Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Haven
Veterano
# out/08
· votar


MatheusFrage

Haven
qual estilo de musica vc toca?


__

Metal, Rock, Pop-Rock, Blues...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
Menos até.
Haven
Os Malagoli conheço bem, dos Cabrera eu nunca usei, não posso opinar, mas é mais caro.
Abç

Rafa-Ban
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola OU seiji
vc conheçem o modelo v x da dean? aqui
tem umas informações sobre ela e eu fiquei mto intrigado pelo preço tbm então se alguém souber algo a respeito por favor me deem uma luz ok?
obrigado
abç

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


Galera tou com esse corpo feito de cedro já mandei fazer o braço..
A duvida é como furar, eu queria sem escudo só o lugar dos caps e o resto, ou não tem como fazer.. ela tem que ter escudo mesmo
Ajuda aê
Qual A fresa que uso na tupia pra furar ??

http://img204.imageshack.us/my.php?image=imgps9.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Rafa-Ban
Cara, a muitos anos atrás, quando eu ainda morava em Sampa, trabalhei uma Dean de um cara, e era uma guitarra muito boa. Esses modelos aí eu não conheço.
felippecg
Cara, utiliza-se uma fresa mais fina para as cavidades dos captadores e uma mais grossa para a trócula e cavidade da parte elétrica. Tenha muito cuidado!
Abç

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas essa guita ela pode ser sem escuso ?? ou obrigatoriamente tem que ter o escudo ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


felippecg
Pode sim, desde que a "furação" dos captadores seja muito cuidadosa.
Abç

felippecg
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já que pode ser sem escudo, como fazer para por os potencimetros ???

Rafa-Ban
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bem,obrigado pela resposta eu vi nessa loja ms e fiquei intrigado com o preço,mas acho que não vale a pena principalmente pela floyd e, consiedrando a alta do dolar eu diria que ela deveia custar uns 600 epoucos antes,o que indica que talvez não seja tão boa assim,aogra a v79 que t´´a nesse msm site,essa sim eu conheço sei que é um excelente instrumento e com um custo benefício incrível,até me surpreendi pelo preço não ter subido tanto,bem ,acho que meu 13 já tem destino certo hehe
obrigado e Abç

Haven
Veterano
# out/08
· votar


Bertola
Então, posso investir nos malagoli tranquilo? ou você me indica um outro nacional?

Vlw pela ajuda
Abração

Headstock invertido
Veterano
# out/08
· votar


Bertola ou Seiji...

O que vcs me dizem da Dolphin DGLP (Les Paul)...
conhecem???

Grato...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


felippecg
Por trás, na cavidade da parte elétrica.
Haven
Sim.
Headstock invertido
Não, só conheço os modelos mais antigos, de braço aparafusado.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


tô tendo dificuladade pra furar os buracos do novo escudo, já que quando furo o parafuso desce torto pro buraco do antigo escudo que qubrou, tem alguma massa pra madeira pra tampar os buracos já feitos e fazer novos? thanks

mr bungle
Veterano
# out/08
· votar


não sei se ja foi perguntado, mas lá vai: comprei uma lp e lixei ela todinha até chegar na madeira e queria saber se é obrigatório passar um selante ou se pode deixar assim mesmo. se precisar mesmo qual produto vcs recomendam que eu passe que proteja a madeira? obrigado!!!

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
existe sim, acho que é feito de pó de madeira com cola.

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


MANFREDINI
Faça uma pequena cavilha de madeira e preencha esse furo.

mr bungle
Ninguém pode te obrigar a passar seladora, mas é aconselhável pq senão em pouco tempo ela vai ficar muito suja e precisar lixar novamente.
O recomendado é seladora Nitrocelulose ou Poliuretano.

axleWs
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
seiji, sei que é loucura, e burrice, já que é um gasto estético.
Tenho uma condor rx-20, e gostaria de serrar o head stock pra deixar 4x2.

