Compressor com distorção: sim ou não?

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # 16/ago/23 14:31 · Editado por: Grimc


    Eu sempre achei compressor com distorção uma coisa a ser evitada a todo custo, e ainda acho quando se fala de low gain, ou de base, mas ultimamente ando usando para solos e o sustain que ganha com isso é absurdo (apesar da perda de dinâmica). Uma coisa que eu gosto de usar é um compressor que tenha o ataque lento, assim ele atua devagar e ainda mantém um pouco da dinamica da palhetada.

    Vocês usam compressor?



    Drinho
    Veterano
    # 18/ago/23 00:20
    · votar


    Não uso mas gosto do efeito.

    RaphaBR87
    Membro Novato
    # 28/set/23 17:28
    · votar


    Pontos em dobro por tocar como canhoto

    LeandroP
    Moderador
    # 28/set/23 18:51
    · votar


    Grimc

    Eu não uso, mas acho bem legal dependendo da situação.

    Lelo Mig
    Membro
    # 29/set/23 11:22
    · votar


    Usei muito e acho essencial para algumas coisas, gosto bastante.

    Filippo14
    Veterano
    # 09/out/23 19:08
    · votar


    Tenho usado bastante, mas isso vem de 6 meses para cá. Antes não usava de jeito nenhum.

    Parti da premissa que no final vao passar na mix de qualquer forma e tirar a dinamica. Melhor sair com o som mais pronto kkk

    Grimc
    Veterano
    # 13/out/23 20:35
    · votar


    Filippo14
    Parti da premissa que no final vao passar na mix de qualquer forma e tirar a dinamica. Melhor sair com o som mais pronto kkk

    Tem isso. Primeira coisa que vejo os produtores fazer é tacar EQ e compressão global no negócio

    Lelo Mig
    Membro
    # 14/out/23 15:43 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    repeat

    Lelo Mig
    Membro
    # 14/out/23 15:44 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14
    Grimc

    "no final vao passar na mix de qualquer forma e tirar a dinamica"
    "os produtores fazer é tacar EQ"


    A vida toda, enquanto fui músico ativo, sempre usei efeitos à vontade, trabalhando os efeitos conforme a canção pedia (trabalho autoral).

    Adoro efeitos e nunca fui guitarrista de "um som só para todas as canções". Sempre trabalhei efeitos diferentes para canções diferentes. Num exemplo basicão, sempre fui mais para um estilo Alex Lifeson do que um Angus Young.

    Porém, sempre me preocupei com a sonoridade ao vivo. Com o que podia conseguir e expressar no palco. Nunca me preocupei com studio. Studio tudo é possível e se resolve na hora da gravação. Tem que soar bem ao vivo, no palco.

    Wanton
    Veterano
    # 14/out/23 20:23
    · votar


    Usava uma guitarra com captador de tele, o Seymour Duncan Hot Stack. Tava no palco em um show, com um PA respeitável. Quando liguei a distorção com compressão que usava nos ensaios, foi um apito absurdo! Nas distorções sem compressão, isso não acontecia. Alguém sabe explicar o motivo?

    makumbator
    Moderador
    # 14/out/23 21:55
    · votar


    Wanton

    Esse captador não é de saída mais alta? E a sua compressão estava antes ou depois da distorção?

    Lelo Mig
    Membro
    # 14/out/23 22:00 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    À grosso modo um compressor compensa "sons fracos e fortes" (por isso tem quem reclame perda de dinâmica), então é bem possível subir certas frequências que irão microfonar. Dependendo do captador acentua.

    É um efeito que requer "treino", difícil domar. Santana, por exemplo, é mestre em usar estas microfonias de compressor a seu favor.

    Wanton
    Veterano
    # 14/out/23 22:37
    · votar


    makumbator
    E a sua compressão estava antes ou depois da distorção?

    É de uma pedaleira antiga, acho que nem tinha opção de modificar a ordem. Se a cadeia seguir a ordem dos botões, o compressor vem antes da distorção.

    Esse captador não é de saída mais alta?

    É para ser um captador de tele normal, mas sem ruído.

    Lelo Mig
    Dependendo do captador acentua.

    Deve ter sido algo assim, porque foi um apito que eu nunca tinha ouvido. Não era muito estridente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor com distorção: sim ou não?