Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


bertola, como funciona a entonação das Gibson Les Paul Jr. com as pontes wrap-around? Elas tem um perfeita entonação, ou ocorrem pequenos defeitos na entonação mas imperceptíveis? O que é necessário pra se ter um bom som afinado com uma ponte dessas? É preferível uma Tune-o-matic convencional?

LucasGuitarMaster
Veterano
# mai/09
· votar


Quanto sai em média pra tornar flutuante uma ponte tremolo no luthier?

kiki
Moderador
# mai/09
· votar


divulgando um projeto bacana, uma ong que chama oela. ensina luthieria para criancas na periferia de manaus. vale a pena conhecer.

http://www.oela.org.br/
oficina escola de luthieria da amazonia

escrevi um post sobre ela no meu blog.
http://kikipedia.wordpress.com/2009/05/25/oela/

espero que gostem

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
Elas tem parafusos nos pivôs que devem ser ajustados. Existem pontes "wrapround" que tem carrinhos, outras são "compensadas".
LucasGuitarMaster
Não entendi a sua pergunta.
kiki
Legal.
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
são boas pontes se comparadas as tradicionais tune-o-matic ou deixam a desejar?

mpmegas
Veterano
# mai/09
· votar


desculpe iincomodar! mas a ponta do conector do cabo da guitarra, se soltou e entrou na guitarra! e fica rolando dentro dela! o q faço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
São boas sim.
mpmegas
Vc terá que abrir a guitarra e retirá-la.
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola!

ogner
Veterano
# mai/09
· votar


Então, nobre Bertola.

Outro dia te perguntei sobre uns capacitores e vc me respondeu. A minha curiosidade é sobre os Treble-Bleed, to querendo fazer na minha estrato, ela perde bastante agudo quando diminuo o volume.

Vc acha que essa MOD aqui resolveria, tenho lido e percebido que
existem diferentes valores para os capacitores, não cheguei a conclusao qual é a melhor...Vc indica alguma valor pros capacitores e resistor???

Vi tb que pode ser paralelo ou serie, outra vez, pelo que li, não percebi os pros e contras de um ou outro...

Da uma olhada, E da um pitaco ae por favor!! hehehe

http://www.4shared.com/file/108179981/440a3b1a/treble-bleed_mod.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


ogner
Embora eu ache esse troço meio desnecessário, eu já instalei um de 0,001, sem resistor.
Abç

eduardoaihara
Veterano
# mai/09
· votar


Podem me indicar uma guitarra que tenha esses requisitos ?
24 casas, dois humbucker, ponte fixa ou tremolo (nada de floyd), e que valha a pena trocar os captadores e hardware.

Eu vi uma Cort x1 bem baratinha, mas tbm to de olho em uma ibanez GRG 150, qual das duas teriam melhor custo benefício ?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


eduardoaihara
Schecter Omen 6. E não precisa trocar nada.
Abç

Slash_1989
Veterano
# mai/09
· votar


Rosca mole urgente!
haudhsaud uma alusao ao famoso topico/perola do FCC

fala bertola! minha schecter acabou de chegar da regulagem!
novinha! cordas elixir! uma delicia!
mas eu notei q a alavanca ta bem mole depois q voltou... tipo, a ponte em si fico mais "leve" pq tiraram uma mola, mas a alavanca, q antes ficava parada na horizontal, agora ta caindo toda hora...
isso naum tem nada a ver com a regulagem neh? oq eu poderia fazer pra estabilizar isso?
outra coisa. o case q comprei aperta um poko a guita na hora de fechar, naum adianta trocar pq a guita eh diferente mesmo. tem alguma problema isso? tem algo q eu possa fazer pra ficar mais folgado?

bom, desculpe pelo excesso de perguntas... mas ja viu neh? guita nova! empolgação!

abraço cara!

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


A diferença de calibres de cordas muda o que exatamente pra gerar timbre diferente?por exemplo, cordas 0.10 tem o que de melhor sonaramente em relação as 0.09, definição, mais harmônicos, mais gordo?

abç

O Borba
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola ouço muito falar de você no tópico...
Que parabenizar-lhe pela ajuda que você ta dando pro pessoal ae!
Então vou aproveitar pra fazer uma pergunta, creio que você ja tenha a respondido a em outro tópico,mas acho que nao seria muito encomo respode-la denovo, nao éh? heheheheh
O que você me diria sobre uma Condor clp II s? vale mais a pena Clp II s do que uma Clp II?
Muito Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Slash_1989
Aperte a rosca de sua alavanca !!! Se ela não for rosqueada, procure enrolar um pouco de teflon na parte da haste que fica dentro da ponte.
Guguminator
Cara. preste atenção: Se um ladrão invadir a sua casa e vc bater nele com uma varinha de bambú, qual será o efeito? E se vc bater com um caibro?
A questão é física meu caro, quanto mais massa, maior tudo (no caso da corda).
O Borba
Atualmente vc só encontra para vender a CLP 2S.
Abçs

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá!

Aquela série da Shelter que é uma copia das Fenders (com uma qualidade supostamente melhor que os outras), são guitarras SX ou Shelter?

Queria saber também se são apenas SST62 ou se as SST57 também são boas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95839570-guitarra-sx-modelo-sst -57-preco-excelente-com-nf--_JM

Tem algumas vantagem do braço e a escala serem feitos da mesma madeira?

Abraços.

Slash_1989
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
intaum eu aperto a rosca, mas depois de um tempo ela afrouxa

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Slash_1989
Mauricio Luiz Bertola
intaum eu aperto a rosca, mas depois de um tempo ela afrouxa


uihaUIOAHUahoHAUIhuaihUIhauiaHUIhUIOH

Desculpa cara, mas isso saiu muito estranho!

