Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
joaosayeg
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, seu eu pegar uma Gretsch G5122 Double Cutaway, tem como eu colocar captadores melhores nela, ou nao vale a pena? Originais ou algum outro melhor? Eis a questão kkk

nichendrix
Veterano
# set/08 · Editado por: nichendrix
· votar


Olá pessoal,

Esta é a primeira vez que posto para tirar uma dúvida, então lá vai:

Há 12 anos eu comprei uma Gibson ES-135, um puta som pra tocar country-blues e um pouco de jazz no estilo do T-Bone Walker ou do Charlie Christian, com a vantagem que como ela é semi-sólida, dá pra meter distorção e fazer uns sons mais blues-rock ou rock and roll.

Meu problema com ela é o acabamento, ele é muito bom, mas é nitrocelulose, e desde que comprei eu noto que é bem mais "sensível" que o acabamento das minhas 2 Fender e das minhas 2 Epiphone, que creio eu, são de verniz poliuretano, já que qualquer impressão digital fica bem mais nítida nela do que nas outras.

Só que como mais ou menos na mesma época que comprei a Gibson, eu também fiz uma cirurgia na coluna que teve como efeito colateral o fato de eu parar de suar nos braços e mãos (quase como aquela que fazem com quem tem hiper-hidrose). Então como eu não suava quase nada, nunca tive problemas com o verniz.

O problema é que aos poucos eu estou voltando a suar nos braços, e nas mãos, e isso tem afetado o verniz da guitarra, sempre que termino de tocar eu limpo as guitarras com uma flanela e usando o Fender Mist and Wipe, mesmo assim, depois que chego em casa dos ensaios e dos shows, eu ainda limpo ela novamente e ainda aplico o Fender Polish.

Ainda assim eu venho notando que o verniz, que antes era brilhante, tem perdido o brilho no lugar onde apoio o meu braço, deixando ele com uma aparência meio fosca.

Outra coisa é que a biding dela está ficando bem amarelada, engraçado que não é uniforme, algumas partes estão ficando amareladas mais rápido que outras.

Para piorar ainda mais a situação, semana passada, enquanto eu limpava a chave seletora, o Jack e os potenciômetros com álcool isopropilico (a rua está em obras, então a poeira tem comido solta), sem querer caiu da seringa uma gota próximo a chave seletora, e ficou uma mancha no lugar em que ela caiu.

Limpei com uma flanela, e fiz toda a limpeza como de costume, mas a mancha não sai, ficou bem clarinha, mas não sai, já tentei de tudo pra tirar o diabo da mancha, já passei até lustra moveis poliflor, óleo de peroba e cera para polir carro, mas a mancha não sai, ela vai está ficando cada vez mais clara, mas não sai completamente.

Então é isso que eu queria saber se existe alguma maneira de impedir ou ao menos retardar essa perda do brilho do verniz no lugar onde apoio o braço, o amarelamento da biding e como tirar a maldita mancha, já que por mais que seja besteira, me dá uma dor no coração quando olho pra minha Teresa Cristina e vejo aquela mancha horrenda perto da chave seletora?????

Um Abraço

Nicholas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Gutoo
Cara, os capacitores podem ser do tipo poliéster também, 0.22uF, tanto de entrada como de saída. O transístor é o BC517.
SwampLord
Cara, em matéria de guitarra, tanto faz. Ambas são equivalentes. Se vc vai usar capts ativos, atente para o fato de que TODO O SISTEMA TERÁ QUE SER ATIVO, POIS NÃO SE MISTURAM ATIVOS COM PASSIVOS. O Laney é um bom amp. e isso basta.
joaosayeg
Cara, eu não conheço (nunca trabalhei com) esta guitarra, portanto não posso opinar.
nichendrix
Não há como "retardar" tal "amarelamento" (aliás, isso é um charme à mais), nem tampouco retirar a mancha (álcool isopropílico é um produto corrosivo e em hipótese alguma deve entrar em contato com o verniz). Ou vc acostuma com ela, ou contrata um luthier para refazer TODO o acabamento de seu instrumento.
Abçs

MANFREDINI
Veterano
# set/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, onde eu acho um escudo de 8 parafusos e uma camada só pra Stratocaster pra comprar? <o> tô maluco atrás de um e não acho

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


MANFREDINI
Será que isso importa muito?
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


nichendrix
Acabamento em nitro é inevitável que fique fosco com o uso, mas não limpe logo após ter usado, espere secar e depois limpe. Isso aumenta um pouco a duração do acabamento.

