Review da SX 57

Autor Mensagem
Slave of hell
Veterano
# ago/08 · Editado por: Slave of hell
· votar


um dos poucos caras que levo a sério em termos de teste de equip e guitarrs em geral é o Mauricio...ele é um cara que não pende para lado nenhum..ao contrário dos usuários que sempre puxam as sardinhas....o que o cara fala se escreve....pois é um profundo conhecedor dos assuntos deste fórum e não bastando,ainda constroe instrumentos lindíssimos como pode-se ver em sua página pessoal...aprendo mto com esse cara..temos mta sorte em tê-lo por "perto"...

OBRIGADO POR TUDO BERTOLA,ESPERO UM DIA PODER RETRIBUIR OQ TENS FEITO NÃO SÓ POR MIM...

pedrobrito
Veterano
# ago/08
· votar


Muito legal Bertola, obrigado. Se puder fazer review também de alguma Telecaster nessa faixa de preço mais ou menos que você considera bacana, também ia ser bem útil. Tenho interesse em pegar um Telecaster até o fim do ano, porém não quero gastar nem mil reais se possível. Aí penso em pegar alguma com boa madeira, e ir melhorando aos poucos. Vi uma Squier telecaster usada na Beggiato aqui em BH, achei legalzinha a guitarra. Acha uma compra interessente? Recomenda alguma melhor nessa faixa de preço ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


pedrobrito
Se for da série Standard, sim, pode pegar.
Slave of hell
Obrigado cara, tento fazer o que posso por todos aqui, pois quando eu era moleque, não havia sequer internet....
Abçs

gualtersouza
Veterano
# ago/08
· votar


thmenezes_RJ
Bom dia, Menezes. Grato pela ilustração. Venho tentando entrar no site da Stellfner, mas está travadão. Tem um menú sem resposta a comandos... acho que vou optar pela Malagoli mesmo. Desculpe por demorar a agradecer... fiquei uns dias sem poder acessar.

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelas dicas, parceiro.

Foukez
Veterano
# ago/08
· votar


Pra quem se interessou e quer comprar,ta aqui...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79564968-_JM

B.Neri
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelo Review, mas gostaria de sugar um pouco mais (se nao for incômodo).
Estou pensando em adiquirir uma guitarra dessa ou uma FST 62. Mas irei trocar os captadores por um set de Fender Custom Shop 69. Irei aproveitar a oportunidade de um amigo meu ir aos USA e comprar esses caps pra mim (eles estão saindo por $190 na musicians friend, são captadores ao meu gosto, top de linha e por aki iria gastar 500 reais só com eles. São caps para ficar comigo por um bom tempo, então realmente tenho que aproveitar).
Me diga meu caro Bertola, para fazer com que essa guitarra ficasse com um timbre melhor, além dos caps eu teria que trocar os pots. Mas não sei por quais... Alguma recomendação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


B.Neri
O ideal seria trocar toda a parte elétrica, colocando pots CTS tipo "no load" e chave de 5 posições Fender ou Gotoh.
De fato, se vc vai comprar os capts nos EUA, justifica-se o preço e a relação custo-benefício é mantida. Caso contrário, não valería à pena.
Abç

Zero Zen
Veterano
# ago/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que captação barata você recomendaria para uma guitarra destas.

Singles stacks como Stellfner, Spirit, K. Armstrong, Sérgio Rosar ?

Qual destes é o melhor para evitar ruídos?

Ou seria mais interessante colocar um Trio Fender Tex Mex?

É para usar com alguma distorção/drive !

