diferença entre: melodia x harmonia (jah usei a busca)

Autor Mensagem
rafagg
Veterano
# dez/07


estou estudandu teoria, mas agora me surgiu uma dúvida...pelas revistas q to estudandu na primeira edição vem com as seguintes definições:

harmonia: é a combinação de sons simultâneos, dados de uma só vez. Ex: um acorde (combinação de três ou mais sons, quando tokados simultâneamente)

melodia: é a combinação de sons sucessivos, dados um após os outros, ou seja, é a parte musicada sem letra, somente tokando-se as notas.


ateh aí td bem...mas agora numa otra edição do curso q vai começa a fla d funções harmonicas vem uma otra definição de harmonia:

harmonia: é a arte de criar e relacionar os acordes (qualquer combinação de duas ou mais notas musicais, que soam simultâneamente. a harmonia é fácil de distinguir, ouça uma música de seu agrado e esqueça, por um momento, que ela tem um cantor: você encontrará a harmonia!



e eu pergunto o q saum melodia e harmonia afinal??

Invalid User
Veterano
# dez/07 · Editado por: Invalid User
· votar


A grosso modo, só pra ti entender...

Harmonia = Base
Melodia = Solo

Tipo, se você for cantar, cantará uma melodia. Se você for tocar flauta, você vai tocar uma melodia.

Agora, se você for tocar uma seqüencia de acordes no violão, será uma harmonia.

Deu pra sacar?

EDIT: Nem tinha lido todo teu post, tu tá estudando isso de um modo mais aprofundado, foi mal ae! :D

rafagg
Veterano
# dez/07
· votar


Invalid User
ihh trunkilo jah ajudo jah...achu q jah entendi...mas d qqr forma intaum essas definições ai q eu dei alguma tah errada neh??

Invalid User
Veterano
# dez/07
· votar


harmonia: é a combinação de sons simultâneos
melodia: é a combinação de sons sucessivos

Tá certo cara, harmonia é a combinação de sons, notas, tocadas ao mesmo tempo. Melodia é uma combinação de notas uma atrás da outra. Tipo:


e---0----0----1--------
B---0----1----3--------
G---0----0----2-------- Harmonia
D---2----2----0--------
A---2----3-------------
E---0------------------



e------------------------------------
B------------------------------------
G-------------------------4---5---7-- Melodia
D--------------3---5---7-------------
A---3---5---7------------------------
E------------------------------------


Juliano P
Veterano
# dez/07 · Editado por: Juliano P
· votar


Invalid User
oq vc falou ta certinho!
mas vc pode fazer a melodia da musica usando notas simultaneas tb neh?
tipo solando o mesmo solo q teria uma nota por vez..vc sola usando duas notas por vez...tipo tonico e terça talvez!

Invalid User
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

Acho que a partir do momento que você faz o que você disse utilizando três notas ou mais, já se torna uma harmonia... Mas tenho minhas dúvidas...

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Invalid User
é hehe mas valeu ai!
eu sei q da pra solar com duas notas simultaneas!
solar tipo parabens pra vc..em cima dos acordes...mas solar com 2 notas...se eh melodia ou harmonia tb eu tb fiquei na duvida hehe

rafagg
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P
solar usandu ateh duas notas deve se melodia, pq pelo q eu entendi pra ser harmonia tem q ser uma seqüencia de acordes e pra ser acorde tem q t no mínimo 3 notas tokadas juntas neh??se naum seria um itervalo, achu q eh issu

Juliano P
Veterano
# dez/07 · Editado por: Juliano P
· votar


rafagg
eh pensando assim...oq vc disse ta certo!
resumindo...tem os instrumentos q só fazem melodia...
e outros q fazem harmonia e melodia!
por isso q o violao e a guitarra eh o instrumento mais popular no mundo!
pq eh um instrumento pequeno...q vc pode fazer harmonia nele..e cantar (melodia)...e faz um belo som sozinho por ai! hehe numa rodinha de violao...um churrasco hah

agora instrumento de sopro...só faz melodia!
pra vc tocar instrumento de sopro sozinho o resto da vida naum eh tao legal..se nao tiver uma banda faznedo a harmonia pra vc!

