Dúvida: o que é EMG?

Autor Mensagem
Guitar_RdS
Veterano
# out/08


Pesquisei no FCC e naum achei resposta convincente, então resolvi criar um tópico perguntando o que é esse(a) EMG?

Obs: Só por garantia é melhor falar que eu sou leigo e preciso saber.

guitarclub
Veterano
# out/08
· votar


EMG é o nome de uma marca de captadores de guitarra (acho q tem pra baixo também, mas não tenho certeza).

é conhecida pelos seus captadores ATIVOS, mas também tem captadores PASSIVOS...

se não souber a diferença entre captação ativa e passiva, procura no busca q tem bastante coisa, hehe! (preguiça de explicar ;P)

abraços!

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


PedroShinzato
Vlw pela dica.
Mas e quanto à qualidade de som deles?

guitarclub
Veterano
# out/08 · Editado por: guitarclub
· votar


não conheço direito, mas tem muito musico famoso q usa eles, especialmente os Ativos.

costumam ser usados pra som mais pesado...

alguns dos musicos q usam caps. EMG:

Tom Morello, Kirk Hammet, James Hetfield, Zakk Wylde, Kerry King, Bob Dylan, Ean Evans, Ian Hill, Jason Hook, Jeff Hanneman, entre toneladas de outros ( http://www.emginc.com/artists.asp ).

pra (creio eu que) a grande maioria dos guitarristas, quando falam em captador de guitarra ativo, logo já pensa em EMG...

abraços!

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


PedroShinzato

quais são as vantagens e desvantaens de se usar um captador ativo? Posso usar por exemplo dois singles passivos eum Humbucker ativo?

Abraços!

Fanderslash
Veterano
# out/08
· votar


Guitar_RdS

A vantagem é que por o captador tem uma fonte própria de energia (bateria) ele consegue atingir níveis extremos de ganho,sendo ótimo pra metal e coisas do gênero.

A desvantagem é que tem que ficar trocando a bateria de cada captador pra ele funcionar,ou seja,se acabar no meio do show já era... rs

E não,não pode misturar captadores ativos com passivos,há interferências ou coisas do gênero,não sei explicar direito mas li que não dá certo.

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


ah valeu pela dica.
Eu acho q vou continuar com meus passivos msm.
Flw

Zuricow
Veterano
# out/08
· votar


Bom só pra completar o que o Fanderslash falou:

Além de possuirem um ganho maior, os ativos tem o diferencial de não fazerem ruídos, eles são muito silenciosos, (não ficam com aquele ruido ao fundo dos captadores single).

Eu uso os EMG DG-20 que é um hardware de 3 singles ativos com uns sistemas característicos usados pelo David Guilmour, gosto bastante do timbre, mas tem que tem certeza mesmo se vai querer.

Soulface
Veterano
# out/08 · Editado por: Soulface
· votar


Fanderslash
Explica direito esse negócio aí pq se for só pelo q vc falou, ninguém mais usa caps ativos! hehehehehehehe

Guitar_RdS
A bateria q é necessário para se usar os captadores ativos, não servem pra elevar o nível de saída dos caps.
Criou-se uma lenda de q capas ativos só presta pra tocar metal e tal, mas não tem nada a ver. Mark Knopfler usa EMG ativo e tem um timbre limpo maravilhoso.
A bateria serve para alimentar o preamp q vem imbutido nesses caps. E a função desse preamp é regular os níveis dos sinais, assim como, (praticamente) eliminar os ruídos.
E essa bateria tem uma estimativa de "vida" de aproximadamente 3000 horas.
Não acaba de uma hr pra outra, e tb não preisa trocar todo mês.
Mesmo tocando 1 ou 2 hrs por dia, acho q ela segura 1 ano inteiro sem problemas.
E se por acaso ela acabar no meio de um show, é só abrir o battery box e trocar por outra. Isso dá pra fazer em 10 segundos.

