Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Soul Wyx
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
A um 600km dai, eu queria pedir pra vocês me passarem o preço pelo email, e poderiam pegar ela no correiO?

khenshyo
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

O que vocês acham de colocar dois gibson Burstbucker PRO alninco V numa Clp Set Lemon Drop?

ou é melhor a combinação SD JB e SD 59´ ?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

gualtersouza
Colocar adesivos em guitarras já é uma péssima idéia, em guitarra com acabamento "natural" então, pode deixar marcas indeléveis. No caso de instrumentos pintados, só sai com polimento com pasta abrasiva.
vitor1893
RX40 ou SX SST57/62.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

khenshyo
Também fica legal, só que mais "agressivo".
Abç

gualtersouza
Veterano
# fev/09 · Editado por: gualtersouza
· votar

Fábio Seiji e Mauricio Luiz Bertola

É que tem um conhecido que quer trocar comigo. Ele ganhou a CLP2 S há um ano, mais ou menos e não gostou. Pôs no case e deixou parada em casa, cheia de adesivos. Ele prefere Strato e ofereceu trocar por uma minha HSS que está com DiMarzio na ponte (uma que já falei dela aqui), que inclusive está meio encostada, pois a SX SST57 ficou tão boa com os Malagoli Alnico 50 (fazendo um jabá, rsrsrs, para ganhar desconto na próxima), que quase não pego nessa outra. Vou ter de pensar nessa troca e avaliar como ficaria recuperar o visual dela sem os adesivos, coisa que eu acho muito feio.

Seiji, ela quase não tomou sol, pois ficou no case direto. Concluo que a questão dos raios UV ficou minimizada.

Bertola, essa pasta abrasiva pode ser trabalhada por qualquer um (desde que seja com paciência, é claro) ou é um procedimento tipico de luthier? Se for possível indicar alguma e o procedimento, eu agradeceria.

Grato.

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eaí mestre blz?
Eu mudei o encordoamento da minha strato squier california de '09 pra '11, o som mudou pra melhor com certeza. Isso já faz uns 3 meses. Agora eu tava afim de mudar pra '10, visto q eu não toco com muita frequência e quando eu vou tocar meus dedos doem após uns 15 min de bends e vibratos, eu queria saber se vai ocorrer uma diferença muito grande no som.
Quando coloquei '11 o luthier regulou a ponte dela e colocou mais uma mola. Não vai haver problemas em pôr agora '10?
Obrigado.

vitor1893
Veterano
# fev/09
· votar

.Mauricio Luiz Bertola ,não querendo ser chato(meio que já sendo), mas não se acha nenhum desses três modelos, pelo menos em lojas aqui de São Paulo/SP.

kairi
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji
É meio complicado, saca cara... tipo, a guita pode ter madeira selecionada muito bem, um top muito bem feito e tal... mas se não tiver a pintura, o lance fica descaracterizado, saca?

Não precisa nem de top, só comum mesmo. O flamed top eu deixo pra outra guita.

------------

Outra coisa... se eu "desistir" do captador do braço, a escala pode chegar a 29 casas (encostando no captador do meio) ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

gualtersouza
Cara, vc terá que desmontar o instrumento, retirando as partes metálicas e cobrindo o braço com fita crepe, retire as molduras e coloque os captadores dentro das cavidades e cubra com fita crepe, depois aplique a pasta de polimento (automotiva mesmo, de baixa abrasividade), depois, com uma politriz proceda o polimento. Se vc não tem experiência de como fazê-lo, leve a um luthier.
Guitar_RdS
Não, mas a regulagem de entonação terá que ser refeita.
Abç

gualtersouza
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Não tenho e vou deixar, caso faça a troca, para um profissional de verdade fazer. Grato.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar

gualtersouza
Bom, pensa com calma que tudo se resolve.
Tenho certeza que vc vai tomar a decisão correta.

kairi
Entendo o seu ponto de vista, vamos conversando que chegaremos numa solução.
O lance das 29 casas, tem certeza que vc quer isso? As últimas casas vão ficar bem apertadinhas. Mas é possível sim...
Peraí, essa guitarra não é 22 casas com SH apenas?

