Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
rafaeltlg
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sem abusar da boa vontade!
Bertola, queria saber como regular minha ponte flutuante,
(não floyd) para deixar a parte de trás da mesma encostada
no corpo, quero fazer isso para mim trocar de afinação rápidamente.

e queria saber também se isto é verdade

A T E N Ç Ã O !
EM GUITARRAS COM 3 CAPTADORES, NÃO RECOMENDAMOS A INSTALAÇÃO DESTE PICKUP JUNTO COM CAPTADORES CERÂMICOS, POIS ESTES PODEM DESMAGNETIZAR OS CAPTADORES EM ALNICO. SENDO ASSIM, SUGERIMOS QUE ESTE PICKUP SEJA INSTALADO COM OUTROS CAPTADORES TAMBÉM EM ALNICO.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


rafaeltlg
Cara, trocar a afinação "rapidamente" não é uma coisa recomendada, posto que existirá uma variação de "pressão" que as cordas exercem sobre o braço, o que pode resultar em empenamentos; ademais, ao fazer isso, vc acabará com toda a regulagem de entonação porventura existente, resultando em inexatidão da afinação, principalmente nas casas mais "altas".
Se vc quer usar uma afinação diferente, compre outra guitarra e peça a seu luthier para regulá-la para tal (a não ser que seja apenas uma corda, geralmente a mí).
Quanto a advertência no site da Malagoli...Bem, eu e outros luthiers nunca constatamos isso, mas conversando com o próprio Enrico Malagoli, reparei que é possível sim.
Abç

rafaeltlg
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola a última!

Você já instalou Tremseeters (Estabilizador de Tremulo) ?
Qual a sua opinião sobre eles?
De que marca eles são bons?

Merílion
Veterano
# dez/08
· votar


Ola pessoal, gostaria de saber quanto vale minha guitarra atualmente, pois desejo vende-la, mas nao sei onde perguntar.Poderia ser aqui ou voces me indicam algum topico ? Grato

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tava dando uma olhada no seu review da Shelter Nashville e fiquei na dúvida do seguinte:
A madeira dela, basswood, não ofere o mesmo timbre do mogno, e uma guitarra de mogno não está assim mais cara quanto ela.
Mas existe uma guitarra de mogno com trastes de qualidade e um braço bem construido nessa faixa de preço? O resto é "upgradável" mas trocar os trastes ficaria muito caro.
Tava procurando uma lp de mogno com uns trastos bem largos, acha fácil/barato? (não tenho grana pra uma gibson)

.Raphael.
Veterano
# dez/08
· votar


Bertola

Voce tem ideia de quanto está esses captadores que voce me mostrou?

muka gibson
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ow

vc jah testou uma explorer da epiphone???

elas são "relativamente" boas, comparadas à seus preços(+ou- 2.000)????

BERNARDO BR
Veterano
# dez/08 · Editado por: BERNARDO BR
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


rafaeltlg
Sim, o Hipshot Tremseeter funciona mesmo.
SpectrosGuitarman
Bem, o fato de ser de basswood em sí não é problema. Agora, se vc quer uma guitarra em mogno (em tempo, esse mogno que as fábricas utilizam aí não é o mogno brasileiro não, mas o hondurenho, e até mesmo madeiras alternativas, como o Agathis e o Sen), compre uma Cort M520.
.Raphael.
Veja o preço no site www.captadores.com.br
muka gibson
Que são boas guitarras são, agora se R$ 2mil é um preço justo... Aí é outra coisa...........
Abçs

rafaeltlg
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valew Bertola!

Desejo um ótimo Natal e
ano novo pra você e a sua familia!

Valew Por Orientar Agente por
todo esse tempo!
e parabéns por ser um
luthier competente, atencioso,e com
muitas outras qualidades!
=D

abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


rafaeltlg
Muito obrigado pelas palavras cara. Eu apenas tento ser útil.
Um ótimo Natal para vc e sua família>
Abç

sobrevivente
Veterano
# dez/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola!

Pintou uma vontade louca de comprar uns caps novos para a minha Golden LesPaul. Estou pensando em colocar caps Malagoli nela, que seriam Sound Custom Alnico HB (N) + HellBucker HH777 (B).