Saudações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


Zero Zen
Recomendo os Stelfners Neodymium, trocando os pots para 500K.
Vai ficar excelente.
Abç

jigo__
Veterano
# ago/08
· votar


q tipo de corda vcs aconselham eu botar nessa guita???
0.9; 0;10????????????????????
eu axo q 0.10 grossa d++ tras mta diferença do som de uma pra otra???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


jigo__
0.9 JAMAIS!
O mínimo para um timbre adequado, boa sustentação e durabilidade é 0.10. Sim, a diferença é grande.
Abç

R81
Veterano
# ago/08
· votar


010. Ou 011.
A propósito, esses dias eu peguei uma stt62 antiga por 360 reais (usada), que já veio com tarraxas condor com trava. Guitarrinha MUITO BOA!

q tipo de corda vcs aconselham eu botar nessa guita???
0.9; 0;10????????????????????
eu axo q 0.10 grossa d++ tras mta diferença do som de uma pra otra???


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/08
· votar


R81
Sinceramente eu prefiro mesmo é o 0.11.
Abç

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E os Spirit que são stacks mais baratos ? São ruins ? Quais os Pots que eles exigiriam, 250 ou 500 k ?

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
Sinceramente eu acho os Stellfner melhores.
Se vc for colocar os 3, sempre de 500K. 250K, só se vc for colocar só na ponte.
Abç

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valew !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
De nada cara!
Abç

gualtersouza
Veterano
# set/08 · Editado por: gualtersouza
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Salve, Bertola.
Fui pegar a SST57 no luthier e quando cheguei, o braço ainda não havia sido montado. Ao analisar o corpo, pude ver que a cor da madeira é bem clara. A pintura é preta, mas na face lateral de contato do braço com o corpo não havia pintura. Como troquei o escudo e ele tinha um excesso de material, o luthier foi tirar um pouco e pude ver de perto o corpo. Não conheço a cor do alder "crú", mas perguntei ao luthier e ele disse que mais parecia basswood. Disse porém que, como o material vem da China, poderia ser um equivalente do alder...
Eu gostei do som dela, mas ficou a dúvida se comprei exatamente o enunciado.
Pergunto: você teve a oportunidade de confirmar se era realmente alder? Eu tirei uma foto, mas deixei a máquina em casa e se te interessar ver para poder responder, posso upar no imageshack amanhã....

Outra pergunta: você indicou usar o cap do meio com a polaridade invertida. Qual é o efeito/objetivo dessa inversão? Por curiosidade, se o luthier fizer a montagem sem considerar isso, qual seria o efeito?
Grato.

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


gualtersouza

Normalmente os Pickups do meio tem enrolamento reverso (reverse wound) e são montados com polaridade invertida para que haja cancelamento de ruídos nas posições 2 e 4 (Bridge + Middle e Middle+Neck pickups).

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


gualtersouza
O Alder, que é mais "figurado" tem uma coloração muito próxima ao basswood (que é mais claro). Há também uma madeira asiática denominada Sen, cujas características timbrísticas é bem próxima ao ash e ao alder. Na verdade, e no meu entender, isso importa pouco.
Se o captador do meio não tiver a polaridade invertida, ao se ligar as posições 2 e 4 (2 capts juntos), o resultado será um som fora-de-fase ("fino" e com pouca sustentação).
Abç

gualtersouza
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen
Grato pela informação, parceiro.

Mauricio Luiz Bertola
Ok. Então está claro, porque ele elogiou o som dela, durante o teste dela e não fazia sentido ser basswood...
Grato.

Zero Zen
Veterano
# set/08
· votar


gualtersouza

Ok. Então está claro, porque ele elogiou o som dela, durante o teste dela e não fazia sentido ser basswood...
Grato.


Basswood ? O fato de uma guitarra ser feita de basswood não condena o seu timbre.

Existem diversos instrumentos "Top Quality" que usam basswood. BC. Rich, Music Man, Fender e muitos outros fabricantes de renome usam basswood, inclusive em modelos caros.

É um material excelente, que quando combinado com a captação adequada ao gosto do freguês, produz excelentes resultados.

T+.

gualtersouza
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen

Ok, estou de acordo. Não descrevi corretamente o que ele disse. Quando ele comentou sobre o som da guitarra (enquanto a tocava), falou justamente do som estalado mais próprio das stratos, dizendo que aquela madeira soava mais como strato (alder) do que a basswood, que segundo ele não tem esse timbre. Ele também confirmou o que o Bertola disse a respeito dos caps ..."precisam ser mudados para um timbre mais gordo"... e que a parte elétrica "tem muito o que melhorar... está bem básica".

