Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/07
· votar


guilherme mussalem
studio eh sacanagem fininha timbre tosco

Só para avisar: atualmente, não existe diferença entre a expessura de uma Gibson Studio e uma Standard. E os captadores atuais da Studio também são os mesmos que costumavam vir na Standard antigamente.

Ano passado eu fui comprar uma Epiphone. Achei uma Gibson Studio Faded numa promoção (este modelo mudou de nome para "Les Paul Vintage"). Vinha com Burstbuckers Pro. Testei as 3. A Studio deu uma surra na Epiphone *com a captação original*. E a diferença de som da Gibson Studio para a Gibson Standard era bem menor do que a diferença de preço sugere.

Não sei onde você ouviu "timbre tosco" saindo da Studio, mas sinceramente, acho que você também não saberia diferenciar uma Studio e uma Standard num teste cego.

Quanto à Epiphone, nunca testei com outra captação, então não posso opinar. Mas com a captação original, passa longe da Studio.

_Kevin_
Veterano
# dez/07
· votar


Uma observação: a Epiphone lança excelentes guitarras (exceto as Special, claro), e o preço delas no Brasil é proibitivo para a maioria. Uma Epi LPStandart está por volta de 2000.

A Guitar Player fez um teste com uma Epi LP STD e uma Gibson LP Custom Vintage. A gibson ganhou, mas a Epi não ficou muito atrás. A revista classificou a Standart da Epi como 90% da Gibson. É um bom percentual.

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


_Kevin_

Eu tenho para mim que a relação custo x benefício de guitarras em geral tem um gráfico com uma curva tipo exponencial, e não linear. Ou seja, se uma guitarra de 1000 dinheiros é superior a uma guitarra de 500 dinheiros num fator N, uma guitarra de 2000 dinheiros é superior à de 1000 dinheiros no mesmo fator N. Para conseguir mais N a partir da de 2000 dinheiros, não basta acrescentar 500 ou 1000, tem que dobrar de novo. E assim por diante. Existe um abismo de diferença entre uma guitarra de 500 e outra de 1000, mas praticamente nenhuma diferença óbvia entre uma de 10500 e outra de 11000, provavelmtne nenhuma diferença objetiva entre uma de 100500 e outra de 101500.

Hehehe, papo mais estranho.

6070
Veterano
# dez/07
· votar


Esqueça esse negócio de gráfico exponecial blá blá blá...

Negocio é o seguinte vç tem que curtir a guitarra mais que tudo. Ver se ela te atende na versatilidade que vç necessita e ai o final é a grana se der compra a que te agradou mais se não der compra a que tem maior benefício x custo dentro das suas especificações e necessidades!

Seja Feliz!

PAZ

_Kevin_
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
6070

Concordo com os dois. Hoje eu posso ter minha Gibson e minha Fender, mas a minha maior felicidade foi ganhar minha primeira guitarra tosca que desafinava toda hora rs.

_Kevin_
Veterano
# dez/07 · Editado por: _Kevin_
· votar


Lição de vida:
A melhor guitarra é aquela que vc pode comprar.

Mas, se vc tem dinheiro, vá direto na Custom Shop da Gibson e da Fender :-)

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


_Kevin_

É verdade cara, eu tenho uma Gibson Les Paul, e uma Yamaha SG500 197e alguma coisa, mas na verdade sinto muitas saudades da minha primeira guitarra, uma bosta duma Dolphin King, medonha, ruim de tudo, mas gostaria de ter ela comigo.

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


_Kevin_

Isso com certeza. Um dia ainda terei uma Gretsh Duo Jet, ahhaah

jimmt vandrake

Já eu não tenho qualquer saudade da minha Tonante. :) Mas tá guardada, não penso em me desafazer dela, tá lá como lembrança.

Aliás, nessa mania de não me desfazer das coisas, eu andei acumulando um monte de instrumentos que não uso, hahaahh.

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso


O tipo de fiação, o encapamento, o isolamento e as juntas (soldas) são importantíssimos - troque-os junto dos captadores, informe-se com seu luthier sobre quais componentes colocar.


pelo visto, tu consegue dizer se o fio tem banho de prata (ou nao), blindagem dos fios de cobre ou zinco, se os pots são Alpha, CTS e o jack é Switchcraft ou um coreano só de ouvido né....

