Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Rafa-Ban
Veterano
# set/08
· votar


Mestres
tenho uma dúvida,parece meio óbvio,mas queria saber...se eu ficar mudando muito a afinação diminui mais ra´pido a durabilidade da corda?pergunto isso porque preciso tocar músicas cuja afinação varia de meio tom abaixo até drop C e como não tenho várias guitas...queria saber tbm se esse procedimento pode ser mto perigoso pro braço
valeu a atenção!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Lemão_Luthier
Depende,pois sob ess nome foram construídos vários baixos e guitarras diferentes, sem muito critério. Tire uma foto do "bicho" e me envie, e eu digo se vale à pena ou não.
The Root Of All Evil
Pode ser feito sim, mas necessitará da colocação de pinos.
Quanto ao preço, não sei responder.
Rafa-Ban
Sim, pode, e também diminui a durabilidade da corda. Esse negócio de afinações "alternativas" com uma guitarra só não é muito recomendável.
Abçs

Rafa-Ban
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu mesmo kra num tava a fim de zoar minhas guitas que me endividei legal pra comprar,Valw msm!
T+

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


The Root Of All Evil
Pra fazer essa pintura depende da madeira que for o top da sua guitarra.
Dessa PRS é um flame maple, essas listras mais claras e escuras é efeito da própria madeira.

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar


Acabei de pegar meu jb sh4, gostaria de poder ter uma opção de defasagem para esse captador, transformando em single através de um botão

é possível com esse captador??

abraços

kade kadu
Veterano
# set/08
· votar


Prestem muita atenção nesse meu relato , pois é verdadeiro , e poderá futuramente ajudar muitas pessoas , meu filho como todo guitarrista iniciante , não tem experiencia , é ansioso , e muito facil de se enganar , compramos uma guitarra , de um senhor , que não citarei o nome , pois ainda acredito em etica , enfim , precisamos de um luthier , para efetuar alguns reparos , abaixamento de corda , regulagem , essas coisas muito comuns , qdo se adquire um instrumento novo , me indicaram varios , tinha aquele que trabalhou com não sei quem , aquele que ganhou premio nobel da guitarra , aquele que só não foi trabalhar com STIVE VAI , porque sua agenda , não permitiu , enfim , muitas indicações , moramos em sampa e há um luthier em cada esquina , ERRADO E MUITO ERRADO , depois de passar por varios , cheguei em um , que , não tem , tapete vermelho , nem holofotes , que iluminem seu grandioso sobre nome , muito menos essa coisa de BRASILEIRO que sabe dar um jeitinho , simplesmente um luthier serio , competentissimo , barateiro e imaginem vcs , HONESTO , ele simplesmente , deixou aquele instrumento em ordem , eliminou todos os defeitos , ruido de captadores ruins , braço torto , problemas com o nut , altura de cordas , ponte flutuantes , enfim , deu nova vida há um instrumento novo , que não merecia ser chamado de instrumento novo , e por um preço , que foi 30% menor do que outros , e é por isso que eu fiz questão de dar esse relato , acreditem existe em sampa um cara que realmente sabe o que faz e não cobra euros por um serviço , bom , competente e honesto , seu nome ´´ é EDUARDO , e faço questão de dar seu celular , para pessoas que como meu filho já foram enganados , roubados e lesados , 7156.4113

XANDOCAGUITAR
Veterano
# set/08
· votar


gostaria de uma resposta. O amplificador fender princeton chorus foi ligado em 220 e obviamente pifou. Depois que mandei consertar to sentindo o equalizador meio fraco sem vida. Liguei o vamp2 no loop a distorção ficou melhor do que no imput, porem no imput ainda da pra ter um bom clean sera que os 2 falante de 10 são melhores pra clean do que pra distorçaõ e como o vamp é um simulador ele da uma enganada nesse sentido?

ja tentei com pedais analogicos o som não ficou o esperado tambem com distorção

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


edukotzen
Vc está confundindo split com defasagem.
Anular uma das bobinas de um humbucker, deixando apenas uma delas funcionando é normalmente chamado de "split"; defasagem é a inversão de fase (hot e terra) da ligação do captador.
Se o seu captador possui os 4 condutores disponíveis é possível fazer o split.

edukotzen
Veterano
# set/08
· votar


Vc está confundindo split com defasagem.
Anular uma das bobinas de um humbucker, deixando apenas uma delas funcionando é normalmente chamado de "split"; defasagem é a inversão de fase (hot e terra) da ligação do captador.
Se o seu captador possui os 4 condutores disponíveis é possível fazer o split.