Mas você fez bem em colocar isso, pois minha afirmativa pode confundir alguém.
Abç

Ant--
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen

Ok, estou de acordo. Não descrevi corretamente o que ele disse. Quando ele comentou sobre o som da guitarra (enquanto a tocava), falou justamente do som estalado mais próprio das stratos, dizendo que aquela madeira soava mais como strato (alder) do que a basswood, que segundo ele não tem esse timbre. Ele também confirmou o que o Bertola disse a respeito dos caps ..."precisam ser mudados para um timbre mais gordo"... e que a parte elétrica "tem muito o que melhorar... está bem básica".

Mas você fez bem em colocar isso, pois minha afirmativa pode confundir alguém.
Abç


Eu tenho uma Southern Cross de 1992, corpo peça-única de cedro (eu antes pensava que era de Mogno, por ser uma madeira bem similar. Só recentemente soube que é cedro) e o som dela é bem característico da Strato. Muito Fender, aliás.
Então acho que esse negócio de madeira não deve influir taaaanto... desde que seja madeira boa e sem ter nenhuma característica exótica.
Até porque ainda não vi duas guitarras soarem exatamente iguais. Mesmo que sejam modelos idênticos, algo faz o som de uma ser ligeiramente diferente (mais/menos encorpado, mais/menos estalado e por aí afora).

Ant

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Ant--
Influi até certo ponto sim. Por exemplo, a sua Southern Cross tem potenciômetros de 500K ao invés de 250K como nas stratos de corpos confeccionados em madeiras menos densas.
Abç

Ant--
Veterano
# set/08
· votar


Ant--
Influi até certo ponto sim. Por exemplo, a sua Southern Cross tem potenciômetros de 500K ao invés de 250K como nas stratos de corpos confeccionados em madeiras menos densas.
Abç


Ah tá. Não sabia desse detalhe. Foi feita assim de propósito para compensar a densidade do Cedro?
A verdade é que ela é realmente densa, pois pesa pra caramba. Quando pego uma Les Paul, normalmente taxada de pesada, nem sinto diferença. Quando pego outras stratos, sim, acho-as mais leves.
Mas o timbre da SC é apaixonante. Ainda não consegui substituir minha "preciosa".

Ant

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Tagima 635 Handmade... É bem antiga, comprei direto com o Tagima.

Qual melhor, essa Shelter, ou minha 635? Pois pelo preço, estou pensando em negociar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Ant--
Exato. Sua Southern Cross é uma boa guitarra.
Vinicius Nogueira
Fique com sua 635.
Abç

Echo Delta
Veterano
# set/08
· votar


Zero Zen

"Que captação barata você recomendaria para uma guitarra destas.
Singles stacks como Stellfner, Spirit, K. Armstrong, Sérgio Rosar ?
Qual destes é o melhor para evitar ruídos?
Ou seria mais interessante colocar um Trio Fender Tex Mex?
É para usar com alguma distorção/drive !"


Quantas dúvidas Zen... heheheh

Tá pretendendo colocar uns Stelfner na tua Fender Custom Shop?


Mauricio Luiz Bertola

Inspirado pelo teu review, fiz um teste com uma dessas SX57 Vintage, espetando direto em um valvulado e comparando com uma Fender Mex...

Para minha surprêsa, adorei a gtrrinha... gostei de tudo... uma belezura de R$400,00 (c/bag!)... deve sair da China por bem menos de U$100 !!!!!

Enfim, méritos da escravidão chinesa...

thmenezes_RJ
Veterano
# set/08
· votar


Echo Delta
deve sair da China por bem menos de U$100 !!!!!

Não sei se ainda tem, mas tinha no site da Amazon.com americana um kit da SST 57 + palhetas + correia + cabo + bag por U$ 99,00

ou seja, deve sair da China por menos de U$ 50,00...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review da SX 57