Review da SX 57

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola


Bem, estou com uma SX 57 para regulagem inicial. Lá vão minhas impressões:
Braço: Muito bem acabado, em verniz "envelhecido", o que dá uma tonalidade alaranjado escuro, quase côr-de-abóbora. Os trastes estão bem lixados nas extremidades e não apresentam desconforto, seu material não é de 1ª, mas "dá pro gasto". Também notei pequenos desníveis, necessitando de "rebatimento" em alguns casos para que a ação fique bem baixa. O radiano é 9,5pol (padrão Fender AM STD) e o "shape" é o "C", o que proporciona uma pegada vigorosa, mais "vintage". A pestana é de plástico,e eu recomendo sua troca por uma de osso ou latão ou Graphtech (fibra de carbono). As tarrachas estão bem fixadas, são do tipo "Kluson" ("vintage"), e notei que são superiores aos modelos antigos da SX.
Corpo: Neste caso é pintado de preto, muito bem acabado, à ponto de ser muito difícil perceber as emendas, sua espessura é apenas um pouco inferior ao padrão (44mm, para 45mm), o que é garantia de bom timbre e sustentação.
Parte elétrica: Ponto baixo do instrumento, com captadores de baixa qualidade e peças genéricas, mesmo assim, o som é razoável. Recomendo a troca por captadores melhores (Stellfner, Sound/Malagoli, GFS, Kent Armstrong, Spirit, etc).
A ponte é do tipo trêmolo "vintage" (só veio com 3 molas, sendo 5 o ideal). Para ser usada com parcimônia, necessita de lubrificação da pestana (com grafite em pó), das "borboletinhas "abaixa-cordas" (com vaselina sólida) e do restante da ponte (óleo de máquina ou vaselina sólida), e correta colocação das cordas nas tarrachas.
No geral é uma guitarra muito boa para o preço, sendo superior em construção e acabamento às Squiers California (que são mais caras).
Abç

jigo__
Veterano
# ago/08
· votar


AewMauricio Luiz Bertola
mto obrigado, é mto bom ver review de pessoas q sabem o q falam, mto obrigado msm, tinha interesse nessa guitarra e vc tiro mto bem as minha duvidas!
Abçs!!!

lbergamim
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
SX 57?? a marca é SX? ou esse é um modelo de que marca?

lbergamim
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpe a ignorância, mas é Shelter?

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/08
· votar


lbergamim

é a SX SST 57

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmm, bate a squier california? Mas e quanto a squier standad? perde mto??

abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


lbergamim
Cara, as SX são uma coisa, as Shelters são outra coisa, embora ambas sejam da mesma fábrica e distribuídas no Brasil pela Habro Music.
Motoboy From Hell-SDMF
Não, as Squiers Standards são melhores sim. Mas o preço é bem maior também.
Abç

Icaro Camelo
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Essa SX bem regulada e bem equipada com bons captadores e hardware, não ficariam melhor que uma Squier Standard, já que a guitarra custa uns R$400,00 e os upgrades ficariam em torno de R$600,00 a R$800,00, haja vista que uma Squier Standard TODA original custa em média R$1100,00?

*Pensando em relação a madeira e shape "iguais" as Fender e com o pensamento de ficar "pra sempre" com a guitarra, não valeria a pena?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Icaro Camelo
Sim, mas eu não sou radical à este ponto. De certa forma eu concordo com vc.
Abç

GuitarHome
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara em relação a SST62 o que você me diz? Além da escala em maple e as tarraxas melhorzinhas existe mais alguma diferença?

Se sabe me dizer a diferença entre essas SST62 para as FST62 (que são as antigas, antes do proceso)!

obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


GuitarHome
Cara, é difícil estabelecer muito claramente as diferenças, pois, como todas as guitarras desta categoria, existem muitas variações individuais de qualidade.
No geral, a qualidade entre as SX SST62 e SX SST57 é semelhante. As FST62 tinham tarrachas piores e o corpo era mais leve, mas, no geral, equilibram-se com as versões atuais. Elas são mais valorizadas em função da "mão" de design original da Fender, só isso.
Abç

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu pelo review cara, apesar de não precisar de outra strato, achei esta muito bonita com esclara clara. Minha mão fica coçando...

Ainda bem que eu não tenho um centavo no banco e que o limite do meu cartão de credito está pior que o brasil nas olimpiadas, senão iria acabar fazendo uma besteira.... huehuehuehe

Binho_Johnson
Veterano
# ago/08
· votar


essa guitarra e simplesmente um mito, guitarra simplesmente maravilhosa , com grande potencial pra tunar e por preço de banana.

