Timbre com chorus - Usar ou não usar?

Autor Mensagem
tomatinho
Veterano
# mai/08
· votar


distorçao com chorus eh zakk wylde total hehe :D

eu gosto, e achei que ficou mais legal com chorus

eu costumo usar também... em algumas situações!

falooou!

Zero Zen
Veterano
# mai/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Claro que ouvi. Como afirmei, prefiro sons distorcidos "limpos". (Se é que isso é possível) heheheheheh

Seja de drive excessivo, seja de ondas, muito embora disponha de equipamentos para uso Chorus, Flanger, Phaser, Vibrato, Tremolo, etc..

Não é muito a minha praia. O Drive, por si só é um universo fabuloso para conhecer e usar bem. Acrescente a isso o Reverb e o Delay e verá que é muita coisa para escolher e optar.

Mas reconheço a validade da adição do Chorus para turbinar a ambiência ou para dar a impressão de que é mais de uma guitarra.

Respondendo mais claramente sua dúvida, posso dizer que prefiro Saturação sem Chorus.

Não creio que o "sample" postado sofra de algum exagero em matéria de Chorus, mas para um timbre básico, permanente, acho que o efeito poderia ser mais sutil.

Tudo isso, evidentemente, são preferências pessoais.

Até mais.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Um som com chorus mais contido:

Sonzinho com chorus moderado

Analisem.

tomatinho
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar


The file is suspected of illegal or copyrighted content. Please contact link publisher or
use our search engine to find a file or folder:

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


tomatinho

Arrumado.

JC_Junior
Veterano
# mai/08
· votar


um timbre lindo de distorção com chorus que eu já ouvi foi do guitarrista do the police do show deles no brasil!

tinha um chorus muito bem aplicado ali.... era quase hipnótico!!! euheuehe

e olha que eu não sou fã de som de strato, mas aquela ali......

Zeraus
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Eu achei que a intenção do chorus na trilha hi-gain pode dar um bom resultado, mas tem que ser um pouco menos pronunciado. Daí ficará perfeito! Não que a faixa esteja ruim, é que para o meu gosto o chorus em metal tem que ser bem discreto mesmo. Outro lance legal é usar um delay curtíssimo, quase que uma reverberação. Da um peso a mais.
Inclusive eu devo trocar o meu pedal de chorus para um que possua controle de intensidade (mix), justamente para dar poder dar apenas uma pitada de chorus em algumas distorções.

O solo ficou melhor sem o chorus.

Só de curioso, vc esta usando distorção e chorus digitais, não?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Zeraus

Só o chorus... o restante é tudo analógico.

O delay curto já tem.

Ouça o som que postei logo acima com um chorus moderado.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


No primeiro post coloquei um teste de timbre novo com chorus bem moderado... apenas diminui o depth como recomendado e deixei um delay curto.

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

O Sample do post das 19/May/08 20:09 ficou bem mais sutil.

Melhor para os meus ouvidos.

Uma pergunta: A compressão vem toda do Pro-Drive ou você adiciona alguma coisa no PC ?

Pergunto isso para conhecer as características do Pro Drive, pois as palhetadas são bem perceptíveis. Você está usando o "gain" no talo ?

T +.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Zero Zen

A compressão vem do Prodrive e do Bulldog... o gain está em 13 horas. Só adiciono o chorus e o delay no PC. Acho que a palhetada fica na cara pq eu desço o barço e pq uso Dunlop Big Stubby 3.0mm

Zero Zen
Veterano
# mai/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Este Bulldog não é o simulador de caixas ao qual você se referiu em um tópico anterior ?

Ele tem parâmetros que possam ser regulados ou é simplesmente um "cut" de determinadas freqüências, aquelas que os falantes matam ?

Quais os parâmetros do Bulldog ?

Ele comprime o som ?

A compressão vem do Prodrive e do Bulldog... o gain está em 13 horas

13 horas ? O relógio só tem doze. heheh.

Você quer dizer 1 hora ? Certo ?

T +.

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

O Sonzinho com chorus moderado q vc postou está muito bom, com certeza.

Timbrar higain sem microfonar é uma tarefa MUITO ingrata. É um desafio e tanto... (eu já tentei e desisti).

Volta e meia eu cruzo com "samplerzinhos" de higain REALMENTE BONS, mas estas pequenas demos não costumam expor a coisa toda... geralmentte é um riff na parte de cima do braço com eventual uso das primas na região intermediária...

Dificilmente essas demos escancaram a coisa toda (partes rápidas e lentas em toda a extensão da escala, com riffs, arpejos e dedilhados em diferentes dinâmicas). Os teus samplers costumam ser bem + honestos, permitindo uma "radiografia", ou como diria Jeff Beck, uma "necrópsia" do timbre. E essa necrópsia revela q teus "objetivos timbrísticos" não são poucos e nem fáceis... Emfim, um desafio e tanto.

Alguns dos teus samplers, me fazem lembrar do Robert Fripp do álbum Live USA e da época em q ele fazia dupla com o Adrian Belew (Discipline, Beat e Three Of A Perfect Pair). Adrian Belew, aliás, q usava montanhas de chorus sem qualquer sutileza, soando absurdamente moderno, particular e genial...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


13 horas ? O relógio só tem doze. heheh.

Ué. E se for 1 hora da manhã e 13 horas da tarde? Hehehehehehehehehe...

