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Atum Bluesman Veterano |
# dez/07
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Zandor Seria um Arranjo aonde você subistitui algumas notas da melodia por acordes. Vide Joe Pass.
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Penta_Blues Moderador |
# dez/07
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Bom dia!!!
shoyoninja Na minha opinião, a confusão vem do fato de se querer analisar Melodia e Harmonia como sendo elementos distintos e bem definidos, o que pra mim não são.
Toda a música tem harmonia, seja o baixo, o vocal, a flauta, a guitarra ou o que for Complementando isso: Toda a música, pra ser música deve possuir três elementos que se relacionam entre si, sendo portanto interdependentes: tempo, harmonia e melodia. Seja num solo ou numa peça sinfonica...
Numa guitarra ou violão é possível articular todos os elementos da música, mas quando se toca em conjunto este trabalho é dividido pelos instrumentos. Por exemplo: o baterista tem um papel fundamental no tempo, mantendo-o e acentuando as sequências ritmicas; o baixista tem função tanto ritmica quanto harmônica pois o jogo entre baixo e os acordes de guitarra ou teclado definem o contexto harmônico, porém, este padrão também é ritmico e portanto envolve tempo e harmonia; a melodia pode vir de vários lugares como do vocal, da guitarra dos teclados ou até mesmo do baixo. O tempo é o "cronometro" da música, acionado quando uma nota ou acorde é soado, e travado quando o som silencia. De certa forma é o elemento mais "independente" da música pois vc pode perceber o tempo sem melodia ou harmonia (uma das peças de bateria tocando isoladamente, por exemplo). A melodia é o efeito primário de uma série de notas tocadas em sequência. Uma nota tocada isoladamente é simplesmente um som; ao se tocar uma segunda nota duas coisas acontecem: primeiro a duração das duas notas produz um sentido de tempo e em segundo a diferença entre a altura das notas origina um intervalo. Ambos os elementos são fundamentais para se identificar a melodia (tempo e intervalo) e são chamados de efeito horizontal da música. A harmonia é o efeito vertical. Isso se dá porque a harmonia tem uma estrutura vertical quando se verifica duas ou mais notas tocadas simultaneamente, pois estas notas tocadas ao mesmo tempo geram um determionado intervalo. Percebam que são duas ou mais notas, daí o Power Chord poder ser usado harmonicamente. Quando uma série de acordes é executada, o som é ouvido primariamente como uma combinação de harmonia e tempo. Os intervalos verticais dos acordes (aqueles existentes entres as notas que compõem cada um destes acordes) criam a harmonia, o espaço entre estes acordes determina o sentido de tempo e o intervalo entre um acorde e outros sugere uma melodia (daí poder se utilizar notas tocadas simultaneamente num solo e dar idéia de melodia e não de harmonia).
Valeu!!!
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laemcasa Veterano |
# dez/07
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Penta_Blues
Belo post! Agradecemos por dividir seu conhecimento ae com a gente :) Abraço!
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Penta_Blues Moderador |
# dez/07
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Bom dia!!!
laemcasa Muito obrigado, meu camarada. Acho que assim como aprendo sempre com vcs, nada mais justo do que retribuir isso quando aparece a oportunidade de um assunto estar dentro do pouco que conheço. Valeu!!!
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MauricioGT- Veterano |
# dez/07 · Editado por: MauricioGT-
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Penta_Blues
Velho eu tenho uma duvida besta, mais que eu acho q deve fazer a diferença ao fazer um solo.
Vamos pegar como ex uma escalinha basica Pentatonica de C
C - D - E - G - A
Agora a duvida... Eu tenho sempre q seguir essa sequencia se quiser fazer um solo com ela escala ,ou posso por ex começar no C e pular pra nota E?
Outra duvida ^^ se eu apertar a nota C na corda La (3a casa) onde seria a oitava dessa nota ? e 2 oitavas acima?
