Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV

O que que tem eles?

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Quais as diferenças sonoras que você sentiu deles para os habituais 498 e 490 da Gibson?
São mais ou menos a mesma praia ou tem propostas diferentes?
Gostaria de conselhos, quero ter certeza da guitarra que vou pegar! hehehe
E cara... você que ta no japão. Acha que as Gibson's Studio estão num degrau acima das Les Paul's da Edwards, ou ta pau à pau?

Fernando
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Cara, essa série Vintage Mahogany está no site da Gibson? Eu procurei e não achei, só tem a SmartWood, que é parecida com essa série, mas não igual. Outra coisa: você saberia dizer porque a Vintage Mahogany ($800) é tão mais barata que uma Studio comum ($1200)?

Abraços!

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV

Então... não sei! As Standards atuais também vêm com Burstbuckers. E eu toquei poucas vezes (umas 2) em guitarras com o 498 e o 490. Não é o suficiente para formar uma opinião. Só sei que gosto da minha do jeito que está.

Quanto às marcas japas, brinquei nas lojas apenas com Greco e Grass Roots. A Grass Roots está no nível das Epiphones Standard, e é a irmãzinha menor da Edwards. A Greco é mais ou menos a mesma coisa. Já a Edwards é uma 2a linha da ESP. Não saberia dizer se chega no nível das Gibson, mas eu não duvido. É mais barata por aqui, e vem com caps Seymour Duncan. Só de bater o olho, dá para ver que pelo menos é uma guitarra "caprichada". Vale uma testada. Só acho que depois caso vc queira vender, a Gibson vai mais fácil.

Fernando

Não está no site da Gibson mesmo. Não sei se esteve algum dia. Quando eu comprei a minha - ainda como Studio Faded - também não tinha no site.

Acho que a principal diferença é o acabamento, muito mais simples. Mas é bem feitinho, ao contrário da SG faded, que é uma guitarra bem feia... Eu na verdade acho o acabamento faded, se bem feito, fica mais bonito que o da Studio normal.

Os captadores são diferentes também, os mesmos da Standard.

Ah, e o tom dela me pareceu um pouco mais grave, mais fácil de embolar com distorções pesadas, principalmente o captador do braço. Talvez seja por ela não ter o tampo de maple. Mas não sei se isso deixa o som necessariamente pior. Eu só percebi essa diferença quando comprei a minha, depois nunca mais testei as duas lado a lado, e não saberia dizer qual é qual só de ouvir. Não tem nada a ver com o "timbre lixo" que alguns pregam por aí...

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


http://www.guitarcenter.com/Gibson-Les-Paul-Vintage-Mahogany-Electric- Guitar-103371357-i1149476.gc

essa GIBSON do link acima ela tem a faded e a worn brown, a minha dúvida é se isso são apenas as cores??? seria uma avermelhada e a outra marrom? se alguem poder me ajudar eu agradeço! e se poder postar um link com foto pra exemplificar, seria melhor ainda!

valeu

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


ou estou errado??? e sim worn cherry seria uma cor mais avermelhadar e o worn brown seria a marrom??? e o que seria a faded

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda

Sim, worn cherry é a mais avermelhada, e worn brown é a marrom. É só a cor que muda. Faded é o tipo de acabamento, sem pintura envernizada.

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


Bog

então tanto a worn brown quanto a worn cherry são faded?!!! num é isso?!!!

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


eu ainda tenho dúvida!!! :/ vale MAIS apena essa Gibson STUDIO ou uma Epiphone CUSTOM com captadores fodas da Gibson??

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda
Gibson studio de longe,mesmo sendo a menos boa da gibson é melhor que a melhor das epiphone.

cocomaluko
Veterano
# dez/07
· votar


eu ainda tenho dúvida!!! :/ vale MAIS apena essa Gibson STUDIO ou uma Epiphone CUSTOM com captadores fodas da Gibson??


na minha opniaum, compensa mais comprar uma epiphone standard e colocar seymour duncans

a epi standard e custom saum exatamente a mesma coisa

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


cocomaluko

tenho uma epiphone standard e estou tentando vender pra poder comprar a Gibson!

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


Tetanossauro Rex

você já tocou em uma dessas que quero comprar??

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda
então tanto a worn brown quanto a worn cherry são faded

Sim

eu ainda tenho dúvida!!! :/ vale MAIS apena essa Gibson STUDIO ou uma Epiphone CUSTOM com captadores fodas da Gibson??

