Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar

Luthiers ajudem-me, a guitarra do meu amigo tem o capostraste diferente da minha que é uma strato, a dele o capotraste fica antes de começar a escala, tipo um plastico colado, e o problema é que gastou e ta trastejando e ja descobrimos que é por causa do capotraste porque da pra ver a primeira e segunda corda tao mais baixar do que as outras...

Como se faz pra trocar um capotraste desse jeito...

http://img88.imageshack.us/my.php?image=dsc00171sp0.jpg
http://img231.imageshack.us/my.php?image=dsc00172kg1.jpg

Essas 2 fotos são a do capotraste...

Abraços

luxos
Veterano
# abr/08
· votar

por favor:

qual a diferença da junção do braço ser apenas com parafusos na madeira e quando se tem o neck plate???o neck plate faz alguma diferença a nao ser a estética??

parafusos:
http://www.nzaganin.com.br/guitarra/img.asp?file=187_guitarra02.jpg

neck plate:
http://www.nzaganin.com.br/guitarra/img.asp?file=436_imagem02.jpg

e tem alguma diferença a colocação do tensor atras da escala ou atras do braço????
em qlqr uma das opções o acesso dele poder ser tanto no headstock ou no final do braço??( para naum precisar de se tirar o braço para a regulagem)

Megamedes
Veterano
# abr/08
· votar

Tenho uma dúvida muito³ tosca.

Acredito que todos os lock nut's das floyd's são parecidos, a maioria iguais. Na minha, são três "blocos" cada um com um tamanho, largura e curvatura no meio diferente, mas eu nunca sei qual a ordem exata de colocar eles. O maior em cima, no meio ou em baixo e assim por diante.

Megamedes
Veterano
# abr/08
· votar

Tenho uma dúvida muito³ tosca.

Acredito que todos os lock nut's das floyd's são parecidos, a maioria iguais. Na minha, são três "blocos" cada um com um tamanho, largura e curvatura no meio diferente, mas eu nunca sei qual a ordem exata de colocar eles. O maior em cima, no meio ou em baixo e assim por diante.

EnrickAlves
Veterano
# abr/08
· votar

Rod Turtle
Modelo normal(Humbucker e single coil)

Felipe_MP
Veterano
# abr/08
· votar

Olá galera, Tô precisando de um Luther aki no Rio de Janeiro, é pra dar uma olhada na minha Guitarra, acabei de comprar uma usada, e gostaria de dar uma geral nela, apesar de estar funcionando bem, mas gostaria de alguns ajustes que só um bom Luther sabe fazer.

Tem alguém pra me indicar???

Sou do Centro do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias tb.

Thiagoham
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ah pode cre msm, a minha é uma jackson jdr94... deve ser isso mesmo, vou tentar ; ) valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

Rod Turtle
Sim, claro que é. Aliás, é assim que se faz.
EnrickAlves
Qualquer captação é boa para tocar qualquer coisa, vc é que deve, com base no que vc possui, buscar o som que vc quer.
Abçs

EnrickAlves
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tô pensando em H-S-H, a galera do Hard Rock e do Metal usa mto.
E quando a marca do encordoamento, qual vc me indica?
Vlw

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ontem minha mizinha arrebentou e a substituí por outra.Afinei,porém parece que a mizinha está trastejando,pois quando solta ela produz o mi e mais um harmônico que não consegui identificar.Bem,como você já sabe,estava querendo regular para 0.11,mas pretendia esperar um pouco mais,você me sugere algum meio de verificar se ela está trastejando ou devo levá-la a um luthier logo?

jeisonroxie
Veterano
# abr/08
· votar

puts veio...
to com um problema cruel ... eu girei os parafusos de magneto do captador da minha guita... tipo ele foi pra baixo e não sobe mais... eu não sei como faço pra ele subi....

me ajudem por favor, estou entrando em CRISE ... =/

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

jeisonroxie
deve ter soltado o parafuso. veja se ele "dança" um pouco para os lados.

se for strato, abra o escudo com cuidado, é simples, basta desparafusar todos os parafusos da borda e abrir com cuidado, de preferencia sem cordas.
e então prender os captadores de novo, colocando a mola em volta do parafuso.

se for sem escudo, deve ter uma moldura que prende ele.

Edson Marquezani
Veterano
# abr/08
· votar

Opa, depois de um mês de muita espera tediosa, e uma certa irritação com um atendimento ruim, cá estou eu, de volta. (Algum tempo atrás postei umas dúvidas sobre uma SG G400 que eu comprei.)
Agora, voltei pra contar no que deu.

Segui a sugestão do Bertola, e não quis retificar a escala, como o luthier sugeriu. Embora ele tenha dito que era plenamente seguro, e razoavelmente comum, preferi que ele acertasse o desnível nos trastes mesmo, e ficou ótimo, além de mais barato! =) (Ele disse que sempre se depara com esse tipo de defeito, inclusive em violões Takamines japoneses top, e que isso acontece com a escala até por questão da mudança de clima e tal. O cara trabalha pra Sonotec, que é quem distribui os Takas aqui no Brasil, Ovation, entre outras marcas. De qualquer maneira, a ação ficou ótima, sem ter que retificar a escala. Antes as cordas estavam altíssimas!)

Entre outras coisas, pedi pra envernizar o polo dos captadores como sugerido aqui no Forum, acertar os parafusos do escudo que estavam super tortos e mal instalados, regular oitavas, e colocar o pino da roldana na parte atrás do chifre. (Ele abaixou a altura do captador da ponte também, que tava quase tocando nas cordas.)

