique-se

ophius
Veterano
# jan/09
· votar


Por que Jonh Petrucci é tão criticado?


Porque tem muito nego invejoso por ae.

O cara toca muito, mas...eu particularmente prefiro o mestre dos mestres: Jimi Hendrix












FEcha o tópico.

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


john_joao


embolando a música no sentido da melodia

O que eu quis dizer é que com muita técnica e complexidade a melodia tem uma tendência de continuidade e de repente tem esta quebra pela variação na música quando em sucessao.

Eu adoro músicas com variações dentro dela mas quando a variação é constante, como modulações de escalas, mudança de compasso, etc, a melodia inicial, a idéia proposta no início acaba se perdendo ficando uma "bagunça". Como disse, adoro variações mas quando passa do ponto faz mal à música, não digo que todas as músicas do DT são assim, mas algumas são e principalmente para as pessoas que não tem conhecimento técnico de música acabam não entendo a música principalmente se a m úsica preza mais pela técnica e tocabilidade do que o feeling, a emoção que se poderia passar mas acaba ficando meio "artificial" somente "brincando" com escalas, técnicas, etc.

É difícil achar as palavras certas para explicar, sou músico, gosto de algumas músicas do DT mas tem algumas que não soam legal, pra mim mas pra alguns soa legal, as vezes uns esperam músicas que lhe transmitam emoções e outros apenas querem ouvir o som daquele riff, daquele solo, etc não dando importancia para a melodia e sim na energia daquele riff "brutal".

Sou fã do Rhapsody, adoro as músicas deles e as composições do Luca Turilli me inspirm muito mas tem músicas que eu não suporto porque eu esperava mais da música e ela tomou outro rumo até o final, ou seja, tudo depende também do gosto de cada um o que cada um espera da música em particular, as vezes de algumas músicas e espero "aquela sensação" mas o excesso de técnica e complexidade acabam jogando um balde água fria e o que fica valendo é a energia da brutalidade do riff, do canto rasgado, da base maluca mas ritmada, do solo the flash, gosto de tudo isso ? É claro que gosto mas as vezes quero mais que isso, quero aquela melodia que quando estou em qualquer lugar sem ouvir música aquele rítmo vem na cabeça e começo a cantar sozinho em mente...

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Só para constar eu acho o Petrucci um guitarrista fenomenal apenas não gosto de algumas composições dele, minha opinião é que ele as vezes prefere mais técnica do que feeling mas tem músicas dele que tem bastante feeling, pro meu gosto é claro, assim como tem músicas que eu gosto e outros acham ruins

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Os motivos pelos quais ele é criticado são exatamente os motivos pelos quais ele é o Petrucci.

A proposta do cara é tocar dessa forma, virtuose ao extremo com complexidade e uma precisão absurda. Até porque, se é para ouvir um som do Gilmour, do Vai ou outros, basta colocar um CD deles.

Obviamente quem não acha isso legal não vai gostar.

Quem acha isso legal vai adorar.

E ponto final. Deu a cara a tapa, por isso é criticado.

Contudo tem uma coisa em comum com outros guitarristas citados, é um músico que consegue tocar a própria música, e isso (tristemente) virou mérito nos tempos atuais.

brandfbr
Veterano
# jan/09
· votar


aaaah pera aí porra... só um minuto...

Desde quando arpeggio e riff maluco sem base harmonica nenhuma é "complexo" ???

Pra pegar um exemplo já utilizado aqui...

Pink Floyd: É complexo, música complexa e difícil de entender muitas vezes... NAO É "Banda pra músico"... e nao tem 3 bilhoes de notas por segundo... Entretanto, tem uma densidade harmonica muito maior que DT...

Ah mas aí vcs vao dizer que nem o guilmour nem o Wright sao virtuosos... mas entao vamos usar outro exemplo:

Yes: AH, nós temos pelo menos um virtuose nessa banda, Rick Wakeman... De novo, encontramos uma densidade harmonica muito maior do que no DT... E o Wakeman tem espaços para os 30 minutos de solo mas ELE CONSEGUE ADAPTAR isso na música de forma que nao fique um absurdo... como ficam as coisas do absurdo...

OBS: Nao consegui escutar inteiro aquele video...

Quer coisa complexa? Wes é complexo, Bossa é complexa, as progressoes de blues malucas do Robben Ford sao complexas, e nem por isso eles tocam 3 mil notas por segundo com tapping e harmonicos... só strumming normal, a genialidade está na composicao dos acordes que formam a harmonia.

Abraços

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


brandfbr

O DT tem certas complexidades em algumas músicas sim, claro não tanto como as bandas que você citou, mas tem, me restringi ao DT pelo tópico mas tem muitos por aí que são mais complexo

O Pink Floyd é complexo e acho que tem mais feeling que o DT, mas não pelo fato de notas rápidas ou não e sim de composição, afinal até os mais rápidos dos solos quando bem compostos e com feeling tem emoção.

Frank Zappa seria também sinônimo de complexidade e maluquice

O Rhapsody tem muitas músicas bem complexas, principalmente na "parte erudita, sinfônica" que utilizam várias modulações, mudanças de compassos e variando entre escalas diminutas principalmente nas fugas

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


brandfbr
aaaah pera aí porra... só um minuto...

Desde quando arpeggio e riff maluco sem base harmonica nenhuma é "complexo" ???

Pra pegar um exemplo já utilizado aqui...

Pink Floyd: É complexo, música complexa e difícil de entender muitas vezes... NAO É "Banda pra músico"... e nao tem 3 bilhoes de notas por segundo... Entretanto, tem uma densidade harmonica muito maior que DT...

Ah mas aí vcs vao dizer que nem o guilmour nem o Wright sao virtuosos... mas entao vamos usar outro exemplo:

Yes: AH, nós temos pelo menos um virtuose nessa banda, Rick Wakeman... De novo, encontramos uma densidade harmonica muito maior do que no DT... E o Wakeman tem espaços para os 30 minutos de solo mas ELE CONSEGUE ADAPTAR isso na música de forma que nao fique um absurdo... como ficam as coisas do absurdo...

OBS: Nao consegui escutar inteiro aquele video...

Quer coisa complexa? Wes é complexo, Bossa é complexa, as progressoes de blues malucas do Robben Ford sao complexas, e nem por isso eles tocam 3 mil notas por segundo com tapping e harmonicos... só strumming normal, a genialidade está na composicao dos acordes que formam a harmonia.

Abraços


Não "quero" coisas harmonicamente complexas. Até porque bossa, tirando algumas raras músicas, acho um saco.

Mas é complexo sim, pelo menos no ponto de vista técnico. E isso é o Petrucci.

Você ou eu gostarmos ou não, já é problema nosso.

Eu gosto ^^.

Facchini
Veterano
# jan/09
· votar


solo de Hollow Years do Live at Budokan

esse é xike =]

Facchini
Veterano
# jan/09
· votar


que tem mais feeling

a vá, isso é igual debater se loiras são melhores que morenas...

Konoyaro
Veterano
# jan/09
· votar


Facchini
a vá, isso é igual debater se loiras são melhores que morenas...

falo tudo, mas eu prefiro orientais em geral

pra mim o melhor cd do DT eh o Falling into infinity, sem zua mesmo todas as musicas desse cd tem um feeling do caralho mas soh percebe quem curte prog, quem curte melodico ow qualquer otra coisa vai acha q eh soh tecnica
com certeza ele eh um dos melhores, um dos meu favoritos

e agora como todo mundo ta citando outros
melho guitarristar: michael angelo (disparado nao sei como ninguem falo dele ainda, se alguem falo desculpa pq eu nao li as 8 paginas do topico)
meu guitarrista favorito : malmsteen
banda favorita: malmsteen

nao sei pq tanta polemica em cima do petrucci, otra opinao: as musicas do symphony x sao muito mais dificeis de toca do q DT na guitarra e o romeo mas o petrucci tem mais eu gosto mais de DT

e para os melodicos de plantao e satrianistas e vaistas q nao sabem quem eh o michael angelo procura no youtube ow baxa os cds dele no emule, tem muita gente q acha ele igual o malmsteen soh q a grande diferenca eh q ele eh mais rapido q o malmsyeen e toca soh metal levemente puxado pro prog em algumas musicas e eh solo, malmsteen toca varios estilos e eh BANDA

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que Jonh Petrucci é tão criticado?