O cara que fez o Bulldog (o pedal possui Level e Gain) me disse que o Gain dá uma certa compressão sim. Há um esquema dele na internet para que todos possam montar em casa desde que manje de eletrônica. O pedal simula as freqüências (passa-baixa) de um gabinete 4x12.

Echo Delta

Belew é gênio.

Cara, eu optei por pedal analógico exatamente para não soar digital de forma alguma e funciona - por isso preferi um pedal simulador de gabinete do que os plugins que fazem a mesma coisa - uso apenas o chorus e o delay no micro. Por enquanto estou usando apenas os efeitos dos softwares pois acostumei muito com POD 2.0 e similares e me desfiz dos pedais que tinha... agora estou montando tudo novamente, inclusive devo pegar um bom amp em breve.

Mas te digo uma coisa, haja paciência para ficar timbrando... horas perdidas dormindo tarde... mas quando você consegue algo bacana vem a satisfação. Eu exploro com cap da ponte, braço... enfim, testo o timbre de todas as formas e maneiras possíveis. O bacana é ter um timbre coringa para todas as ocasiões.

Hoje existem plugins bacanas como o Antares Mic Modeler que simula microfones... desde Shure SM57 até uns mais invocados... e o grande detalhe é que você consegue a angulação do mic tb além de um controle de vávula e outro de volume.

Abraço...

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Chorus tem que ser bem sutil mesmo, muito chorus deixa o som embolado, acho que por isso que eu nao curto muito o som do Tiago sozinho no Charlie Brown Jr. o cara enxarca de chorus no hi-gain....

Zero Zen
Veterano
# mai/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

O Pro Drive já é pouco modesto em matéria de saturação e compressão. Acresça a isso a compressão do Bulldog...

Isso explica o destaque das palhetadas. hehehe

Eu julgava que o pedal Bulldog fosse apenas um filtro de freqüências, como alguns D.I. Boxes possuem.

Você já comparou ele com algum D.I.Box ? Qual ?

Valeu !

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen

É a mesma coisa do DI Box da Beringher que custa muito caro a meu ver... sendo que eu paguei menos da metade no Bulldog.

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen

Para ajudar no sustain, vai ter q comprimir... não tem escapatória... por hard cliping de diodo ou via "zero & um" de plugin.

É claro q um quarteto de EL34 no talo é o ideal...

Timbrar higain é phoda... ainda + no estilo shredding, pois é necessário fazer um pá de concessões q dificultam as coisas: ação baixa, pontes flutuantes e locknuts, drives q aumentam os ruídos indesejáveis, etc... e não dá prá disfarçar muito, pois nestes estilos de rock, as mix/master deixam as guitarras bem na frente.

Dá prá "contornar" alguns obstáculos, por exemplo, usando cordas de maior calibre. Tb dá para sacrificar um pouco da tocabilidade usando ação + alta (vide YJM). Outra medida é regular a altura dos caps com um pouco + distantes do q o normal, o q reduz um pouco o ataque de palheta e causa uma leve perda de definição e punch, mas favorece a maciez geral do timbre, deixando-o + médio e com + sustain, pois as cordas tb vibram por + tempo, sofrendo menos com a influência nefasta dos magnetos.

É uma equação complicada...

Zero Zen
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Acho que não.

O G100 Ultra da Behringer não possui controles tais como pots.

Apenas uma tecla, para adequar as freqüências, simulando a resposta de caixas de alto-falantes. Não há controle de nível de entrada e de ganho.

Ele casa as impedâncias, ou seja, o que entra no input High Z para alta impedância) sai transformado para Low Z (baixa impedância), seja por um plug P10 desbalanceado ou para uma Coneção XLR balanceada.

Você pode apenas optar por acionar a tecla e cortar determinadas freqüências pré-estabelecidas.

Pode ser que o resultado seja semelhante, mas acho que o funcionamento é bem distinto.

Bem, é como dizem, há mais de uma maneira de esfolar um gato. hehhhehe.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen

A funcionalidade é a mesma... digamos até que estou em vantagem por ter os controles.

Eu acredito que a minha audiophille 2496 já case as impedâncias... uso pre-amp de teimoso mas não precisa.

nettoroses
Veterano
# mai/08
· votar


em relação aos sons com chorus achei melhor o último, mas acho que ainda tá grave, eu particulamente só curto distorção com chorus nos riffs, não curto muito nos solos, e ainda mais tu usando esses plugins, não curti muito os chorus em si não(pelo o menos esse não)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


nettoroses

Lobichomen... hehehehehehehe... quase não percebe-se o chorus.

nettoroses
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
eu sei, mas dá pra perceber, preferi sem

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


nettoroses

Achou grave? Você está ouvindo aonde?

nettoroses
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

caixinhas de pc, provalvemente podem ser elas, pq naquela jam acharam meu timbre agudo e pra mim tava normal, acho que por causa da caixa que é abafada e tive que sapecar agudos

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


nettoroses

Acredito que sim. Uso uns fones AKG-55 aqui e fica na medida... compre um quando puder, não é muito caro e vai te ajudar bastante.

nettoroses
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
To ligado velho

oiio
Veterano
# mai/08
· votar


nao ouvi.
mas eu gosto bastante, uso quase sempre :)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


oiio

Ouça lá zoiio.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

opa, uma vez eu fiz uma distorção com um chorus básico, pra ver se chegava perto de um timbre tipo deftones, eu gostei, mas foi bem de leve, senão o timbre fica muito "torto"

mas acho que com o tempo acaba enjoando...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre com chorus - Usar ou não usar?