Dúvida - Onde investir? Carreira x Hobbie

Autor Mensagem
Brown
Veterano
# set/08


Galera, estou com uma dúvida cruel e queria que vocês dessem as suas opiniões.

Eu toco há aproximadamente 5 anos, e a guitarra é um hobbie meu, e apesar de ser apaixonado não pretendo levar como carreira profissional; Estou no 3º ano da faculdade (época de correr atrás de estágio e tal, mercado concorridíssimo).

O que uma coisa tem em relação com a outra? Pois bem, é o seguinte:

Hoje eu uso um ampli toscão de marca genérica (Grundi, ou algo assim), bem daqueles que usam naquelas lojas de varejo para ficar esguelando as ofertas, sabem?
Então, estou muito afim de trocar o ampli e no final do ano recebo meu 13º salário. Eu estava pensando seriamente em usar essa grana e mais um pouco que eu tenho guardado para comprar um ampli Peavey Valveking 112. Só que aí bate a dúvida profissional: eu também estava pensando em fazer um curso de animação em 3D, pois estou entrando na área de Criação e eu queria me especializar nessa área para seguir carreira, pois isso ainda vai crescer muito por aqui.
Já fiz diversos cursos na área que ajudam a engordar o meu currículo (Photoshop, Illustrator, InDesign, já fiz Panamericana...). Enfim, ultimamente tenho investido pesado na minha futura carreira, porque sei que a coisa aí fora tá feia, então estou me preparando.

Agora eu não sei o que fazer. Invisto essa grana na minha carreira profissional ou invisto no hobbie, comprando o ampli? O que vocês fariam se estivessem com a mesma dúvida?

Valeu galera.


OBS: Resolvi postar no fórum de guitarra pois além de esse ser o fórum mais visitado, sou guitarrista e a dúvida que eu tenho é genérica, não estou perguntando informações específicas do ampli.

rsf
Veterano
# set/08 · Editado por: rsf
· votar


Brown

pô, cara, que pergunta...se vc estivesse na dúvida em qual carreira seguir até entenderia...mas entre hobbie e carreira...e considerando que vc não possui condições de investir nos dois...
investe na tua carreira....sem dúvida...
só ela é que vai te dar alguma chance de poder alimentar esse hobbie no futuro...que, diga-se, é caro para caramba...

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


Compra o ampli, cara. Trabalho não leva ninguém a lugar nenhum.

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


maniac123
kkk é por aí!
Dê um peixe a um homem e ele comerá por 1 dia, ensine um homem a pescar e ele passará o resto dos dias bebendo cerveja em um barco! kkkkk

rsf
pode cre!

Brown
se você conseguisse conciliar seria bom! mas como sao areas distintas eu indicaria a investir na carreira!
estava quase na mesma posição (faço economia na fearp-usp) e pensando em quê investir, tomei uma decisão de conciliar minha paixao e a merda da faculdade (kkkkk), vamos ver, espero dentro de alguns dias ter uma ótima novidade ae! **estou esperando a resposta de um possivel sócio em algo em um negocio na area de musica mesmo!

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


carreira, aí vc trabalha, ganha mais dinheiro e aí sim trata o hobby como hobby...

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


CARREIRA!

curriculo melhor = emprego melhor = salário melhor = mais dinheiro pra gastar com hobbie... a grande oportunidade de vc ter um daqueles valvulados de 100w, que custam mais q um carro...


=P

abraços!

axleWs
Veterano
# set/08
· votar


Olha, claro, carreira em primeiro lugar. Mas não dá pra pegar um ampzinho melhor do que o que vc já tem, mas barato (não sei quanto custa o que vc citou). Aí o dinheiro que sobrar (que deve ser mais de 60%, espero, invista em algum curso...

só idéias...

Abraços e boa sorte.