rafagg
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P
viva a guitarra e o violão \o\oo\/\o/\o

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


rafagg
isso ai hehehe
e mesmo q o instrumento de sobro fizesse a harmonia!
ia ser impossivel cantar junto kkkkkkkkk

rafagg
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P
auahauhuha podes cre

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


rafagg
e nao eh instrumento de SOBRO kkkkkkkkkk
eh de sopro

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


power chord só tem duas nótas e é harmonia.

tonica e quinta ou tonica e quarta.

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


lucas-sarmento
Na verdade tradicionalmente power chord nem é acorde O.o.

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


é, é verdade

mas se encaixa em harmonia, certo?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


lucas-sarmento
eh..eh harmonia...mas daria pra "solar" parabens pra vc por exemplo em power chord! rsrs
dai nao sei se seria harmonia ou melodia!

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


seria melodia.

a harmonia seriam os acordes da base.

rafagg
Veterano
# dez/07
· votar


lucas-sarmento
pow num vai tenta me confundi neh?jah tinha entendido o que melodia e harmonia ...agora power chorde se for feito soh com duas notas naum eh acorde naum neh?eh um intervalo harmônico neh?(aquele intervalo onde as notas saum tokadas simultâneamente)

fernando tecladista
Veterano
# dez/07
· votar


vc sola usando duas notas por vez...tipo tonico e terça talvez!
Acho que a partir do momento que você faz o que você disse utilizando três notas ou mais, já se torna uma harmonia...

estará fazendo um solo a duas vozes ainda é melodia, mas ela se encaixa em uma harmonia

----------------------
mas d qqr forma intaum essas definições ai q eu dei alguma tah errada neh??
as duas estão certas

harmonia: é a combinação de sons simultâneos, dados de uma só vez. Ex: um acorde (combinação de três ou mais sons, quando tokados simultâneamente)

harmonia: é a arte de criar e relacionar os acordes (qualquer combinação de duas ou mais notas musicais, que soam simultâneamente. a harmonia é fácil de distinguir, ouça uma música de seu agrado e esqueça, por um momento, que ela tem um cantor: você encontrará a harmonia!

a primeira é mais simples: em resumo bata um acorde e já é harmonia
a segunda fala de harmonia mais no contexto de um acorde se relacionando com o proximo durante toda a música

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


powerchord não é bem um acorde por causa da ausência da terça.

mas é usado como harmonia.

mas o exemplo que o Juliano P deu do parabens pra você em power chords, seria uma melodia com duas vozes como o
fernando tecladista falou.

em resumo, a harmonia é a base, e melodia é mais complicado de explicar, mas basicamente acho que o que não é base(harmonia) é melodia. hahahahah é dificil de explicar

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


fernando tecladista
valeu pela ajuda ai cara!!

lucas-sarmento
hehe eh isso ai...oq nao eh harmonia eh melodia!!
se harmonia eh base..o resto eh melodia ehhee[

mas valeu pela ajuda ai cara!!

luckseven
Veterano
# dez/07
· votar


rafagg
só uma pergunta...

por qual revista vc está estudando?

não pode confiar em qualquer coisa não hein.

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


rafagg
só uma pergunta...

por qual revista vc está estudando?

não pode confiar em qualquer coisa não hein.


é verdade, e pelo visto essa revista que você está estudando explica as coisas de um modo tradicional DEMAIS, o que na minha opinião deixa mais difícil as coisas.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# dez/07
· votar


rafagg

gostaria da opiniao de todos em relaçao a essas afirmaçoes q acredito eu nao estarem corretas!