Binho_Johnson
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ela vem aterrada ou blindada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Binho_Johnson
Aterrada. Nem as Fenders americanas vem blindadas.
Abç

gualtersouza
Veterano
# ago/08 · Editado por: gualtersouza
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Saudações Bertola. Foi bem oportuno o seu review, pois acabei de adquirir uma SX SST'57 zero. A minha é preta e vou, além de suas sugestões, trocar o escudo para que ela fique totalmente preta, com os caps brancos (gosto desse visual). Gostei bastante do braço e serviu para ver diversos erros pontuais que incorri ao fazer o braço da minha Strato: o da SST57 é bem acessível, com trastes bem nivelados (mas não otimamente). Percebi também alguma aspereza nos trastes, mas nada que um luthier não possa solucionar.
Os caps, apesar de serem o ponto fraco, não são caps "Tabajara". Para mim, são equilibrados, sendo o da ponte o de maior brilho, sem ser abelhudo. As tarrachas são um item que eu trocaria, mas deve ser salientado que não perderam a afinação desde que chegaram... e eu testei "com força" por um bom tempo, para ver se haveria de mexer nisso agora.
Tenho uma pergunta, Bertola, não abri o escudo e nem vi como é por dentro... pensei em aproveitar que ela receberá a primeira regulagem de tensor (vou pôr cordas 0.11 para obter um timbre mais Strato). Vou blindar e trocar elementos da parte elétrica que sejam ~"Tabajara", pois isso não é tão caro e afeta bastante o som. Por exemplo, penso em passar os potenciômetros para CTS... ... o que você acha disso? Essa minha impressão de que vale a pena trocar esses elementos é correta ou a troca seria quase 6 por meia dúzia?
Se isso valer a pena, poderia indicar outros elementos que valham a pena ser substituídos?
Grato. Gualter

brunobergesch
Veterano
# ago/08
· votar


Qual a diferença entre aterramento e blindagem?

Muito bom o review Bertola!

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


gualtersouza
Cara, a troca dos pots por CTS é uma boa medida. A melhoría é sutil, mas perceptível. Eu trocaría também a chave e os captadores, colocando um bom jôgo de Stellfners Strators ou Sound?Malagoli Alnico Blues.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


brunobergesch
Blindagem é a "forração" da parte interna das cavidades do instrumento e a parte de trás do escudo com folha de cobre (bem fina) ou alumínio (da espessura de uma embalagem de pizza pronta ou "quentinha"), de modo a proporcionar o efeito elétrico "Gaiola de Faraday". Isto elimina em mais de 95% os ruídos e chiados.
Aterramento é só a ligação de um fio-terra à ponte do instrumento.
Abç

gualtersouza
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grato pela rapidez em responder (estamos "online").
Quanto à chave, você poderia sugerir alguma especificação / marca? Seria a CTS também?
Os caps que você indicou são equivalentes em som? Já tenho uns samples do Malagoli, mas os Stellfner eu não consegui. Como já disse em algum momento: gosto de Deep Purple e similares, Robben Ford e demais bluseiros, rockinhos dançáveis e jovem-guarda. Para esse tipo de música, qual das duas opções seria a mais adequada?

markolino
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
seria bem uma regra ter a guitarra blindada ?

devo mandar num luthier ou eu mesmo posso fazer?

esta SX 57 , voce acha superiores as Tagimas 735(sem ser especial)


abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


gualtersouza
Ou Gotoh ou Fender.
Creio que os Stellfners Strators Clean (braço e meio - este com polaridade invertida), e Soft (ponte) seriam uma boa pedida.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


markolino
Sim, as SX SST57 são `superiores às Tagimas 735.
Vocêr pode fazer, desde que tenha habilidade manual, capricho e os materiais necessários. Tem um tutorial no site da Pisotones (em espanhol "apantalhando una telecaster").
Abç

markolino
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok, obrigado e acho que vou ficar com o JB bertola..

abç !

thmenezes_RJ
Veterano
# ago/08
· votar


gualtersouza

Sonzinho q eu gravei com os Stellfners Strators e uma SST 62, um tempinho atrás... a parte clean ficou meio com som de mesa, pq n usei simulação de cab... mas o solo ficou cool. Na boa, na minha opinião, um dos timbres mais bonitos q eu já tirei...

http://www.acidplanet.com/artist.asp?PID=1071719&T=2092

Wrvieira
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Levei uma dessas no Sérgio Buccini aqui em SP recentemente para um set-up inicial e ele fez exatamente os mesmos comentários que vc. Impressionante! Até a questão das tarrachas (que não são ruins) e a parte elétrica (que é o ponto fraco mesmo).

Ele elogiou bastante a madeira ("mas que belo maple tem esse braço, hein?") e finalizou dizendo que eu, literalmente, fiz um "negócio da China" com essa guitarra pelo preço que paguei (R$ 380,00).

Eu particularmente gostei bastante. Depois do trabalho de nivelamento de trastes, ajustes e troca de cordas p/ 0.10, ficou excelente. Pretendo só fazer um upgrade na parte elétrica e colocar mais 2 molas no trêmolo e voi-lá! Uma guitarrinha bem honesta!

Obrigado pelo seu review!

R81
Veterano
# ago/08
· votar


Bertola e demais colegas,

pegando carona no tópico, alguém sebe indicar onde eu encontro strato SX pra vender na cidade do Rio de Janeiro? Tenho procurado, mas tá difícil pra encontrar...

Bigtransa
Veterano
# ago/08
· votar


R81
tinha na barramusic....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


R81
tinha na barramusic

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Wrvieira
O Grande Sérgio Buccini.
Devo muito dos meus parcos conhecimentos à este grande mestre luthier.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review da SX 57