Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
F.BankZ
Veterano
# dez/09 · Editado por: F.BankZ
· votar


Então, gostaria de saber como faço pra aumentar a altura das cordas da minha Les Paul.
É que as cordas tão com pouco sustain(mas eu estou usando o Guitar Rig com Noise reduction e não sei se é devido à isso), pricipalmente a Mizona, que não tem nem 4 segs de sustain e está com um som abafado(as cordas são quase novas), mas queria aumentar tbm pq eu to com 0.09 e já tá assim imagina qndo eu colocar 0.10, e tbm pq minha pegada é meio forte e com cordas muito baixas fica meio chato tocar.
Eu tenho dúvida de qual das partes da ponte eu tenho que subir: a que fica os saddles ou a que prende as cordas.
Eu não faço a mínima ideia de como subir a que fica os saddles, e a que fica presa as cordas eu não sei se devo deixar ela mais próxima do corpo pra subir a altura ou se devo deixar ela mais afastada paara subir a altura das cordas.
Será que se eu colocar um palito de dente na escola encostado no nut resolverá meu problema?
Agradeço desde já!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


F.BankZ
Cara, em 1º lugar, nada susbstitui a regulagem em um luthier.
O encordoamento ideal ´para uma LP é o 0.11.
Se vc quer apenas aumentar a altura das cordas, mexa nas porcas que ficam embaixo da tune-o-matic).
Uso de "Noise Reducion" reduz a sustentação e "empastela" o timbre.
Abç

F.BankZ
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola
Sim, estou de levar ela num bom luthier assim como vcê, mas a grana tá curta.
O noise reduction deixa o timbre ruim e tira sustain, mas te dá um avílio aos tímpaos de não ter que ficar ouviindo "tchuiiiiiiim" que faz sem ele.
Obrigado, abraço!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tem algum lugar na internet em que eu possa comprar componentes elétricos para a guitarra, como push-pulls, chaves de seleção de captadores, aquelas mini-chavinhas?

Fisherman
Veterano
# dez/09
· votar


Jvlius

Luthier perto do Méier.

www.regulagens.com

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


F.BankZ
Isso é porque vc não está regulando sua pedaleira à contento...
Ou a mesma possui captadores de baixa qualidade.
thegreen-eyedmonster
No site captadores.com.br tem, no da Musicware também.
Abçs

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado. Eu já havia visto no Captadores.com.br. Na musicware há aquelas mini-chavinhas?

EDIT: Ah, como posso manter as ferragens na minha guitarra (elas são cromadas) com aspecto de sempre novos?

EDIT: A parte elétrica (chaves e potênciometros) alteram o timbre da guitarra?
Exemplo: Coloco um JB na minha Strato. Meu amigo que tem exatamente a mesma strato (totalmente idêntico a minha) e coloca também o JB. Se eu colocar potenciometros Gotoh (exemplo) que são caros e meu amigo coloca potênciometros xing-ling de R$1,50 influenciaria no timbre do cap?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Apenas limpando sempre, mas elas não vão ficar como novas para sempre...Nem a das Gibsons ficam...
Potenciômetros de qualidade apresentam menor "tolerância", e certos tipos, como os CTS "no load" "deixam passar" um sinal mais limpo (pois, no máximo, dão "by-pass" no sinal), resultando em um timbre sutilmente melhor. O que ocorre com peças genéricas é menor durabilidade, maior possibilidade de defeitos de fábrica e "medidas" menos exatas. Isso pode influenciar (mas não exageradamente, exceto nso casos de defeitos ou erros de fabricação).
Abç

Slash_1989
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
falaa bertola!! eu tenho um schecter omen 6 extreme com floyd rose, nova, com 7 meses de uso só. e acabou de acontecer duas coisas com ela.

a primeira, eu estava trocando a configuração de duas molas em V para 3 molas em paralelo, e depois de afinar e nivelar a ponte eu percebi q qualque leve alavancada para tras era o suficiente pra mola do meio se desprender e cair. eu uso cordas 0.9 se eu trocar para 0.10 esse problema passa? ou eh melhor manter as 2 molas em V?

a segunda
misteriosamente depois da troca das molas o captador do braço ficou praticamente sem sinal. no clean nem se ouve mais o som dele, e no drive, mesmo com muito ganho fica apenas um chunch bem baixinho. percebi q bastava mexer um pouco na chave seletora q o captador voltava a funcionar perfeitamente, até q novamente sem motivo algum ele falhava.
antes das trocas da mola eu tava trocando com frequencia os captadores, mas creio q uma coisa tao comum dessas naum tenha ocasionado esse problema.
eu abri a parte eletrica e naum percebi nada fora do normal (apesar de eu naum entender nada). seria um problema no proprio captador? eh caracteristica das schecters naum ter uma chave seletora mto boa??

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Em uma guitarra com cordas .011 na afinação padrão e regulada para tal, existe problema em alterar a afinação para Mi Aberto (E B E G# B E) que é uma afinação "acima" da padrão? Ou então pra Ré Aberto que é uma afinação mais baixa? Caso não seja possível, existe como fazer uma regulagem que aceite tanto afinação apdrão quanto alguma dessas citadas?
Obrigado desde já!

Juca Sam
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

to afim de comprar uma semi acustica, qual vc acha melhor na faixa de 900~1300 reais +/- e o que vc acha da condor jc502?

Guilherme 90
Veterano
# dez/09 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Uma dúvida velho. Meu violão acho que está com o braço um pouco empenado, quando chega de uma determinada casa, sai um som esquisito e também esta trastejando..