BulletForMyValentine
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Falem, mestres!

Resolvi que vou fazer minha guitarra e queria saber da opinião de vocês sobre meu projeto:

Pretendo fazer uma Les Paul Neck-Through em Mogno com escala em ébano. A idéia é fazer uma coisa de primeira linha, mesmo que faça "aos poucos", mas investir em materiais de qualidade.

Pretendo fazê-la branca (alpine white), como a Gibson Custom Alpine White com ferragens douradas, mas com escudo e Knobs creme. Ferragens douradas. A marcação quero fazer como a da LTD MP600 (Paget Signature).

No entanto, ouvi dizer que Mogno e Ébano não são madeiras viáveis para fazer uma guitarra no Brasil.

Vocês tem algumas opiniões, dicas, sugestões para me dar?

AugustoDamned
Veterano
# fev/09
· votar

Seguinte.. rondando o ML vi isso:

"estabilizador de trêmolo"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88974660-estabilizador-de-tremu lo-p-pontes-de-strato-e-floyd-rose-_JM

Por favor, me expliquem como funciona, se vale a pena mesmo.. essas coisas.

E o preço, tá caro? barato?

Valeu!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

BulletForMyValentine
As Les Paul's precisam de top pra passar a fiação de um lado para outro (por causa da chave de seleção).
O top serve para tapar os canais.
Se for archtop pode ser em mogno mesmo ou em maple, pra ter uma característica mais clássica de Les Paul. Porém o maple, mesmo não sendo figurado (plain) é bem mais caro que o mogno.
O mogno é um pouco difícil, mas dá pra encontrar.
Ébano vc encontra em diversas qualidades em algumas lojas como a Oscar Ferreira Strings-SP (Capital), Follmann-SP (Mairiporã), Ronay-SP (Americana) e Vivace-ES (Vitória).
Ultimamente ando preferindo essa última.

AugustoDamned
É bom, ele possui uma mola que exerce força contrária à outras e tem uma regulagem pra ajustar o 0 (zero).
Preço tô por fora...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

BulletForMyValentine
Concordo com o Fábio Seiji, mas não usaría ébano na escala, pois é cara de mais para custo-benefício de menos, prefiro o nosso bom e velho jacarandá mesmo. Mogno é difícil, mas dá para encontrar. Outra boa opção sería umm tampo em rádica ou plátano.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

AugustoDamned
Isso aí é um "Trem-setter". Funciona sim, eu já instalei.
Abç

Guynho
Veterano
# fev/09
· votar

Olá

Eu possuo uma Semi-Acustica, uma Ibanez Artcore AF75D, que eu uso pra fazer bases, e alguns poucos solos com a minha banda.

Eu gostaria de colocar novos Captadores, pra dar uma melhorada no Som, que eu acho meio "magro" demais as vezes no meio do mix da Banda. Acho que eu gostaria de algo com um pouco mais de ganho, embora eu já tenha diversos problemas de microfonias e feedbacks com os atuais.

Então, a(s) minha(s) pergunta(s) seria(m): =D

1) Quais captadores se adequariam melhor ao que eu estou procurando, que se dariam melhor com Overdrives e um pouco mais de ganho, pra sair um Rock mais pesado (não é metallica =D), mas que não aumentassem meus problemas com feedback. Ah, de preferencia captadores fáceis de encontrar, e de preço acessivel =D

2) Como reduzir esses meus problemas de feedback?

3) Seria o caso de procurar uma segunda guitarra, de corpo solido?

Eu sou bem inexperiente mesmo, não tenho muitos parâmetros de avaliação. Aqui tem alguns sons da banda, gravados com um Microfone Multidirecional no meio do ensaio, só pra voces terem uma idéia:

http://myspace.com/bombermenrock

Valeu =D

AugustoDamned
Veterano
# fev/09
· votar

Valeu Bertola e Seiji!

Obrigado pelas dicas.