São tantas duvidas, mas espero que alguem consiga me ajudar ^^
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MauricioGT- Veterano |
# dez/07
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alguem poderia ajuda aew? !! =p
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japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# dez/07
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MauricioGT-
Vamos pegar como ex uma escalinha basica Pentatonica de C
C - D - E - G - A
Agora a duvida... Eu tenho sempre q seguir essa sequencia se quiser fazer um solo com ela escala ,ou posso por ex começar no C e pular pra nota E?
essa sao as notas da escala apenas vc embaralha essas notas como vc quiser para solar
Outra duvida ^^ se eu apertar a nota C na corda La (3a casa) onde seria a oitava dessa nota ? e 2 oitavas acima?
uma oitava acima
pode ser na 15 casa da corda la na 10 casa corda re 5 casa corda sol 1 casa corda si
2 oitavas acima
17 casa corda sol 13 casa corda si 8 casa corda mi (mizinha)
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MauricioGT- Veterano |
# dez/07
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japaubatuba
Então eu posso "embaralhar" essas notas tranquilo seja em qualquer lugar do braço da guitarra q o som vai ser sempre bom ?
Posso usar essa escalinha numa base de Am - C e G ?
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Penta_Blues Moderador |
# dez/07 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!
MauricioGT- Agora a duvida... Eu tenho sempre q seguir essa sequencia se quiser fazer um solo com ela escala ,ou posso por ex começar no C e pular pra nota E? Num solo vc pode fazer o que quiser com esta sequência e pode ir mais além acrescentando, por exemplo, notas da Penta Menor. Não se prenda a uma única Escala ou região do braço.
Outra duvida ^^ se eu apertar a nota C na corda La (3a casa) onde seria a oitava dessa nota ? e 2 oitavas acima? Acho interessante vc começar a conhecer o braço de seu instrumento pois existem várias opções de digitar a mesma nota ao longo da escala de uma guitarra ou violão. Só pra vc ter uma idéia, considerando a extensão da escala da corda solta até o 12º traste, vc tem três oitavas compreendendo 22 notas naturais. Destas 22 notas naturais, apenas as três mais graves e as três mais agudas têm uma só posição. Seis notas podem ser tocadas em duas posições e as dez notas restantes (as notas centrais) podem ser tocadas em três posições diferentes. Caso vc coloque os acidentes (sustenidos e bemóis), o instrumento passa a ter 36 notas que podem ser tocadas num total de 72 posições só nos doze primeiros trastes. A vantagem disso tudo é que a mesma nota pode ser expressa com uma sonoridade ligeiramente diferente dependendo do traste em que é tocada. A localização no braço o nosso camarada japaubatuba respondeu, mas eu acho que vc deve ir além. Além de localizar a mesma nota em oitavas diferentes, procure reconhecer a mesma nota na mesma oitava em lugares diferentes, pois como eu disse, existem sutilezas que vc descobrirá e serão muito interessantes de se acrescentar no seu "arsenal técnico".
Valeu!!!
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MauricioGT- Veterano |
# dez/07
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Eu conheço as notas no braço da guitarra , mas na hora do solo parece q esqueço tudo ^^ ( oO ) Eu vou tentar fazer algo aki se conseguir eu posto d novo .
Vlw aew !! =)
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lam777 Veterano |
# dez/07 · Editado por: lam777
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Cama = Base
Melodia = Solo/Assunto (Tema)
Harmonia = União das duas coisas.
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Penta_Blues Moderador |
# dez/07
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Bom dia!!!
lam777 Cama = Base Melodia = Solo/Assunto (Tema) Harmonia = União das duas coisas. Cara, apesar de tentar ser uma visão simplificada do assunto ela é errônea. Mesmo que seja uma Base, esta traz em si Harmonia e Melodia. Para sua definição de Melodia acho que é uma boa analogia, mas o que vc chamou de Harmonia está equivocado pois esta não é o resultado de uma soma mas sim um elemento próprio que somado à Melodia e ao Tempo resultam em música. Valeu!!!
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Penta_Blues Moderador |
# jan/08
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Boa tarde!!!
Invalid User Tipo, se você for cantar, cantará uma melodia. Se você for tocar flauta, você vai tocar uma melodia. Não dá pra afirmar isso meu camarada, pois existe o que se chama de Harmonia Implícita. Sempre que uma sequência de notas é tocada, nós guardamos por um certo tempo em nossa memória as últimas notas tocadas. Como nosso cérebro não interpreta uma sequência como sendo uma nota por vez, acabamos dando a esta "sequencia horizontal" (melodia) uma certa "verticalidade" (harmonia). Experimente tocar uma sequência de três notas (C - E - G) e me diga se isso não dá a sensação de ser um acorde de Dó Maior... Valeu!!!
