Autor |
Mensagem |
Strato Tool Veterano |
# dez/08
· votar
Nelton88
Guarda este dinheiro e compra um pedal, ou vende sua guita e compra uma melhor com esse dinheiro.. é melhor ter uma guita boa do que duas medianas.. abs
|
Koisa Veterano |
# dez/08
· votar
Queridos admiraveis Luthieres
Ola, gostaria de saber se vale a pena pagar 500,00 em uma guitarra feita por um luthier aqui na minha cidade, não sei a marca dos caps, só sei que são 2 humbucker, chave seletora de 3 posições, 1 butão de volume e oto butão de tone, segue fotos das guitarras que ele fabrica:
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAAD4oYFmi3GGbo_RIYExV693XTza 7xiP5WOUitCu0JdtV0Si_geHh48LNNifARArpXRzT4uuUTaL2h1rqjr1T_8sAJtU9VCJAJ JsQ9yaCUwlpqoXvHwHfJ8aSg.jpg
http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAADPeYnIn1RvOR74l-0osvO90xPC IOcy4NeqUovsrCramZJ4iQTS7y75qNyhmD23MnJmBDz84YelEx0lGOcNrGy8AJtU9VBnnC -AxBUUDOzki_qaBCmwN2NR4w.jpg
|
Koisa Veterano |
# dez/08
· votar
Ele falou que coloca só dois caps porque se não chia muito a guitarra..
|
Fábio Seiji Luthier |
# dez/08
· votar
XANDOCAGUITAR SPDT quer dizer Single Pole Double Throw; ele chaveia entre um ou outro, como uma chave de seleção SPST é Single Throw, ele abre e fecha o circuito. Procure no Google sobre Switch.
Strato Tool Não entendi bem essas definições. Seria a mesma coisa que os short e long tenon? O que vc chama de set-through neck não seria o neckthrough body? Não entendi esse lance de corpo sanduichado. Tem como explicar melhor a sua dúvida?
Nelton88 Tô por fora de preços, mas faça uma pesquisa no ML e poste aqui o que vc achar mais interessantes pra galera te ajudar a escolher. A idéia do ogaitnas é boa também.
|
Fábio Seiji Luthier |
# dez/08
· votar
Koisa Não conheço essa marca (ou Luthier) por isso tenta pegar mais informações. Se vc puder testar e averiguar a qualidade da construção e acabamento, além das peças, é melhor.
|
Strato Tool Veterano |
# dez/08 · Editado por: Strato Tool
· votar
Seiji
Acredito que seja a mesma coisa que short e long tenon! Deep set neck seria um braço colado, entretanto mais longo, indo até a base da ponte do instrumento.
LINK: http://www.edroman.com/techarticles/neck_tenon.htm
Quando digo corpo sanduichado, refiro-me ao seguinte tipo de construção:
LINK: http://www.guitaristjeffmiller.com/guitars10.htm
A minha dúvida é se a construção deep set neck é indicada para modelos strato, e, caso seja, se é preciso dividir o corpo em duas partes (sanduichar) para conseguir faze-lo.
Também gostaria de saber as vantagens e desvantagens (timbre e custo) em relação à construção do tipo neckthrough (e não set-though, acabei confundindo!).
Obrigado!!
|
ogner Veterano
|
# dez/08
· votar
Strato Tool
Fugindo um pouco da sua questão.
Nossa, cara. Relamente uma guitarra handmade, como essa, tem que valer muuuiiittaaa grana $$$$ mesmo....
Que trabalho espetacular desse Miller
Abço
|
Strato Tool Veterano |
# dez/08 · Editado por: Strato Tool
· votar
ogner
Realmente cara, a guitarra ficou animal. Mas eu acredito que este tipo de construção seja caro pois possui uma série de peculiaridades (corpo em duas partes, pintura especial, diversas chaves seletoras, microship, etc). A minha dúvida é se eu poderia utilizar aquele tipo de braço para fazer uma strato.