Eu iria - e fui - de Gibson, e não me arrependo. Vale lembrar que a Vintage/Faded É uma Studio, apesar dos captadores diferentes.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda
eu ainda tenho dúvida!!! :/ vale MAIS apena essa Gibson STUDIO ou uma Epiphone CUSTOM com captadores fodas da Gibson??

Caro, leia a primeira mensagem do tópico e nunca mais se faça essa pergunta.

Abraços

guilherme mussalem
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
priemiro q eu nao fui nem um pouco sarcastico ...pq se vc curte timbre do pod ai sim vc nunca vera diferenca entre elas...
nao sei a qnto tempo e qntas guitarras vc ja teve mais parece q vc eh bastante inocente...vc acha msm q por ex uma flying v FADED eh menos da metade do preco de um flying v NORMAL so por causa da pintura?
so sendo mt garoto msm pra acreditar eh claro q varios fatores influenciam...
agora se vc acha q sua gibson feita na CHINA e montada nos EUA vale a pena pagar uns 5 mil ou mais nova ou 3 a 4 mil usada blz dinhero eh seu

Bog
Veterano
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar


guilherme mussalem

qntas guitarras vc ja teve

4

flying v FADED eh menos da metade do preco de um flying v NORMAL so por causa da pintura?

Em momento algum eu falei da Flying V. Diferente dos chutadores de plantão, eu não costumo falar um monte de guitarras que não conheço. Pelo contrário, leia acima e vc vai ver que em mais de uma ocasião eu disse "nunca toquei e não posso opinar", ou até mesmo "já toquei, mas não o suficiente para opinar".

vale a pena pagar uns 5 mil ou mais nova

Menos de 1500 reais nova, em valores atuais.

No mais, você falou da Studio em geral. Disse que o corpo era fininho. Não é. Ao meu ver, só este engano é o suficiente para tirar o crédito da tua opinião. Você disse que o timbre é porcaria. Aposto que você não conseguiria identificar uma Studio num teste cego.

Talvez inocente mesmo seja achar que a Gibson custa mais caro SÓ por causa da marca.

guilherme mussalem
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
eu dei um EXEMPLO das FADED´S
essas gibson novas sao assim msm de fabricao duvidosa ou vc acha q abixou o preco pq?
mais eh aquilo o pai nunca ve os defeitos do filho
eh a msm coisa discutir com os donos das goldens pra eles sao de otima qualidade
parabens pela grana aquisicao auehuaeh o dia q vc tocar numa hurricane eu volto a falar contigo

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


guilherme mussalem
eu dei um EXEMPLO das FADED´S

Recordar é viver...

studio eh sacanagem fininha timbre tosco

cocomaluko
Veterano
# dez/07
· votar


essas gibson novas sao assim msm de fabricao duvidosa ou vc acha q abixou o preco pq?

acho q isso naum tem nada av, as faded soh saum mais baratas por causa do acabamento, mas continua sendo uma guitarra foda

guilherme mussalem
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
uaheuaehae...ok ok ok...
nao vou perder mais tempo nao...

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Salvo melhor juízo, essas "worn brown" possuem corpo em mogno e um tampo também em mogno, e o acabamento é mais barato (não tem tanta aplicação de tinta, que é uma parcela trabalhosa da feitura do instrumento), talvez por isso sejam menos caras.

Aquelas "see lite" também seguem esse mesmo padrão. Parece-me que algumas sequer tampo no corpo possuem, que é uma peça inteira de mogno.

O acabamento das Gibsons, das Studio às Custom, não é dos melhores. Outras guitarras concorrentes são mais caprichosas nesse sentido, e as PRS são imbatíveis em quesito "acabamento".

ximiapura
Veterano
# dez/07
· votar


Sinceramente, há algumas informações erradas nesse post.

É muita ingenuidade pensar que a Epiphone ou qualquer outro fabricante asiático use a mesma madeira que a Gibson usa.
Guitarras asiáticas usam madeiras asiáticas de menor qualidade e menor preço. O mogno usado pela Epiphone, Greco, Yamaha, Edwards, Ibanez, Hurricane e todas as outras fabricas japonesas, koreanas, chinesas, indonésas ou seja la o que for nao é um mogno de verdade. São árvores diferentes, de espécies diferentes, com nomes científicos diferentes, ressonancias e caracteristicas diferentes, lembrando apenas o aspecto visual do mogno real centro/sul americano usado pela Gibson USA.
NAO É QUESTÃO DE SELEÇÃO, é questão de espécie de madeira.
A questão de seleção ocorre somente entre Gibson USA e Gibson Custom Shop. As melhores madeiras vão pra Custom Shop e o critério de seleção é definido por peso, densidade de grãos e beleza da madeira.