Brown
Veterano
# set/08 · Editado por: Brown
· votar


rsf
Valeu, irmão! Realmente, esse hobbie "de luxo" de tocar guitarra não é fácil de manter... hehehe
Eu mesmo já gastei uma boa grana com isso, mas dessa vez coincidiu de ter duas coisas distintas para gastar a verba do fim do ano. Aí eu fiquei dividido entre a paixão e a carreira... hehehe

maniac123
Compra o ampli, cara. Trabalho não leva ninguém a lugar nenhum.

Mano, te juro que tem uma parte minha que tá dizendo isso com toda a convicção... huahuahua
É foda, estou em conflito interno de interesses! Razão x Paixão... rs

gucrispim
Dê um peixe a um homem e ele comerá por 1 dia, ensine um homem a pescar e ele passará o resto dos dias bebendo cerveja em um barco! kkkkk
kkkkk! Muito boa!

faço economia na fearp-usp
Minha situação é semelhante. Eu faço Propaganda e Marketing... Nada a ver com música... rs

merda da faculdade (kkkkk)
E por falar na facul, acabei de voltar de lá... rs
Às vezes me bate uma revolta com a faculdade e eu digo o mesmo (Merda de faculdade! ahhhh! rs)... Essa faculdade não me dá sussego e além de tudo tenho que pagar por isso... huahuahua

estou esperando a resposta de um possivel sócio em algo em um negocio na area de musica mesmo!
Boa sorte, rapá! Espero que dê tudo certo pra ti!

ogaitnas
carreira, aí vc trabalha, ganha mais dinheiro e aí sim trata o hobby como hobby...
É o que vem à cabeça de cara. Mas e o imediatismo, onde fica?! uhahuahuahu

PedroShinzato
oportunidade de vc ter um daqueles valvulados de 100w, que custam mais q um carro
Que Deus te ouça! \o/

axleWs
não dá pra pegar um ampzinho melhor do que o que vc já tem, mas barato (não sei quanto custa o que vc citou). Aí o dinheiro que sobrar (que deve ser mais de 60%, espero, invista em algum curso...
Olha, eu até tinha pensado nisso. O problema é que o curso é caro pra car****, se eu gastar só um pouco aí já não consigo pagá-lo, entendeu?
Cara, o ampli que eu tenho aqui tem história. Há uns 8 anos atrás era meu irmão que fazia aulas de guitarra, aí meu padrinho deu pra ele, pois tinha e nem usava. Nem sei a procedência ou o preço do bichinho...
Qualquer dia eu gravo um sample para vocês ouvirem... rsrs

--------

Galerinha, valeu mesmo pelas opiniões. Eu precisava compartilhar isso com alguém do meio... rsrs
Se alguém tiver mais alguma história parecida para contar, por favor, poste aqui.

Realmente a dúvida é cruel, porque a paixão pela música é grande, mas a longo prazo creio que seja mais negócio investir na carreira, né? Mas mesmo assim é dureza... hehehe

Abração

Edit: Marrrdita vida miserável! huahuahuhauhua

Leo-RJ
Veterano
# set/08
· votar


Brown

Cara, já fiquei nessa dúvida também. E, pelo menos no meu caso, preferi investi na carreira. Depois comprei melhores instrumentos com o fruto desta escolha.

Vai de cada um, eu preferi garantir o "pão nosso de cada dia" primeiro...

john_joao
Veterano
# set/08
· votar


Só que aí bate a dúvida profissional: eu também estava pensando em fazer um curso de animação em 3D

isso se aprende sozinho! compre uns livros da o'reilly e manda brasa no AMP.

uhauauhahauha

se até jesus disse que nem só de pão e água vive o homem, quem sou para duvidar!

compra o amp!

lemingue
Veterano
# set/08 · Editado por: lemingue
· votar


Brown

Quer viver de música = amp
musica = hobby, então vai ganhar dinheiro com outra coisa.

