dica de guitarra boa e barata: strat cruiser by crafter

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# jan/08


galera, estou regulando para um amigo uma strato cruiser by crafter, não sei exatamente o modelo mas me parece que exatamente igual a
essa

fiquei muito surpreendido com a qualidade desse instrumento que custa pouco mais de R$ 200, então, numa 1a análise é o seguinte:

braço: sem dúvida é maple, a figuração chega a ser bonita, não vem envernizado, acabamento natural mesmo, a escala aparentemente é em rosewood bem escuro, muito bonita a madeira da escala. o braço é praticamente perfeito, cuidadosamente esculpido (provavelmente por máquinas cnc), os 21 trastes são tipo vintage, bem parecidos com os vêm na sx sst62, muito bem colocados, as marcações são bonitas e perfeitas, o braço é muito confortável, depois vou medir o instrumento e comparar com as medidas de uma fender americana, a afinação é perfeita em toda a extensão. o headstock é um pouco diferente da feder mas muito bonito e de bom gosto, ao contrário dos bicos de papagaio em moda ultimamente

corpo: diz no site do fabricante que é madeira sólida, não sei, se pudesse rasparia por dentro para tirar a dúvida, o peso da guitarra é praticamente o mesmo de uma fender, o que faz o instrumento ter um bom balanço, desplugada ela soa muito bem então acho que deve ser madeira mesmo. é claro que a pintura não é aquele acabamento luxuriante das fenders americana, mas não vi defeitos aparentes, pintura do mesmo nível que costumamos encontrar nas guitarras asiáticas mas nem por isso deixa de ser bonita.

ferragens: as tarraxas são seladas, de boa qualidade, não há porque pensar em trocá-las, os abaixadores e straplocks também estão ok, a placa que suporta os 4 parafusos do braço é muito bonita. a ponte é aquele tipo comum que encontramos nas guitarras xing-ling, não consegui ainda uma ação legal nela, pode ser que com uma regulagem mais apurada dê jeito, mas em princípio não gostei

captadores: aqui fiquei surpreendido, a guitarra soa exatamente como como toda boa strato deve fazer, definitivamente não têm aquele som de caps cerâmicos genéricos, pelo contrário, têm um som estalado como os caps de alnico e soam muito bonitos no clean. infelizmente estou sem amp aqui em casa então só pude sentir o som via pedaleira/fones mas gostei, em princípio não vejo porque trocar os caps, inclusive o da ponte tem um som ótimo ! e mais, os polos externos dos caps parecem muito com caps de alnico, será possível isso ?!! quando desmontar a guitarra vou poder dizer, mas com certeza são bons caps !

parte elétrica: levantei um pouquinho o escudo para examinar e me pareceu tudo ok, não vi razões para mexer em nada num 1o momento

plásticos: aí achei o ponto fraco da guitarra, o escudo e o resto parecem feitos com tampa de privada, arrgghh !

regulagem: a guitarra veio completamente desregulada, totalmente, até as cordas - que me pareceram bem ruins - estavam travadas !

conclusão: uma pechincha ! por R$ 230, caramba, vou pegar uma para mim ! só um detalhe: reserve uma grana para levar direto pro luthier para trocar as cordas e regular !

Wings_of_the_Night
Veterano
# jan/08 · Editado por: Wings_of_the_Night
· votar


Hum eu sempre fiquei com o pé atrás com essas cruiser, mas depois desse review vou ver se consigo testar uma... Boa dica para iniciantes também, pois é muito barata, e tudo que você falou que é ruim é bem simples de trocar.

Falou.

pacificpoker
Veterano
# jan/08
· votar


Curly
em comparação com essas shelters que o povo aqui do forum tem mania de indicar... o que vc acha?

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


pacificpoker

eu já tive uma fst62. comparada com ela a crafter tem o braço, ferragens e caps melhores mas perderia nas madeiras, pintura e acabamento

das antigas sst1 e sst2 com certeza a crafter é superior, já que algumas destas guitarras tinham até problemas de construção

com relação as shelters novas não sei, nunca testei, só vi na loja, aparentemente são do mesmo nível

Iago
Veterano
# jan/08
· votar


be, interessante esse review Mr. Curly. Acho que amanha vou procurar por uma pra testar hehehe!

tolho
Veterano
# jan/08
· votar


Já testei uma cruiser antes, junto com um violão da mesma linha. A guita pelo menos não supera as Shelter, e os violões só são melhores que Hofma, hohohohohohoho

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


atualizando,

abri a guitarra e raspei a tinta em uma das cavidades, parece ser realmente de madeira...

os captadores são mesmos cerâmicos mas possuem uma construção que eu nunca tinha visto: ele parece selado como uma capsula, não consegui abrir mas por um buraco dá pra ver uma barra de imã cerâmico, de tamanho menor que o usual mas montada praticamente dentro do enrrolamento, os melhores singles cerâmicos que já tinha visto até então, foram os que vieram em uma fender jap silver séries e os da minha cort g260 (ambos usavam a construção de 2 barras cerâmicas ladeando os polos) mas gostei mais desses da crafter, o som parece com caps em alnico, quase me enganaram, hehe

mais um teste:

instalei um escudo completo com 3 singles, original da minha fender am standard ( que está atualmente com outro escudo/caps), o som é claro que ficou mais definido mas ainda preferi os timbres clean da captação original da guitarrinha

r2s2
Veterano
# jan/08
· votar


Curly
captadores: aqui fiquei surpreendido, a guitarra soa exatamente como como toda boa strato deve fazer

Se fosse uma pessoa qualquer dizendo isso, os metidões aqui do fórum iriam apedrejar-lhe, dizer que o cara num entende nada e até diriam nomes bonitos da mãe dele.