MANFREDINI
Veterano
# set/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Mauricio Luiz Bertola

importa. tá, pode ser de onze parafusos, mas que seja de uma camada, não sabe onde posso achar? se tiver que importar eu importo, mas faço questão que seja muito bem feito, com os furos certinhos no lugar e o corte muito bem feito também, tava olhando uns escudos da Dolphin que achei aqui na cidade pra vender e fiquei meio decepcionado, aliás, você não faz escudos também não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


MANFREDINI
Não, não faço.
Se vc colocar um escudo de 8 furos ao invés de 11, basta tapar os 3 furos adicionais e fazer novos caso não haja coincidência. Em todo caso, dê uma olhada no site da Guitarfetish.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

não cara, acho que não entendeu, minha guitarra tem 8 furos só, por isso quero o de 8, mas vou dar uma olhada no site, valeu pela dica

Fábio Seiji

e você man, não faz escudos sob encomenda não?

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

conhecem alguém que faça escudo sob encomenda?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


MANFREDINI
Entendi menos ainda!
Se ela só tem 8 furos, compre um de 11 mesmo e faça os furos adicionais. Isso não faz diferença nenhuma.
Abç

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar


minha strato começou a dar um problema estranho, ela afina perfeitamente em um acorde tipo do maior aberto ai eu dou um ré maior aberto a corda sol parece desafinada é estranho será que esta fora de entonação? o que devo fazer

começou essa semana depois que troquei os caps e as tarrachas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


edukotzen
Leve sua guitarra para um luthier proceder a regulagem de entonação de seu instrumento.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


MANFREDINI
Sorry man!
Não faço escudos...

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08 · Editado por: Fisioterapeuta
· votar


ola... bertola ou seiji... deem um aolhada no nut da minha guitarra, acho q ele esta mal colado mal posicionado... me digam se ele esta correto... A primeira foto e o nut que vou usinar e usar no lugar desse... ele e de osso

E mais uma duvida esa mancha no braco e mancha de umidade?


lixando e invernizando resolve?


vlwwww!!!!


Foto do nut da guitarra!!!!!!!

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


MANFREDINI
que escudos vc estaria precisando? em madeira vc queria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Fisioterapeuta
Não ví nenhum problema grave, a não ser que os sulcos das cordas primas estão largos demais; vc precisará de muito cuidado e capricho ao "usinar" o bloco de osso.
Quanto à mancha, também não ví nada demais, isso é decorrente do desgaste do acabamento por conta do suor, e para retirar, só lixando e envernizando de novo, mas isso não impedirá nova mancha.
Abç

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
obrigado pela resposta... vai da um trabalho bom hehe o oso e bem mais grosso...

pra retirar o osso devo dar uma sbatitnhas nele ne? no canto sempre tomando cuidado pra nao estourar a madeira ne? tem alguma dica melhor pra este procedimento?

abracos

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


Fisioterapeuta
Realmente os sulcos das primas estão largos.
Essa mancha do braço parece sujeira, tem alguma textura?
Pra melhorar esse nut vc pode tirar esse excesso de osso, que ficou pra cima das cordas, deixando os sulcos aparentemente menos fundos.
Arredonde a quina (parte de baixo) desses sulcos na face virada para o headstock para a corda deslizar melhor sobre o nut.

Frankito Lopes
Veterano
# set/08
· votar


Saudações.

Gostaria de saber se é possivel colocar um braço de 21 casas em uma guitarra que originalmente tinha um de 22.
Acredito que sim mas não quero descobrir estar errado da pior maneira possivel.

