Aprendendo a criticar e ser criticado

    Autor Mensagem
    slash_web
    Veterano
    # set/11


    Pessoal , participando desse forum há anos percebi uma coisa que deveria ser corrigida/ aprimorizada cuja qual eu não concordo e sempre tentei alertar o pessoal.

    E inspirado neste tópico gostaria de pedir que vocês aprimorassem o modo de criticar um vídeo/música pois, para nem sempre estragar mais ainda com a ''auto estima'' do executor musical.

    Vale lembrar que você não deve nunca ser influenciado pela opinião de alguém no quesito timbre, pois infelizmente existem pessoas que vivem tentando agradar a opinião alheia, postando o mesmo vídeo/música n vezes sempre mudando o timbre com a expectativa de ser ''aceito'' pelos amigos guitarristas.
    Quando eu critico seu timbre , isso não quer dizer que você deve muda-lo para me agradar , mas quer dizer apenas que para meus ouvidos o timbre em questão não está parecido com o timbre que eu julgo ideal.

    Irei novamente postar um vídeo que para muitas pessoas pode ter nada a ver , mas para muitas outras irá mudar o jeito de receber/fazer uma crítica.




    O intuito desse tópico é , entre outras coisas, mostrar para você ''novato'' , ''veterano'' ou ''guitarrista inseguro'' que o timbre é algo único e que as críticas devem ser ouvidas sim , mas é preciso discernimento, maturidade e personalidade para ter o SEU TIMBRE , e não o timbre que os outros desejam ter.

    Gostaria de pedir que cada guitarrista que já está enjoado com o fato de ver tal depressão guitarristica e falta de personalidade, para contribuir com sua opinião positiva e construtiva. Pois assim como está acontecendo com os pedais , está acontecendo com os guitarristas... os clones estão cada vez mais se multiplicando e os ícones cada vez mais tornando-se raros.

    Obrigado pela atenção e desculpas pelo longo texto.

    Jonatas Edward
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Achei que o tópico falava sobre as pessoas não aceitarem criticas sobre o quão bem tocam mas está valendo...

    daniel.damin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    slash_web

    Bem na vibe do meu tópico.

    Totalmente apoiado.

    Acho que vale postá-lo também no fórum de pedais.

    Parabéns!

    Santriagoz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    "os clones estão cada vez mais se multiplicando e os ícones cada vez mais tornando-se raros."

    De fato.

    daniel.damin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    slash_web

    "os clones estão cada vez mais se multiplicando e os ícones cada vez mais tornando-se raros."

    Essa foi boa! Se puxou ein??

    hauhauahua

    Buja
    Veterano
    # set/11
    · votar


    nao se pode ficar fissurado com o timbre.pois cada um timbra a sua maneira
    se quiser fazer igualzinho ao original de alguem...que compre os equipamenetos dele e toque igualzinho ele

    eu so um dos caras no forum de baixo que tem um timbre digamos "unico" (se é bom ou ruim nao sei....so sei que gosto de timbrar assim e nao vou mudar
    vide comentario do BrUnOsOtO no meu topico cover de baixo
    ...recebemos criticas logico....é muito simples...pegue as construtivas e aplique pra melhorar...as destrutivas deixa pra la

    Igual uma vez recebi uma critica do construtiva do Arimoxinga falando que precisanva melhorar muito meu timbre na guitarra. Mas ai foi uma critica construtiva, tanto que quis aprender como ele fazia pra timbrar tao bem, e com isso ele segue as dicas do overlappingcircles, eu sigo as dicas do Arimoxinga, o
    strinbergshredder esta indo no mesmo caminho, ou seja, quem critica de forma construtiva está ajudando quem nao sabe, e assim todos vamos aprendendo

    resumo e regra geral do forum:
    So critique se puder ajudar de forma construtiva, se está criticando so porque está achando ruim, faça melhor entao

    o/

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    "Você pode elogiar sem bajular e criticar sem ofender." - Armando Nogueira.

    renatocaster
    Moderador
    # set/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    MauricioBahia

    "Você pode elogiar sem bajular e criticar sem ofender." - Armando Nogueira

    Eu sabia que já tinha lido isso em algum lugar só não lembrava aonde, hehe. Colocação bastante contudente essa!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Armando Nogueira

    Sábias palavras de um botafoguense.

    Ops, não pode falar de futebol aqui.

    renatocaster
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Marcelo Bico

    Armando Nogueira

    Sábias palavras de um botafoguense.


    Ninguém é perfeito! hahaha

    Marcelo Bico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    renatocaster
    He he.
    Ouvi dizer que Les Paul frequentava o Maraca prá ver Garrincha e Nilton Santos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Vi o vídeo. Bem interessante. :)

    Quando alguém critica ou elogia, de forma a afirmar algo, é SEMPRE de um ponto de vista pessoal.

    Enfim, não levar tudo a ferro e fogo parece ser uma boa, ainda mais num fórum onde temos indivíduos dos 12 aos 60 anos, com experiências totalmente diferentes e gostos pessoais. É preciso saber filtrar e aprender com isso, seja como for. Se o cara posta um vídeo aqui, por exemplo, e pede pra que avaliem, espere tudo. Se alguém vier com comentários ofensivos, é só clicar em "denunciar" que a moderação irá avaliar.

    Abs

    slash_web
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ''...ainda mais num fórum onde temos indivíduos dos 12 aos 60 anos, com experiências totalmente diferentes e gostos pessoais...''