Isso mesmo seiji, falo isso pois toquei com uma guitarra com um jb e tinha esse tal de split, ficava muito bom

eu não sei se tem levei minha guitarra no luthier, mais acabei esquecendo desse detalhe, mais todo JB sh4 possui 4 condutores ou é exceção??

diego gr
Veterano
# set/08 · Editado por: diego gr
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Qual strato com um humbucker na ponte eu devo comprar com R$400?
Tava decidido em pegar a Condor RX30, aí o Bertola disse que é inferior à Shelter SST62
Eu preciso de uma q tenha humbucker na ponte, ou trocar o single por um mini-humbucker depois (se manter a sonoridade humbucker)

MauricioGT
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


reparo q minha guita com distorção embola bastante e creio q isso se deva em partes as caps originais dela . Se eu colocasse um par desses por exemplo sera q ja melhoraria consideravelmente alguma coisa?

um par de HB4
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-5681-captador_ma lagoli_standard_hb4_para_guitarra__braco

ou um par de HB6
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-5682-captador_ma lagoli_standard_hb6_para_guitarra__ponte

Ps: a guita tem corpo de Cedro com braço de marfim ( Phoenix LP)

Vlw !

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


diego gr
Pode pegar as RX-30, elas não custam tanto quanto as SST-62

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


XANDOCAGUITAR
gostaria de uma resposta
Eu não sou técnico em eletrônica, portanto não posso responder à sua pergunta. Quanto aos falantes de 10 pol. servirem ou não para distorção ou para clean, isto também não pode ser respondido. O que pode é que, ou algum componente eletrônico foi afetado pelo excesso de voltagem, ou houve alguma falha no concerto. Ademais, falantes de 12 pol. sempre soam melhor que os de 10pol.
MauricioGT
São captadores legais sim, embora eu ache o HB-4 um pouco agudo.
Abç

MauricioGT
Veterano
# set/08
· votar


Bertola
Ixi cap muito agudo não ia ficar muito legal neh ;/
e se eu pegar esse
Traditional Hb HOT ponte , ia ficar melhor?

http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-5671-captador_ma lagoli_standard_hb4_para_guitarra__braco

Vlw kra !

kairi
Veterano
# set/08
· votar


Esse esquema ta certo?
http://static.zoovy.com/img/guitarelectronics/-/wdu_hss5l11_01

jigo__
Veterano
# set/08 · Editado por: jigo__
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou
Fábio Seiji
Vcs conhecem um captador desse ( http://www.seymourduncan.com/images/products/electric/stratocaster/thu mbnails/SHR-1.jpg) só da kent armstrong???
ele é um bom captador??
meu professor colocou na guitarra dele um no braço e outro na ponte fez uns eskemas de splitar o cap. e tals, é uma boa escolha??
tem algum q substitua ou q seja melhor q esses caps.???
o q vcs me dizem??

Obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


MauricioGT
Cara, esse aí É o HB4!
jigo__
Esse "link" aí é de um pedal!
Abç

alfacorrea
Veterano
# set/08
· votar


Gostaria somente de deixar meu relato.

Tenho uma Fender Highway 1, corpo de alder, braço de maple e escala de rosewood.

Estou tendo uma experiência muito boa com os seguintes captadores:

DiMarzio Tone Zone S - ponte
DiMarzio HS3 - meio
Di Marzio HS3 - braço

Tenho equilíbrio de volume entre os captadores, tenho a eliminação total de humming, tenho os timbres um pouco mais gordos, com graves fortes e agudos presentes nas posições 3 e 5.

Na posição 1 o timbre fica "parrudo" bom bara bases e riff de rock e nas posições 2 e 4 tenho encontrado regulagens de timbre bem limpo e cristalino para bases swingadas.

Recomendo esta configuração a todos.

Abraço.

Alexandre

jigo__
Veterano
# set/08 · Editado por: jigo__
· votar


http://www.seymourduncan.com/images/products/electric/stratocaste r/thumbnails/SHR-1.jpg

perdão...esse é o link la de cima hehe :D

esses modelos tp esse hot rails sao bons!??

obrigado!

leoc_rj
Veterano
# set/08
· votar


Prezados Luthiers,

Tenho uma Epiphone Les Paul Custom, e estou pensando em trocar as tarraxas pois não gosto das Grover que vieram com ela. Elas são parafusadas no headstock.

Estava pensando em pegar as Schaller com Locking. Já vi que o tamanho do orifício permite esse modelo. Só que essa tarraxa não é parafusada, ela é presa ao headstock por um pino.

A pergunta é: dá para colocar esse modelo de tarraxa na minha guitarra?

Fábio Seiji
Luthier
# set/08
· votar


jigo__
Os captadores Seymour Duncam, em geral, são muito bons; se vc vai gostar de determinado modelo isso eu não posso garantir...

leoc_rj
Dá pra fazer a troca sim, só vai precisar tampar os furinhos dos parafusinhos e antes de instalar as tarrachas novas vai ter que fazer os novos furos dos pinos de fixação.

