Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG

Autor Mensagem
slashfoda
Veterano
# dez/07 · Editado por: slashfoda
· votar


e só pra complementar o que eu já tinha dito:

isso que foi escrito pelo amigo Mickey Mouse IV! num tópico que ele tem ai sobre o que comprar nos EUA!

# Enviado: 10/dez/07 18:19
Citar Votar Denunciar

Dependendo, ai eu comprava o Peavey Windsor + Gibson Studio.
Toquei em uma por aqui e achei muito boa.
E do lado de uma Standard. Sabe qual foi a única diferença?
O acabamento. Até a grossura das duas era a mesma. E nao sei pq a Studio é MUITO barata la.


até estou querendo vender minha Epiphone Standard e uns pedais meus só pra ver se consigo comprar uma Gibson Studio!

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


A Gibson Studio é uma guitarra aceitável. As Standard e as Custom da Gibson são melhores não só em acabamento, mas possuem um som melhor. No entanto, a Gibson Studio dá conta do recado, é uma guitarra de primeira linha.


Ja testou as 2 lado a lado?
Não.

Eu já. A Standard e a Studio. Comparei:
Grossura da madeira?
MESMA
Hardware?
MESMO
Captação e parte elétrica?
MESMA
Timbre?
MESMO
Acabamento?
O da Standard detona, é melhor.
Mas apenas isso.

Por isso considero uma Studio um custo benefício bem melhor que uma Standard. Ambas são guitarras do caralho, mas não compensa pagar mais de 2000 dolares numa Standard.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda
Cara, sério mesmo. Eu acho a Studio uma puta guitarra. Todos os specs de uma guitarra top por um preço aceitável.
Ainda não sei se quero ela mesmo, pq vou comparar com outras (LTD, Fernandes, Edwards, PRS e cia).
Ai sim vou saber qual é a melhor.

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
Agora, entre Gibson e Epiphone, ou entre Gibson e uma Ibanez coreana da vida, não é uma questão de gosto, mas de diferença brutal de qualidade
Se você estiver falando em questão de acabamento,durabilidade,é até aceitável.Agora,se estiver falando em questão de timbre,vai me desculpar mas está falando muita bobagem.Gosto por timbre e tocabilidade é completamente pessoal.É raro alguém preferir uma epiphone special à uma gibson supreme?Sim,raríssimo,nunca encontrei ninguém nessa situação,mas deve haver,não existe timbre bom e timbre ruim.Conheço um cara que tem um set de amps e pedais invejável e já disse que num troca sua jennifer por guitarra nenhuma no mundo.Existem apenas timbres,que possuem uma aceitação maior dos ouvintes,e,logicamente,fazem mais sucesso.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Acabamento caro esse da Standard ?

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


jimmt vandrake
Velho, não vi outra diferença mesmo.
EU não soube diferenciar o som das duas.
Você saberia, no mesmo amp, mesmos pedais, mesmos cabos e tudo mais?
Se sim, eu digo que vc não devia ta aqui, pq você deve ter um ouvido super evoluido pra um ser humano.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV

Cara creia no que vc quiser,se vc acha que uma Studio é = a uma Standard para vc, então é e pronto. Não sou em quem vai convencê-lo do contrario. Responda a si mesmo o que vc prefere entre uma Studio e uma Standard, ouça o som das guitarras com o ouvido e não com o bolso, e vc verá que a diferença não está apenas no acabamento.

Tenha certeza, eu acho até mesmo as Epiphones guitarras excepcionais, e custam proporcional ao que oferecem. Alguém aí falou e está certo, vc tem que estar com o pé no chão estar certo de que instrumento vc tem. Não adianta cara, Epiphones jamais serão Gibson's Standards, nem Studio, cada uma é o que é e pronto.
Não dá para comprar uma Gibson Les Paul Standard agora ? Um dia dará ! Só não faça da Studio uma Standard por que não é e nunca será.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


jimmt vandrake
Cara, eu achei ela tão boa quanto, e mesmo se tivesse o dinheiro, acho que não compensaria pagar a diferença. Caras como o Bog, que tem a própria, concordam comigo.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV

Vale a pena sim cara, é só uma questão de fazer a coisa certa na hora certa. Acho uma puta opção uma Studio, se vc pode comprar uma agora mande ver, a guitarra é fodastica. E concordo com vc a diferença do som realmente é mínima, e talvez imperceptível.