E na naquela bola do meio no corpo, tem rachados dos dois lados, tem como arrumar esses dois rachados ? Vale a pena trocar os trastes do meu violao ? O que faço para não empenar o braço...?

E perto do cavalete a madeira está um pouco abaixada, tem como arrumar isso também ?

E a marcação das casas é Abalone, posso pedir pra um Luthier troca-los por outro tipo sem danificar o braço, em questão de conforto ?

E ele também é eletrico (tem regulador de volume) é possivel arrumar a parte eletrica dele também ?

Eu gosto muito do meu violão, tem o braço muito macio, e eu pretendo passa-lo no Luthier pra dar uma geral nele, nesses 6 anos nunca fiz isso.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado. Tudo que eu queria saber.

Smothie
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola oque você acha do uso do kingwood(violeta) como escala?
Ele é inferior ao ebano ou jacarandá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Slash_1989
Cara, troque tanto o encordoamento quanto a chave.
Van_Lorien
Não. Mudando a afinação vc terá que re-regular tanto o tensor quanto a entonação.
Juca Sam
Boa guitarra. Não é uma Yamahha AF75, mas é legal.
guilherme_90
Todas as suas perguntas deverão ser respondidas pelo seu luthier. Quanto trocar marcação, isso é inútil. Os rachados tem que ser verificados com muito cuidado.
Smothie
Não conheço essa madeira, nunca a usei. E não existem madeiras "inferiores" às outras, só existem madeiras diferentes.
Abçs

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E tem algum problema afinar meio ou um tom acima utilizando cordas pesadas, como .012 ou .013?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien
Claro. A tensão aumenta muito e o braço empenará.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# dez/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hmm, então fica muito complicado pra afinar em Open E. Me recuso a usar cordas abaixo de .011. Vou seguir tocando slide guitar na afinação padrão então, que nem o Warren Haynes.

Muito obrigado pelas informações!
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien
Afine em ré, lá, ré, fá (ou fá #), lá e ré.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu afinava assim de vez em quando o violão, em Open D, mas constatei um problema com as afinações abertas: fica quase impossível fazer acordes menores. Nem sei porque diabos pensei novamente em usar afinações abertas. Vou seguir na standard e ser feliz. :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Van_Lorien
Nessa afinação, usa-se o slide ou pestana direto, se vc quer acorde menor, é só colocar a 4ª corda em fá (e não em fá sustenido).
É claro que nessa e em outras afinações "abertas", certos acordes não podem ser feitos.
Abç

milani1589
Veterano
# dez/09 · Editado por: milani1589
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fiz a troca dos captadores da minha guitarra. Segui suas orientações:

Ponte = Sound HB Traditional
Braço = Stellfner Strator Neodymiun Light
Meio = Stellfner Strator Neodymiun Hard

Levei a uma luthier para fazer as trocas.

Porém quando uso o captador do braço ou meio e toco a corda 4 (ré)o som fica abaixo das demais, ou se eu fizer um bend na corda 3 (sol) na 14 casa o som "morre".

Pensei que fosse algo com as cordas "presadas" nos trastes, mas quando eu uso o captador da ponte (Malagoli) isso não ocorre. O som sai normal.

Parece que os captadores (braço e meio, ambos Stellfner) não conseguem captar o som. O que pode ser?

Tem alguma coisa a ver pois eles são singles com duas bobinas? Teria que ser trocado algo na guitarra?

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


milani1589
Não me parece algo errado algo errado com os capts, e sim com os trastes de sua guitarra. Quanto à corda ré, verifique a altura dos polos do captador e da própria corda.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, tô sabendo dessas manhas. Mas como eu disse, prefiro usar afinação standard e me espelhar no Warren Haynes.

Valeu pelas dicas e esclarecimentos!
Abraço!

milani1589
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é, eu pensei primeiramente nos trastes e cordas, mas como eu disse, quando eu uso o captador da ponte o som sai normalmente, não fica abaixo das demais cordas, nem "morre".

Se eu só apertar a 14 casa da corda 3 o som sai normal, agora se eu fizer um bend para cima o som morre, se fizer para baixo não.

Se eu fizer um bend na mesma casa (14) mas nas outras cordas (1,2...) o som sai normal.

Realmente o luthier deixou as cordas bem baixas. Pode ser que quando eu faça o bend a corda fique "prensada" no traste a ponto de não soar?
Mas não parece ter lógica já que com o captador da ponte isso não acontece (se estivesse prensada para um captador, estaria para o outro) .

Quanto a corda 4 é mais ou menos em todas as casas que ela soa abaixo das demais. Quanto a altura do captador, ele fica na mesma altura das outras cordas.

É bem estranho mesmo. Mas enfim, deve ser a altura das cordas o problema?

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


milani1589
Cara, leve sua guitarra a seu luthier e discuta com ele esse problema.
Abç

Slash_1989
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas trocando o encordoamento para 0.10 esse problema da mola do meio cair para definitivamente?

milani1589
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok, é o que irei fazer.

Mais uma vez: MUITO OBRIGADO!

Feito!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Slash_1989
Cara, está me parecendo que as suas molas estão frouxas. Compre um jôgo de molas (de qualidade) novas, pois isso é fundamental para a estabilidade da ponte.
Abç

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi cara, e me diz, se eu tirar foto do rachado do meu violão, voce pra mim e me fala...?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III