Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Uma perguntinha rápida para os Luthiers:

Minha guitarra possui uma ponte tremolo desse tipo: http://us.st12.yimg.com/us.st.yimg.com/I/yhst-5..

Tem como eu trocá-la por uma desse tipo: http://us.st12.yimg.com/us.st.yimg.com/I/yhst-502

Ou por uma desse tipo: http://us.st12.yimg.com/us.st.yimg.com/I/yhst-11...


E aí? Tem como? O que teria que ser feito?

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


P.U.L.S.E

tem muita diferença entre elas? porque trocar?

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
A original dele é parafusada no corpo.
As outras duas ficam suspensas por hastes, tipo as floyds.

P.U.L.S.E
Até q dá pra colocar sim velho. Mas vai precisar de algumas adaptações.
Sem contar q os furos dos parafusos originais, vao ficar aparecendo ali na frente da ponte

kairi
Veterano
# dez/08
· votar


Soulface
Você nunca dorme? :O

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


MANFREDINI
É que a ponte original da minha não é das melhores, e já tá ficando enferrujada, por isso eu queria trocá-la daqui uns meses... mas acontece que esse modelo de 6 parafusos tá sumindo, hoje nas lojas é muito mais fácil achar ponte wilkinson ou fender com pivôs do que essa de 6 parafusos...


Soulface
Entao cara, eu pensei nisso... mas dá uma olhada na última foto que eu postei, aquela que mostra a ponte de dois pivôs... a parte da frente dessa ponte parece ser do mesmo tamanho que a de 6 parafusos, só que sem aqueles buracos.

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


kairi
De dia, não.

kairi
Veterano
# dez/08
· votar


P.U.L.S.E
Se vai comprar uma wilkinson, talvez aqueles modelos com piezo embutido sejam úteis.

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


kairi
Se vai comprar uma wilkinson, talvez aqueles modelos com piezo embutido sejam úteis.
E quase o triplo do preço né?! hehehehehehehe

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08
· votar


Caso os buracos apareçam, tem como fazer algum tipo de preenchimento/enxerto?

kairi
Veterano
# dez/08
· votar


Soulface
Cara, isso é OFF, mas... qual a utilidade REAL dos votos de cada pessoa? Acho que isso só influência o modo como as pessoas veem o autor do post naquele tópico, não?

P.U.L.S.E
O bertola sabe uma receita especial de pó de pirilim pim pim pra fazer um material pra tapar esses buracos, pena ele não estar aqui agora.

Espera até mañana. o/

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


kairi
Cara, isso é OFF, mas... qual a utilidade REAL dos votos de cada pessoa? Acho que isso só influência o modo como as pessoas veem o autor do post naquele tópico, não?
A real finalidade é selecionar os bons posts para q qndo um novato chegar e ler os tópicos, ele possa distinguir oq deve levar em consideração, do q ele deve ignorar.
O problema é q boas piadas tb acaba angariando muitos votos e se misturam aos bons posts.
Aí não tem jeito... Tem q apelar para o bom senso de qm está lendo.


O bertola sabe uma receita especial de pó de pirilim pim pim pra fazer um material pra tapar esses buracos, pena ele não estar aqui agora.
Tapar os buracos é fácil.
Espetinho de madeira, pó de madeira misturado com cola, etc...
Mas vai ficar aparecendo do mesmo jeito. A não ser q o cara refaça a pintura no local.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Soulface
A não ser q o cara refaça a pintura no local

Então tá beleza, porque eu pretendo repintar minha guitarra também (tudo vai depender do salário que vou ganhar, ô vida dura de estagiário xD)

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


P.U.L.S.E
ahuehaeuahehaehauhahhaehauheae!!!

Mas tire as medidas direitinho antes de comprar hein?!
E compare com as medidas da nova ponte.

Floyd N Roses
Veterano
# dez/08
· votar


Oi...alguem ai sab se eu não poderia usar um pot duplo (daqueles com 6 terminais em vez de 3) no lugar de uma chave de alavanca de 2 posições e 6 terminais??!!! Eu tava pensando dai em...em vez de usar uma chavinha de alavanca pra alternar a ligação dos caps entre série e paralelo...eu poder fazer isso "gradualmente" com o pot!!! Será q tem jeito??!!! o.O

Flw's...um abraço!!!o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


.Raphael.
Cara, a segunda é o modelo novo. Ela é inferior em materias de construção à antiga.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Floyd N Roses
Tem sim, a PRS utiliza esse tipo de configuração. Mas eu acho a chavinha mais prática.
Abç

.Raphael.
Veterano
# dez/08
· votar


obrigado entao Bertola

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
adiquiri um violo cujo rastilho e capotraste eram de plastico, quando peguei na loja a afinação batia certinho, as oitavas tb... para melhorar sua sonoridade levei em um luthier e subistitui o nut e o rastilho por pecas de osso...