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japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/08
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MauricioGT-
Posso usar essa escalinha numa base de Am - C e G ?
eh isso msm pra facilitar sua vida estude bem escalas e seus respectivos campo harmonicos
e para facilitar ais decore as digitaçoes no braço atravez de exercicios
por ex faça um desenho do braço da guitarra num papel de 5 em 5 casas e nesse papel coloque as notas das escalas do jeito q sao desenhado os acordes em revistinhas e fique improvisando em cima dos desenhos
da uma olhada nisso
http://bp0.blogger.com/_OX5m0XEpfYc/Rp75aZ5rS-I/AAAAAAAAAl4/ixUA4U6hUn I/s1600-h/exercicio-pent.GIF
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japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/08
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esqueci assim que vc conseguir isso
faça como o Penta_Blues disse na se prenda a uma unica escala explore mais as notas faça experimentos
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teteo Veterano |
# dez/08
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toda harmonia é base, mas nem toda base é harmonia
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Penta_Blues Moderador |
# jan/09
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Boa noite!!!
teteo ...mas nem toda base é harmonia Vc poderia dar um exemplo disso? Valeu!!!
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LeandroP Moderador |
# jan/09
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Penta_Blues
Hey man... mandando muito bem!
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Serek Veterano |
# jan/09
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outro topico completamente desenterrado...
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LeandroP Moderador |
# jan/09
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Serek
Viva a arqueologia!
\m/
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luizmusicman Veterano |
# jan/09
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O tópico foi desenterrado, mas o tema é bastante pertinente aos que queiram aprofundar na teoria musical. Parabéns ao Penta_Blues, pois a didática está suscinto e claro. Minhas congratulações!!!
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Penta_Blues Moderador |
# jan/09
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Boa tarde!!!
LeandroPanucci E aí, meu camarada! Andou sumido e fez falta aqui no FCC!
luizmusicman Obrigado pela observação e por favor não deixe de nos ensinar também naquilo que souber. Gosto muito de aprender com os amigos aqui do FCC e nunca é tarde para isso!
Valeu!!!
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Fabiano Piano Veterano |
# nov/09
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Chord melody é um termo para designar quando um instrumento harmônico (violão, teclado, etc), toca uma música com harmonia e melodia.
É simples: Ao invés de a melodia estar na voz do cantor, o baixo fazer a linha de baixo e a guitarra tocar acordes, com o chord melody, tudo passa a ser uma coisa só, em um só instrumento.
Alguns autores usam esse termo quando se tocam melodias em bloco.
Melodia em bloco é quando se harmoniza todas as notas da melodia por movimento direto... acordes acompanham o tempo todo a melodia, e fica "amarrado" a ela.
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Chuck Pumpkin Veterano |
# mai/11 · Editado por: Chuck Pumpkin
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Desculpa reviver o tópico, mas não creio que seja necessário criar um novo pra um mesmo assunto. Minha dúvida é a seguinte: Ouvi dizer que existe música sem melodia. Pra mim, melodia é algo que não se separa da música, tendo em vista o comentário do shoyoninja. Mas enfim, existe mesmo música sem melodia? Me sinto um tanto idiota perguntando isso que parece ser tão óbvio, mas meus conhecimentos musicas são baixíssimos. Enfim...
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Sir 1.0 Membro Novato |
# set/15 · Editado por: Sir 1.0
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Ouvi dizer que existe música sem melodia.
Muitos ja falaram aqui...mas... Toda musica tem harmonia, melodia e ritmo (ja citado neste topico como tempo).
Se vc estiver cantando no banheiro, por exemplo, tera uma melodia.
So um detalhe aqui pro povo que andou dando umas dicas: Ainda tem o contraponto. ;)
O contraponto temos a melodia e harmonia andando juntas... Pense em um coral. Uma melodia para cada naipe. Como normalmente usamos 4 naipes, teremos entao 4 melodias e uma harmonia. Algo tipo assim: Pessoa 1 - C Pessoa 2 - E Pessoa 3 - G Pessoa 4 - Bb
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Ismah Veterano |
# set/15
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Sir 1.0
Claro que é dependente da intenção, mas a princípio é mais provável que eu tenha um C uma oitava acima, que um Bb.
