Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
guitarclub
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado, mestre Bertola!

pelo visto minha prima pobre da Frankestein vai ter que esperar um bom tempo então, hehe.

abçs!

Strato Tool
Veterano
# jan/09 · Editado por: Strato Tool
· votar


Seiji

Beleza cara, obrigado pela resposta! Não ficou confuso não, deu pra esclarecer bem as minhas dúvidas.. estou pensando em fazer uma strato assim, só que com ponte fixa para ter mais sustain.. até porque eu não uso alavanca... E o preço de uma guita com esse tipo de construção é inferior ao neckthrough, então acho que vale a pena!

Quanto à estética acho que não vai fazer muita diferença, já que irei pintar todo o corpo da guita de branco.. e vou colocar um escudo preto tbm!

E em relação às madeiras, escolhi pau marfim para o braço/escala e cedro rosa para o corpo! Já tinha tocado com uma guita assim do mesmo luthier e achei o timbre animal.. quanto à captação vai Duncan JB na ponte e classic stack 4 no meio e braço! E vou colocar um push/pull no humbucker para deixar a guita mais versátil..

Mas é isso aí, valeu Seiji!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Coisa de fim-de-ano, ficar com a família, etc...
Sem novidades.
De qualquer froma, obrigado, e um 2009 excelente para vc e para todos os foristas do FCC.
Abçs

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


O parafuso do nut (faz tempo que nao falo disso, é nut mesmo o nome né?) da minha guitarra travou, eu apertei muito e fiquei muito tempo sem mexer e ainda por cima o parafuso estava espanado, entao a chave allen(?) nao encaixa lá, o que eu posso fazer?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/09
· votar


LuísFalcão
Tente tirar com um alicatinho, se não conseguir, com muito cuidado vc pode serrar um canal (serra de arco) para fazer uma fenda.
Não pode ser muito profunda para não quebrar a cabeça do parafuso.
Vc vai precisar de parafusos novos.

LuísFalcão
Veterano
# jan/09
· votar


Fábio Seiji
Ok, muito obrigado.
Vc vai precisar de parafusos novos.
Isso eu já imaginava, sem problemas, vou ver se compro um novo hoje (só um está cego e emperrou) valeu

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, eu tenho uma golden warlock gmap 555 floyd rose, corpo em cedro e braço em marfim, está bem construída. Coloquei um seymour duncan distorcion na ponte, push pull, regulagem completa inclusive do braço, trastes, etc, que já estava bom mais pra "melhorar", minha dúvida é, com estas caractrísticas do material de minha guitarra, valeria a pena eu colocar uma ponte gotoh, seymour duncan no braço e fazer um som ( power metal, progressive metal) a nível pra gravações ? Eu gosto desta guitarra e aos poucos estou deixando ela "top" mas não sei se essa combinação de madeiras e equipamentos deixam ela top

Dudu9
Veterano
# jan/09
· votar


Qual a diferença entre os potenciômetros de 250K e de 500K na guitarra? Tenho uma Squier California, é recomendado a troca? Quais os benefícios?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
A sua pergunta não pode ser respondida por critérios objetivos. Se vc acha que esses investimentos valem à pena, faça-os.
Quanto a deixá-la "top", isso também é subjetivo; mas um instrumento dessa origem (Golden), só pode ser considerada "top" por vc e mais ninguém. Quanto às madeiras, elas são madeiras adequadas para luthiería.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Dudu9
Stratos, mesmo às com Hb's na ponte, utilizam pots de 250K. Guitarras tipo Gibson, ou que possuam 2 Hb's, utilizam pots de 500K. Quanto maior o "valor" do pot, mais agudos ele "deixa passar".
Abç

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mas um instrumento dessa origem (Golden), só pode ser considerada "top" por vc e mais ninguém.