Slash_1989
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
pod crer... a piada eh mais manjada da do mario!

Lezinha.m
Veterano
# mai/09 · Editado por: Lezinha.m
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá =)

Eu preciso de algumas informações a respeito da guitarra Ibanez RG370DX, para passar à um amigo. Será que vc poderia me ajudar? Eu ficaria muito agradecida, já que não entendo nada sobre guitarras, mas gostaria muito de ajudá-lo =)

Enfim, eu preciso de informações sobre os seguintes componentes (se são bons, se não são, etc):
-Ponte;
-Microafinação;
-Captadores (se são ideais pra tocar sons pesados ou se será necessário um upgrade futuro);
-Tarraxas e locknut;

O estilo pretendido é Heavy Metal, Hard Rock e estilos parecidos.

Agradeço desde já ^^

Bjim

kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi
· votar


Lezinha.m
Essa Ibanez é uma guitarra "legalzinha", mas não vale o que custa. Não vale mesmo.

Recomendo as guitarras Cort X-Custom/X-Th e as EVL-K6, se encontra por ai por R$ 1.400, em média.

OU, se ele quiser uma Ibanez "boa", ele pode pegar uma Ibanez série S3xx/S4xx Koreanas (com ponte ZR) ou S5xx (Japonesas, com ponte Lo-Pro EDGE), que são um pouco mais caras, variam entre R$ 1.400 e R$ 3.000.

[]'s.

Lezinha.m
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
Nossa, isso foi rápido ^^

Só por curiosidade, o que vc não gosta nessa guitarra (se falando principalmente nos componentes que eu mencionei)?

Muito obrigado pelas informações, vou passá-las ao meu amigo =)

Bjim

Oicomovaivc
Veterano
# mai/09
· votar


Eae :D

To querendo por esse baguio aqui na minha guita:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96404210-lock-string-trava-arca no-deluxe-lock-dl6-cromdourpreta-6c-_JM

Agora: é facil colocar, ou teria que levar num luthier?



Abraços.

daniel_guitar
Veterano
# mai/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola precisava de uma dica sua, surgiu uma oportunidade de fazer um rolo numa kramer zx30h americana na minha samick kpm 5540 koreana, no caso seria pau a pau com o fast track na kramer queria sua opnião sobre essa guitarra há única coisa q descobri eq ela é uma série mais simples da kramer americana pra iniciantes, vinha com select emg (os captadores dessa não são originais) provavelmente a madeira do corpo não deve ser lá essas coisas tem ponte de dois pivos, minha samick e em ash 3 partes e floyd roses (motivo pelo qual me interessei na troca), se poder me dar uma luz sobre a parte técnica dessa kramer, qualidade da madeira e talz, a pegada dela e excelente e o fast track II no braço dela fica ´´selvagem``, acabei de achar no vintage kramer diz q plywood ou laminado será q mesmo assim vale por ser USA ou seria melhor uma ltd m-52?

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Lezinha.m
Ela é fabricada no sul da ásia, sua montagem/estrutura é de qualidade discutivel.

Ela usa madeira Basswood no corpo, o que na verdade é uma loteria, pois pode ser uma peça "aproveitável" ou "descartável". Ou seja, o principal fator da guitarra, que é a qualidade da madeira em sí, é algo extremamente duvidoso e passível de baixa qualidade.

Os captadores são, no sentido da palavra, uma porcaria. São os mais inferiores da Ibanez, sendo que os melhores já são ruins.

Micro-afinação, não tenho nada a dizer, pois não há relevantes diferenças de um modelo para outro. Tarraxas é algo que não há necessidade de ser a melhor, pois a micro-afinação "alivia" o serviço dela.

A ponte é a maior das dores de cabeças. Não costuma ser muito durável e com o passar do tempo, tende a enferrujar. A afinação vai embora com umas alavancadas mais fortes, e floyd rose pra ficar afinando/regulando a todo momento é um pesadelo. Aqui está uma parte da guitarra que não se deve economizar no investimento, pois se esta for de uso irregular, tenderá a inviabilizar o uso de toda a guitarra.

Porém, o maior conselho que posso dar a seu amigo é: Que ele vá a uma loja, e teste as guitarras. Se ele gostou de uma guitarra, não interessa se ela é da China ou do Zumbábue, o importante é que ele gostou.

Abraços.

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Gostaria de uma opinião sobre este instrumento que está à venda no Mercado Livre:JM[url=null]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95728782-guit arra-gibson-similar-les-paul-custom-pickup-frete-grati-_JM[/url]. O cara do anúncio diz que é importada da China e é Similar à Gibson Original.

daniel_guitar
Veterano
# mai/09 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Slash Silva
fuja disso com 1200 vc pega uma clp2s que além de não ser falsificação (a guitarra da china escrito made in usa atrás do headstock) é mt mais confiavel a condor e mt boa, e se um dia precisar vender vai ser bem mais facíl e não vai desvalorizar tanto

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Slash Silva
Similar a Gibson original, só de Luthier, e custa mais de 5 Mil.

daniel_guitar
fuja disso com 1200 vc pega uma clp2s que além de não ser falsificação (a guitarra da china escrito made in usa atrás do headstock) é mt mais confiavel a condor e mt boa, e se um dia precisar vender vai ser bem mais facíl e não vai desvalorizar tanto

+1

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


opa, tão lotando o tópico de luthieria com assunto relacionado ao tópico de "sugestões de equipamentos" (também fixo)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III