Abs!
|
Koisa Veterano |
# dez/08
· votar
Fábio Seiji
Então cara, o luthier é daqui da cidade, pouco conhecido realmente, o a pintura é bem feita e talz, mas gostaria de saber se uma guitarra feita em um luthier, pelas fotos que vocês esta vendo, sem compromisso algum, você acha que vale 500 reais uma guitarra dessa??
|
John Guitar Veterano |
# dez/08
· votar
Fábio Seiji e Mauricio Luiz Bertola
Boa noite, nao sei se vcs lembram do meu caso , fiz uma pergunta a esses dias aqui para vcs , sobre essa guitarra q peguei do meu primo q estava com um espaçamento entre o tensor e o braço : http://img67.imageshack.us/my.php?image=tensor2am1.jpg
pois bem , fui me informar com ele se ele sabia o porque da guitarra estar com esse espaçamento entre o tensor e o braço , ele disse q ela nao veio de fabrica assim , q ele tentou regular o braço mechendo ali no tensor e depois de mecher ali algumas vezes , apareceu esse espaçamento.. e ele nao entende praticamente nada de regulagens , futucou ali de curioso msm.
e agora , ja comprei a guitarra dele , eh uma shecter mto boa por sinal , so q ta com esse prob as cordas trastejam bastante msm bem altas ..
A ajuda q eu queria de vcs era em relaçao a como eh q vou saber se o tensor foi "perdido" ? posso fazer algo em casa para testa-lo ? aperta-lo nao sei? pois posso leva-la em um luthier a toa se o tensor estiver realmente inutilizável..
agradeço desde já
Abraços
|
qew Veterano |
# dez/08
· votar
Fábio Seiji
humm!
qtos centimetros em media tem um HB?
|
Fábio Seiji Luthier |
# dez/08
· votar
ogner Strato Tool Pois é, e olha que o Jeff Miller nem é luthier, ele constrói as guitarras para ele mesmo usar.
Koisa Pra ser sincero eu acho bem barato. Só com captadores, ponte, tarraxas, madeira, tensor, trastes, cola, lixa e etc deve gastar quase isso daí.
John Guitar Tem como vc tirar uma foto melhor, tenta acionar o modo macro. Pelo pouco que pude ver me parece normal... Para verificar se precisa ou não apertar o tensor precisa apertar a corda na 1a e última casa simultaneamente e verificar o espaço entre a corda e os trastes no meio do curso do braço. Não pode ficar encostado e nem muito alto (em média 1,5mm). Faça a verificação e se precisar de ajuste faça uma busca nos tópicos antigos que tem muita informação à respeito; não se esqueça de afrouxar as cordas antes de apertar ou desapertar o tensor.
qew Altura em média 22mm (varia bastante de modelo e fabricante) Largura por volta de 70mm sem as orelhinhas e 37mm de profundidade.
|
Fábio Seiji Luthier |
# dez/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar
Strato Tool Cada tipo de construção possui suas peculiaridades. Vou tentar focar nesse sistema onde o braço vai até a ponte. Esse tipo de construção fica entre o neckthrough e o long tenon mas é mais semelhante em processo com o long tenon usados nas PRS. Em pontes onde o bloco atravessa o corpo ele interromperia o braço de um neckthrough, por completo, perdendo um pouco o sentido desse tipo de construção (já passei por muitas situações assim). Nesse caso o deep set faz mais sentido. Outra coisa é o comprimento da madeira do braço, que nesse sistema não precisa ser tão comprido como o que precisa atravessar o corpo inteiro. Se vc quiser construir uma Strato dessa forma não tem problema algum. Esse sanduichado que vc diz é por questão estética, mas ajuda no estrutural uma vez que esse tipo de junção dificilmente fica perfeito. Por isso é indicado que o instrumento tenha um top. No caso de uma Strato flat-top vc pode fazer um rebaixo com a espessura do top (5 ou 6mm) para que esse venha cobrir o bloco do braço que entra no corpo. Não precisa fazer as cavidades dos captadores antes da colagem do top, pode ser feito depois. Caso não tenha escudo é melhor fazer os canais da fiação antes da colagem do top. A diferença de timbre fica por conta da madeira que é utilizada, diferença de sustain é irrelevante entre todos os set-in (braço colado); o que importa mais nesse quesito é a madeira e dimensões do braço e headstock.