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


Bog

a curva de preço aqui no brasil é quase logaritmica crescente hehehe

Brown
Veterano
# dez/07
· votar


japaubatuba
Ah sim, nesse caso concordo com você. \o/

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


pacificpoker
alguem pega uma epiphone lespaul standard, uma custom... uma gibson studio e uma standard... alguem grava ai.. por favor... sem querer ta zuando ou nada... mas se Afronso conseguir vc é um mito

Concordo. Aliás, é isso que falta neste fórum: alguém sério colocar de fato uma gravação de qualidade com uma Epiphone e uma Gibson. Eu não confio em 99% das pessoas que vêm aqui e dizem que têm vinte gibsons, trinta epiphones, quarenta fenders... Sinceramente, quem tem e não consegue diferenciar, deveria doar os instrumentos para quem consegue.

É tão gritante e absurda a diferença, que eu pensava que essa discussão fosse ponto pacífico. Eu só procurei racionalizar a questão e dizer "por que" as Gibsons são superiores às Epiphones, e "por que" não adianta turbiná-las.

Mas a coisa degringola, as pessoas ficam pessoal e emocionalmente ofendidas, talvez porque uma Epiphone e a troca de captação dela custa dinheiro (e não é uma guitarra ruim, pelo contrário), e as pessoas querem se iludir que elas "compraram uma Gibson" por um preço tão menor.

Não é verdade. Uma Epiphone não vira uma Gibson.

Quanto à parte elétrica, bem, o que dizer? Ela simplesmente conduz o sinal do seu som, amigo! Se você tem uma fiação de baixa qualidade, juntas e soldas terríveis, esse material e circuito de segunda bloqueiam, oferecem resistência e interferem no sinal, e altera o som. Uma das coisas que as Gibsons mais se orgulham é justamente de terem uma fiação de primeira linha - claro, de que adiantaria ter madeiras ótimas, uma captação ótima, se por conta de um fiozinho idiota você compromete esse caro conjunto...

Eu toda vez que toco uma Gibson ao lado de uma Epiphone fico inconformado como alguém pode simplesmente neglicenciar as diferenças. Talvez se você tocar uma corda solta, um acorde besta, num amplificador mixuruca, a diferença se torne sutil. Agora, toque de fato alguma coisa, faça uns bends, brinque um pouquinho e você jamais irá confundir uma com a outra novamente.

E para aqueles que não me entenderam, quando eu disse "strato" no meu tópico, eu me referi a um tipo de guitarra que envolve as "supestrat" - Ibanez (japonesas), ESP (não LTD), e de uma certa forma, até as maravilhosas PRS (não SE).

Enfim, eu bato novamente neste ponto e acho que é a grande mensagem além da parte técnica: toque a guitarra, não importa qual seja. Toque o som da sua guitarra, porque ela é 50% nessa relação entre você e a música - ela tem um papel ativo, ela é sua companheira, e você não pode tirar dela algo diferente daquilo que ela possa te oferecer. Faça isso e você poderá fazer qualquer guitarra soar bem: saiba qual é o som e a música para o seu instrumento, e não pense que uma Epiphone será uma Gibson.

Outra coisa: ser veterano no fórum não significa ser veterano na música... Portanto, argumento de autoridade dos veteranos de fórum não devem ser tomados como verdade, aliás, os de ninguém - tudo deve ser posto à prova.

Agora, tem muita gente aqui que simplesmente mente, diz que tem algo ou já tocou em algo e na verdade nunca fez nada disso. Esses são os verdadeiros "chutôes" de opinião. Fujam deles.

Eu tenho alguma experiência com música e com guitarras. Quanto ao meu equipamento, já tive e/ou já toquei por um bom tempo em todas essas guitarras que eu mencionei, tanto ao vivo quanto em gravação. Por isso estou compartilhando um pouco de conhecimento que eu tenho dos "porquês" das diferenças - em nenhum momento eu questionei a superioridade de guitarras de primeira linha em relação às de segunda (e isso é algo que vocês precisam saber).

Eu simplesmente quis racionalizar essas diferenças, para ninguém dizer que eu estou defendendo marcas caras. Isso não é verdade. Estou defendendo que vocês toquem conscientemente seus instrumentos, e portanto tirem deles o melhor, e não se iludam gastando, gastando, para fazer de uma "samick les paul" uma Gibson Black Beauty... Isso sim é mentalidade de mercado, essa que vocês tanto choram dizendo que quem defende marcas caras tem...