Sempre tive música como hobby, quando fiquei meio perdido, sem trabalho, toquei para ganhar dinheiro. Normalmente o que se ganha não vale a pena em razão do investimento que tem que fazer. A não ser que te contentes com um equipo mais ou menos e ser um f....do pro resto da vida (há exceções, mas geralmente já nasceram em berço de ouro, estudaram em berkley e etc). Quando vivia de música não tinha nem dinheiro para roupa, carro nem pensar, hoje, enquanto o dolar tiver assim, dá pra comprar praticamente tudo, to aproveitando enquanto a maré está pra nós: head de 100, 4x12, rack, pedais, guitarras extras e etc, ainda quero algumas coisinhas (maldita G.A.S.! ...mas, cada louco com sua loucura, tem gente que bota som em carro, compra moto de 1000cc, faz triatlon... deixa eu com meu barulhinho!) e ainda toco só o que gosto e com quem eu quiser!

Se está em dúvida, estude e vá ganhar dinheiro, e, aos poucos, vai comprando teus equipos.

(Ah, eu optei por profissão, mas nunca esqueci o "hobby")

Abs!

georginho_gallagher
Veterano
# set/08
· votar


Brown

Cara, faça teu curso, logo vc vai ter grana pra comprar mais paradas tipo guitarra, ampli e etc. Enquanto isso baixa um guitar rig da vida, fazer o q? Se vc é profissional, vc tem que fazer o que faz da melhor maneira possível. É isso o que é esperado de vc. Eu só toco por hobbie, ao contrário de alguns aqui nunca fui músico, passo longe, mas não abro mão de meus brinquedos. Agora para optar, a profissão vem 1o.

abçs

Faca na Caveira
Veterano
# set/08
· votar


Começou de novo a G.A.S. do 13º salário...

Bigtransa
Veterano
# set/08
· votar


gucrispim
tomei uma decisão de conciliar minha paixao e a merda da faculdade (kkkkk), vamos ver, espero dentro de alguns dias ter uma ótima novidade ae! **estou esperando a resposta de um possivel sócio em algo em um negocio na area de musica mesmo!

to na mesma q vc..... quase me formando em economia tb.... só por curiosidade.... pretende conciliar como? puta curso chato esse nosso, hein?

john_joao
Veterano
# set/08
· votar


Sempre tive música como hobby, quando fiquei meio perdido, sem trabalho, toquei para ganhar dinheiro. Normalmente o que se ganha não vale a pena em razão do investimento que tem que fazer.

isso é extremamente relativo.

dá a entender que viver de música é tocar em barzinhos e dar aulas para o filho da vizinha, e a realidade não tem absolutamente nada a ver com isso e não que dar aulas ou tocar em bares seja algo menor, porém pode-se atuar em várias áreas dentro da música e ser muito bem remunerado.

Desprogramador
Veterano
# set/08
· votar


Brown
Vai fazer teu curso rapaz, o amp pode esperar. Aumentar a sua qualificação é uma forma de conseguir empregos (leia-se salários) melhores. Assim que você se firmar, compre toneladas de equipamentos clássicos e seja feliz.
Lembre-se:Não se pode correr sem ficar de pé (filosofia oriental vaga)

PS = Também vou investir na minha carreira primeiro. Minha futura Gibson pode esperar

Deji
Veterano
# set/08
· votar


Compra o ampli, cara. Trabalho não leva ninguém a lugar nenhum.
(2)

Brown
Veterano
# set/08
· votar


Leo-RJ
É verdade. O ampli não me dará retorno financeiro, aí complica. O investimento vira gasto e o dinheiro acho que acaba se perdendo, né?

john_joao
isso se aprende sozinho!
compre uns livros da o'reilly e manda brasa no AMP.

huaehuaehuae
Concordo com você que dá para aprender muita coisa sozinho. Eu mesmo aprendi Photoshop e Illustrator fuçando durante anos em casa. Já tenho uma bagagem de mais ou menos uns 7 anos nesses programas graças ao estudo em casa... hehehe
Mas depois que eu fiz cursos desses mesmos programas, percebi que não dá para aprender tudo estudando sozinho em casa. Um bom curso ajuda, e muito.
E eu tenho outro agravante: a falta de tempo. É isso que me mata. Conciliar trabalho/facul não é fácil. Não sobra tempo para quase nada, e para estudar sozinho é necessário fazer pesquisas e ler muito, coisa que exige um tempo livre maior. Já deixei de fazer alguns cursos justamente porque não tinham aulas de fim de semana. E os cursos que fiz recentemente foram sempre de fim de semana, tipo, o sábado e o domingo inteiro na aula, sem descanso. É o único jeito que encontrei... rs

lemingue
Valeu, cara! É interessante o que você disse. A música pode acabar sendo uma fonte de renda secundária, alguma coisa emergencial talvez. Carreira musical aqui é muito complicada, é como você disse, trabalhar pra caramba tocando em diversos lugares e não conseguir dinheiro pra roupa, manter o carro e coisas básicas é fogo... Ah! E também não pretendo esquecer do hobbie, não!

georginho_gallagher
guitar rig da vida
É uma boa, hein! Pelo menos para amenizar a G.A.S.! rs

Se vc é profissional, vc tem que fazer o que faz da melhor maneira possível
É verdade. É nisso que as empresas "pegam" na hora de selecionar.

Faca na Caveira
Começou de novo a G.A.S. do 13º salário...

Exatamente! Cara, ter dinheiro na mão assim é um problema, porque a GAS vem com tudo, aí embaralha a cuca, como está acontecendo comigo agora... huaehuaeu

Bigtransa
gucrispim
puta curso chato esse nosso, hein?
huaehuaehaehu
Eu não duraria uma semana em um curso como o de vocês. Eu ODEIO números!

Desprogramador
Minha futura Gibson pode esperar
Obrigado e boa sorte pra gente, né! hehehe

Deji
Pára de atiçar a minha GAS! Ahhhhh! rsrs

-----

A gente tava comentando aqui que trabalhar com música ganha pouco e tal, mas o mercado em geral tá complicado.
Você precisa se profissionalizar, investir em cursos e tal para que as empresas te "vejam". Até aí beleza.
Logicamente as empresas querem os melhores profissionais, o problema é que muitas vezes eles querem os melhores profissionais pelo menor salário... É cruel, já vi umas propostas de estágio que dão até medo.
Propostas do tipo: Ter inglês e espanhol fluente, saber Illustrator, Photoshop, InDesign, Corel, Flash, Dreamweaver, linguagens de programação, saber cozinhar, passar roupa e dar banho no cachorro do chefe, ou seja, exigem um profissional altamente qualificado para ganhar um salário miserável. É cruel ver esse tipo de coisa. A verdade é que os músicos não estão sozinhos neste mundo mal remunerado...rs

Outra coisa que não entendo é pedirem que o cara tenha experiência na área, sendo que é um estágio. Como um estagiário vai ter experiência?! Isso é meio contraditório...

Abraços

gucrispim
Veterano
# set/08
· votar


Bigtransa
nossa cara, chato demais! as Historias economicas e Formações economicas são massa! Mas matematica aplicada, calculo, micro.... depende muito da facul tbm, tem umas (como a minha) que pegam pesado na matemágica! Onde vc faz?
Pretendo conciliar abrindo meu negocio heheh, nao eh uma total conciliação pq eu nao faço Adm, mas.... já eh um começo..

quase sempre q eu volto da facul eu penso: "que merda de vida academica" uaheuhe

Drexler
Veterano
# set/08
· votar


Brown

Cara, é o seguinte:

Sempre invista na sua carreira em primeiro lugar. Principalmente nesta fase em que você se encontra. Adapte-se ao mercado de trabalho, tenha tudo que o mesmo lhe cobre e diferencie-se dos outros com todo o tipo de curso que você possa agregar em seu curriculum.