    Por isso mesmo , gostaria de conscientizar o pessoal mais novo a ter mais personalidade e proporcionar um ambiente rico musicalmente e não clonado ou copiado o timbre. As vezes , muitos até desanimam de tocar guitarra por causa das criticas ou acabam sempre tentando ter o ''timbre'' parecido com o de alguém. O complicado é que isso de personalidade é consequencia da maturidade... Mas tudo isso é bom pro pessoal já começar desde cedo a ter uma maior maturidade musical , não ter vergonha de seu estilo/personalidade e impor sua música.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    slash_web

    Ahhh... Antes que me esqueça: Ótimo tópico!!! Raramente vemos um tópico no FCC que não seja pra pedir ajuda. Pelo menos aqui, a gente pode refletir. :)

    Abs

    Marcelo Bico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia

    Bicho, até acho que um camarada pode criticar, baseado em gosto pessoal. Mas numa crítica dessas, após o comentário, se o crítico dissesse o porquê da sua sugestão ser o certo, e se sugerisse o caminho pro guitarrista fazer melhor, acho que seria válido, pois o crítico estaria argumentando a crítica.

    Mas aí é pedir demais, né?

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Marcelo Bico: se o crítico dissesse o porquê da sua sugestão ser o certo, e se sugerisse o caminho pro guitarrista fazer melhor, acho que seria válido, pois o crítico estaria argumentando a crítica.

    Muito válido, não só pela sugestão do caminho em si (caminho este que é um representação do que ele acha melhor pro outro e não necessariamente é o melhor pro "criticado" já que vivem vidas diferentes e estão em níveis distintos), mas pelo simples fato de querer ajudar. Isso é legal, penso eu!

    Mas aí é pedir demais, né?

    Pode ser... hehe

    Abs

    celotoledo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Quando eu posto meu material, tanto em vídeo, audio ou jam os comentários que mais são úteis pra mim são as críticas mesmo.

    Coisas do tipo: "tá uma bosta", "não curti","ficou dá hora", "gostei", sem apontar o que não está legal ou o que está bom, não ajuda.

    Acho que o ponto importante é esse, falar diretamente sobre o aspecto da impressão de quem ouviu ou viu o video.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MauricioBahia
    Pois é. Por exemplo, uma coisa que eu vejo muito nos comentários sobre o som que a rapaziada dispõe aqui no FCC:

    MELHORA ESSES BENDS AÍ

    Se fosse eu a fazer um comentário desses, eu diria:
    Sugestão: Melhorar os bends
    Argumento: o som é blues e os bends encaixam bem por criarem um clima bluesy
    Caminho: mandar um bend na hora tal de um tom e meio, etc etc.

    sei lá, mais ou menos por aí.

    salton
    Veterano
    # set/11
    · votar


    slash_web
    Tópico bem interessante... mas eu não acho que buscar um timbre 'x' seja uma prática abominável... acho que faz parte do aprenzidado, naturalmente com as descobertas e o amadurecimento você acaba buscando outros caminhos, como você vai chegar no 'seu timbre' se não souber operar um efeito ou um equalizador... Personalidade na guitarra vem com o tempo, mas criatividade faz a diferença, hehehh..

    slash_web
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É isso ai , tomara que o pessoal sinta-se incentivado a ter seu timbre, ter sua voz...

    Satchafunkilus
    Veterano
    # set/11
    · votar


    slash_web

    Sou seu fã cara...


    Que orgulho,QUE ORGULHO!

    slash_web
    Veterano
    # set/11
    · votar


    muito obrigado cara , fico feliz em saber !

    e sei que voce curtiu muito o video... e to esperando meu delay ainda!

    WoD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É isso mesmo, mandou a ver.

    Conheço caras que tocam (em bandas ruins) com timbres "horroríveis" só porque os amigos, que as vezes nem tem noção do quão claro e definido pode ser o som de uma guitarra, aprovam.

    O lance é o seguinte: A primeira etapa pra todo guitarrista e saber reconhecer a clareza do som e também o que fazer pra tocar o que você quer, aprender sobre os efeitos de cada timbre e assim vai.

    Depois que você se interessa por isso, veio... Boa sorte com sua nova obsessão xD Acho que essa é a sina de todo músico: encontrar a sua identidade.

    André Perucci
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tem gente aqui que quando lê alguma critica tenta de qualquer maneira justificar o porque disso e não se toca que precisa melhorar

    e tem gente que não sabe criticar os outros, vai na humilhação ao invés de tentar corrigir

    slash_web
    Veterano
    # set/11
    · votar


    é bom ver que mais pessoas concordam com minha humilde opinião , e possuem mais sabedoria a acrescentar em meu tópico!

    E fico feliz em acreditar que pelo menos alguem alem de mim teve a oportunidade de assistir ao video que considero muito bom..

    abraços! e como estamos no esquenta já pro tusca... XUPA CAASO!

    slash_web
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vejo algumas pessoas ainda comentando de forma inconveniente(e constrangedora) o som dos amigos ,entao , aqui tento eu acrescentar um pouco mais a formaçao de nossos ``jovens`` criticos..

    Metal Soloist
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tópico legal.

    Penso o seguinte:

    Timbre é pessoal (não basta ter o mesmo equipo se vc não tiver a mesma pegada, e isso não se copia, cada um tem a sua).

    Aprendam a aceitar as criticas construtivas (Positivas e Negativas porém construtivas), as que não forem ignorem, não existe nada pior para um mal crítico do que ser ignorado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprendendo a criticar e ser criticado