Ouçam aqui aqueles que têm uma mentalidade e uma fala mansa e serena. Os agitadores querem convencer vocês daquilo que nem eles conseguem convencer eles mesmos - por isso precisam do consentimento de todos dizendo "sim, epiphone pode ser gibson" para que a mentira que eles contam para si mesmos ganhe um pouquinho de verdade. Fujam desses comentários e dessas pessoas.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
_Kevin_
jimmt vandrake

Concordo totalmente com vocês. De uma certa forma, parece que nenhuma guitarra se encaixa tão bem na nossa mão quanto a primeira, não é? =]

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Henrique S.
pelo visto, tu consegue dizer se o fio tem banho de prata (ou nao), blindagem dos fios de cobre ou zinco, se os pots são Alpha, CTS e o jack é Switchcraft ou um coreano só de ouvido né....

De ouvido não: pelo toque... aliás, nem um nem outro: por telepatia... =/

É claro que ninguém consegue (penso eu) dizer essas diferenças assim, como alguém com ouvido absoluto diferencia notas...

Agora, coloque a parte elétrica (pode até manter os mesmos captadores) de uma Epiphone numa Gibson, e toque outra com a fiação original - eu acredito que haverá uma diferença perceptível.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Bog

Vc não tem saudade da sua tonanta por que vc ainda tem ela jogada em algum lugar. Eu burro vendi minha Dolphin, ficou na saudade.

the cat in the hat
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
Cara ninguem aqui falou que Epiphone pode ser Gibson, agente soh esta falando que voce subestima as Epiphone a um tal ponto que eh como se a Epiphones fossem um lixo e isso nao eh verdade!!!

Ninguem compra Epiphone querendo ter uma Gibson, agente compra uma Epiphone sabendo que temos uma Epiphone em maos!!! E nao existe essa de melhor guitarra.... a melhor guitarra eh aquela que te satisfaz sonoramente e se enquadra no modo que voce toca! ponto final brother, gosto eh gosto.......conheco gente que odeia Gibson e ama uma Ibanez... guitarra eh questao de gosto e nao de qualidade!

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso

Aqui no fórum é um pouco complicado mesmo, acho que o que faltou foi as pessoas entenderem que o seu tópico é sua mera visão e opinião absolutamente pessoal em relação à sua experiência. E portanto não vai contra a opinião e experiência de ninguém, apenas uma análise sua.
Eu particularmente acho que timbre é uma coisa muito pessoal, e é o que diferencia um guitarrista de outro. Cada um vai timbrar uma guitarra de acordo com suas condições financeiras X gosto X guitarra X ampli X experiência X influência. Não tem como ficar discutindo isso, ou vc gosta ou não gosta. Para mim que sou roqueiro das antigas, meu negócio é Fender ou Gibson, no máximo PRS. Aí a moçada já fica puta e começa a chingar. Fazer o que?
Sou do tipo do guitarrista ignorante e cabeça fechada, ou seja : quer som pesado? Gibson e Marshall, Quer um som rouco e brilhante, mais para o blues ou Country, ou até um belíssimo clean? Fender com Fender. Tanto faz Strato ou Tele.
Para o tipo de som que eu gosto a realidade não vai além disso.
Então para deixar claro, esta é minha mera opinião que só serve para mim, outros guitarristas devem procurar suas próprias opiniões. Esper não ter ofendido ninguém, pois vejo aqui no fórum um excelente canal para apresentação e troca de experiências.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


jimmt vandrake
Aqui no fórum é um pouco complicado mesmo, acho que o que faltou foi as pessoas entenderem que o seu tópico é sua mera visão e opinião absolutamente pessoal em relação à sua experiência. E portanto não vai contra a opinião e experiência de ninguém, apenas uma análise sua.

Na verdade, não. Aqui muita gente usa esse artifício da "opinião pessoal" como um "deus ex machina" para estabelecer uma opinião ou análise absurda como verdade, no grito.

É como quando você abre um desses "reviews" de sites estadunidenses em que o pessoal da nota "9", "10", para guitarras de segunda linha. Se essas guitarras são nota 9 ou 10, uma guitarra de primeira linha é quanto? 15? 20?...

O fato de uma guitarra de qualidade superior dar melhores timbres, mais notas, mais frequências, além de possuir mais durabilidade, mais qualidade, não é questão de opinião pessoal, mas um fato!