Como foi vc, aí a coisa muda de figura. Irão respeitar a opinião e até se surpreenderão com o instrumento, e ficarão interessados.

Mas que bom, bela surpresa, interessante o review.

Ah, eu num sou dos metidões auqi não, mas confio nas suas opiniões. Abraço!

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


r2s2

Se fosse uma pessoa qualquer dizendo isso, os metidões aqui do fórum iriam apedrejar-lhe, dizer que o cara num entende nada e até diriam nomes bonitos da mãe dele.

Como foi vc, aí a coisa muda de figura. Irão respeitar a opinião e até se surpreenderão com o instrumento, e ficarão interessados.

Mas que bom, bela surpresa, interessante o review.

Ah, eu num sou dos metidões auqi não, mas confio nas suas opiniões. Abraço!


imagina, quem tem autoridade aqui para concluir algo sobre isso são os luthiers aqui do forum, eu só toco guitarra, entendo alguma coisa de parte elétrica mas acho que ninguém apedreja quando a coisa tem argumentos, pra que eu ia mentir né, também tenho guitarras caras mas depois eu vou gravar um som com ela lado a lado com uma fender para cada tirar suas conclusões !

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


Curly
Parabens aí cara!
Sempre ajudando a galera! esse tópico ai vai ajudar mta gente que ta começando!
valeuu!

Iago
Veterano
# jan/08
· votar


Curly, serah que serial possivel pegar uma cruiser dessas e colocar um braco original Fender nela?

Matheuss
Veterano
# jan/08
· votar


Parabéns, belo review!!

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


Juliano P
Matheuss

vlw !

Iago

Curly, serah que serial possivel pegar uma cruiser dessas e colocar um braco original Fender nela?

talvez cara, posso tentar descobrir pra vc mas será q vale a pena ?

Rough
Veterano
# jan/08
· votar


Belo review!

Jg Destroyer
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

Então man, vou aproveitar e tirar uma duvida aqui :D
Minha tagima deu um problema na ponte e pa, e dai vou dexar ela parada um pouco, e vou comprar uma guitarra nova
to com uns 1200 no bolso, e tou querendo uma strato bem boa pra dar uma mexida, qual dessas tem madeira e braço melhorzinho? a shelter ou essa crafter? ou as condors
eu nao vou ficar cm nada da guitarra, so a madeira, pq toco hard rock e elas originais nao iam ter serventia nenhuma pra mim.

Outra coisa, vou por floyd nela, igual a do sambora, sem o back box, precisa de alguma modifiação?
valeu cara, abç

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


Jg Destroyer

pois é cara, colocar FR em strato é uma adaptação trabalhosa e cara, vc já viu essa aqui ?

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=154116

Jg Destroyer
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

entao, vi sim

mas eh cara, ia pesr ter que trocar captador e ponte =X

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


galera, só não vamos perder o foco da review hein, aqui trata-se de uma guitarra de duzentos reais, então o foco é o custo/benefício desse instrumento

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


Jg Destroyer

então o jeito é vc caçar uma fender japa que já venha com FR, de vez em quando aparece uma no ML, essas vêm inclusive com FR original

Rodrigues
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

Depois posta ai se ela é de madeira mesmo ok?

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


Rodrigues

Depois posta ai se ela é de madeira mesmo ok?

é de madeira sim, qual só deus sabe...

infelizmente o povo aqui de casa viajou e levou a máqui então posso postar fotos de qualidade... =/

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


corrigindo...

infelizmente o povo aqui de casa viajou e levou a máquina então não posso postar fotos de qualidade... =/

jimmy vandrake
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

Tem aqueles estaladinhos típicos de strato ?

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


jimmt vandrake

Tem aqueles estaladinhos típicos de strato ?

tem sim, mesmo com os caps originais, pode aguardar que eu vou postar uns sons amanhã !

jimmy vandrake
Veterano
# jan/08
· votar


Curly

Se acha que no som limpinho e sujo tiupo crunch,para hard vira bem ?
Preciso de uma Strato para tocar umas do Purple e Floyd, são umas 5 músicas só na banda, então estou pensando numa guita muito barata, mas que tenha um som legalzinho e certa precisão, sem desafinar e tals, será que é esta? Vi também a Cort RX20, conehece ?

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


Curly
Solid Hardwood não é uma madeira em si. Na verdade é como uma "sucata", literalmente, com pedaços de varias madeiras processadas sei lá como... Axo q eh algo assim.

Curly
Veterano
# jan/08
· votar


jimmt vandrake

essa guitarra é meio básica demais para rockeiros da velha guarda como nós \m/ seria mesmo mais para principiantes, mas acho que ela guenta o tranco sim !!! não conheço a condor


Grimc

solid hardwood é o seguinte: o fabricante garante que a guitarra é de madeira de verdade, ele só não se compromete a dizer qual é, então tem liberdade para usar a que estiver mais em conta no momento da fabricação do lote, pode usar uma hora basswood, outra hora agathis, outra hora deus sabe o que....

esse lance que vc falou aí normalmente é conhecido como plywood ou laminated wood

Iago
Veterano
# jan/08
· votar


Curly
a madeira do corpo sendo boa sim.. na verdade eh sao planos que nao sei se irei concretizar... pegar uma stratinho barato, mas com construcao decente e ir trocando as pecas com o tempo.

Juliano P
Veterano
# jan/08
· votar


Podem levar em consideração..pq o Curly sabe oq diz de uma stratocaster hehe!

pr0view
Veterano
# jan/08 · Editado por: pr0view
· votar


dps q o Curly pintou a G260 dele eu nao confio mais nele.... uaheuehau zuera

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a dica de guitarra boa e barata: strat cruiser by crafter