SwampLord
Veterano
# set/08
· votar


Boa noite galera, bom vim aqui postar uma dúvida (que novidade kkk) mais aí vai:
Vou em busca de uma guitarra neste sábado, já tive uma RG 350DX, mas acabei vendendo pois não consegui alcançar o som que tanto desejava, acho que fiz besteira, mas estou afim de adquirir quem sabe outra RG, ou uma Cort, mas para a seguinte finalidade:
Riffs Rápidos, Aqueles timbres graves e secos, firmes e limpos.
Sei que muitas coisas influenciam como captador e ampli,e a pegada, mas queria saber mesmo se eu pegando Cort, ou Ibanez vou conseguir o que quero e queria algumas dicas, sei que usar cordas com tensões mais altas é uma boa, e deixar elas mais baixas, quanto ao amplifador pretendo pegar um laney lv100.
Então por favor, gostaria de saber sobre as dicas para a minha finalidade com a guitar, e um ampli em torno dos 1000,00 1200,00.
abraçoss.

leoc_rj
Veterano
# set/08
· votar


Fábio Seiji
Dá pra fazer a troca sim, só vai precisar tampar os furinhos dos parafusinhos e antes de instalar as tarrachas novas vai ter que fazer os novos furos dos pinos de fixação.

Valeu Fábio!

john_joao
Veterano
# set/08
· votar


leoc_rj

Tenho uma Epiphone Les Paul Custom, e estou pensando em trocar as tarraxas pois não gosto das Grover que vieram com ela.


não gosta por quê?

elas são boas.

passe óleo lubrificante na pestana que os problemas de desafinação diminuem bastante.

leoc_rj
Veterano
# set/08 · Editado por: leoc_rj
· votar


john_joao


não gosta por quê?

elas são boas.


As Grover são boas mas não são excelentes. Eu quero pegar umas tarraxas top de linha para, pelo menos com as tarraxas, não ter mais que me preocupar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


leoc_rj
Cara, eu concordo com o john_joao. Não vejo necessidade de troca, mas sim de que vc utilize as sua tarrachas otimizadamente, colocando as cordas corretamente, puxando as cordas até a afinação estabilizar e colocando grafite em pó nos sulcos da pestana. Mas, se mesmo assim vc quiser comprar um jôgo de Schallers, vá em frente, pois essas são tarrachas "top".
SwampLord
Cara, sinceramente eu não entendi o teor de sua pergunta, pois vc a formula e vc mesmo dá a resposta. Não há muito o que dizer...
Abçs

leoc_rj
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pela sua experiência, você acredita que qualquer tarraxa pode apresentar esta instabilidade na afinação, até mesmo uma Schaller? (levando em consideração que as demais partes da guitarra estejam OK)

Porque, na minha humilde opinião, todas essas técnicas para otimizar as tarraxas parecem meio desnecessárias se a tarraxa fosse boooa mesmo.

Abs!

Gutoo
Veterano
# set/08
· votar


Bertola, estou fazendo o seu projeto do mini fuzz, so que aconteceram uns problemas aqui...

os meus capacitores nao sao eletroliticos, so consegui os de poliester..
comprei esses modelos:
H47 K 250 (azul)
H22K 250 (azul)

vai ter alguma influencia no timbre ou no funcionamento se eu utilizar esses no lugar dos eletroliticos?

ja que eles sao sem carga, nao vai ter influencia nenhuma a posiçao que montar??

encontrei um problema tambem com meus transistores...

eu recebi esses modelos:

C517 W48
BC517 12B
BG18 BC517

sao todos pretos, com 3 pernas, circulares e com uma parte reta

é praticamente a mesma duvida!!!!

o que cada um vai influenciar no timbre e no funcionamento dos pedais??

Desculpem-me se minha duvida idiota... mas realmente estou iniciando minha vida de pedais handmades!!

desde ja obrigado!!!

Gutoo
Veterano
# set/08
· votar


up!

Bertola!!!

responde ae!!!

SwampLord
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, vamos lá, relendo o que escrevi acho que não fui muito claro mesmo.
Sendo mais simples, Cort (x-6,x11 ou Viva Gold II) ou RG (350, 370, 320...?) para bons graves definidos?
Juntamente com a guita, já vou adquirir um captador, já tenho em mente EMG 85 na ponte, depois coloco algum outro no braço.
levando em consideração a troca do captador, e uma boa regulagem recomendaria a CORT ou uma RG?
quanto ao ampli, eu pretendo pegar o Laney LV100, se tiver outras sugestões na faixa dos 1000,00.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!