Já comprei! :)

vitor1893
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Se tudo der certo vou comprar pela internet mesmo se nao chegar aqui no Brasil a sst57! =D
Estava procurando ela no amazon e achei esta guitarra. Nunca vi esse modelo no site da SX, o que você sabe a respeito dela? Vi que é um pouco mais barata,aparentemente não muda muito em relação à sst57 e gostei da cor.
Vlw!

BulletForMyValentine
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Entendi.

Mas e quanto a fazê-la Neck-Through? Boa idéia? Referente a escala, então jacarandá seria a melhor opção?

De uma maneira geral, o que acham desse projeto? Teria resultados satisfatórios a construção Neck Through em uma LP?

Abrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

Guynho
Recomendo os SD SH-4.
Se vc quer reduzir os problemas de "feedback", tampe os "F-holes" com contact transparente, ou enfie lenços algodão ou sêda neles (vários); o Roger MacGuinn fazia isso.
BulletForMyValentine
Cara, isso é muito difícil de avaliar. Só construindo mesmo.........
Abç

Guynho
Veterano
# fev/09
· votar

Obrigado pela ajuda Bertola =D

Ah, tem uns caps da Malagoli, que seriam replicas mais acessiveis desses SD, confere?

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar

Olá!Eu sou de São Paulo e queria saber se voces poderiam me indicar um bom luthier que fizees um preço nao muito salgado por um serviço bem feito...para trocar os captadores da minha guitarra e para trocar o nut de plastico por um de osso...
abrço!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/09
· votar

BulletForMyValentine
Não vejo nenhum problema dela ser neckthrough além de elevar um pouco o preço pelo fato do corpo ser relativamente grosso (61mm).
Em relação à escala eu ouvi dizer que tem ébano por menos de R$40 (o blank para escala) na Vivace, mas ainda não conferi, nem o preço nem a qualidade.

wiiv1262
Tem tanto luthier nesta cidade... qual bairro é mais acessível para vc?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar

Bertola e Seiji

Olá! Lembram o problema na minha Strato que eu falei durante a semana? Creio que foi resolvido! Levei lah na loja onde foram instalados os captadores, e o cara mexeu na altura dos captadores e das cordas e tb trocou o potenciometro do Volume. Pelo que testei na loja, melhorou. Nao apresentou mais aquele problema do som embolando e da chiadeira monstruosa qndo soltava as cordas (chiadeira alem do normal neh, pq chiado sempre tem).
Durante a semana vou ver se nao volta o problema, mas espero eu que jah tenha sido solucionado!!.

Abçs! E valeu de novo pela força. \o/

torão Bgi
Veterano
# fev/09
· votar

Bertola e Seiji

eu gostaria de saber se é possivel de se achar projetos de guitarra na internet...pois eu estou querendo mandar um luthier aki da minha cidade fazer uma replica da jackson RR5...e mais uma coisa...q madeira vc's indicariam para poder fazer a guitarra?

obrigado pela atenção..

abraços

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar

Fábio Seiji

perto da Teodoro Sampaio, mais pra zona sul de preferencia como referencia, Sto Amaro...

abrço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar

Guynho
Cara, para essa sua (boa) guitarra, eu recomendo os Custom Alnico Blues, também é uma boa vc conferir os Cabreras e Sérgio Rosar, muito bons fabricantes.
wiiv1262
Cara, recomeno o meu mestre e luthier absoluto, Sérgio Buccini.
torão Bgi
Tem vários projetos na Internet, embora eu não considere isso importante; um bom luthier simplesmente não precisa deles.
Quanto às madeiras, as opções são muitas, mas eu iría de cedro-rosa ou freijó para o corpo e marfim e jacarandá para o braço.
Abçs

PunkBarney
Veterano
# fev/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

É possivel colocar marcação (de bolinha) em uma guitarra de braço colado sem marcação na escala? (a guitarra em questão é uma Epiphone Dot Studio)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

PunkBarney
Dá sim, e é relativamente fácil. Marcação trapezoidal ou outras é que é bem mais difícil (e caro).
Abç