Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Na prática, nenhuma.
F.BankZ
Cara, eu não entendo nada desses programas de PC. Sou ignorante nisso.
Cara, o que é "carrilhão"?
Se vc folgar os carrinhos da ponte, a regulagem de 8ªs ficará prejudicada.
Davi Meira
Cara, colocar potenciômetro do tipo "push-pull" só é factível se os captadores possuírem 4 fios. Em captadores de 2 fios, eles não servirão para nada. Se vc instalou novos captadores, de 4 fios, em sua guitarra, para esse caso usam-se os de 500K (padrão para Hb's).
Abçs

Davi Meira
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, sao captadores de 4 fios. Irei comprar o potenciometro hoje, muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Davi Meira
Ok.
Agora compre os dois pots necessários e leve a seu luthier para fazer a instalação.
Abç

Davi Meira
Veterano
# dez/09
· votar


Sao 2? nao posso usar apenas 1 apenas pra usar a defasagem? é uma guitarra les paul. Sou obrigado a comprar os 2 potenciometros, ou tem algum problema em apenas colocar esse novo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Davi Meira
1 para cada captador.
Abç

Davi Meira
Veterano
# dez/09
· votar


Há a possibilidade de usar por exemplo, apenas 1 potenciometro para defasar todos os captadores. Acho que já li isso em algum local, que por exemplo, ao puxar o push pull todos os caps sao defasados, ou até em guitarras com 3 captadores pra poder ligar os 3 ao mesmo tempo. Que a grana ta curta, há essa possiblidade?

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Davi Meira
No esquema da Les Paul, não.
Abç

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas há mudança na madeira, hardware etc? Ouvi dizer que a CLP2-s tem tarraxas groover.

MAF1050
Veterano
# dez/09 · Editado por: MAF1050
· votar


Vou trocar o nut da minha strato por um de osso.
Só gostaria de confirmar se é esse o material que eu preciso levar no luthier.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119997326-pestana-e-rastilho-de -osso-para-viologuitarrabaixo-viola-_JM

PS: O de latão é melhor?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Sim, estou regulando uma no momento. Muito boa guitarra.
MAF1050
Sim, é esse mesmo. Latão é melhor para guitarras de ponte fixa (SG, LP, etc).
Abçs

milani1589
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara conversei com meu luthier a respeito do problema que vinha tendo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/p216#6479604

E chegamos a conclusão que o problema são os captadores Stellfner.

Especificando o que acontece: quando eu fizer um bend (puxar a corda para cima) na corda 3 (sol), a corda sai de cima do imã do captador, o que faz com o que o som não seja captado. Quando a corda está entre o imã da terceira e quarta corda não há captação.

Se eu fizer um bend mais acentuado na corda 3, puxando a corda a ponto de chegar em cima do pólo do imã da corda 4 o som volta ao normal.

Disso então depreende-se que o problema é que quando a corda estiver no intermédio dos pólos dos imãs dos captador não está tendo captação. E essa queda é muito acentuda!!

Se eu usar o captador da ponte, um Sound/Malagoli isso não ocorre, o som sai normalmente, mesmo fazendo um bend.

Você que trabalha com esses captadores já notou alguma problema desse tipo?

Deve ser defeito de fabricação? Devo acionar a garantia?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


milani1589
Não, nunca notei isso...
Escreva para a fábrica.
Abç

milani1589
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Já acionei, vamos ver qual vai ser o retorno. Pois é muito estranho!

O meu luthier ficou indignado com isso, disse que nunca tinha visto nada igual!!!

Feito!

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


milani1589

Realmente, defeito bizarro no captador, vamos o que eles responde, eu tenho um stellfner na minha strato e não tive nenhum prob parecido, deve ter vindo com algum defeito esse aí, conversa para que eles troquem o captador hehe

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas a diferença é só nas tarraxas?

EDIT: Que calibre de corda você sugere para minha strato? Acho 0.10 muito mole. Ponho 0.11? Ela está afinada meio tom abaixo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Sim.
Use 0.11.
Abç

Daniel Sathierf
Veterano
# dez/09
· votar


Fala galera!
Acompanho este fórum a 3 anos e só agora vou criar minha primeira postagem!

Dúvida simples e corriqueira, mas peço que o Bertola entenda a angústia de quem não tem tanta grana e quer tocar guitarra kkkk

Bertola,

Tenho uma Epipoca Les Paul Special II há 3 anos, e ela - apesar das inúmeras críticas - nunca me deixou na mão e eu sempre tirei um som razoável com ela. Mas agora to a fim de comprar uma outra guitarra e vou em São Paulo. Vou comprar um POD Floor Plus e queria saber se comprar uma SX e dar um upgrade nos captadores é um esquema legal, ou é preferível comprar uma guitarra já com caps bons de fábrica (Epiphone LP Standard etc)? Pretendo gastar no máximo 2000 reais.

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Daniel Sathierf
Com essa grana tu compra uma Condor CLP2S, que é muito boa, ou uma SX SSG STD, e uns capts legais (Cabrera, Malagoli Custom, etc).
Abç

RenanRibeiro
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entãao bertola? nao vai influenciar na afinaçãao nãao? O.o

porq mexem os saddles

Daniel Sathierf
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então entre a Condor CLP2S e a SX LP, vc me recomendaria a Condor? Pq realmente a Condor é muito bem falada aqui no fórum e tal, mas a SX tbm e a SX é mais barata que a Condor.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado.

Daniel Sathierf

A Epiphone Special II é de basswood. Eles confundem com a Special. Ah, e a Epi Standard não vem com aqueles "captadores maravilha"

Daniel Sathierf
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster

Eu sei, cara. Na verdade a minha dúvida não é nem tanto quanto à Epi LP Special II, já que eu to aposentando a minha.
O que eu queria saber é se, com 2000 reais, a melhor compra é POD Floor Plus e uma SX+Caps de qualidade ou uma CondorCLP2S+Caps de qualidade.

Muito obrigado ae

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


Daniel Sathierf

Condor cara. Essa é a FCC Signature.

EDIT: Mas se achar a Condor Set Lemon Drop não hesita e compra. É quase sua grana toda mas não hesita!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


RenanRibeiro
Não.
Daniel Sathierf
Condor CLP2S.
thegreen-eyedmonster
A Epiphone Special II é de basswood.
É compensado...
Daniel Sathierf
Condor CLP2S.
Abçs

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não é a Special que é de compensado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Cara, eu já trabalhei com várias dessas guitarras, tanto Special quanto Special II e NUNCA peguei uma que fosse de madeira, sempre o maldito compensado. A Epiphone engana propositalmente o consumidor com esse instrumento.
Abç

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado. Achava que a Special II era de basswood. Mesmo assim, nunca iria comprá-la mesmo.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, Bertola, os potênciometros de volume devem ser diferentes dos de tonalidade? Um é A e o outro é B? Qual é Qual?

Abraço e obrigado por ter gostado do meu tópico dos esquemas de ligação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Pots são são do tipo logarítmico. B são do tipo linear. Ambos podem ser usados, a "curva" de resposta é que é diferente.
Abç

Fisherman
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Está de férias meu camarada?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III