Distorção e compressor na gravação

    Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # mar/08


    Pessoal, por favor

    Se numa gravação eu usar uma distorção forte e depois eu quiser colocar na mixagem um compressor a será que o som ficará muito poluído??? Haverá perda de definição das notas??? Ou o som ficará mais nítido????

    A idéia é deixar o som pesado e não poluído....

    Obrigado

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Lasanha
    A idéia é deixar o som pesado e não poluído....
    O compressor não tem nada a ver com isso ... O que vc pode fazer é equalizar para melhorar, mas compressor não é o caso de se usar ...

    Lasanha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Então, só que a impressão que tenho é que o compressor aumenta a "presença da guitarra"... A minha preocupação é se essa "presença" maior da guitarra não irá ficar excessiva em caso de se usar distorção exagerada.....

    Tipo, quero saber se não é o caso de reduzir a distorção e aumentar o compressor, saca????

    Obrigado

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Lasanha
    Então, só que a impressão que tenho é que o compressor aumenta a "presença da guitarra"...

    O Compressor foi criado para controlar os picos de sinais e sinais baixos dando a ambos a mesma amplitude (volume) em gravações profissionais. Os sinais elevados são reduzidos e os baixos são elevados, gerando um som com menos variação de dinâmica, mais constante e com mais sustain.
    Pode também ser usado como Boost de pré ou de pós em Distorções e Drives, saturando mais o efeito no caso de pré ou aumentando o volume no caso de pós.

    Ou seja, a presença que vc fala é que o compressor iguala todos os volumes da sua gravação e pode até aumentar o volume conforme for regulado ... No seu texto vc falou sobre dar mais peso, o que não tem nada a ver com compressor.

    De uma lida no link abaixo que fala sobre compressores e outros efeitos:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Lasanha

    Se vc quer mais "peso", pode tentar regular melhor, como disse o Fernando de almeida, ou usar um pedal de booster.

    ophius
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    melhor que um compressor seria a adição de um pedal de distorção/overdrive de qualidade.


    :)

    diego gr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Talvez eu esteja enganado, mas evito usar compressor pra evidenciar a dinâmica da palhetada,
    muito tri tocar uma nota num solo mais forte que as outras, dá um efeito legal, que com compressor não sairia tão evidente.
    Prefiro evitar ruídos abafando as cordas com as mãos, por mais trabalhoso que isso seja.

    pedrobrito
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Compressor as vezes da um resultado até legal... mas o foda é que mata a dinâmica do seu som, e isso eu não abro mão.

    diego gr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    E muitas vezes os ruídos viram um "charme" no som, uma coisa q ninguém consegue imitar por que nao tem a mesma pegada que você.

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lasanha
    Além do uso convencional do compressor como boost ou como nivelador do som durante a gravação, os compressores são usados na fase de masterização, e alguns permitem a melhora incrível do som.

    O resultado pode ser excelente, dependendo do plugin usado e de quem está usando.

    Procure gravar a distorção sem reverb ou delay, deixando isso para a fase de tratamento da guitarra, assim você pode "testar" as ambientações quantas vezes quiser.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distorção e compressor na gravação