Apesar de ser Golden, acho ela uma linda guitarra, e seria legal ter uma segunda guitarra preparada caso a minha Cort X-6 venha a apresentar problemas.
Você acha que vale a pena?

Ah, tipo de som que quero ter: clean brilhante e definido e drive gordo, aveludado e definido também. =)

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


sobrevivente
Sim, vc tem razão. Eu só trocaría o Custom AlNiCo HB por um Traditional HB Pro no braço.
Abçs

Muniz_45
Veterano
# dez/08
· votar


Bertola ou Seiji
Vocês podem tentar me explicar como é que se faz essa listra no contorno da guitarra ?
http://cachepe.samedaymusic.com/media/quality,85/brand,sameday/Eclipse -II_SW-5c06d1d8c1075fe0e666ac605b4b406e.jpg
estava querendo fazer isso na minha..
valeu..
abraço

sobrevivente
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Legal, assim que sobrar uma grana eu compro os caps.

Outra coisinha em relação à Golden: ela está com a escala toda ressecada. O que eu posso fazer para melhorar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Muniz_45
É feita com a utilização de PVC.
sobrevivente
Passe óleo de peroba nela.
Abçs

Muniz_45
Veterano
# dez/08
· votar


há algum jeito de eu mesmo fazer ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Muniz_45
Não. A menos que vc seja um marceneiro ou luthier experiente.
Abç

Muniz_45
Veterano
# dez/08
· votar


quanto um luthier cobraria pra fazer esse detalhe ?
vlw

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


CrenteLouco
Tem meu email e do Bertola na primeira página dos tópicos anteriores (tem link aí em baixo).

Floyd N Roses
A chave do tensor vai depender qual tensor veio na sua guitarra, infelizmente não é padrão.
Em geral os bordões ficam ligeiramente mais levantados.
O resto o Bertola já respondeu...

nicida
Antes de ir mexendo no tensor precisa ter certeza se ele tem culpa no cartório... antes de qualquer coisa precisa fazer a verificação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Muniz_45
Não sei, pergunte ao seu luthier.
Abç

Muniz_45
Veterano
# dez/08
· votar


valeu então...
abraço

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar


Merílion
Procure no mercado livre alguma guitarra igual ou equivalente à sua.

Muniz_45
Precisa fazer um rebaixo com uma fresa para instalar os frisos.
Esse que vc postou é listrado em 7 camadas e é difícil de encontrar pronto por aqui.
O trabalho da fresa pode estragar o acabamento, o ideal seria refazer o verniz depois de ter os frisos instalados.
Não é um trabalho muito simples ou fácil, por isso pode sair caro; sinceramente eu acho que não vale à pena.

sobrevivente
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Legal, farei isso.

Mais uma dúvida (última): Minha Golden tem uma chiadeira bem considerável. Será que com a que com a troca de caps a coisa vai melhorar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


sobrevivente
Isso depende de como está o aterramento dela, bem como de seus cabos, da forma como vc usa as distorções, etc.
Abç

BERNARDO BR
Veterano
# dez/08 · Editado por: BERNARDO BR
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Segui sua dica em relaçao aos captadores e acabei ficando com uma duvida.
O captador do braço da minha guitarra sempre sai um som mais encorpado e o da ponte um som mais claro e você me recomendou um captador encorpado para a ponte e um com timbre macio para o braço?
Só fiquei com essa dúvida se nao deveria ser ao contrario

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


BERNARDO BR
É assim mesmo, até para compensar a tendencia natural do captador do braço responder bem melhor, por isso o da ponte tem que ter uma saída mais grave e ter mais "potência"
Abç

sobrevivente
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Legal cara, obrigado! =)

BERNARDO BR
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara ;)

.Raphael.
Veterano
# dez/08
· votar


Bertola
Cara tipo agora to indeciso qual a diferença dessa guitarra que tu me recomendou:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84066300-guitarra-eagle-stratoc aster-_JM#lnk_preg

para essa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85217004-guitarra-eagle-sts001- strato-vintage-3-single-exclusividade-_JM

.....parece ser o mesmo....estou correto? ainda vale a pena pegar a que voce me indicou sendo que vai sair 300 reais ja com o frete se tiver loja aqui que axo que vende por 319 reais?

obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III