Agradeço muito a ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Frankito Lopes
Não, não é, pois a posição do braço terá que mudar, e por consegüinte a da ponte também, inviabilizando a relação entre eles.
Abç

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
vou refazaer o nut, e dai sim colocarei em pratica estas suas dicas...

o macha possui textura sim, se eu passar a unha ela sai um poucotipofazendo bolinhas de coco de naris hauhuahuahuhauahuhauhauhauha

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


Fisioterapeuta
tenta limpar com um pano molhado com um pouquinho de detergente neutro.
aos poucos, não fique esfregando com força pra não danificar demais o acabamento.

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
vou fazer isso conforme eu for fazendo o novo nut eu vo postando fotenhas aqui

m0ur4
Veterano
# set/08
· votar


Kra eu tenho dois humbuckers da dimarzio aqui comigo e quero instalar, mas antes queria uma ideia se alguem ja fez o esquema da dimarzio que voce bota uma cheve 3 posiçoes que as posiçoes externas selecionao um captador ou o outro e a do meio seleciona dois coils um de cada humbucker, primeiro queria saber se isso eh bom?? Outra é que para fazer tal seleção ele demonstra o circuito para uma chave deles que ele diz ser 3 posições e 4 polos, mas na descrição da chave diz que é 3-way 4PDT on/on/on, mas como não acho tal chave no brasil teria que importar, gostaria de saber se alguem teria uma ideia de como fazer a mesma função com outro circuito ate com mais chaves, pois gostaria de ver se é bom isso.

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


m0ur4
simples cara use uma chave mini toogle de alavanca aquela de tres posições, custa 2 reais em lojas de eletronica, sobre o esquema procure no sie da seymour duncan por wiring diagramas que la vc encontra este tipode ligacao. mesmo sendo duncan e seu ap sendo marzio e so identificar corretamente os fios e fazer a ligacao do mesmo geito que tem no site da duncan...


Aquestap de splitar ou nao ai vai de gosto com o cap splitado funcionando apenas uma bobina vc tera um som mais brilhante caracteristico de single , ou seja aumentando sua gama de timbres

Fox_scc
Veterano
# set/08
· votar


Bertola,

vc sabe informa, qual a diferença entre cabos de 0,20mm2, 0,30mm2 e 0,50mm2 fora o diametro? seria o tamanho do cabo que posso usar?

Ex:

0,20mm2 - fica bom até 5m
0,30mm2 - fica bom até 10m
0,50mm2 - fica bom até 15m

Seria algo assim? e se for quais os valores limites em metros para estas secções de fios?

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


Fox_scc
qt mais longo o fio maior a chance de perder sinal, principalmente se o cabo nao for tao bom, se for pra pedais quant menos melhor, pra guitarra acredito que ate 10 metros esteja dentro do padrao

Fisioterapeuta
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
tem alguma dica ai pra facilitar o desgase do osso? isso aqui ta uma caca ja tentei com lima e nao vai, geralmente vc usa oq?
to pensando em comprar uma folha de lixa bem grossa e desbastar a peca ate o taanho final e dpoeis da o acabamento com lixas mais finas

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


Fisioterapeuta
Eu tiro todo excesso numa lixadeira com lixa grossa (grão 60) e depois vou lixando com lixa cada vez mais fina até 1500 ou 2000.
A lima entope quando usado em osso, precisa ficar limpando toda hora, não é prático.
Pra fazer os canais eu começo com uma serrinha de arco para as cordas mais grossas e uma serrinha de ourives para as cordas mais finas (ou um estilete), apenas para marcar a posição, depois eu vou ajustando a largura e profundidade raspando as paredes dos canais com a lâmina do estilete.

Fox_scc
Veterano
# set/08
· votar


Deixa eu reformular minha pergunta...

Quanto maior a secção do cabo menor a resistência, é natural imaginar que quanto maior o cabo maior deve ser a secção que devo usar. As perguntas são:

1. Um cabo de qualidade e 0,20mm2 tem um bom desempenho até que comprimento em metros?
2. Um cabo de qualidade e 0,30mm2 tem um bom desempenho até que comprimento em metros?
3. Um cabo de qualidade e 0,50mm2 tem um bom desempenho até que comprimento em metros?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!