No final das contas qualquer guitarra pode ser feita com qualquer tipo de junção de braço contanto que se respeite as respectivas limitações. Acho que ficou um pouco confuso, se precisar esclarecer alguma parte é só falar.
|
John Guitar Veterano |
# dez/08 · Editado por: John Guitar
· votar
Fábio Seiji
http://img227.imageshack.us/my.php?image=dsc00137mb5.jpg
segue a foto com uma resoluçao melhor do tensor , a mao da guita ta meio empoeirada rsrs , repara nao..
vou fazer isso entao cara ver se consigo mecher no tensor eu msm , vou comprar um jogo de cordas e tentar .
|
Fábio Seiji Luthier |
# dez/08
· votar
John Guitar Pela foto me parece normal. Faça uma boa pesquisa antes de mexer no tensor, OK? Já ou vi muitas pessoas dizerem que é mais difícil do que parece, só lendo artigos na net.
|
Matheus xD Veterano |
# dez/08
· votar
Olá,
Fábio Seiji
Queria uma dica, a situação é a seguinte : Eu comprei uma Menphis, by Tagima, modelo strato e tal, bem comunzinha, e queria saber o que é realmente necessário trocar nela, tipo, quais peças que vem nela que você me aconselha trocar. Captadores, ponte, coisas do tipo. Ou se é realmente necessário trocar (dizem as más bocas que os captadores dessa guitarra costumam estragar rápido). Valeeeu :D
|
johnny_cortez Veterano |
# dez/08
· votar
Por favor Bertola ou Fábio Seiji , estou quase comprando essa guitarra http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87082338-giannini-strato-braco- inteirico-cobicada-reliquia-da-dec-70-_JM é uma guitarra Giannini década de 70, Feita com várias madeiras nobres, como mogno, cedro, e jacaranda sanduichadas. VaLe a pena comprar esta guitarra?com este preço? ela seria comparavel com uma fender mexicana? Muito Obrigado!!
|
Fábio Seiji Luthier |
# jan/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar
Matheus xD Algumas peças melhorariam a guitarra se fossem trocadas, mas não há estritamente necessário que seja trocado. Os captadores podem não ser aquela maravilha, mas não "estragam" com facilidade. Se vc quiser investir, primeiro acostume com a guitarra para avaliar se precisa de troca de captadores, tarraxas ou ponte.
johnny_cortez Não se deixe iludir apenas por ter madeiras nobres em sua construção. Eu já vi algumas guitarras dessa e possuem uma construção razoável. Braço neckthrough e top de pau ferro mas o corpo é relativamente fino; isso complica se for trocar a ponte. Eu acredito que esse tipo de instrumento sirva para colecionadores ou quem procura esse modelo de guitarra em específico. Fora dessas situações eu não indicaria a compra. Mas se vc testar e achar que vale a pena... Não tem como comparar com um Fender MiM, são totalmente diferentes.
- x -
Feliz Ano Novo à Todos !!!
|
Flying V Veterano |
# jan/09
· votar
Entao galera... Eu to escolhendo uma guita pra comprar em Dallas, e to vendo se acho ela usada, pra dar pra eu comprar pedais analogicos também... Eu gostei bastante dessa: (Jackson RR5 Rhoads) http://www.guitarcenter.com/Jackson-RR5-Rhoads-Pro-Electric-Guitar-512 238-i1147623.gc Ela tem captadores Seymour Duncan TB4 humbuckers; gostaria de saber se eles sao bons pro estilo que gosto de tocar. Que eh principalmente musicas estilo Metallica, soh que tb Hard Rock, como Guns.. Também gostei dessa guita... Tem bons captadores e tal; o que acham dela? http://www.guitarcenter.com/Jackson-Phil-Demmel-Demmelition-King-V-Ele ctric-Guitar-518753-i1399521.gc Outra que gostei eh a RR1, mas ela eh beemmm cara... Se achar ela usada, e barata, estou interessado... hehe http://www.guitarcenter.com/Jackson-RR1-Randy-Rhoads-Select-Series-Ele ctric-Guitar-511450-i1146998.gc
Obs. To com uns 1100 dolares... Galera, muito obrigado, e desculpe pelo tamanho do post....=D
|
FelipeMassa Veterano |
# jan/09
· votar
Entao galera... Eu to escolhendo uma guita pra comprar em Dallas, e to vendo se acho ela usada, pra dar pra eu comprar pedais analogicos também... Eu gostei bastante dessa: (Jackson RR5 Rhoads) http://www.guitarcenter.com/Jackson-RR5-Rhoads-Pro-Electric-Guitar-512 238-i1147623.gc Ela tem captadores Seymour Duncan TB4 humbuckers; gostaria de saber se eles sao bons pro estilo que gosto de tocar. Que eh principalmente musicas estilo Metallica, soh que tb Hard Rock, como Guns.. Também gostei dessa guita... Tem bons captadores e tal; o que acham dela? http://www.guitarcenter.com/Jackson-Phil-Demmel-Demmelition-King-V-Ele ctric-Guitar-518753-i1399521.gc Outra que gostei eh a RR1, mas ela eh beemmm cara... Se achar ela usada, e barata, estou interessado... hehe http://www.guitarcenter.com/Jackson-RR1-Randy-Rhoads-Select-Series-Ele ctric-Guitar-511450-i1146998.gc
Obs. To com uns 1100 dolares... Galera, muito obrigado, e desculpe pelo tamanho do post....=D
a primeira deve ter um sustain excelente! floyd é foda, perde para caramba e para gravar base é aquela merda. eu fico com a primeira.