Mas é aquele lance, se vc gosta de LPs mantenha a Gibson como um objetivo, o sonho de consumo a ser realizado.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


jimmt vandrake
Com certeza... heheheh meu sonho mesmo, era uma Gib. LP 59', mas ai é foda hahahaha
Essa Studio, eu curti muito a Alpine White e a Herritage heheh
E sei la, nessa faixa, acho que nem Fender Am STD vai cair melhor pra mim. Pq teria de trocar os p'ups e sairia mais caro ainda.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Mickey Mouse IV

Olha só, em 1990, eu comprei uma guitarra Yamaha SG500, japonesa ano's 70 e alguma coisa, com 2 Humbuckers Gibson's retirados de uma Custom 74. Paguei nela US$650,00. Tudo nela é igual a Gibson, madeira, espessura do corpo, ferragens etc. . .uma raridade. Tem muito poucas no Brasil, Carlos Santana usava uma extamente igual. Tenho ela até hoje. Um belo dia em 1996 passando em frente a uma vitrine, eis que vejo o que ? Uma Gibson Les Paul Standard, igualzinha a do Jimmy Page, o cara que me fez aprender a tocar guitarra. Pensei FUDEU-SE !!!!!!Dívida à vista. Entrei e mandei: Quanto é aquela guita ?? US$1.500,00, é isso mesmo, US$1.500,00. Sim era o preço das Gibson na época.
Agora vc vai chorar. . . Sabe quanto era o dólar?? R$0.94 (94 centavos)isso mesmo, 94 centavos. Não deu outra, Mandei R$600,00 na hora + R$400,00 no cartão de crédito + 5 parcelas de R$120,00. Tenho ela até hoje. São minhas 2 guitarras.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Além do acabamento (notoriamente os frisos e trastes), as Standard possuem o tampo de bordo (maple) de melhor qualidade, algumas até com bordo tigrado de boa qualidade. Há sim diferença, mas acho que é unanimidade que a diferença não é proporcional ao preço, que dobra. Mas aí entramos numa questão que vai além do som: dobra porque é o preço por uma Gibson Standard, uma Gibson que não desvaloriza brutalmente como as Studio.

Uma opção legal são aquelas Studio Plus, que possuem tampo de maple da mesma qualidade de uma Standard. As Studio normais são um pouco "cruas" demais, se comparadas com as Standards, que têm um som um pouco mais "morno", mais aveludado e "molhado".

Gibson Studio é guitarra de primeira linha? Claro que é. Provavelmente a mais simples e acessível de todas, mas não é uma guitarra de segunda...

Quanto ao acabamento das Gibson, eu acho vergonhoso. Aquele nut, as tarrachas, a própria montagem. Não têm uma durabilidade à altura da guitarra. Se você pegar uma PRS, por exemplo, vai sentir a diferença para um acabamento de primeiríssima. Ouso dizer que algumas guitarras de segundona têm um acabamento melhor que os das Gibson. Eu peguei essas Schecters e o acabamento delas me chamou muito a atenção!

E já toquei Studio, Standard e Custom (black beauty) lado a lado. E digo que sou apaixonado pelo timbre da black beauty. Apaixonado. E as diferenças, apesar de sutis ou modestas, são facilmente perceptíveis.

Acho as Studio um ótimo negócio! Eu mesmo tenho uma. Mas como muita gente acaba comprando uma Studio, elas são extremamente desvalorizadas na hora da venda - caem para metade ou menos da metade do preço, independentemente do estado delas. Já as Standards conservam aí entre 70% e 85% do preço, o que é ótimo!

E aqui estamos todos falando de guitarras "funcionais", para serem tocadas e usadas, e não "vintages" mais afeitas aos colecionadores - o que abre um outro universo totalmente diferente.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Agora vc vai chorar. . . Sabe quanto era o dólar?? R$0.94 (94 centavos)isso mesmo, 94 centavos

Eu chorei... =,/

Henrique S.
Veterano
# dez/07
· votar


jimmt vandrake

com essa história até eu chorei hhehehe

bons tempos, que o dolar era barato..

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Cacete heheheheh tu é um cara de sorte viu.... porra..... heheheh problema é que é ou ampli é guitarra ou um dos dois CABULOSO. Prefiro 2 BONS do que 1 CABULOSO. Pq o som final vai ser muito melhor assim heheheh

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
Tu me convenceu.

Vou comprar uma Studio. hahahahah
Acho que vai ser um melhor negócio do que uma LTD ou até que as PRS's do mesmo preço.

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Vou comprar uma Studio. hahahahah
Acho que vai ser um melhor negócio do que uma LTD ou até que as PRS's do mesmo preço.


Não tenha dúvidas!! Vá na fé e compre sua Studio, você não vai se arrepender!!

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso
\o\
Assim espero.
Aqui, te perguntar... existem duas versões. Com BurstBuckers e com os 498/490. Qual a diferença timbrística entre ambos?

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Afronso

cara, em primeiro lugar te peço desculpas pelos posts irônicos, não costumo fazer isso aqui, e, se vc não gostou de algo que eu escrevi, tem toda a razão, vc é um cara educado, escreve bem e merece que o debate aqui seja feito nesse nível.

Mas achei que vc colocou as coisas muito em termos de "only a real gibson is good enough", achei meio antipático em um forum onde muito poucos podem ter uma guitarra de 1a linha, entende ?

Olha, eu entendo pouco de LP, só toco em stratos mas realmente não consigo distinguir o som de uma Epi e uma Gibson, se os caps e o setup forem os mesmos. talvez no som clean a diferença fique perceptível, mas com drive... Já tive oportunidade de verificar isso algumas vezes na prática. É claro que eu concordo que uma Epi turbinada jamais vai ser igual uma gibson, aí entram outros quesitos além do timbre...

Mas como falei antes, não duvido que vc e outros consigam, aí vai a questão de ouvido bom, experiência com guitarra, etc. Em strato e teles, no som clean, até eu mesmo percebo diferença no timbre de madeiras, então é claro que é possível...

Mas enfim, é a tua opinião e ponto final.

guilherme mussalem
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
entendi seu problema eh q tu usa esse flood pod,pod xt,pod yh,pod jh,pod nao sie q la aheuahe
realmetne esses pod,vamps da vida realmetne timbre td igual msm

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


Aqui, te perguntar... existem duas versões. Com BurstBuckers e com os 498/490. Qual a diferença timbrística entre ambos?

dúvida minha também!!! no fim qual seria a melhor opção?

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda
jimmt vandrake
Mickey Mouse IV

Só para dizer: eu não acho que a Studio tenha o mesmo som da Standard. A minha é uma "Studio Faded", antecessora da Vintage. Para mim, soaram um pouco diferentes, mas na verdade eu não saberia dizer qual tem o som MELHOR. Só acho que a diferença no som é menor do que a diferença no preço sugere. Falam como se a Studio fosse uma porcaria, muuuuuuuuuuuuuuuuuito inferior à Standard, o que não é verdade.

E falo como alguém que OPTOU pela Studio, mesmo podendo comprar a Standard.

guilherme mussalem

Guarde teu sarcasmo para você. As guitarras foram todas testadas num Fender Twin Reverb, sem nenhum pedalzinho no meio. Me mostre onde foi que eu disse que o timbre era igual.

Da próxima vez, tente rebater argumentos, e não fazer comentarios sarcásticos. Repitamos:

1. atualmente, não existe diferença entre a expessura de uma Gibson Studio e uma Standard.

2. os captadores atuais da Studio são os mesmos que costumavam vir na Standard antigamente.

