Timbre com chorus - Usar ou não usar?

Autor Mensagem
Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar


Pessoal,

Esse dias testando uns timbres aqui resolvi jogar um chorus bem discreto e percebi que o som ficou mais cheio. Muitos não curtem... gostaria da opinião de vocês... esse é um efeito meio "bandido" na minha opinião.

Com chorus:
http://www.4shared.com/file/48115609/5aec0cd9/Timbre_Stereo_Chorus_550 x1.html

Sem chorus:
http://www.4shared.com/file/48115872/88e16e9c/Timbre_Stereo_550x2.html

Com chorus mais moderado:
http://www.4shared.com/file/48224590/893cde76/Timbre_Stereo_Chorus_CC_ 5502x-01.html?dirPwdVerified=7dfa5174

Esses eu acho que ficaram com uma sobrinha de graves, um pouco abafados, mas já ajustei.

Obs.: Como estou falando mais do timbre em si não coloquei em pedais e pedaleiras.

Jio-kun
Veterano
# mai/08
· votar


Eu uso e curto muito usar um 'choruszinho' na distorção também.

Fica beeem legal e mais encorpado.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Eu uso ao vivo, para algumas músicas apenas. Uso tb um som com flanger pra alguns leads, tipo qd toco comfortably numb e hotel california. Geralmente eu deixo os timbres de base q tem chorus, com o chorus apenas em 15% a 30% do Mix final, só pra dar uma encorpada, sem ficar aparente o som do efeito, apenas pra dar aquela impressão de 2 guitarras tocando um riffão; tipo pra imitar as gravações de alguns guitarristas q fazem uma "parede" de som gravando a mesma coisa váris vezes. Qd chegar em casa vou ouvir ehhehe.

mrParábolas
Veterano
# mai/08
· votar


Qualquer efeito bem aplicado é bom.. Quem usa chorus com excelência é o Lulu Santos!!! e vale também lembrar do chorus de Come as you are do Nirvana!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Esse dias testando uns timbres aqui resolvi jogar um chorus bem discreto e percebi que o som ficou mais cheio. Muitos não curtem... gostaria da opinião de vocês... esse é um efeito meio "bandido" na minha opinião.
Sim fica muito louco ... Para usar chorus com distorção costumo regular o chorus com bastante Depth e pouco Speed (ou rate) ... Fica animal ...

DENNYSRENGIER
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
o chorus para mim é como "coentro" para o nordestino, não pode faltar, uso pouco em algumas musicas, muito em outras, na guitarra, no violão, etc... pois como voçê comentou dá uma encorpada no som, fica um som mais "digestivo" para quem ouve... para mim esta é a impressão que sinto ao usar o chorus.
Abraços;
Dennys

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Obrigado pelas opiniões.

E no som que postei? Ficou bom? Joguei um chorus discreto em um dos lados.

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é cara, como o amigo ali falou, um exemplo de quem usa o Chorus com maestria é o Lulu Santos, o cara tem timbres FODAS!
Eu particularmente adoro usar nos sons, o pessoal da banda sempre reclama que isso é coisa passada, não é moderno e etc, mas eu continuo usando pois acho muito bom xD

Lak Lak
Veterano
# mai/08
· votar


hey man, gostei mais do COM chorus!

parece q o som ta mais cheinho e mais vivo, bem legal

abçs

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Sparkle
mrParábolas

Obrigado mas Lulu Santos não serve como parâmetro para sons mais hi-gain.

Abraço...

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
cara, eu nao escutei, mais tarde eu ouço.
Lulu Santos usa com esperteza mesmo, mas exemplo hi-gain é o Zacarias (Zakk Wylde)

GUGALOO
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Cara, eu particularmente não curto muito, acho q sem o chorus fica mais rock. Tento usar o chorus, mas não gosto do resultado, sei q tbm não estou sabendo regular, mas acabei decidindo q não gosto mesmo, prefiro o som mais cru mesmo, timbre de valvula, tanto no clean quanto no drive. No clean eu curto usar um compressor pra dar mais punch.

Echo Delta
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
... gostaria da opinião de vocês... esse é um efeito meio "bandido" na minha opinião.

Exatamente... prá tirar o "melhor" do chorus, tem q mudar a EQ... Um Chorus legal, tinha q incluir controles de graves, médios e agudos, no mínimo.... hehehehhe

Mas para a tua pegada, + rocker/higain, o phaser pode ser uma boa... Algo na linha do EVH.

sobrevivente
Veterano
# mai/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


Particulamente eu uso chorus somente para timbres mais clean.
Para distorção eu não curto muito...

Ouvi os dois áudios e até que achei interessante o chorus na base, realmente deixa o som mais encorpado e com mais peso.
Mas no solo preferi sem chorus.

EduJazz
Veterano
# mai/08
· votar


Eu uso MUITO.

Principalmente ao vivo... banda com 1 guitar só... o som fica mais cheio... n dispenso meu Supervibe!

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Gostei do timbre com chorus. Não ficou ruim.
Apesar que eu achei que sobrou um pouco de graves, mas nada que estragasse o timbre.

Eu gosto de usar chorus com drives mais leves, e não tão hi-gain. Algo mais na praia med-gain (Rush), fica bem legal.

Mas para usar com hi-gain, tem que ser um chorus não muito pronunciado, e com speed não muito alto, senão fica extremamente brega na minha opinião.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Gasoline

Esse ficou muito pronunciado?

Obrigado a todos que estão comentando... opiniões bem divergentes.

blima
Veterano
# mai/08
· votar


ficou muito melhor sem..

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


ficou bom sim a gravação com chorus. como disseram bastar saber quando e como usar, pq bom fica sim! e tbm como disseram de preferencia nao use com mto speed.
Qual o pedal que vc usou?
Slash usa chorus tbm

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Slash usa chorus tbm

Vixe, nunca mais usarei chorus!!! Hehehehehehehehehe...

Não usei pedal, peguei o chorus do Amplitube 2... a única coisa digital usada na gravação.

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Para o meu gosto, um pouco sim.
Eu diminuiria o depth um pouco.

Eu gosto de chorus BEM sutil, em distorções mais hi-gain.

Quando menor o ganho, mas "abusivo" dá para ser com as regulagens.
Claro, na minha opinião.

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
vc pediu guitarrista hi-gain q usassem chorus, eu o considero um otimo guitarrista, tanto sobreo, bebado, chapado, um otimo guitarrista.

edalko
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é cara, como o amigo ali falou, um exemplo de quem usa o Chorus com maestria é o Lulu Santos, o cara tem timbres FODAS!

Se bem que na GuitarPlayer ele falou que nem ele, nem mais ninguém aguenta mais aquele som de chorus dos anos 80/90.

Agora ele estaria adepto mais do som sem modulação...

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


edalko
isso foi provavelmente depois da gravação do Ao Vivo MTV já que no Ao vivo tinha tp 3 guitas com chorus e tals UAEHuAHEuAHEuhAEU
eu li essa entrevista tbm, em q ele diz q depois do ao vivo ele reformulou a banda dele, e deixou ele e mais uma guita (nao me lembro se tinha essa guita extra ou se era so ele mm) e deu uma simplificada nos equipamentos e arranjos pra soar mais cru, e com mais destaque

muka gibson
Veterano
# mai/08
· votar


cara

os dois ficaram muito lokos!!

mas prefiro o sem chorus!!

Zero Zen
Veterano
# mai/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

O Chorus sempre foi um elemento importante no timbre de alguns guitarristas, por exemplo o Carlos Cavazo do Quiet Riot. Ele usava sempre.

Jake E. Lee também, embora preferisse o Flanger com Ozzy no Bark Of The Moon. Nos discos solo dele e no Badlands, a presença do Chorus é mais sentida.

Acho que muitos efeitos não combinam com saturações fortes. Quando se trata de definir um timbre básico, fica um tanto enjoativo.

Além disso, Chorus e Flanger se destacam mais nas freqüências agudas, que devem ser evitadas em timbre high-gain, para se manter a colméia fechada.

Porém, adicionar Chorus bem sutil para dar uma impressão de ambiência pode ser um artifício interessante. Especialmente num drive comedido.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Zero Zen

Ouviu os sons acima?

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Ótimo exemplo de som High Gain com Chorus
http://www.youtube.com/watch?v=zKQI84ldmYk

Guardião Washburn
Veterano
# mai/08
· votar


chorus, reverb, distorção e delay comandam! não podem faltar no set.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Cara, para usar com distorção pesada, o chorus tem que ser bem sutíl mesmo.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre com chorus - Usar ou não usar?