Condor CTX 50 (telecaster), será que vale a pena?

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# ago/08
· votar


GuitarHome
Você conhece essas Condor novas? O que acha delas?

GuitarHome
Veterano
# ago/08
· votar


Minow
Cara não conheço, mais se for do mesmo nivel das Condors GX-50 que o pessoal fala ser uma puta guitarra, deve ser boa \o!

Curly
Veterano
# ago/08 · Editado por: Curly
· votar


Minow

não chegei a testá-las mas examinei bem na loja essas teles da condor. parecem que são ótimas e bonitas mas não acho que valham mais de 1k, considerando que são réplicas chinesas. a marca condor não existe. creio que o preço justo para essas guitarras seria em torno de uns 600 reais

Binho_Johnson
Veterano
# ago/08
· votar


condor mais de 1000 reais nem pensar, da pra achar fenders mexicanas usadas no ebay por muito menos que isso, e aqui no brasil poe mais 500, e arruma uma usada.

Ed Gomes
Veterano
# fev/09
· votar


Condor CTX 50 tem corpo de ash, braço de maple, tarrachas estilo kluson e captadores de alnico. Só isso já demonstra um certo cuidado na produção. Alem do fato de ser um tesão, principalmente a natural, com seu verniz ambar.
Fender Squier é de basswood. Fender mexicana normalmente é também. Mesmo se o hardware fosse de primeira, isso já seria motivo para perder na comparação, mas, a verdade é que o hardware também não é lá grandes coisas. Dá-lhe Condor!!!!!!

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar


E é Ash de verdade. Não é aquele que usam nas SX, que é feio pra caramba.

DsL-Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


Achei isto.

Curti bastante a timbrera.

Ed Gomes
Veterano
# fev/09
· votar


O único porém (para puristas, não eu) é que as cordas não entram pela traseira da guitarra (o tão falado "string thru body"), e sim pela parte traseira da ponte. Eu até prefiro que seja assim, uma vez que isso reduz um pouco o agudo excessivo das tele tradicionais.
Comprei uma ontem e posso dizer que na faixa de preço dela não há nada igual. Linda, leve, com vibe blues-rock, com tocabilidade e entonação perfeita. Twang total. Isso sem falar da bag que vem. É praticamente um semi-case, maneirissimo da Condor.
Posso dizer de cadeira, já que conheço, as Squier tele perto dessas Condor viram Tonante (hehe).

Ed Gomes
Veterano
# fev/09
· votar


Para esclarecer: o corpo vem em apenas 2 peças de ash, mesmo assim, é só o complemento, uma vez que sabemos que o ash não costuma gerar troncos tão grandes a ponto de fornecer uma peça inteira para corpo. Tenho um amigo que tem uma Fender tele custom do começo da década de 70, e a dele também é em 2 peças.
Mais uma coisa. Muita gente tende a generalizar a questão dos instrumentos feitos na Asia (porém fora do Japão). Procuro não olhar assim. É claro que tem países muito mais cuidadosos com seus produtos, mas, isso é mera estatística.
Existem Gibson e Fender (americana) com defeito de fábrica, assim como, por exemplo, Tagima asiática excelente (eu prefiro a asiatica à brasileira...).
A meu ver, uma guitarra bem feita tem seu valor, independente de sua nacionalidade. Musica é arte, e arte depende dos sentidos. É mais sensato usar os sentidos para adquirir um instrumento que usar conceitos pré-definidos (preconceito).

costelacaster
Veterano
# mar/09
· votar


Ed Gomes
Posso dizer de cadeira, já que conheço, as Squier tele perto dessas Condor viram Tonante (hehe).
Concordo haha toquei inclusive com algumas Squier Standard e fiquei com a mesma impressão.

Eu também tenho uma CTX50, e fiquei meio assim com o negócio do string thru body. A minha é fraca de sustain, mesmo perto de outras tele (única coisa que me desagradou realmente nela). O thru body teoricamente aumenta o sustain, mas falei com um luthier e ele falou que fazer os furos e instalar o trhu body não vai aumentar o sustain significativamente. E o trhu body também teoricamente deixa o som mais aberto (a minha tele tem mais graves que uma tagima tele de um amigo meu), mas isso não me encomoda. Ah, o Seiji e o Bertola também falaram que é besteira mandar fazer o trhu body.
Outra coisa que me encomoda é aquele headstock de strato. Puta negócio feio! Lixar e cortar igual ao de uma fender ia dar uma trabalheira do cacete, eu pensei em mandar fazer isso tb, mas não sei até q ponto é válido gastar dinheiro numa frescura estética haha
E uma coisa chata que tem na minha... Um pino do carrinho da última corda SEMPRE se solta sozinho, depois de um tempo tocando.

Eu quero me desfazer de um amp e de uma guitarra que tenho e não quero mais, juntar mais uma grana e pegar um valvulado agora. Depois vejo se faço algum upgrade na Condor. A princípio, caps e pots, e dps, qm sabe, o thru body (e a ponte consequentemente) e o headstock.
Nunca toquei em um Tele Fender American pra poder ter um pârametro de timbre, mas tenho medo de fazer tudo que eu queria na minha Tele e depois pensar "nossa, gastei a metade de uma Fender nessa guitarra, será q valeu a pena?"
Mas enfim, já que dinheiro não cai do céu, eu vou ter muuito tempo pra pensar no assunto hahaha Acho que já deu pra perceber que tenho uma GAS grande e fico fazendo projeções, mas não tenho $$$ euaheauea

Mas no mais, acho que a CTX50 vale bastante a pena, guitarra linda (a minha é natural com verniz) e com um puta timbre de tele, que nenhuma Squier ou tele do mesmo preço tem. Bastante twang e tudo que se espera de uma tele. Quando peguei a minha não achei nenhuma Tagima usada, e nunca toquei muito com uma pra comparar. As Tagima novas eu nem quis experimentar de tão feias que são. Pensei "vai que gosto e acabo querendo levar isso"? aueheuae

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


costelacaster

A minha tem um sustain maneiro (dentro das possibilidades de uma tele). Voce pode verificar se não há um calço para ajuste de inclinação do braço dentro do encaixe ou verificar se o neckplate nçao está meio folgado. Em uma guitarra como essa, o que pode comer sustain seria um encaixe mal feito do braço no corpo.
A questão do STB, eu prefiro a entrada das cordas como veio, visto que a massa do instrumento é ligeiramente aumentada sem os furos das cordas.
Eu não me importo com o formato do headstock. O que mais gosto da tele é o fato de ser um instrumento "a prova de bala", no que diz a afinação e resistencia mecanica. É praticamente uma tabua de carne com cordas. Isso sem contar que, uma Suhr strato tem o headstock parecido com o da nossa guita e custa mais que uma Fender (tiramos onda hehe).
Com relação ao hardware e aos captadores, não esperava muito deles mesmo, muito embora as tarrachas e os captadores tenha me surpreendido. O que não for legal, podemos trocar.
Para mim, o que importa é a madeira. Ela suporta o resto. Sendo bem construída e com madeiras de qualidade, o resto a gente troca.
Valeu.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


A minha é bem leve, parecendo que foi muito bem seca. A figuração é simples, mas é muito bonita, como todo ash de verdade.
Apesar da minha Fender stratocaster, só uso minha CTX 50 agora. Guitarra foda.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Eu tive uma Tagima TG-505 há uns 2 anos. Não passa nem perto da CTX 50. Grave demais (acho que por causa do corpo de marupá), mesmo com a pestana de latão. Falha de entonação na 2ª casa logo que as cordas escureciam um pouco (trastes jumbo mal colocados fazem isso). Mas tinha uma bela aparencia (nada que se compare com a CTX) e headstock igual ao das Fender.
Apesar da minha fixação por teles, tive que desfazer dela.

mmayorca
Veterano
# mar/09
· votar


eu tenho uma Squier California e gosto muito dela mesmo sem o
String-Body, as tarraxas seguram bem a afinação, recomendo pra quem não têm R$1000,00(paguei R$650,00)para pegar uma melhor...só deve se trocar os caps.

mais memso com 1000,00 pegaria as Tele Std ou CUstom da Squier em vez da Condor.

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


To upando esse tópico só pra dizer uma coisa que eu já tinha percebido, mas fazia tempo que não comentava. Essa condor é MUITO boa.

Ontem fui no centro do Rio e dei uma testada em algumas guitarras. Olha, em matéria de tele, nenhuma supera essa. E é uma guitarra de 1000 reais, à vista sai até por menos.

Eu tenho uma tele Fender Mex, me arrisco a dizer, são guitarras de nível muito, muito semelhante mesmo. E os captadores que vem na Condor são melhores que os da Fender (mex, é óbvio).

Uma vez passou na minha mão, por 700 pilas... não comprei e me arrependo demais. Dei mole.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Condor CTX 50 (telecaster), será que vale a pena?