[Distorção Pesada] O que faria mais diferença na definição da distorção?

    Autor Mensagem
    Narbengesicht
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Narbengesicht


    Tenho guitarra a 6 meses, mas devido a motivos de estudo de trabalho so passei 4 realmente praticando. Acho que nesses 6 meses(que passei grande parte sem o computador, que era meu estúdio, minha pedaleira e meu professor) aprendi mais sobre luteraria do que sobre musica em si. :D
    Bom, o instituto em que eu estudo entrou em greve e terminei um projeto que estava tomando grande parte do meu tempo, então mês passado peguei uma Cort X-2 2005 usada para voltar a me dedicar aos estudos e exercícios.
    A unica coisa que no momento esta me incomodando e que a distorção embola muito fácil, não da nem para brincar com o ganho direito, entao queria saber, das possibilidades de upgrade, qual me dariam uma clareza maior na definição da distorção.
    Um amp no momento seria um gasto desnecessário, já que só pretendo estudar e gravar uns demos amadores em casa ou levar a guitarra para a casa de amigos que já tem todo o equipamento, e os fones/monitores que tenho em casa já quebram um galho nos simuladores.
    No momento estou em duvida entre pegar uma Digitech RP255, que alem de servir de interface usb(eliminando o problema do mau-contato e da definição de tocar pelo line in) ainda empurraria as dists do guitar-rig, ou usar o mesmo dinheiro(500~550 reais) para comprar um set de captadores de qualidade(EMG, Seymour Duncan, ou talv ez um gibson para a ponte), mesmo que sejam usados.
    Aqui dois samples brutos feitos pelo line in com ganho alto para demonstrar o que estou falando.
    PS:Desculpem a falta de acentuação em algumas partes, estou escrevendo do notebook.
    PS2: Se algum trecho estiver resumido era para não ficar muito grande na hora de upar o arquivo. Gravei só para vocês terem uma ideia de como esta o som.
    PS3: E existe claro, a terceira opção, que seria trocar so o captador da ponte e tentr pegar uma pedaleira básica com usb(g1 usb), ai seriam duas soluções meia boca.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Narbengesicht
    Cara, isso é questão de regulagem e execução mesmo, mais execução do que qualquer outra coisa. Acho que o fato de tá embolando é mais por causa da execução do que pelo timbre em si. Tenta tocar abafando as cordas que tu não tá usando, com mais firmeza, parece que tua pegada tá fraca. Tu toca há pouco tempo, logo, isso é perfeitamente normal.

    Teu timbre até que não tá ruim, mas dá pra melhorar, apesar disso ser opinião pessoal.

    Sobre investir em equipamento, tá cara essa RP255. Tem por menos que isso e da mesma qualidade (quem sabe até melhor) a Zoom G2.1nu.
    Acho que investir em captadores seria jogar dinheiro fora, essa Cort tem captadores legaizinhos.

    Compra uma pedaleira pra usar como interface e aprender mais sobre efeitos também, mas o principal é praticar. Praticar, estudar, praticar e estudar. Ah, e tocar, hahaha!

    Abraços!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Narbengesicht
    Quatro dicas que te dou, amigo....

    A primeira delas... Sempre que for timbrar alguma coisa em VST, sempre se imagine como se estivesse mexendo em equipamentos reais. Desde a dosagem do ganho, EQ, escolha do amp simulado, caixa e etc; cada itemzinho da sua cadeia no VST, dê uma atenção a ele como se estivesse mexendo em equipamentos reais, a lógica para um bom timbre é a mesma em ambos...

    A segunda dica... Para um bom som de alto ganho, o ideal é usam amps que tenham essa característica, ao inves de talvez usar um amp de menor ganho + pedais de distorção. Isso é regra? De forma alguma! Mas nos VSTs, funciona melhor assim...

    Terceira dica... Caso vc já esteja usando um amp hi gain, experimente usar uma simulação de tube screamer antes, com level da metade pra cima, ganho no minimo ou quase minimo, e o tone de acordo com sua necessidade e gosto.

    E quarta e ultima dica... Experimenta o Amplitube... na minha opinião dá de 10 a zero no Guitar Rig, conforme esse tópico do amigo R. Carvalho ilustra muito bem. Esse pode ser um fator bem significante na falta de definição do seu som...

    No mais, um timbre pesado definido depende tanto, ou mais até, da sua execução do que da timbragem em si... boa sorte! Abcs!

    Renato F
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    O que faria mais diferença na definição da distorção?

    A quantidade de ganho. Mais ganho = menos definição.

    guilherme182
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Narbengesicht

    Acho que antes de pensar em dar um upgrade no seu equipamento, seria bacana você dar um upgrade na sua dinâmica e execução também, por que dos samples que você mandou, o que você toca Arctic Monkeys tá com o timbre bem legal até, só falta você enquanto toca acentuar um pouco mais algumas notas, e abafar um pouco mais outras, e mesmo abafando, tocar sempre com uma pegada bem forte, que é o principal pro seu timbre distorcido sair bacana. Abraço (:

    Narbengesicht
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Narbengesicht
    · votar


    Acho que investir em captadores seria jogar dinheiro fora, essa Cort tem captadores legaizinhos.

    To em love com o braco dessa guitarra, muito confortável.

    E quarta e ultima dica... Experimenta o Amplitube... na minha opinião dá de 10 a zero no Guitar Rig, conforme esse tópico do amigo R. Carvalho ilustra muito bem. Esse pode ser um fator bem significante na falta de definição do seu som...
    Vi o vídeo, testei o Amplitube e a diferença realmente e perceptível.

    Acho que antes de pensar em dar um upgrade no seu equipamento, seria bacana você dar um upgrade na sua dinâmica e execução também, por que dos samples que você mandou, o que você toca Arctic Monkeys tá com o timbre bem legal até, só falta você enquanto toca acentuar um pouco mais algumas notas, e abafar um pouco mais outras, e mesmo abafando, tocar sempre com uma pegada bem forte, que é o principal pro seu timbre distorcido sair bacana. Abraço (:


    Obrigado pelo toque, vou tentar trabalhar isso. Também estava pensando em usar parte do dinheiro que iria usar nos upgrades para pagar umas aulas(ou o dinheiro todo, vai saber).
    Tenho consciência das limitações da minha mão direita(sou canhoto), nesse mês tenho tentado fazer uns exercícios focados na palhetada, vou continuar.

    Narbengesicht
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Putz, eu nao reparei na tablatura que a 5 corda e para tocar com um palm mute de leve e depois que vocês falaram estava tentando abafar depois de tocar a corda aberta.
    AGORA entendi.

    guitar_crust
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Já que:

    "O que faria mais diferença na definição da distorção?
    A quantidade de ganho. Mais ganho = menos definição."

    O que fazer para dar mais peso e ter definição? Pois penso que aumentar o drive demais deixa embolado também...

    Eu tenho uma guitarra lespaul finch, um amp duovox e estou metendo um gt2. Para ter nitidez penso em não abusar dos drives, coloco 1 ponto só. Já no ganho, se aumento demais "apita" de microfonia.

    Abs

    guilherme182
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    guitar_crust

    Mão pesada = distorção mais pesada, tente isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Distorção Pesada] O que faria mais diferença na definição da distorção?