abs
|
9 Spades Veterano |
# jan/09
· votar
Oi caras, beleza?
To aqui pra perguntar para vocês uma questão sobre captadores...
Possuo duas guitarras atualmente, um Cruiser by Crafter CJ 450 que gosto bastante e uma Jackson RR3 Swirl, a minha pergunta está relacionada a Crafter, gosto bastante da construção dela mas eu acho que ta faltando um pouco no som os caps dela estão deixando a desejar e queria investir... Pensei no kit EMG HZ-H4 para ela mas como ele é uma pé das bolinhas pra achar estou pensando em fazer um custom com a Malagoli, o que acham dessa alteração, válida ou perda de tempo e grana? Também irei mudar as ferragens dela por Gotoh...
O que acham disso?
|
MikeMontani Veterano |
# jan/09
· votar
Olá, Tenho uma Condor RX-20S e acho boa, mas queria saber como melhorar ela, ja que ainda nao fiz nenhum upgrade.
As tarraxas vem com as da Condor mesmo, mas um conjunto de tarraxas boas sai caro? Os captadores sao 3 single high-performance, segundo o site da condor. Quais as possiveis melhorias, eu pensava em trocar por singles na ponte e meio e um mini-humbuck na ponte. O que vocês, luthiers sugerem?
Desde já, obrigado!
|
Dark Fallen Angel Veterano |
# jan/09
· votar
Se alguem puder me dar uma força....
Minha guitarra ta com o braço concavo tipo um berimbau... E eu quero botar cordas 0.010, porque as cordas 0.009 estão dando problema de ressonancia (uma corda está soando e a seguinte faz barulho :p). Bom, nesse caso vou ter que tirar as cordas, esperar umas horas, regular o tensor, esperar uams horas, recolocar as cordas (agora 0.010) e esperar pra ver como fica? Ou seria melhor jogar ela fora?
OBS.: é uma fender.... e mesmo as cordas estando +/- como um varal de tão altas, ela ainda trasteja nas primeiras e ultimas casas (no meio não :p)
|
cafr. Veterano |
# jan/09
· votar
Olá então eu possuo uma esp ec-50, velha de guerra, que eu gostaria de fazer uma repintura (devido aos arranhões e tal) e tb fazer um reparo num pequeno "ferimento" que ela sofreu, não passa de 1cm mas eu queria resolver mesmo assim pois a guitarra tem um valor sentimental pra mim. A imagem dela é essa aqui http://www.bmusic.com.au/images/ec-50_bch.jpg . Quanto sairia mais ou menos eu sei que fica meio indiscreto postar preços mas pelo menos a faixa de preço que sairia, obg, sou carioca.
|
diogocv Veterano |
# jan/09
· votar
Berto, Seiji,
comprei recentemente uma Squier Strato Deluxe que acabou de voltar do luthier - foi feita uma regulagem geral e regulagem para encordoamento 0.10.
Bom, a dúvida é a seguinte: a guitarra fica, por enquanto, guardada em uma bag bem ruinzinha (estou juntando grana pra comprar um hardcase decente). Guardo ela no meu quarto e a noite costumo ligar o ar condicionado, o que deixa o ar bem seco.
Há algum problema em deixar a guitarra (dentro dessa bag rústica) dentro do quarto enquanto o ar condicionado está ligado? A alteração de temperatura/umidade pode prejudicar o instrumento? Corro o risco de desregulá-la? Ou isso é só preciosismo da minha parte?