Eu sei da fama da Golden, mas algumas guitarras são ótimas, a construção da minha é excelente e as madeiras são boas. trocando os equipamentos deles que são ruins como, captador, ponte, parte elétrica, etc, teria outro problema que ainda não percebi ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Não é possível dizer sem examinar a guitarra.
Cara, como luthier eu já tive em minhas mãos instrumentos dessa marca que não afinavam, pois os trastes estavam colocados erradamente, cujo braço torceu, pois a madeira estava "verde", e etc.
Como disse acima, se vc à considera boa, e ela lhe supre as necessidades, invista nela. Porém, não espere um valor de revenda (SE vc a for vender) alto, mesmo com essas peças.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pela resposta, quando a comprei levei em dois luthiers eos dois falaram que a construção estva ótima só os equipamentos ( ponte, captador, etc) que não eram muito bons. No caso não pretendo vendê-la, é pra usar mesmo e gruardar depois de velhinha hehehehehehehe

O problema em ter uma ibanez, jackson, etc é o valor alto da etiqueta, claro que os componentes são melhores mas memso assim o valor é muito alto, já que dei sorte em ter uma golden que gosto e é bem construida quero só trocar os que é ruim pelo que é bom. Você pode me falar quanto em média ficaria pra colocar um seymour duncan no braço, ponte gotoh e trocar os trastes ?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Cara, eu não forneço orçamentos aqui, pois seria muito anti-ético de minha parte, mas vc pode consultar o seu luthier.
A recomendação que posso lhe fazer é que vc consulte esse "site" aqui, no qual compro, e que as peças e componentes são de qualidade e com ótimo custo-benefício: http://store.guitarfetish.com/
Abçs

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que achas da SX SST 57? Ela tem corpo em alder, braço e escala em maple.

Eu estou pensando em comprar uma e por um DiMarzio HS-3 na ponte, mas será que não ficaria agudo demais?

Caso eu instale um captador stack como esse, seria necessário trocar o potenciometro por um de 500k?

Outra dúvida é se o tamanho da escala (21, 22, 24 trastes) afeta o timbre de alguma forma?

Desculpe por tantas perguntas e obrigado desde já.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ola tudo bem cara? Primeiramente feliz ano novo e obrigado pela ajuda no ano passado!

Vamo lah, jah falei em outros topicos, mas queria ouvir a tua opiniao!
Tava vendo de mudar captaçao da minha tagima 635. Ae tava em duvida entre sergio rosar e cabrera. Bom, os rosar tavam 144 cada um + 50 d instalaçao, axei meio caro. Ae os cabreras consegui kit por 320 reais!
Acabei optando pelos Cabrera por tar mais em conta(sabe como eh, estagiario sofre)

Vc axa bom negocio? Vc ja instalou em alguma guitarra singles da cabrera ?(mais precisamente, Screamin Blues) ? Pelo que li no site e nas configuraçoes dele, eh pra ser um Texas Special (eh o q eu quero pelo menos) Axa que perde mto pra um Rosar? Ou a diferença d preço ta absurda msmo?(pq tava quase preço de fender neh..)


Mais uma coisa, estetica agora: Minha guitar eh creme com escudo vermelho/marrom meio misturado, sabe? Akeles escudos tipicos de tagima. A escala é clara, akele amareladinho de marfim.
Fica melhor captadores e knobs brancos ou preto? Q jah eh preto, mas eu queria mudar, mas tenho medo que branco fique mto " chocante" hehehe

obrigado e desculpe o texto longo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Cara, eu fiz um "review" dessa guitarra. Use a busca.
Eu aconselharía a trocar TODOS os captadores. Nesse caso por Stellfners Strators no braço e meio e um Neodymiun na ponte; nesse caso, mantenha os pots de 250K. Agora, se vc for colocar 3 Neodymiuns (que são "stacks"), daí vc precisará trocar os pots para 500K.
O tamanho da escala é sempre o mesmo, indiferentemente de quantos trastes são: 25,5pol (que é a distância entre a pestana e o ponto médio entre os rastilhos 3 e 4 da ponte). Existem outras medidas de escala, conforme o fabricante (PRS: 25pol. Gibson: 24,75pol., etc). Quanto maior a escala, mais tensas serão as cordas, portanto mais agudos, mais definição.