Breve você estará bem empregado (digo, comendo capim, mas trabalhando). Sei bem como é o início de carreira nesta área, pois sou publicitário.

Aos poucos você ganha espaço na área, reconhecimento. É sempre importante você buscar ser o melhor que puder.

Em pouco tempo você terá totais condições de manter seu hobby, e se dar ao luxo de fazer grandes aquisições(conquistadas com seu suor).

Lute pelo seu valvulado, pela sua gibson, Jem, fender e etc.

Um abraço e boa sorte!

mammb2000
Veterano
# set/08
· votar


Brown
Cara se fosse você eu compraria um AMP melhor mas não tããão melhor.

O VALVEKING vc consegue achar até por R$1700 usado ..
se vc fosse vc compraria um amp BOM mas sem ser valvulado.

Compre tipo um BANDIT 112, na faixa aí de uns R$800 / R$900
É um puta amp
Ou um LANEY LV100 (R$800) -> USADO!

OU ainda um PEAVEY STUDIO PRO 112 (uns R$600 / R$700)

São bom amps, com boas distorções e bons volumes, a dapra vc se apresentar em barzinhos de vez em quando e ainda te sobre ai mais de R$ 1.000 para continuar investindo na tua carreira

Acho legal fazer isso

oliviojunior
Veterano
# set/08 · Editado por: oliviojunior
· votar


Brown

Equilíbrio ! Não precisa abandonar o investimento profissional nem o pessoal. Uma coisa depende da outra. Se vc acha que precisa trocar o ampli, troque, mas não precisa investir tudo, pois dificilmente o músico fica com o mesmo equipamento o resto da vida. Invista também na sua carreira. Ganhando um pouco, guarde tbém um pouco, vai trocando os equipos aos poucos. Se vc acha que isso está sendo um problema, espere até surgir a esposa e os filhos !!! Por isso, troque agora, depois pode ser tarde demais !!

Brown
Veterano
# set/08
· votar


gucrispim
Bigtransa
Mudem para Propaganda e MKT! huaehuaehuae

Drexler
Opaaa, valeu! É ótimo ter a opinião de alguém que já é da área. Uma coisa que eu percebo nessa nossa área de Publicidade é que tem muito, mas muuuuito bolinho podre. Nas agências de publicidade (que é para onde quero ir), o pessoal parece que só é contratado na base do famoso "Q.I." (Quem Indica). Aí eu me ferro, pois não conheço ninguém da área... E aí, quer ser meu amigo? huhuahuahuae

Abração!

mammb2000
oliviojunior
Então, caras. É aí que bate outra dúvida: E se eu comprar um ampli mais simples que esse Valveking, não vou querer trocá-lo em bem menos tempo? Será que um Laney LV100 ou um Peavey Bandit acabaria com a minha GAS ou ainda ficaria aquele "quero mais"? Esse é meu medo...huhuaehuae

oliviojunior
Veterano
# set/08
· votar


Brown
A questão é que o "GAS" do músico nunca acaba. Mais uma vez volto à insistir no equilíbrio. Contenha os impulsos. Se vc tem uma grana limitada, controle para que as coisas acontençam aos poucos. É importante investir na carreira? Sim ! Mas não abandone suas paixões.

mammb2000
Veterano
# set/08
· votar


Brown
Então cara, acho que dava pra vc se contentar um pouco com eles sim ...
O problema é que vc não quer só um amp melhor .. já está logo pensando no VALVEKING n´velho .. aí é complicado mesmo

Mas esse GAS de QUERO MAIS NUNCA VAI ACABAR .. NUNCA. Isso é uma caracteristica muito forte de todos os guitarristas.

Mesmo q vc comprar um Valveking, vc vai querer outras coisas .. tipo uma outra caixa 2x12" pra anexar a ele (pq ele vem com um falante só eu acho) ou querer trocar os caps da guitarra, ou compra outra guitarra, ou uns pedais, ou cabos melhores, sempre assim ...

Tente dar uma testada num peavey ou num laney se puder da um pulo na teodoro sampaio, vc é de SP? Se for, na Krocodille Pop tem um VALVEKING usado, lá vc testa o valveking, e lá tb tem o STUDIO PRO, aí vc testa (studio pro é meio ruinzinho, comparado com o BANDIT). fora q nas ouras lojas vc testa os laney tb!

Se estiver perto do ABC e quiser testar o bandit me da um toke, eu tenho um, mas ele esta indo embora pois já esta vendido .. huahuahuahahah

Então cara, é isso. Tenta colocar na sua cabeça que não é necessário vc já ter logo de cara o melhor, vai crescendo aos poucos, assim como na carreira.

Ah, sobre o VALVE, quando liguei na Krocodille pra perguntar sobre o amp, o atendente (DAniel, o mais firmeza de lá!) disse q ele parece muito com o Bandit, só que claro, muito mais brilhoso, mais presente, mais bonito, já que é valvuladão né?!

Qualquer duvida estamos ai!

mammb2000
Veterano
# set/08
· votar


oliviojunior
Mais uma vez volto à insistir no equilíbrio

É cara, não dá pra explicar o pq agora, pq é uma teoria complexa, mas aprendi que precisamos manter sempre o EQUILIBRIO assistindo Star Wars ...

Saber DOSAR as coisas, manter o EQUILIBRIO, saber a hora de cada coisa é a melhor saida.

Drexler
Veterano
# set/08
· votar


Brown

Esse negócio de Q.I. pega mesmo. Mas assim que você entrar em algum lugar, seus colegas de trabalho serão seus futuros Q.I.s.
Vamos falando sim, quem sabe não nos encontramos em alguma agência por aí!

Brown
Veterano
# set/08
· votar


oliviojunior
mammb2000
É verdade, pode ser que eu esteja querendo dar um "salto" muito grande com o ampli. Um mais simples e de qualidade talvez seja um bom negócio.

Mas esse GAS de QUERO MAIS NUNCA VAI ACABAR .. NUNCA
A questão é que o "GAS" do músico nunca acaba
Putz, que droga...rs


mammb2000
Tente dar uma testada num peavey ou num laney se puder da um pulo na teodoro sampaio, vc é de SP? Se for, na Krocodille Pop tem um VALVEKING usado, lá vc testa o valveking, e lá tb tem o STUDIO PRO, aí vc testa (studio pro é meio ruinzinho, comparado com o BANDIT). fora q nas ouras lojas vc testa os laney tb!

Sou de SP sim! Acho que vou fazer isso, vou dar um passeio lá na Teodoro e dar uma olhada nas opções. Ainda tenho um tempo para planejar o que fazer, pois recebo a segunda parcela do 13º só em dezembro. Até lá já dá para fazer umas pesquisas de preço do ampli, parcelamentos e tal. Também estou de olho em todas as escolas que têm o curso que eu quero, estou vendo preço, cronograma... Tudo! hehehe

O que você acha do Bandit? Eu curto tocar muita coisa, desde Cranberries até Van Halen, Guns e Metallica, ficando mais nesse estilo de Hard Rock e Metal mesmo.

Valeu pela força!

Brown
Veterano
# set/08
· votar


Drexler
quem sabe não nos encontramos em alguma agência por aí!

Opa, obrigado, cara! Quem sabe não nos esbarramos em uma agência mesmo. Valeu!

conandrade
Veterano
# set/08
· votar


Brown,

Vc não deslumbra fazer dinheiro tocando não?

Nada melhor do que fazer o HOBBY te dar dinheiro... hehe
É um dos caminhos pra felicidade! Pensa nisso...

abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida - Onde investir? Carreira x Hobbie