Agora, Bertola, essa dica tua foi de trocar a posição da roldana eu achei furada hein. Hahahaha... Mas é sério, eu não gostei, vou querer voltar do jeito que tava. Achei que tá puxando mais agora, a ponto de atrapalhar mesmo pra tocar em pé. Ela parece até pender menos, mas mais difícil de segurar pra tocar. Sei lá se o problema é comigo. Eu tô começando, gosto da guitarra bem alta e empinada pra cima, mas acho que vou voltar ao que tava mesmo se não acostumar.

De qualquer maneira, agora ela tá certinha.

Só queria saber uma coisa: qual marca e modelo de corda é bacana? ( Tô usando 0.10, e ela acabou de ser regulada pra essa tensão, e pretendo manter assim, pelo menos por enquanto. )

E que cuidados tomar pra manter conservada?

Muito obrigado pela ajuda de sempre, Bertola e CIA!!
Abraços!! ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

EnrickAlves
O que for mais fácil para vc comprar.
Rod Turtle
Isso tanto pode ser trastejamento, como problema no sulco da pestana. Leve a seu luthier.
Edson Marquezani
Cara, atualmente a diferença entre as marcas de cordas é pequena, exceto para as marcas "top", como Elixir, Dean Markeley, GHS e Thomastik Enfield.
Abç

luxos
Veterano
# abr/08
· votar

por favor:

qual a diferença da junção do braço ser apenas com parafusos na madeira e quando se tem o neck plate???o neck plate faz alguma diferença a nao ser a estética??

parafusos:
http://www.nzaganin.com.br/guitarra/img.asp?file=187_guitarra02.jpg

neck plate:
http://www.nzaganin.com.br/guitarra/img.asp?file=436_imagem02.jpg

e tem alguma diferença a colocação do tensor atras da escala ou atras do braço????
em qlqr uma das opções o acesso dele poder ser tanto no headstock ou no final do braço??( para naum precisar de se tirar o braço para a regulagem)

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bem,pouco tempo depois de postar,a minha corda B arrebentou,acho que tudo isso é um sinal,levarei para a regulagem ainda neste final de semana.Obrigado e abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

luxos
Não tem diferença alguma.
Abç

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

luxos
o neckplate serve pra distribuir a tensão dos parafusos na madeira, e evitar que ela amasse ou espane.
essas junções sem neckplate tem uma arruelinha pra receber o parafuso, ele não vai direto na madeira.

luxos
Veterano
# abr/08
· votar

huum

brigado gnt

karil marx
Veterano
# abr/08
· votar

Qual a diferença dos braços das seguintes contruções:

-3 peças
-5 peças
-multi-laminate
-Standard

existe diferença no som, resistencia, etc...?

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

karil marx
peças em que sentido? voce diz em longarinas, faixas longitudinais?

depende tambem do tipo de madeira usado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

karil marx
São apenas formas diferentes de se construir um braço. O que interessa é a qualidade de construção e da madeira. No geral, os luthiers consideram que os braços multi-laminados tem maior resistência estrutural, mas isso vai depender das questões acima.
Abç

diego gr
Veterano
# abr/08
· votar

Minha guitarra está regulada para cordas 0.08, braço parafusado. Se eu colocar cordas 0.11 durante 12h sem ajustar o tensor, pode empenar o braço nesse periodo?

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar

diego gr
Creio que não,que seje um tempo muito pequeno,mas não recomendo que você faça isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

diego gr
Cara, se vc for colocar outro encordoamento, notadamente o 0.11, vc deve regular o instrumento inteiro, incluindo o tensor, a ponte, a entonação.
Agora, encordoamento 0.8!!!! Ninguém merece!
Abç

pacman jp
Veterano
# abr/08
· votar

Seiji ou Bertola

já discuti isso aqui, mas não achei o post...

pra fazer a instalação dos captadores do meu baixo (modelo jazz bass), uso qual configuração de potenciômetros?

o que influi, se forem todos de 250k ou de 500k, ou ainda misto?
qual a diferênça prática nisso?

ah, um amigo comentou sobre um "componente" (que não sei o nome) que faz com que, o potenciômetro ja "libere" som logo que acionado, mesmo muito pouco...
que componente é esse, e como funciona? vale a pena instalar um desse no baixo?

Edson Marquezani
Veterano
# abr/08
· votar

Ai caramba, mais dúvidas... =/
Seguinte:
Ontém eu falei da guitarra né, que voltei do Luthier e tal, com ação mais baixa e tal. Não tinha percebido, mas tá trastejando sim, razoavelmente.
Mas o que eu não entendi é que eu não ouço o trastejo no som amplificado. Só ouço o trastejo pelo som das cordas direto da guitarra mesmo. (Tudo bem que eu ainda tô usando uma caixa improvisada lá, bezorrenta pra caramba, mas mesmo assim. Já aumentei o som bastante e não percebo nada. )

É assim mesmo? Quero dizer, se no final das contas isso não aparece, tanto faz se tá trastejando ou não. Poderia deixar assim mesmo.

Desculpem-me se a dúvida for muito óbvia. Não tenho experiência prévia com instrumento elétrico.

ogaitnas
Veterano
# abr/08
· votar

Edson Marquezani

Até onde sei, isso é o normal, o que importa é que esse trastejamento não saia
no ampli.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

pacman jp
Use pots de 250K Log, que são o "padrão" para "single-coils". Esse componente não existe.
Edson Marquezani
Isso que vc está ouvindo e não está saindo no amp, deve ser desconsiderado.
Abçs

EnrickAlves
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Que tipo de palheta vc me indica pra tocar estilos pesados?