1 duvida
harmonia: é a combinação de sons simultâneos, dados de uma só vez. Ex: um acorde (combinação de três ou mais sons, quando tokados simultâneamente)

se harmonia é a combinação de sons simultâneos e acima
falaram q harmonia e o msm q a base e base sao os acordes
entao qd se tem uma banda com
baixo
bateria
guitarra

se o guitarrista faz um solo e o baixo faz a nota tonica do acorde para a melodia executada pelo guitarrista
entao quer dizer que o baixo faz a (base) harmonia msm q seja com uma nota so certo?
mas a harmonia nao eh a combinaçao de duas ou mais notas?

2 duvida
se acorde eh a combinaçao de tres ou mais notas onde se enquadra o powerchord?

3 duvida?
se tem alguem tocando um violao de forma dedilhada teremos uma nota de cada vez certo?
entao sera classificada como melodia!

(melodia: é a combinação de sons sucessivos, dados um após os outros, ou seja, é a parte musicada sem letra, somente tokando-se as notas.)

mas esse essa msm pessoa começar a cantar e tocar o violao de forma arpejada o q teremos? um dueto?duas melodias?

4 duvida?

powerchord nao eh acorde certo?

entao na musica iron man do ozzy o q eh aquilo q a guitarra faz durante a musica inteira?(exceto na parte do solo q eu sei q faz parte da melodia)





lucas-sarmento

é verdade, e pelo visto essa revista que você está estudando explica as coisas de um modo tradicional DEMAIS, o que na minha opinião deixa mais difícil as coisas.

na acredito q seja
tradicional acho q seja de uma forma simples e bem resumida


a verdade q nao eh uma tarefa facil definir harmonia e melodia em poucas palavras pq em cada uma delas tem uma serie de fatores q se pode explicar em algumas linhas apenas

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


japaubatuba é, mas é exatamente esse o problema, como esses conceitos acabam se tornando meio vagos, essa explicação tradicional confunde a cabeça das pessoas.

mas vamos lá

1 duvida
harmonia: é a combinação de sons simultâneos, dados de uma só vez. Ex: um acorde (combinação de três ou mais sons, quando tokados simultâneamente)

se harmonia é a combinação de sons simultâneos e acima
falaram q harmonia e o msm q a base e base sao os acordes
entao qd se tem uma banda com
baixo
bateria
guitarra

se o guitarrista faz um solo e o baixo faz a nota tonica do acorde para a melodia executada pelo guitarrista
entao quer dizer que o baixo faz a (base) harmonia msm q seja com uma nota so certo?
mas a harmonia nao eh a combinaçao de duas ou mais notas?


linhas de baixo normalmente são melódicas, porque nelas são tocadas apenas uma nota por vez. E nesse caso, eu acho, que se o baixista não estiver tocando mais de uma nota ao mesmo tempo, mesmo que esteja fazndo a base, continua melodia, resulta numa música ou trecho de música em que a harmonia não é tocada. eu acho


2 duvida
se acorde eh a combinaçao de tres ou mais notas onde se enquadra o powerchord?


ele não é bem um acorde, mas serve como tal. eu acho, novamente

3 duvidaa
se tem alguem tocando um violao de forma dedilhada teremos uma nota de cada vez certo?
entao sera classificada como melodia!

(melodia: é a combinação de sons sucessivos, dados um após os outros, ou seja, é a parte musicada sem letra, somente tokando-se as notas.)

mas esse essa msm pessoa começar a cantar e tocar o violao de forma arpejada o q teremos? um dueto?duas melodias?


acho que o violão ai seria base (harmonia), é uma nota de cada vez mas ele está tocando os acordes da harmonia dá musica. no segundo caso, o que ele canta seria melodia, e ele tocando seria harmonia. Mas, nada impede que uma música tenha 2,3,10,15 melodias. por exemplo: instrumentos de sopro são exclusivamente melódicos, se você tiver dois saxs, um trompete, um trombone e uma flauta, só ai você ja vai ter 5 melodias.