3. ao meu ver, a diferença de som da Gibson Studio para a Gibson Standard é bem menor do que a diferença de preço sugere. Não estou dizendo que o som é igual.

4. Não sei onde você ouviu "timbre tosco" saindo da Studio, mas sinceramente, acho que você também não saberia diferenciar uma Studio e uma Standard num teste cego.

5. para os meus ouvidos, a Epiphone (Standard) com a captação original passa longe da Studio.

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Afronso
e quem mais souber...

a guitarra que pretendo comprar é essa:

http://www.guitarcenter.com/Gibson-Les-Paul-Vintage-Mahogany-Electric- Guitar-103371357-i1149476.gc

os captadores são os mesmos das Standard! pelas especificações que o site diz, é uma boa guitarra???

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda

Como eu disse, a minha é a "versão-teste" dessa aí. Comprei faz 1 ano e meio. Sendo curto e grosso, eu não trocaria a minha por guitarra alguma (exceto por uma Gretsch Duo Jet, hahaha). Não, nem por uma Standard. E sim, é gosto pessoal.

Aliás, uma vantagem não-sonora do acabamento faded: riscos e marcas de dedos não aparecem tão facilmente. E eu particularmente acho que a mão desliza mais fácil pelo braço sem verniz.

Confesso que a 1a coisa que eu pensei quando toquei nela não foi "nossa, que sonzão", e sim "nossa, que guitarra confortável!". Depois fui para a Standard, notei alguma diferença no som, mas preferi o braço sem verniz. Depois dei uma chance à Epiphone, mas o som era bem diferente (não estou dizendo que é uma porcaria, mas era pior sim).

Apesar da minha não estar aqui comigo (levei para o Brasil já), eu não tenho nenhuma vontade de TROCAR de guitarra. Para o tanto que eu toco, sobra guitarra.

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
quer dizer que essa que quero comprar esta um "degrau" acima da sua??? :)

slashfoda
Veterano
# dez/07
· votar


http://www.amazon.com/Gibson-Studio-Electric-Heritage-Sunburst/dp/B000 U263ZY/ref=sr_1_4?ie=UTF8&s=musical-instruments&qid=1197338192&sr=1-4

essa também seria uma boa opção??

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


slashfoda

Não. É praticamente a mesma guitarra. Ela foi lançada como teste de mercado em alguns países com o nome de "Studio Faded". Depois entrou na linha normal da Gibson como Vintage.

Algumas pessoas andam dizendo que o esquema de alívio de peso da Vintage é diferente, com câmaras. Não sei dizer como está agora, mas a minha é com uns furos mesmo (perguntei num e-mail para a Gibson). Apesar do que os profetas do apocalipse vão dizer, alívio de peso não é pecado e nem manda pro inferno, e atualmente a maior parte dos modelos da Gibson tem isso - incluindo a Standard e a Supreme (que por sinal, foi a que inaugurou as tais câmaras).

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


NINGUEM NUNCA RESPONDEM LA NO TOPICO DE HOME ESTUDIO..ME AJUDEM LA!!!

Afronso
Veterano
# dez/07
· votar


Curly

Sem problemas. Eu entendo você e sua preocupação é legítima. Não quero que ninguém se sinta incapacitado por não poder ter uma guitarra de primeira.

Mas, para que isso seja real, é preciso primeiro que se saiba o que é uma guitarra de primeira linha, quais as diferenças, e admita-se que é possível fazer um belo som com qualquer guitarra ou coisa (o Hermeto Pascoal que o diga), mas é preciso ser 100% consciente do que se faz.

Muita gente perde tempo e dinheiro com o sonho de um som que não virá sem umas belas doletas. Ao invés disto, o que eu sugeri foi uma consideração sincera do seu próprio instrumento, só isso.

Não quero impor aqui diferenças econômicas no meio da música, porque talento e musicalidade não se compram.

Mickey Mouse IV
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
E os burstbuckers cara??
eheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Epiphone Les Paul x Ibanez SZ520 x Gibson Les Paul Studio x Epiphone turbinada seymour ducan / EMG