Agora, não é por causa desse preamp embutido, q os caps vão responder igualmente em qualquer guitarra.
Criou-se outro mito q diz q captador ativo tem o mesmo timbre em Gibson ou em cabo de vassoura. É MENTIRA!

Quanto à instalação de caps ativos e passivos em uma mesma guitarra...
É possível. Mas não é recomendável.
Os potenciômetros utilizados na captação ativa tem valores diferentes dos utilizados em captação passiva.
Dá pra fazer uma gambiarra, mas iss provavelmente acarretará em diferença enorme de timbre, volume, e muito ruído.

Acid Rain
Veterano
# out/08
· votar


Soulface

Exelente explicação!

Floydiano
Veterano
# out/08
· votar


Tem como defasar caps ativos? Tipo uma chave passivo/ativo (sem piadinhas)

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Opa, contribuindo com um pouco mais de informações.

Boa parte dos captadores ativos possuem magnetos mais fracos e bobinas menores.
Isso diminui a interferência do magnetismo dos captadores nas cordas, que diminuem a capacidade de vibração das mesmas, aumentando assim a sustentação da nota.
A bobina menor diminui as frequências filtradas pela indutância, aumentando assim as respostas às frequências mais altas.
Outra vantagem é a possibilidade de usar cabos mais longos.
Geralmente permitem ligar direto na entrada de mesas de som também.

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar


Guitar_RdS
uso EMG 81/85 a pouco mais de um ano, sonzera que vicia, nao aho o clean dele dos melhores, da para tirar um clean "aceitável", mas com distorção a coisa e boa mesmo, muito ganho, harmônicos lindos, muito peso, a diferença e grande.
a bateria dura demais e vc percebe quando ela esta para trocar, o ganho vai diminuindo, ai vc troca

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


Floydiano
Q eu saiba, não.
Mas talvez, se alguém tiver um maior conhecimento na área dos eletrônicos...
O foda e q não dá nem pra abrir esses caps.
É diferente de vc instalar um circuito ativo (com caps passivos).
Aí dá pra alternar.

pacificpoker
Veterano
# out/08
· votar


Soulface
A bateria q é necessário para se usar os captadores ativos, não servem pra elevar o nível de saída dos caps.
Criou-se uma lenda de q capas ativos só presta pra tocar metal e tal, mas não tem nada a ver. Mark Knopfler usa EMG ativo e tem um timbre limpo maravilhoso.


mas qual a vantagem de eu usar um captador ativo para sons limpos?

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


pacificpoker
A mesma vantagem (ou não) de se usar para distorção, oras! hehehehehe

pacificpoker
Veterano
# out/08
· votar


Soulface

ta mais tem uma diferençã ai do ativo que o zakk wylde usa para o que o mark usa.. que vai alem de ser o emg 81 ou não... o que muda de um para o outro? pq um é não é tão legal para clean.. e outro é mto bom pra clean?
não é possivel que não mude nada no captador...

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Floydiano
Os EMG's não tem acesso às bobinas, elas são ligadas internamente no pré-amplificador e encapsulados por resina epóxi.
O que é possível de se fazer é ligar um pré ou booster em captadores passivos e assim instalar uma chave para ligar/desligar esse circuito.

pacificpoker
Como eu citei acima, a maioria dos captadores ativos possuem magnetos mais fracos e bobinas menores.
Isso melhora o sustain e filtra menos agudos (dá mais brilho) inclusive no clean.

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


pacificpoker
Fiote... Os EMGs q o Knopfler usa sao de modelos diferentes dos q o Wylde usa.
Lógico q nõa é pq é ativo q é tudo igual. Existem modelos e características diferentes, assim como em qualquer outro fabricante de captadores.

pacificpoker
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
vlw seiji...

Soulface
Lógico q nõa é pq é ativo q é tudo igual. Existem modelos e características diferentes, assim como em qualquer outro fabricante de captadores.

então é logico que tem diferenças.. o que eu tava querendo saber quais são essas diferenças...