Perguntas:
- Algum problema estrutural? (ficar mais fácil de quebrar?)
- Algum problema em inverter duas tarraxas de cima, para a parte de baixo?
- É complexo o sistema para os furos para colocar as tarraxas na parte de baixo?
- Teria que tirar o segundo abaixador de corda, isso pode ser um problema para as cordas ficarem quietinhas no nut? Ou o fato de "chegar" as tarraxas mais perto do nut, anularia este problema?

enfim, segue uma montagem (tosca) que fiz da idéia.

http://www.imagebam.com/image/fceffa16907008

grato pelo espaço, aguardo resposta.

Rafa-Ban
Veterano
# out/08
· votar


axleWs
embora a pergunta seja pro seiji, eu queria dis=zer qeu tua guita é linda! párabéns! mas na minha opinião seria mais legal se vc colocassa as tarraxas pra baixo mas sem mexer no design do heastock,tipo as music man
Abç

axleWs
Veterano
# out/08 · Editado por: axleWs
· votar


Rafa-Ban
era o que eu tinha em mente ^^, mas por análise ZOIAL (nos olhos) não dá pra fazer igual ao head da musicman não.

e também, por enquanto, o design não é tão importante. Se for viável, vou retirar as 2 últimas tarraxas, e ai sim bolar o design.

obrigado pelo elogio, quando vi essa cor na loja, não pensei 2x ^^

kiki
Moderador
# out/08
· votar


axleWs
luthier de photoshop profissional!

mr bungle
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji

quis dizer obrigatório na questão da madeira estragar ou ficar umida, sei lá

queria encera-la (tipo cera de taco de chão, tá ligado?) pode?

valeu pela resposta!

axleWs
Veterano
# out/08
· votar


kiki
hehe, dá pra fazer BEEEEM melhor, mas to sem paciência ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


axleWs
Poder fazer pode, e não acarreta nada não, Só vai ficar feito (na minha opinião!).
Abç

axleWs
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc quis dizer feio né. sim, também não gostei dessa imagem que postei, era só pra ter uma idéia do que pretendo.

tenho medo do marceneiro fazer cagada e lascar o braço todo. enfim, vou ver aqui, será que ele cobra mais que uns 10 reais só pra recortar o head? Com que material deveria ser feito isso mr Bertola?

obrigado, e se tiver alguma idéia de shape 4x2, apresente, será bem vinda.

Abraços

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio, quero comprar um cordal para a viola caipira, isso tem "marca" boa ou ruim? E se é bom colocar, pois a tensão de 10 cordas é grande, né?

E se com isso vai afetar o timbre do instrumento (lembrando que esse serviço vai ser efetuado por um Luthier bom)

Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


axleWs
Precisa ser muito benfeito para não ter problema estrutural e o acabamento (restauro como um todo) precisa ficar impecável, senão o trabalho de deixar o head mais bonito vai por água abaixo.
Inverter a tarracha funciona, mas diminui muito a vida útil da peça, por isso é aconselhável comprar outro jogo de tarraxas.

mr bungle
Sim, a madeira fica vulnerável à umidade, quanto à estragar, só se vc largar a guitarra no quintal tomando sol e chuva.
Cera de piso, se vc ler o procedimento de aplicação, vai estar escrito para não passar em madeira que não tenha proteção de seladora ou verniz.

axleWs
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Inverter a tarracha funciona, mas diminui muito a vida útil da peça, por isso é aconselhável comprar outro jogo de tarraxas.

pq?

em teoria, levaria na marcenaria pra cortar, e iria lixar com lixas progressivas (cada vez mais finas) pra ficar legal.

tenho preocupação em relação as duas tarraxas de baixo, não ter o abaixador.

abraços, obrigado pela ajuda

erico.ascencao
Veterano
# out/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Uma pergunta sobre o encordamento de fábrica do SX SJB 75: 0,40 ou 0,45?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


axleWs
Cuidadosamente com um "tico-tico" ou serra-de-fita.
Kamus23
Não há marcas boas ou ruins para essa peça.
erico.ascencao
Cara, não sei. Mas o ideal é vc colocar logo um encordoamento novo, de boa qualidade, calibre 0.45, já levando-o para o luthier que vai fazer a regulagem inicial do instrumento.
Abçs

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E é bom colocar o cordal?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III