O problema...

O violao deixou de bater afinação, exemplo, eu afino a corda si pressionando a corda sol ai quando eu toco a corda sol e precciono a corda si na setima casa que seria tb um sol ela esta desafinada, ou seja esta fora de oitava... vi no afinador tb...


A pergunta...


Seria obrigalçao do luthier devolver meu violao com as oiavas reguladas digo isso porque o rastilho e o nut ele refez, ou esse serviço eu teria que pagara parte?


Diga vc como exemplo....

Vlwwwww

Soul Wyx
Veterano
# dez/08 · Editado por: Soul Wyx
· votar


Mauricio Bertola
Primeiramente, feliz natal.
Queria lhe perguntar algumas coisinhas de luthier.
O potenciometro da minha guitarra é push pull e está quebrado, eu queria trocar eles, tem algo haver na qualidade do som? qual a melhor marca?Teria que trocar o sistema elétrico? Teria que ser de tom né?Tem como mandar pra mim o link de um potenciometro que encaixe na minha guitarra(Cort Viva Gold II)? A é, tenho um Condor GX35R, o som dele é muito bom, porém não consigo bom timbre em alto volume e com o grave alto(devido ao fato dele ser 10''), posso trocar o alto falante sem ter perda no timbre?

Obrigado ai, ficou meio grande, mais é isso.

EDIT: 500k ou 250k? já q ela tem singles e humbs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Soul Wyx
Cara, vc deve compra o pot "push-pull" e pedir para seu luthier trocar (é meio chatinho!), basta isso. A marca influi pouco, mas sim a medida, se o seu for de 250K (ou 500K), troque por um igual. No site da Stewart MacDonalds tem os esquemas.
Esse amp é muito bonzinho mesmo, mas o falante de 10pol. é um fator limitador mesmo. No caso, não há como trocar o falante, nem há uma saída de caixa externa. A solução seria construir uma caixa 1X12 e retirar os fios que ligam o falante e ligar na nova caixa.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Fisioterapeuta
Cara, complicado isso, pois o rastilho de violão quase nunca dá afinação correta, e como não há como "regular", o luthier não podería prever que esse fenômeno ocorreria. Sugiro que vc leve de volta seu violão e converse com seu luthier paea ver o que ele pode fazer nesse sentido.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Soul Wyx
Poderia me dizer os parâmetros que usa no GX35R (e na sua guita) quando apresenta este timbre não muito bom? Assim posso testar no meu, que é o mesmo e detectar o que acontece! ;-)
Abs

ps. me reponde numa MP para não tumultuar o tópico por favor.

augustoccm
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal eu estou com uma duvida. Tenho uma les paul SX e não sei se é melhor eu colocar os caps dela pelos caps de uma Epiphone standart praticamentes novos (ainda com os plasticos) ou troco só o cap do braço ( que eu detesto o meu) por um ducan usado?( que ainda vou procurar no ML). O valor vai sair quase o mesmo.
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


augustoccm
Cara, troque pelo SD.
Abç

gabmafra
Veterano
# dez/08 · Editado por: gabmafra
· votar


...

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, tem como comprar um potenciometro que não seja push pull e colocar no lugar do meu push pull de 500k? Tem um pot 500k de tom, so que não tem push pull, e os push pull eu não acho em nenhum lugar, se você souber onde encontra um, me avisa.

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


Soul Wyx

vc colocar um pot convencional tranquilo, só que vai perder a funcionalidade
do push-pull (provavelmente é desligar uma bobina do humbucker),
na sua guitarra.

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar


ogaitnas
Okz, vou adquirir ainda hoje meu pot
vleus

Fisioterapeuta
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala mestre brigadopelas informacoes...

vou colocar algumas fotos aquido trabalho dele que por sinal achei muitoporcoprincipalmente o capotraste... o cara colo o capotraste com araldite....que eu saiba usase cola branca num e?

fotosss


veja se algo esta errado

vlwwww

gabmafra
Veterano
# dez/08
· votar


Olá Pessoal!

Prezado Bertola,

estou interessado numa ibanez RG 570, porém percebi que no braço, atrás do lockin nut (entre os dois parafusos do Lockin Nut), possui uma trinca pequena paralela ao braço e do tamanho do lockin nut mesmo.

O vendedor me falou que era comum acontecer isso em guitarras ibanez e que não desenvolveria em um defeito maior.

O que vc acha disso? É normal? Não poderia quebrar o headstock o algo do gênero?

Ah, ele tá pedindo 1800. é um preço bom para esta guita?

Obrigado pela atenção.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III