4 duvida?

powerchord nao eh acorde certo?

entao na musica iron man do ozzy o q eh aquilo q a guitarra faz durante a musica inteira?(exceto na parte do solo q eu sei q faz parte da melodia)


isso é um riff, riffs podem se encaixar em harmonia ou melodia, acho que nessa música é harmonia apesar dele soar bem melódico. mas de novo não tenho certeza


esses conceitos são muito vagos, é dificil defini-los

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# dez/07
· votar


lucas-sarmento

esses conceitos são muito vagos, é dificil defini-los

muito pelo contrario eu questionei as coisas mais normais possiveis e q se acontece em muitas musicas (e em todo lugar)

porem eh dificil defini-los


e qt as suas respostas apedar de eu achar q vc respondeu intuitivamente estao correta as suas respostas

linhas de baixo normalmente são melódicas, porque nelas são tocadas apenas uma nota por vez. E nesse caso, eu acho, que se o baixista não estiver tocando mais de uma nota ao mesmo tempo, mesmo que esteja fazendo a base, continua melodia,

nesse caso depende de como o baixo eh tocado

apesar de as linhas de baixo serem melodica o baixo tem uma funçao semelhante a do powerchord (q tb varia entre melodia e harmonia)


obs
instrumentos de sopro são exclusivamente melódicos, se você tiver dois saxs, um trompete, um trombone e uma flauta, só ai você ja vai ter 5 melodias.

nesse caso a combinaçao de varios instrumentos melodicos tb pode se obter harmonia




bom para esclarecimento eu so fiz estas perguntas para mostrar o quanto eh dificil definir melodia e harmonia e q eh muito mais facil perceber de forma intuitiva do que atravez de definiçoes meia boca

(de forma alguma estou dizendo q nao eh para estudar mas sim pra estudar muito mais a fundo do q apenas ler apenas o prefacio de um livro e jah achar q sabe tudo )

lucas-sarmento
Veterano
# dez/07
· votar


hahaha mas é isso que eu to tentando dizer.

que é mais fácil definir intuitivamente

shoyoninja
Veterano
# dez/07
· votar


Nossa... Que confusão


Harmonia é na verdade a relação entre as 7 notas do sistema que se usa atualmente e seus semitons. Quando se fala em harmonia de uma música, GERALMENTE, é uma referencia às tonalidades em que ela é executada. Ninguém toca "harmonia" a harmonia é o que existe entre as notas de um acorde tocado e até mesmo entre as notas de uma linha melódica ( a melodia é a música em si).


Toda a música tem harmonia, seja o baixo, o vocal, a flauta, a guitarra ou o que for.

Se você analisa a harmonia de uma música você se prende às tonalidades em que seus trechos são executados, se você olhar a melodia de um solo de guitarra você pode deduzir em qual tonalidade ele está, ou achar em quais tonalidades ele se encaixa e, a partir disso, fazer um acompanhamento com um violão.


A melodia é o que caracteriza a música, é a sequência em que as notas e os acordes são executados. Seja um arpejo que serve de acompanhamento em um violão ou a linha de vocais.


A definição que se escuta de que o violão é um instrumento harmônico é devido ao fato de que sua utilização e a própria construção é voltada para execução de acordes ( que são as escalas e as tonalidades estudadas na harmonia), marcando as tonalidades dos trechos diversos de músicas e servindo como acompanhamento. E ainda assim, a sequência dos acordes tocados constitui uma melodia.


Portanto o baixo executa uma linha melódica que serve como acompanhamento por marcar variações na harmonia da música. Ou não, derrepente sua música tem um solo de baixo.


Harmonia e melodia coexistem em toda linha musical, não são opções.


E, por fim, NENHUM instrumento produz um som livre de harmonia. Seja a voz ou o baixo. Ao tocar uma nota em um baixo a corda produz uma série harmônica que só não é infinita por limitações físicas do material de que é feita.

Zandor
Veterano
# dez/07
· votar


Muito bom tópico agora eu gostaria de saber o que seria um CHORD MELODY ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a diferença entre: melodia x harmonia (jah usei a busca)