Isso nao quer dizer que só a Gibson seja uma guitarra boa. Todas as outras podem ter suas peculiaridades e soar muito bem, só que é um equívoco alguem dizer que Epiphone Custom "dá pau" em Gibson Studio. Aliás é um equívoco dizer "dá pau" quando se fala em guitarras. É totalmente subjetivo.

Canso de ler na internet gente desinformada (ou mal informada) falando que a diferença entre gibson e epiphone é apenas captação e ferragens, já que a madeira é igual. Puta besteira alguem pensar isso.

Uma informação pra quem ta comprando gibson 0km. A partir do final de 2006 até a data atual todas as Gibsons Les Paul, sejam Standard, Studio, Classic, Vintage Mahogany, e outras derivações, estão vindo com corpo "chambered", ou seja, são OCAS por dentro. Quem quiser comprar uma guitarra totalmente maciça vai ter que buscar os usados.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Yamaha, Edwards, Ibanez, Hurricane e todas as outras fabricas japonesas, koreanas

C ta brincando né seu imbecil?

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


Guitarras asiáticas usam madeiras asiáticas de menor qualidade e menor preço. O mogno usado pela Epiphone, Greco, Yamaha, Edwards, Ibanez, Hurricane e todas as outras fabricas japonesas, koreanas, chinesas, indonésas ou seja la o que for nao é um mogno de verdade. São árvores diferentes, de espécies diferentes, com nomes científicos diferentes, ressonancias e caracteristicas diferentes, lembrando apenas o aspecto visual do mogno real centro/sul americano usado pela Gibson USA.

não sei se isso se aplica à ESP, Orville, History, Hurricane, Edwards que são mais tops, mas é possível.
Assim como o "African Mahogany" é uma árvore chamada Khaya ivorensis e não Swietenia macrophylla que é o "mogno, mogno"

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


ximiapura
A partir do final de 2006 até a data atual todas as Gibsons Les Paul, sejam Standard, Studio, Classic, Vintage Mahogany, e outras derivações, estão vindo com corpo "chambered", ou seja, são OCAS por dentro. Quem quiser comprar uma guitarra totalmente maciça vai ter que buscar os usados.

As anteriores também não eram "totalmente maciças". Elas só tinham um sistema de alívio de peso diferente, com umas colunas escavadas na madeira. E faz tempo que esse esquema dos furos existe.

guilherme mussalem
Veterano
# dez/07
· votar


Yamaha, Edwards, Ibanez, Hurricane e todas as outras fabricas japonesas, koreanas
uehauheuahe

ximiapura
Veterano
# dez/07
· votar


Voces tão rindo do que? Essas empresas fabricam guitarras aonde? No Paraguai? Na 25 de março? Nos alpes suíços?

A única exceção são as Tokai, mas apenas em alguns modelos, que usam mogno africano, que por sua vez tambem nao tem nada ver com mogno original. As Tokais LS320, 350, 360 e 380, ou seja, as TOPs da Tokai, são feitas com o mesmo mogno da Gibson, ou seja, mogno centro/sul-americano.

Bog, eu to sabendo dos weight relief holes, eram 9 no total, mas bem pequenos. Agora nao existe mais isso. A guitarra é inteiramente oca.
Aqui vai uma foto de um raio-X tirado de uma Les Paul BFG.

http://img.villagephotos.com/p/2003-7/273544/LPBFG.jpg

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


ximiapura

Eu sei do corpo com câmaras - inclusive mencionei num post anterior. Mas fico me perguntando por que exatamente eles se dariam o trabalho de fazer isso se fosse uma coisa tão maligna assim. Afinal, é trabalho a MAIS!

ximiapura
Veterano
# dez/07
· votar


A explicação deles é uma suposta busca de "novos timbres" e "mais sustain e corpo" mas eles mesmos se contradizem no próprio site, dizendo que uma das principais razões é que está dificil arranjar mogno leve e de qualidade hoje, e que como a maioria deste mogno vai pra Custom Shop, o que sobra pra linha de produçao é pesado demais, então a única alternativa pra nao fazer uma guitarra de 6kg é deixar ela toda oca internamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG