Guitarra + apartamento = %$#@(*¨&

Autor Mensagem
braddock
Veterano
# mar/08
· votar


ESP,

Seguinte, infelizmente moro em AP tambem, por falta de opção(alugado). Resolvi reduzir o barulho do meu ampli (120W valvulado com 2x12 75W) da seguinte forma:

1) Criei um piso de madeira MDF que só toca o chão pelo mínimo contato com neopreme. Está recheado de manta acústica e uma camada de borracha EVA no chão. O tamanho é de 1m2. Pesa uns 30kg.

2) Coloquei sonex em todas as paredes e teto. Isso só ajuda na reverberação que era excessiva aqui.

3) Comprei um ótimo atenuador de potencia (http://www.thdelectronics.com ). Excelente para colocar com o volume quase no "MAXIMO" e dar aquela saturada.

4) Toco só até as 22:00 para não incomodar muito.

5) Comprei um ar condicionado portátil.

Conclusão:

Graças ao piso falso, o som não se propaga pelo chão. Embora a madeira vibre bastante o chão não tem vibrações dos graves no piso do ap. O sonex deixa o som meio abafado, corta apenas os agudos. A melhor coisa que já adquiri foi o atenuador de potência (hot plate), Dá para colocar o master no 10 e se eu fechar a porta, os outros podem assistir TV na sala e eu posso gravar a guitarra com as válvulas literalmente fritando. O único problema no SONEX é que mantem a temperatura, e como a temperatura do ampli dá para assar uma picanha, fica um calor terrivel. O ar condicionado é a saida.

Meu próximo passo é ir para um AP BEM antigão, com paredes monstruosas ou um sobrado sem ser geminado (se não, nao adianta).

A solução para tocar com a banda em AP é inviável de tão caro, o melhor é uma casa e contruir o box in box, paredes de drywall com recheio de lã de vidro ou rocha e ar + piso falso e ar condicionado. Sò assim pode ensaiar e se divertir a vontade.

abs

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


braddock

A melhor solução p tocar com banda em ap vem lá do Japão (bog e soulface q o digam!)

Pedaleiras com simuladores pras guitarras e baixos, bateria eletronica e cabine isolante pro vocalista, tudo ligado na mesa de som, de onde vai um fone de ouvido pra cada membro da banda!

O sonho de qualquer vizinho chato!

karil marx
Veterano
# mar/08
· votar


BaNdAiD

que nada é só ficar trancado dentro do armário com a guitarra e o amp, que a vizinhança fica em paz.... ou então compra uma parede de MESA/BOOGIE´s e bota eles no máximo pros vizinhos ficarem surdos e vc nunca mais ter problema com isso!

braddock

Quanto vc gastou nessa bagulhada todo ai?
Eu tava querendo compra um valvulado.... e tava afim de um atenuador desses? quanto custa os mais baratinhos?
ouvi dizer que eles modificam o timbre do amplificador, isso é verdade?

braddock
Veterano
# mar/08
· votar


karil marx

O sonex R$40 reais o m2 (não lembro direito), o piso (m2) R$200. O atenuador está $300 (pede para alguem trazer que sai sem imposto). Ar condicionado 800 pau.

O atenuador vai possibilitar ter a distorção de power em quase todo volume que quiser. O som fica muito mais bonito saturado.

SRV5150
Veterano
# mar/08
· votar


ESP
placas de EVA no chão e cuidados especiais com as portas e janelas de acordo com vossas necessidades... tipo as famosas espuminhas já vai dar uma baita melhorada!!!! vai por mim!!!

Daninh0
Veterano
# mar/08
· votar


pelo que ví...a melhor solução, e a mais barata, é um fone de ouvido...

mas isso não vai me trazer problemas no ouvido futuramente?

Bolo de laranja
Veterano
# mar/08
· votar


aqui na mianha casa eu deixo reclamarem mesmo.....

todo dia minha mãe reclama e enche o meu saco pra parar de tocar,chega a até desanimar do modo que eles falam...

mas meu pai nem reclama!

\o;

MarcosBorba
Veterano
# mar/08
· votar


eu ouvi falar q isopor serve como isolante, eh verdade?

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Daninh0
mas isso não vai me trazer problemas no ouvido futuramente?

Tocando alto, vai.

braddock

Ainda penso em usar uma solução do tipo da tua algum dia. Quando eu puder separar um quarto só para isso, tiver uma casa própria, E puder pagar, hehehe. Sem o atenuador.

Até lá, vou ter que me contentar com os fones de ouvido e procurar um karaoke onde eu possa levar um ampzinho pequeno e ligar no talo!

Billy The Kid
Veterano
# mar/08
· votar


ESP
Encha de papel higiênico a parede... fica bem original!

OBS:(não use papel higiênico usado,o quarto vai ficar muito escuro e fedido)

Ronald XD
Veterano
# mar/08
· votar


A parede do meu quarto é de gesso e tem no meio recheio de lã de fibra, e meus vizinhos tem todas as paredes do apartamento forrado com algum anti-som , entaum posso toca alto sem problema=)

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


Ronald XD

Condominio de luxo? heihueheuhe

RenkRanks
Veterano
# mar/08
· votar


Vou padecer do mesmo infortúnio.... apartir do dia 6 de abril.....

Arranja uns vizinhos velhinhos fãns dos Roling Stones

eusebio
Veterano
# mar/08
· votar


Coloca seus pijamas dos ursinhos carinhosos na parede.

Vai ficar psicodélico.

E fone de ouvido, só se o falante for um Alnico Blue.

Marcos Wild
Veterano
# mar/08
· votar


O grande vilão é o chão. Vc pode isolar com o que vc quiser as paredes, mas se não isolar o chão... nada feito.
O ideal é inviável (a não ser que vc seja o dono do ap e queira investir em uma obra) que consistiria numa construção de um novo quarto dentro do quarto. Onde todo tipo de isolamento ficaria entre as paredes. Teria que levantar um piso e isolar por baixo, fazer uma porta de estúdio e colocar um ar condicionado, pois vai ficar um forno, entre outras coisas.
Enfim, vais ser difícil, caro e doloroso. Vc vai acabar optando por algo horrendo como caixas de ovo ou o cobertor dos Bananas de pijama, rs...
Tocar em volume moderado dentro dos horários permitidos e usar fones de boa qualidade são opções consideráveis.

Abraços!

rsf
Veterano
# mar/08 · Editado por: rsf
· votar


Marcos Wild
Bog

aproveitando o conhecimento de vcs, gostaria de saber o seguinte: moro em um apartamento que possui um quarto de 10m² onde pretendo fazer isolamento acústico..A localização desse espaço é assim: duas paredes são de tijolos e dão para a rua...outras duas paredes para o interior do ap. as duas paredes internas são de dry wall..aquelas que parecem papelão e são ocas,he,he...... Ou seja este quarto não faz divisa com nenhum vizinho. O ap está localizado em cima da sala de ginástica do condominio, portanto não tenho vizinhos no andar debaixo, somente no andar de cima...
Que tipo de solução acústica vcs sugerem para esse ambiente?

dêem uma pensada aí..he,he....

Marcos Wild
Veterano
# mar/08
· votar


rsf

Um solução acústica pode variar a cada situação e orçamento.
Um isolamento acústico pede materiais mais densos, tipo concreto e chumbo e dá muito trabalho...
Mais vc pode tentar uma absorção acústica, usando espumas de poliéster de células abertas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc... Não use cortiça, por se tratar de um material orgânico se deteriora com o tempo (cruz credo)...
Como vc não tem muito problema com vizinhos isso será suficiente.
Abraços!

braddock
Veterano
# mar/08
· votar


uma reflexão....

O problema desses apartamentos "novos" vem do grande mestre Sérgio Naia que por sua vez revolucionou o mercado imobiliário nos anos 80. O grande mestre dos mestres que tem a arte e o dom da Engenharia civil, "Ó" grande Naia, conseguiu a incrível façanha de reduzir custos da obra retirando 50% do material de construção. A sustentação do prédio é feita pelas colunas externas e as paredes internas são feitas de MEIO bloco baiano, ou seja, A parede é totalmente OCA, e o forro é de alguns centímetros. Assim aumenta a áre útil do AP e reduz os custos.

Outro dia me lembrei do grande "mestre" Naia, quando o meu vizinho resolver soltar uma bufa. Outro dia alguem estava me contando que o Ronaldinho comprou um AP no rio e teve que vender porque não podia escutar um simples Aparelho de som.

O absurdo é essa economia "PORCA", se gastasse um pouco mais de material, daria até para isolar a laje com lã de vidro. Se fosse uma construção no mínimo descente, seria possível insvestir em uma BOX in BOX, mas é impossível com prédios feitos de areia e bloco baiano. A reforma para isolar um AP desses é fisicamente "IMPOSSÍVEL". Talvez os bem antigos ( >30 anos) seja possivel reduzir o som, mas isolar totalmente nunca.

A minha forma de reduzir o som é apenas uma redução de vibrações. Se a caixa ficasse em contato com o chão, o vizinho de baixo escutaria o som com mais nitidez que eu.



abs

Hansen
Veterano
# mar/08
· votar


No espaço o som não se propaga. Espere paracomprar um terreno na Lua.

ogaitnas
Veterano
# mar/08
· votar


Por isso que acho bom morar em quintal, ap é muito soda p/ conseguir tocar
sem arranjar conflitos.

lemingue
Veterano
# mar/08
· votar


Pra que tocar tão alto em casa... Deixa o volume para ensaio/show.

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


Hansen

No Vácuo é que o som não se propaga...

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


rsf
aproveitando o conhecimento de vcs,

Hahahha conhecimento? Sobre isolamento acústico, o meu tende a 0. Eu só sei que quero fazer um dia, e que soluções improvisadas estilo "caixa de ovo" são periodicamente detonadas por quem entende do assunto. E só...

rsf
Veterano
# mar/08 · Editado por: rsf
· votar


Bog

cara te decide, ou tu é ou não é pretensioso...
he,he.....

Marcos Wild
valeu...vou fazer umas pesquisas aí...
não é que eu quera tocar a altos volumes, mas é que tenho um ampli de 40w valvulado, imagina né? e às vezes me emociono...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra + apartamento = %$#@(*¨&