Obrigado!
|
Fábio Seiji Luthier |
# jan/09
· votar
Flying V Como são todas da mesma marca o que muda são algumas características dentro de cada modelo e o preço muda de acordo com os materiais, como a escala em ébano, marcação de mop, ponte, frisos e etc. Nos 3 os captadores são muito bons.
9 Spades Pq vc optou pelos HZ4? Vc deve encontrar esses caps com alguém que esteja trocando os captadores de alguma epiphone zakk. Para fazer os captadores custom vc precisa saber exatamente o que vc quer e saber explicar tecnicamente, como curva de resposta, pico de ressonância e etc.
MikeMontani Se as ferragens não estiverem dando problemas não precisa trocar. Se os captadores te agradam também não precisa trocar. Faça uma boa regulagem e toque bastante para vc sentir se realmente precisa trocar algo.
Dark Fallen Angel Precisa fazer uma verificação e regulagem geral (set-up). Primeiro, verificar e regular o tensor, mas o procedimento não é exatamente esse que vc postou aí. Tome cuidado (tensor não é brinquedo, se espanar o prejuízo é grande)!!! Depois verificar e regular o nut e regular ponte.
cafr. Qualquer tipo de serviço o preço varia de profissional para profissional, do material usado e da qualidade do serviço. Mande um email ao Bertola para ele te indicar lugares para vc fazer um orçamento.
diogocv Geralmente o ar condicionado mantém uma menor variação no cômodo, pq ele tenta estabilizar a temperatura do ambiente. Mudanças bruscas de temperatura e umidade não é bom nem para o nosso organismo (só se vc quiser se pasteurizar), mas o bag deve amortizar essa rápida mudança. De qualquer forma, se vc comprar um case, vai querer tirar a guitarra para tocar e ela vai estar exposta à essa mudança. Então vai depender do horário que vc costuma tocar (se é sempre o mesmo), do período (quantas horas por dia) e da frequência (quantas vezes por dia, por semana, por mês...) Se vc pegar a guitarra de tarde, quente e úmido, tocar por algumas horas, guardar no case e voltar pra pegar a guitarra de noite com ar condicionado frio e seco... não vai adiantar muito. Nesse caso é melhor guardar num bom bag.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/09
· votar
Olá Pessoal! Voltei de viagem, agora vcs podem fazer suas perguntas de novo, "aliviando a barra" do grande Fábio Seiji. Abçs à todos.
|
guitarclub Veterano |
# jan/09
· votar
pessoal!
estou com uma dúvida meio tosca...
tenho uma Memphis MG-32 (que pode ser vista clicando aqui), e, como devem saber caso já tenham pegado uma na mão, ela tem o braço bem fino e estreito. é que eu estou planejando pra daqui muito tempo colocar uma floyd rose na guitarra, e quero saber se dá (tanto no corpo, tendo que abrir mais o espaço da ponte, etc, quanto no nut, pra saber se existem "lock nuts" do tamanho da pestana da guitarra, que é bem pequena devido ao braço estreito) pra instalar ou não esse tipo de ponte na guitarra...
é que, dependendo da resposta, irei colocar um certo captador (pra deixá-la à la Van Halen caso dê, ou pra deixá-la blueszeira caso não).
aproveitando o post, gostaria de saber se, com um kit de 3 singles da Malagoli (no caso, provavelmente o Traditional Vintage ou Trad. Texas) a guitarra ficará com som característico de strato (bem gritante, agudo), ou ficará com um som mais médio, principalmente porcausa do seu corpo (feito de basswood) e sua escala (feita em rosewood), tendo em vista que eu gosto mais do som das stratos com corpo em alder ou ash e escala em maple...
muito obrigado, pessoal!
abçs, feliz 2009!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/09
· votar
PedroShinzato Eu não recomendo a instalação de dispositivos tipo "Floyd-Rose" nessa guitarra, dentre outras coisas, pela espessura inferior do corpo. Os capts Traditional Vintage ou Texas tem um timbre bem "agudo" (no sentido que vc pretende), o Texas é mais forte. Abç
|
Fábio Seiji Luthier |
# jan/09
· votar
Super Bertola ! Como foi de viagem? Seja benvindo de volta !
|