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pianoid Veterano |
# set/15
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melodia é uma sequência de tons
acordes são tons simultâneos. Harmonia é uma sequência de acordes. Com alguns instrumentos musicais, é possível ter uma melodia feita de acordes, onde os tons da melodia é o tom do acorde (sua escala) sendo tocado. Com a voz individual, só sai 1 tom de cada vez mesmo...
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TecAdorador Membro Novato |
# ago/17
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Pessoal, os solos podem ser tocados em trio {três notas sucessivas), enquanto as harmonias seguem seu curso, por exemplo: é possível cruzar uma harmônica (solo) em ré menor sobre o acorde de Dó maior. Entendam que os acordes fazem demarcações administrados pelos tempos de um compasso (cada nota da melodia tem sua harmônica relativa) mais na há tempo para executa-las todas. assim sendo, quando eu mantenho o Dó maior (acorde) por três tempos, eu posso solar as harmônicas;Dm, CSus, Caug, C*, C7+, C/B, Am, Em, C. É só usas a criatividade. Abraços
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Filippo14 Veterano |
# ago/17
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TecAdorador
-Csus pode gerar um intervalo de 2m entre a 3a que esta no acorde e a 4a do sus, tem que tomar cuidado
-Dm idem, a 3a do DM é o Fá, que pode mais uma vez chocar com o Mi que é a 3a do C, cuidado
-O que seria Caug? Se for com 5# gerará o mesmo problema, tem que tomar cuidado, e nesse caso daria errado mesmo.
- O que é C*? Se for a triade diminuta daria os 2 problemas relatados acima de uma vez, nao daria pra fazer.
De resto todos poderiam ser feitos, até porque C7M,C/B e C teriam as mesmas notas do acorde, e o Am e o Em são respectivamente o relativo menor e o anti relativo, que são opcoes de substituicao do C por terem muitas notas em comum, padrão.
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Prick Membro Novato |
# ago/17 · Editado por: Prick
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A melhor definição para separar harmonia e melodia:
Harmonia=polifonia de sons
Melodia=monofonia de sons
Por isso existem instrumentos polifônicos, tipo violão, guitarra e piano.
E instrumentos monofônicos, dos tipo flauta doce e outros de sopro.
Os instrumentos monofônicos são muito mais usados em orquestras, onde a junção de várias melodias compõe a polifonia.
Então é complicado falar de harmonia e melodia do ponto de vista da música, seu arranjo, mas esses conceitos devem estar ligados ao instrumento, suas capacidades.
Assim, todo instrumento capaz de fazer acordes, ou seja, vários sons simultâneos, pode fazer tanto harmonia como melodia do ponto de vista individual. Por isso, se diz que o piano, o violão e outros da mesma categoria de polifonia, não são instrumentos para orquestra. Quando muito eles ficam apartados numa orquestra, e aparecem em separado do corpo da mesma. As peças sinfônicas que combinam instrumentos polifônicos costumam ser mencionadas no próprio título, tipo Concerto para Piano e Orquestra.
A música em geral é uma combinação de harmonia com melodia, porém, nada impede que uma harmonia seja construída por várias melodias de instrumentos diferentes. Mas como falei acima, se estamos partindo da visão de um instrumento dentro da música, fica bem fácil distinguir os dois, porém, essa diferenciação só existe em instrumentos capazes de polifonia.
Como mencionaram acima, não se deve usar o termo solo e acompanhamento, tanto um quanto o outro podem ser construídos por polifonias ou monofonias. Nada impede um solo combinar acordes simplificados e escalas. Do mesmo modo o rock mais moderno vem sendo caracterizado pelo uso de monofonia do acompanhamento, sendo que a harmonia é construída por duas ou mais vozes de guitarra fazendo rifes.
O principal instrumento monofônico ou melódico é a voz humana. Novamente, considerando ela do ponto de vista individual, já num coro é a junção de várias vozes fazendo uma harmonia.
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