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


pacificpoker
Depende do captador...
A Seymour Duncan por exemplo, faz o modelo 59, q é um dos captadores mais populares do mundo.
Tem um ótimo clean.
Mas a mesma Seymour Duncan tb faz o Dimebucker. Onde o clean é uma porcaria. Entende?!

Agora, pra saber as diferenças entre um e outro, só pesquisando mesmo.
E se possível, ouvindo tb.

Manubio
Veterano
# out/08
· votar


Floydiano
Soulface
Fábio Seiji
esquisito, minha irmã tem um baixo que tem um captador ativo/passivo aqui, na realidade o baixo eh meu agora, tá certo q o captador num parece em nada um EMG, mas dá pra usar ele com ou sem bateria, e ai tem um push-pull, pra ligar ou desligar....

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Soulface
Fábio Seiji
Manubio
Aí galera vlw por responder ao tópico,
Estou começando a clarear minhas idéias (de iniciante, hehehehe)

Tenho uma Squier Fender California (tem boa pegada) e são 3 singles passivos. Realmente o clean dela é muito legal, quanto ao drive eu acho legal mas sinto que falta alguma coisa a mais, não sei se é mais peso, sustain ou até mesmo mais brilho.
Compensa eu trocar os caps, não precisa ser nem por ativos, pode ser até caps humbuckers (não sei se é assim q se escreve).
O q vcs acham?

Gasoline
Veterano
# out/08
· votar


Manubio
Então ele não tem captação ativa, e sim um circuito ativo, possivelmente um pre-amp ou um equalizador ativo.
--


Quanto ao resto, criou-se essa mistica de que se eu ligar um EMG num Jazz Chorus no clean, eu vou ter um som do dêmonio com todo o ganho do Zakk Wylde, isso não é verdade, a grande vantagem dos captadores ativos é o baixissimo nivel de ruido e a grande definição das notas, isto foi o que atraiu os metaleiros para os EMGs, pq pouco ruido e definição é algo dificil de conseguir com captadores passivos.

Mas os EMGs (mesmo o 81 e 85, que é o set do Zakk Wylde) mandam bem em outras praias, como por exemplo o jazz. Conheço um cara que usa dois 85 numa semi-acustica para tocar jazz, motivo, segundo o próprio : "nunca deu microfonia, não importa o palco, e eu consigo ouvir todas as notas que eu toco".

Se eles são melhores ou piores que os passivos, não tem como dizer, mas eles são diferentes com certeza. Basta ouvir e decidir.

Deji
Veterano
# out/08
· votar


Dúvida: o que é EMG?

OMG

<o>

edukotzen
Veterano
# out/08
· votar


olha pra mim ativos é apenas pra heavy metal e sons mais pesados, já tive oportunidades de tocar numa guitarra com singles ativos, e não achei aquela coisa não, faltou brilho e o som tradicional anazalado de um single passivo tipo o texas!!

já os hb realmente pra metal fazem seu papel, agora para sons mais leves, esqueça!!

Guitar_RdS
Veterano
# out/08
· votar


Ajuda aí galera...

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar


edukotzen
Guitar_RdS

realmente para metal e excelente
mas para clean fica a desejar, nao tiro um clean bom com EMG nao.

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar


se querem clean bom e distorção boa va de dimarzio steve special ou duncan 59, sao versateis, tem mais uma infinidade de modelos

Gasoline
Veterano
# out/08
· votar


Pessoal, apenas se atentem que EMGs são mais que 81 e 85.

Dizer que EMG não tem clean bom, é uma heresia com os SA, e SLV.
Além do 60 que é um humbucker com o clean bem legal, e o EMG T que também tem um baita clean.

Talvez o 81 não tenha o melhor clean do mundo, mas dai a generalizar na marca ?

é a mesma coisa que dizer que nenhum Seymour tem clean bom, pq o Invader não tem o melhor clean do mundo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: o que é EMG?