Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
EnrickAlves
Veterano
# abr/08
· votar

Grato!

Yhago Canuto
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Uma condor LPC BKS ficaria melhor com captadores EMG ou Gibson?
Tp pra fazer um som Led, mas também um soh heavy, hard e talz...
Ou rolaria mais akela Condor GX 50 Deluxe com caps EMG SA?
Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Yhago Canuto
Sinceramente, tanto faz, pois ambos são de qualidade, e o usso nesse ou naquele som é opção sua, e vai depender de sua pesquisa sonora, equalização e equipamentos.
Abç

Invalid User
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala Bertola, é possível trocar captadores P90 por humbuckers normais? Abraço.

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar

Invalid User
tudo é possivel. tem q pelo menos descrever a construção da guita pois muitas vezes pode nao compensar devido ao alto valor para adaptar o "buraco" do p90 a um humb!
existem humbs em formato p90 da Seymour Duncan

Invalid User
Veterano
# mai/08
· votar

guricrespim

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Invalid User
A Gibson também produz um Hb em formato P90, o P100.
A GFS produz P90 em formato Hb.
Abç

lpnx
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ola tudo bem?
Tenho uma guitarra antiga da dolphin modelo FLY fiquei sabendo a pouco de um amigo que é uma boa guitarra ela esta super conservada a pintura dela ainda brilha como se fosse nova o braço dela eu adoro super leve e macio.Quero promover uma reforma nela gostaria de saber alguns detalhes e qto ficaria tal reforma.
Bom vamos ao que interessa gostaria de uma nova pintura nela q destacase o belo corpo dela esculpido em peça unica de mogno gostaria de uma pintura em preto translucido q desse para vizualizar o mogno ao fundo.Quanto ao braço queria ele sem ser invernizado e teria q lixar a parte invernizada pois ele tem um escrito tosco q o primeiro dono fez nela(1° dono foi meu irmao)e gostaria de uma escala clara com marcação em dente de tubarao preta.A ponte dela é uma gotoh floyd rose nao queria trocala pois acho ela excelente o unico problema sao marcas de oxidação gostaria se possivel que fossem retiradas essas marcas, e se no caso tiver jeito que pintase ela de preto pois ela e dourada caso nao haja como fazer nenhuma das duas coisas fico com ela como esta ate poder comprar uma nova preta.
Agora a questao critica os captadores estive estudando dentro das minhas possibilidades captadores que fizesem o tipo de som que eu curto(death metal,thrash metal,black metal,heavy metal tradicional,alguns sons limpos tbm e é claro um bom blues) como esta guitarra tem lugar pra um set com um humburkcer na ponte e dois singles coils estudei colocar na ponte um captador da sound/malagoli chamado intruder ou um da spirit ceramic power blade gostaria de sabr o mais indicado analisando tudoque ja foi dito acima, para o lugar do single coil do braço gostaria de colocar ou um texas da malagoli/sound ou um hot way plus da spirit deixando para o captador do meio/centro um texas da sound, nesta questao de captadores peço q me indique a melhor opção.
Dai eu daria um jeito de madar a guitarra por sedex pra fazer a reforma gostaria de saber preço pra tal reforma e qto tempo demoraria pra ficar pronta!

Desde Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

lpnx
Cara, eu não posso fazer qualquer tipo de orçamento ou comentário sobre preços de serviços meus ou de qualquer outro luthier nesse fórum, pois isso constitui-se em uma atitude anti-ética. Se vc quiser, pode enviar um e-mail para mim fazendo perguntas. Outra questão é bem mais simples: Eu não trabalho para clientes fora da minha região metropolitana, por uma série de razões, desde de ordem temporal, até por questão de garantia de meus serviços.
Abçs

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, traz algum dano pra guita pedir pra um luthier "retirar" o verniz do braço e dar uma lixada (já li o Zakk Wylde dizendo que as Signatures dele tem isso, braço sem verniz (se bem me lembro) e com o braço lixado pra ficar um pouco mais "macio"). vc ja fez isso? sabe dizer alguns pros e contras?
tenho uma semi acustica e gosto mto de braço sem verniz, e mesmo sem falhas na aplicação do verniz da minha guita eu fiz isso com um violao meu aki eu mesmo so pra testar e melhorou consideravelmente a pegada.
diz ai o que vc acha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

gucrispim
Não há nenhum prejuízo nisso, a não ser estético, pois há a tendência em sujar mais o braço.
Abç

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá, desculpa incomodar com uma dúvida meio idiota, mas é algo que não encontrei na busca.

Em guitarras equipadas com pontes do tipo Floyd Rose, e nut com trava, é necessário o abaixa-cordas ? Qual o motivo ?
Pergunto pq estou com guitarras em casa, que tem o headstock com mais ou menos o mesmo angulo,e 1 tem o abaixa-cordas em forma de barra (pega todas as 6 cordas) e outra não tem o abaixa-cordas (nunca teve).
E ambas seguram a afinação igual, então fiquei com a curiosidade, sabe me dizer ?

Obrigado pela atenção.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar

Gasoline
E ambas seguram a afinação igual, então fiquei com a curiosidade, sabe me dizer ?
o baixa-cordas não serve pra segurar a afinação. só pra abaixar as cordas, pra dar mais tensão na pestana.

eu acho que havendo trava não seria necessário o abaixa-cordas. mas eu acho... esperemos o bertola.

Gasoline
Veterano
# mai/08
· votar

kiki
Sempre achei que a tensão extra era necessária exatamente, para aumentar a estabilidade da afinação.
Se não é essa a necessidade, qual seria a necessidade de aumentar a tensão ?

Pois é, para mim, também não parece necessário o abaixa cordas com a trava no nut, mas como muda o angulo da corda em relação ao nut, mesmo travado, resolvi perguntar.

Obrigado pela resposta.

Edu1974
Veterano
# mai/08 · Editado por: Edu1974
· votar

Gasoline

Na minha opinião o abaixa-cordas serve mais para regular o angulo das cordas em relação às tarrachas e à pestana. não serve para segurar a afinação e sim para assegurar que o angulo das cordas fiquem mais ou menos iguais. É usada em headstocks que tem o angulo zero ou negativo em relação ao braço.

kiki
Moderador
# mai/08
· votar

Gasoline
Sempre achei que a tensão extra era necessária exatamente, para aumentar a estabilidade da afinação.
Se não é essa a necessidade, qual seria a necessidade de aumentar a tensão ?

é isso ai que o Edu1974 disse, regular o angulo das cordas em relação às tarrachas e à pestana

se faltar tensão na pestana, a corda vibra um pouco solta. soa como uma trastejada na pestana.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

kiki
Gasoline
Edu1974
Caras, com "lock-nut" (ou "top-lock"), o "abaixa-cordas não é necessário, posto que, à rigor, as cordas "começam" no mesmo. Porém, sem o "top-lock", com pestana normal ou tipo "roller-nut", os mesmo servem para aumentar a tensão das cordas primas, proporcionando maior "ataque" e estabilidade de afinação em mãos tipo "6 in line". O problema é quando temos alavanca, daí é necessário lubrificar os sulcos da pestana com grafite e o "abaixa-cordas" com vaselina sólida.
Abçs

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Dae Bertola! Seguinte, esses dias postei aqui sobre um problema da minha guita não segurar a afinação então levei ela no Luthier hoje, mas o cara me veio com uma conversa que ela tem que aguentar no mínimo um ano segurando a afinação e tal e nem sequer mecheu nas tarrachas nem na ponte, disse que eu teria devolver a guitarra e pedir outra, haeuheauae, o que tu me diz disso? Procede mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Sparkle
Cara, não entendi o argumento do luthier.
Ele constatou algum defeito de fabricação?
As molas estão novas?
Ele regulou o instrumento e vc o utilizou e o problema continua?
Abç

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, ele não fez absolutamente nada, só disse que não tinha o que fazer, as molas estão novas sim tem as 3, não regulou nem nada, achei muito bizarro, acho que no fim das contas se eu quero ter alavanca e uma coisa de confiança vou ter que pôr uma Floyd Gotoh mesmo, pouco gasto e pouca mão de obra, o que tu acha?

Rafael06
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Você conhece a marca Mighty Mike?
Estava pesquisando umas pontes para Les Paul e me deparei com este modelo.
Conhece sua qualidade?

E da epiphone, considera de qualidade boa?

Você poderia me recomendar alguma marca boa que produz pontes para les paul?

Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Sparkle
Concordo.
Rafael06
Cara, pontes para Les Paul NÃO são componentes críticos, pois são fixas. A rigor, a diferença entre as marcas é pequena, mas as melhores, seguramente são as Schallers e Gotohs.
Abç

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blza então xD
Uma ultima pergunta, tem um tamanho "universal" pra Floyd? Seria uma com trava de 43mm, serve tranquilo numa Strato?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Sparkle
Vc deve verificar a largura do braço de sua guitarra na pestana para verificar a medida e comprar compatível, já a ponte, a tendência é ser "universal". Atente também para o radiano, o raio de curvatura da escala do braço.
Abç

Sparkle
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Blza Bertola, valeu mesmo! Abraço!

Yhago Canuto
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá, ficaria bão akela Condor Lespa, com push pull?
E tipo depois eu colocar uma floyd nela?! Achei uma sem precisar adaptar... http://www.vintagekramer.com/parts6.htm o foda vai ser achar ela...
Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

Yhago Canuto
Para colocar os pots "push-pull", os captadores tem que ter 4 condutores, e não 2.
Floyd em Les Paul!!!????

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Opa, mais uma dúvida ai Bertola. O que muda se colocar micro-afinação em uma guita de ponte fixa? Tp a Lucille do BB King, ou até algumas Gibson Les Paul que tem por aí com micro-afinação? segura melhor, eh mais precisou ou nao muda nada? Haveria diferença coloca-la em uma Epi Les Paul ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar

gucrispim
Muda exatamente isso, a possibilidade de se microafinar na hora.
Abç

Rafael06
Veterano
# mai/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu pensei que a ponte da les paul poderia ser um pouco crítico por causa dos parafusos que regulam as oitavas, mas não conheço muito a respeito então obrigado pela dica.

Tenho outra dúvida a respeito de tarrachas agora. Sei que por exemplo as Grover são boas, mas quando pesquisei mais vi que existem alguns modelos diferentes (mesmo todas sendo sem trava), isso difere em algo quanto a segurar a afinação, ou todas elas seguram a mesma coisa?

Existem algumas epiphones custom que já vem com um jogo de tarrachas grover, porém agora não faço idéia do modelo, apenas por serem grovers posso concluir que são de boa qualidade?

Um abraço!