Abç

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Cara, eu nunca trabalhei com menhum dos dois, mas já ouví comentários elogiosos de vários colegas luthiers. De fato, os Sergio Rosar são bem carinhos (e captadores não são coisa tão difícil assim de serem feitos), assim, os Cabreras foram uma boa opção. Estéticamente falando, eu (eu mesmo), optaría por captadores e botões creme, para combinar com o braço e o corpo, fica bem "destacado". Mas se não tiver, deixa preto mesmo, ou então troque o escudo por preto......
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas assim, o branco ficaria "feio"entao? Ou soh nao seria a melhor opçao??

valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Acho que branco destoaría muito do conjunto.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu dei uma lida agora no teu review sobre a SST 57, realmente, acho que vai ser uma boa aquisição, ainda mais por meros R$359,00. Mas assim, eu pretendo inicialmente só trocar os captadores da ponte e braço (HS-3 na ponte e Custom Alnico 50, da Malagoli, no braço), aí como inicialmente só o da ponte seria um stack, eu gostaria de saber se mesmo assim é necessário trocar o potenciometro. E outra coisa, eu andei lendo que tem como fazer uma modificação na parte elétrica para que quando o volume seja abaixado, não haja tanta perca de agudos. Como seria essa modificação?

Muito obrigado e abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Van_Lorien
No caso de colocar apenas um "stack" na ponte, não necessita de troca de pots. Atente para o fato de que certos técnicos (o Erico Malagoli, por exemplo) não recomendam a mistura de capts de Alnico com cerâmicos, posto que, no entender deles, pode haver desmagnetização do AlNiCo. Assim, eu recomendo que vc troque o capt do meio também (por outro Alnico 50), que o "set" ficará completo.
Quanto à modificação para evitar perda de agudos (o que acho desnecessário), é a colocação de um capacitor no pot de volume de 680pF à 0.001uF
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É, então acho que já vou comprar dois Custom AlNiCo 50 de uma vez. Muito obrigado!
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Van_Lorien
Ok!
Abç

Dudu9
Veterano
# jan/09
· votar


E quanto sai essa troca de potenciômetros em média?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Dudu9
Cara, eu não forneço orçamentos aqui, pois seria muito anti-ético de minha parte, mas vc pode consultar o seu luthier.
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola!!! =)

Então...umas paginas atras ai...vc me disse que eu poderia usar um pot duplo no lugar de uma chave de alavanca de 6 terminais...e eu achei uma ideis bem interessante e queria testar pra ver no que dá!!!

Mas o que eu não sei agora é quanto a ordem dos terminais...

...pra isso eu fiz um desenhinho aqui para...se vc puder...é claro...colocar a ordem pra mim...^^

O desenho é esse aqui...

http://img133.imageshack.us/my.php?image=chavealavancaepotduplosm5.jpg

...como vc pode ver...eu coloquei os numeros na chave (a da esquerda) e as letras no pot (da direita...é claro)...dai é só vc me falar...W=?...X=?...Y=?....e Z=?...oK??!!!

Se vc (ou alguem que saiba ai) puder...por favor...fazer isso pra mim...eu agradeço!!! ;D

Flw's...um abraço!!!o/

liander
Veterano
# jan/09
· votar


e ai galera, comprei uma fender strato am standard, que substituí por uma mexicana mesmo modelo...estou com um probleminha, pois a corda sol desafina sempre que uso a alavanca, coisa que não acontecia com a mexicana, já tentei alguns ajustes nas molas e cavaletes, mas o problema persiste, desde já agradeço!!!

khenshyo
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

grande bertola!

comprei uma CLP Set Lemon Drop la na Barramusic no rio.

tipo testei a guitarra e ela estava guardada, so que as ferragens estao muito sujas e tipo como se tivessem quuuuasseeeeeeeeee pegando ferrugem, dai quero saber o que eu pesso pro meu luthier fazer para limpar.

comprei ela nova la.

os captadores tavam com os plasticos ainda em cima, ela tava na caixa so que tava como ja citei acima.

so que o rapaz me falou que esta guitarra eles tinham pego esta guitarra de outra loja la no rio que ja tava la faz tempo.

entao é isso:

queria que você me dissesse o que eu devo pedir para meu luthier fazer nesta guitarra, por favor.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III