Queria muito dar na mão dessas pessoas uma Gibson e ver se elas trocariam "pau a pau", ou devolveriam dinheiro numa troca com uma Hurricane... Oras, se a Hurricane "dá pau" em Gibson, eu tenho certeza que eles trocariam uma Gibson por uma Hurricane, e ainda devolveriam uma parcela em dinheiro... Enquanto eu não ver uma coisa dessas na minha vida, simplesmente não posso aceitar essas "opiniões pessoais"...

Eu não estou dizendo - como aliás disse o contrário, várias vezes - que uma Epiphone é uma porcaria. Não, não é uma porcaria. É uma guitarra de segunda linha, uma semi-guitarra, mas não chega a ser uma porcaria.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


the cat in the hat
conheco gente que odeia Gibson e ama uma Ibanez... guitarra eh questao de gosto e nao de qualidade!

Calma lá: uma coisa é optar entre uma Gibson e uma Ibanez japonesa... Ambas são guitarras de primeira linha, e a questão passa a ser realmente a utilidade ou a preferência, o tipo de som que se quer, o instrumento que se prefere etc.

Agora, entre Gibson e Epiphone, ou entre Gibson e uma Ibanez coreana da vida, não é uma questão de gosto, mas de diferença brutal de qualidade.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Quanto à Epiphone, nunca testei com outra captação, então não posso opinar. Mas com a captação original, passa longe da Studio.

Passa tão longe quanto, mas é mais cara e ligeiramente melhor que as Epiphones com captação original.

busterchair
Veterano
# dez/07
· votar


concordo com o Afronso.


agora.. essa molecada é teimosa demais!
vao trabalhar e comprar instrumentos bons!!
seus vagabundos!!
UHAhuAHuA

the cat in the hat
Veterano
# dez/07 · Editado por: the cat in the hat
· votar


duplo

the cat in the hat
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
entao ta..... se fosse como voce esta falando, todo artista soh usaria Gibson!
Voce tem que chegar no Ardanuy e no Kiko loureiro e falar pra eles que eles sao uns manes por que eles usam tagima, coitadinho deles........

jah disse.. guitarra boa eh aquela que se encaixa perfeitamente nas suas maos e nos seus ouvidos!

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


the cat in the hat

???entao ta..... se fosse como voce esta falando, todo artista soh usaria Gibson!
Voce tem que chegar no Ardanuy e no Kiko loureiro e falar pra eles que eles sao uns manes por que eles usam tagima, coitadinho deles........



Certo e quem vai pagar o salário deles ????

thiago stteffen
Veterano
# dez/07
· votar


Eu acho bem nada a ver vc falar q nunca gravaria com uma epiphone.

Gasoline
Veterano
# dez/07
· votar


Olha, o mais legal desta discussão toda é que ficou dito que Gibson Studio é guitarra de "primeira linha".

Imagino que linha seja uma R9 ou uma CS.
ou ainda uma Tom Anderson da vida.

Gasoline
Veterano
# dez/07
· votar


(Não estou conseguindo editar, desculpa o post duplo).

E ainda ninguém questiona a qualidade das Gibson.
Mesmo tendo saido guitarras de qualidade MUITO duvidosa, para dizer o minimo, em algumas épocas da fabrica.

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


guilherme mussalem

acho que vai ser Gibson studio mesmo!!!

uma dúvida...

porque tem MUITAS pessoas que dizem que o som das Gibson studio é o mesmo das standards, sendo que o que muda é apenas o acabamento???

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda

Tá e vc acreditou nisso ?? Por que o cara que compra uma standard não compra uma Studio ??

slashfoda
Veterano
# dez/07 · Editado por: slashfoda
· votar


jimmt vandrake

Tá e vc acreditou nisso ?? Por que o cara que compra uma standard não compra uma Studio ??

sim! até porque faz um pouco de sentido!!! Standards tem um som foda com um visual foda para ser tocada em palcos e a Studio um som foda pra gravação e sem ter a necessidade de uma boa aparencia!

quem tem dinheiro compra uma guitarra linda e com som foda e quem não tem compra uma guitarra mais simples com um som foda!!

-- tem uma Gibson Vintage mahogany (studio) que tem os mesmo captadores das Gibson Standard!!! inclusive no site da Gibson eles usam uma mesma amostra de audio tanto pra Gibson studio quanto pra Standard!

por isso acreditei!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG