Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
XSIDX
Veterano
# dez/08 · Editado por: XSIDX
· votar


Fábio Seiji

Hum... beleza então axo que vou fazer isso mesmo
ta muito dificil de encontrar esse violão, quando eu receber no final do mês eu vo da uma olhada lá na teodoro e na santa, quem sabe eu não axo um "elefante roxo" hehehe !
+ eu até axei estranho mesmo porque parece ser um violão bom e muito bonito mesmo dependendo do preço até posso experimentar importar, + ai oque ferra é não da pra testar pra saber se difere muito do crafter, pq senão vo de crafter mesmo.
A + uma duvida esse cedro rosa que vai no top do de-7 da crafter é uma boa madeira que proporciona um timbre que equivale ou chega perto a do famoso(stika) spruce ?

Valeu aquele abraço !

Bigtransa
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Recentemente estava comparando minha fender mex com uma giannini stratosonic e um detalhe me dxou curioso.... tocando as 2 guitarras desligadas com o ouvido junto ao corpo a diferença de volume é bem grande.... a giannini tem bem mais volume e mais sustain tb... fiquei curioso quanto a isso e peguei uma strato melhor q a minha pra comparar.... as 2 fenders q testei soaram parecidas e cm mnos volume e sustain q a giannini.... a costrução das guitarras é bem semelhante, as strato tem as mesmas dimensões e espessura.... o corpo da giannini é de cedro e ela deve ter uns 10 anos a mais q minha fender (q é de 96)... gostaria de saber por q isso acontece...

sr. das caravelas
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eae blz?...eh q to com um problema na guita e gostaria de uma ajuda =)
eh q eu fiquei um tempim sem tocar ....cerca de um mes e meio ...por causa do vestibular...quase nao tava pegando na guita....dai as cordas tavam ficando velhas e tal e nem tive como mexer nela pois tava sem tempo...dai quando pasou o vest eu tava querendo voltar a tocar e entao queria levala ao luthier pra regulagem de ponte afinaçoes essas coisas....mais quando o cara pegou a guita viu q tava com bem mais problemas...como eu tava sem tocar ela tava so com 4 cordas e tensionada(desafinada)...bom toda errada neh...ai ele viu q por causa disso o braço deu uma puxada ..e tava ate bastante...bom ai ele me indico procedimentos de concerto...ele disse q do jeito q tava teria q tirar a escala para nivelar o braço e depois fzr outra escala...ai achu q teria q colocar outros trastes coisas assim...e ia da bem mais trabalho...ou se nao fzr um braço novo..bom ...gostaria de saber se as soluçoes sao essas mesmo...ou se nao teria um jeito mais facil usando tensoes no braço para fzr ele voltar ao normal ....q leve menos tempo para concertar e tals....a guitarra eh uma cort viva...bom vlws abraços

Rafa-Ban
Veterano
# dez/08
· votar


Bertola
kra,eu tava tocando e notei que a corda g da minha guita desafina um pouco as vezes qd faço vibratos o bends,eu pude escutar um click na tarraxa qdo isso acontece,o que pode ocasionar isso e como resolver?minha guita é uma condor clp2-s com tarraxas grover,e as cordas são ddario 010
obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


XSIDX
Vai ter que garimpar um pouco pra tentar encontrar a Ibanez, mas se vc encontrar vai poder testar e conferir o preço também.
O tampo é citado como cedro rosa em vários lugares, mas, pelo que pude ver nas fotos na net, parece ser Eastern Red Cedar (Juniperus spp), que não é exatamente o que chamamos de Cedro rosa (Cedrela) aqui no Brasil.
O Cedro Canadense, Cedro de Oregon, etc (Juniperus) é muito usado em tampos de instrumentos acústicos assim como os Spruces (abetos, pinho italiano - Picea e Abies). O timbre é diferente; melhor ou pior é relativo.
O Sitka Spruce (Picea sitchensis) é uma espécie de abeto típico da cidade de Sitka no Alaska; mas existem dezenas de outras espécies consagradas como o Engelman, Siberian e etc.

Bigtransa
Isso é normal; em geral as madeiras brasileiras utilizadas em guitarras e baixos soam com maior intensidade que as utilizadas no exterior.
O Cedro rosa, quando bem seco, apresenta uma projeção absurda se comparado ao Alder ou Maple.
Batendo em madeiras eu percebi quea Garapeira, Tauari e Pau Marfim soam mais e por mais tempo que o Maple (peças com as mesmas dimensões). O Jacarandá e o Mogno soam bastante também.

sr. das caravelas
<respondendo pelo Bertola>
Peça uma segunda opinião

Rafa-Ban
<idem>
Se esse problema acontece só com a G deve ser problema na tarraxa mesmo, mas como a Grover não costuma dar esse tipo de problema pode ser que esteja alguma coisa solta.
Precisa verificar se ela está bem fixa e se a corda não dá voltas demais no poste.
Verifica o nut também, pode ser que esteja travando a corda.

klxx
Veterano
# dez/08
· votar


to com uma dúvida,
ponte pra guitarra vintage serve em qualquer uma ou so em guitarras vintages?

joao55
Veterano
# dez/08 · Editado por: joao55
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


um dia desse um amigo disse que sentiu cheiro de queimado na minha guitarra mais eu axo que nao e so o cheiro da tinta ela ta novinha e uma strato como faço para saber c nao ha nem um mal contato ou ate mesmo fio solto dos caps? xD obs: posso tirar o escudo para dar uma olhada sem problema ???

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


klxx
Como assim???

joao55
Se vc não tiver experiência em desmontar a guitarra vou avisando que, dependendo do instrumento, não é fácil de abrir o escudo e colocar tudo de volta no lugar.
Além disso, se vc não conhecer bem as ligações de nada vai adiantar vc abrir se não souber o que precisa verificar e ser corrigido, além de correr o risco de arrebentar algum fio quando for abrir.
Se a guitarra está funcionando normalmente não tem motivo para desconfiar de mal-contato ou fio solto.
O cheiro pode ser de componentes novos, se os captadores são passivos o instrumento opera com corrente muito baixa para que algo "queime" por conta da eletricidade.

Guitar_RdS
Veterano
# dez/08
· votar


Bertola ou Seiji
-Quando uso minha guitarra com distorção (Squier Fender California), no volume 10 o ruído quase q some. Mas quando abaixo o knob do volume (do 8 ao 3 +/-) dá um chiado terrível. Será q tá sujo o knob?

-Existe um mito aqui noFCC de que não se pode tirar todas as cordas de uma vez da guitarra (a minha é ponte tremolo), pq ela vai virar um"berimbau". Isso procede?

-E por último. Pode parecer meio idiota mas lá vai:
Tenho grana pra comprar 3 caps stellfner neodymiun ou meu primeiro pedal que é o ProDrive II da ESI. Qual seria melhor?
Obs: Ambos vão sair quase o mesmo preço.

Obrigado desed já.

XSIDX
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji

Bom, to vendo que ta meio dificil mesmo arranjar esse violão da ibanez velho...
Nesse caso a melhor na faixa de 1200 - 1500 seria os crafter mesmo ou você recomendaria algum outro modelo ?

Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Guitar_RdS
O ruído precisa fazer uma verificação com um técnico, pode ser sujeira sim mas pode ser outra coisa também.
Existem produtos (spray) para limpeza de componentes eletrônicos, vc pode usar, mal não vai fazer.
Se for para troca de encordoamento pode tirar todas as cordas de uma só vez que não tem problema (no caso da sua guitarra); o que não é bom é deixar sem as cordas por muito tempo, ainda mais com o tensor muito apertado.
A última pergunta depende mais de vc do que qualquer outra pessoa, o que vc acha que precisa mais?
Se for pra eu dar uma sugestão, pegue o pedal e compre 1 Stellfner Strator Neodymiun (caso vc ainda não conheça ou não saiba se vai gostar).

XSIDX
A minha recomendação é sempre ir na loja testar antes de comprar.
Às vezes um violão mais barato pode te agrada, às vezes nenhum pode te agradar.
Tem uns Takamine coreanos que devem estar na faixa de 2K, vc pode pelo menos se informar e testar.
Lembre-se que a maioria dos violões com cordas de aço possuem tensor para ajuste e por isso nem sempre os instrumentos estão bem regulados nas lojas.
Eu gosto dessas Crafter, mas eu sempre evito indicar um instrumento pq isso depende muito do gosto pessoal.

Matheus_Principia
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


Eu tenho uma Epiphone G-400 e como sou canhoto eu levei ela em um luthier para que ele invertesse o o posicionamento das cordas no nut. O nut antigo de plástico foi substituido por um de bronze, mas um tempo depois eu pecebi que o nut colacado não estava fixo no braço da minha guitarra e quando executo bends nos bordões a guitarra desafina as primas. Esse problema se resolveria colando o nut no braço certo?
Qual cola devo usar?
Ou é melhor levar a guitarra em um luthier diferente do que fez essa cagada?

Matheus_Principia
Veterano
# dez/08
· votar


Na mensagem de cima , quando eu falo posicionamento das cordas no nut eu quero dizer trocar as cavidades, por isso foi necessário colocar outro nut.

Guitar_RdS
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Vlw. Vou levar minha guita no luthier. O foda é que o luthier mais próximo fica a 520km de distância. Mas eu estou indo lá semana q vem, daí eu a levo.
Acho q dá pra comprar um "strator neodymiun hot" pra ponte e comprar o PD II. Se eu gostar do upgrade eu vou mais tarde comprar os outros 2, assim como o Bertola disse: Hot na ponte, Hard no meio e Soft no braço.
Abç!

qew
Veterano
# dez/08
· votar


recentemente, me bateu uma GAS por captadores para por na minha Shelter, que eu nem sei o modelo, mas é igual a essa, mas ta escrito "Shelter USA" no headstock...

eu gostaria de saber qual captador HB da sound/malagoli tem o melhor custo beneficio atualmente, queria iniciamente trocar o da ponte, se possivel o do braço tbm, os dois por HBs...

pra tocar com distorcão na ponte e clean no braço!


pensei nesse pro braço, e nesse para a ponte, mas achei que ele pode ter muito agudos, ae pensei nesse mas achei que ele deve ser muito fraquinho, como nunca testei nenhum devo ta falando merda mas...

desde já obrigado =)

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Matheus_Principia
Para a sua guitarra seria melhor um nut de osso, pois os de metal não fixam muito bem com cola, como na fender o nut fica no meio da madeira da escala esse tipo de nut fica bem preso, mas esse não é o seu caso.
Vc pode usar Superbonder gel, apenas 3 gotículas (nas extremidades e no meio) para prender o seu nut; isso deve resolver.
Não coloque muito pq prejudica futuras manutenções.
Não precisa trocar de luthier só por causa disso pq essas coisas podem acontecer.

Guitar_RdS
Caramba, 520km vc consegue chegar em outro Estado!
Pode ser que vc precise revisar a parte elétrica pq esse captador é stack, se vc puder pergunte ao Esteves da Stellfner se fica ruim o Strator com pot de 250K. Eu acredito que não tenha problema pois o intuito desse captador é substituir um single de strato, mas é melhor se informar.

qew
Pra evitar que vc precise alargar cavidades internas e trocar o escudo vc pode procurar humbucker's em formato de single ou stack.
Esse Strator Neodymiun de que estamos falando é um deles, mas é Stellfner. Procure se informar dos Kent Armstrong também.

Guitar_RdS
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Pois é eu moro longe. Eu moro em Goiás e o mais próximo é na capital, mas são 520km.
Acho q o Bertola mencionou q seria bom trocar os pots de 250k por de 500k. Acho q ia ficar fechado o som se mantidos os originais de 250k.
Ele é bom pra sons pesados?
Já ouviu falar no ProDrive I e II da ESI?
Os vídeos q vi dele parece ser bom.
O Michel Top disse q ele é melhor q o próprio GT2. Vou arriscar, ainda mais que o PD II vem com um booster. E tá 200+frete.
Flw!

Leonardo Mencarini
Veterano
# dez/08
· votar


Fala aí!
Vcs conhecem alguém q da aulas de regulagem e manutenção em guitarras... tipo, a guitarra tá regulada pra 0.09 e quero colocar cordas 0.11. Com isso, tenho q regular tensor, ponte, oitavas... tem algum lugar q ensine... acho legal aprender a fazer essas coisas!
Vlw!

BERNARDO BR
Veterano
# dez/08 · Editado por: BERNARDO BR
· votar


Fábio Seiji
Olá Fábio

Tenho uma guitarra shelter nashville e ela tem um problema. Quando ativo a chave de posiçoes para o captador do braço o som sai muito baixo e sem ganho mesmo com o volume estando no maximo.
Poderia me dizer o que aconteceu?
Abraço

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji

valeu cara, to dando uma olhada aki!

qto ao escudo eu ja pensava em trocar mesmo, o foda é ter que eventualmente "cavar" a madeira =/

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Guitar_RdS
Sei que o Bertola tem experiência com o Strator Neodymiun, então é melhor seguir o conselho dele.
Conheço muito pouco de pedais, mas ouvi falar bem dos PD e o preço não é nada absurdo.

Leonardo Mencarini
Só conheço a B&H aqui em SP (Vila Mariana)

BERNARDO BR
Como é o histórico desse problema?
Sempre foi assim ou teve algum evento que acarretou essa mudança?
Quando a chave está no meio vc consegue ouvir bem o captador do braço?

qew
Como vc já sabe, pode ser que nem precise, mas só tirando o escudo pra saber.
Se for optar por humbuckers vai precisar trocar os potenciômetros também.

MauricioGT
Veterano
# dez/08
· votar


E ae Seiji

Ouvi dizer que papel aluminio geralmente daqueles mais grossos (tipo de bandeja de pizza) tb servem pra blindar guitarra e fica ate bom. Vc confirma isso?

Vlw

Leonardo Mencarini
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
cara, eu tenho uns livros aqui do Edmar Luighi » Guia Ilustrado da Guitarra - Manual de conhecimentos e reparos essenciais.
Dá pra usá-lo como guia?
Abç

BERNARDO BR
Veterano
# dez/08 · Editado por: BERNARDO BR
· votar


Fabio Seiji
Bom.
Quando comprei a guitarra faz um mes testei na na loja tudo o que a guitarra tinha (knobs, chaves, tarrachas) e depois levei a um luthier e ele regulou toda ela certinha (em outra cidade). Entao fiquei 2 dias fora de casa e quando voltei a guitarra estava no mesmo lugar tudo como deixei (estava em um suporte). Quando liguei ela o captador do braço estava funcionando perfeitamente e quando ligava os dois tinha que empurra um pouco para cima para funcionar. E o captador da ponte nao funcionava (nem saia som). Entao continuei tocando mas só com o cap. do braço. Até que o captador do braço estava saindo um som muito baixo, e o da ponte perfeitamente, e quando ligava os dois caps. (na chave do meio) tinha que empurar um pouco pra baixo para funcionar. E agora nem noto a diferença entra usar a chave no ''treble'' (cap ponte) e no meio (2 caps) pq nao ouço a captador do braço.
Se puder ajudar.
Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


BERNARDO BR
Ainda não entendi esse lance de empurrar pra cima e para baixo, mas enfim...
Esse tipo de problema não é comum, se ainda estiver na garantia melhor vc procurar a loja.
Se estava funcionando apenas o do braço e depois apenas o da ponte deve ser algum problema na chave, que é o que poderia alternar o funcionamento entre um ou outro.
Mas só verificando e fazendo mais testes (ao vivo) para ter certeza.

MauricioGT
Fica bom sim, papel alumínio é um excelente condutor e eu usava quando era moleque pra fazer algumas ligações perigosas...
O problema é que não permite solda de estanho, por isso vc precisa sobrepor as emendas para garantir que todas as partes estão em contato.

Leonardo Mencarini
Eu li esses guias e concordo com boa parte.
Pode usar como guia básico sim, mas o ideal é pesquisar mais à fundo para entender a lógica das coisas.

XANDOCAGUITAR
Veterano
# dez/08
· votar


TO COM UM PROJETO DO OCD E PEDE SPDT E SPST QUAL A DIFERENÇA DE UMA PRA OUTRA.
ABRAÇÃO

Guitar_RdS
Veterano
# dez/08
· votar


Fábio Seiji
Vlw.
Acho q vou comprar o hot pra ponte e tentar comprar o pedal.
Depois eucompro os outros 2, caso eu goste.

Strato Tool
Veterano
# dez/08 · Editado por: Strato Tool
· votar


Bertola e Seiji !

Gostaria de saber se é possível construir uma guitarra modelo strato com a junção "deep set neck". Em modelos Les Paul eu sei que é possível, no entanto o corpo é sanduichado (http://www.guitaristjeffmiller.com/guitars10.htm), sendo que na parte superior são feitas duas cavidades para acoplar os captadores, que são parafusados na extensão do braço.

No entanto, nunca vi modelos strato com este tipo de junção. Apenas braço parafusado, colado e neck-through body.

OBS:. Se for possível, gostaria também de saber as vantagens e desvantagens em relação ao timbre e custo de construção quando comparado com o neck-through!

Obrigado!!

Nelton88
Veterano
# dez/08
· votar


to com 500 reais aqui..queria saber que les paul vc me indica compar..mais tem q se les paul..pq ja tenho uma giannini stratosonic..década de 79..

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


Nelton88

juntando mais uns trocos vc pega uma shelter nashville

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III