Autor |
Mensagem |
LDC Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
velho naõ achei em lugar isso, sabe me dizer como faço as marcações de escala em uma guitarra?, marcações em bolinha tranquilo, mas e as quadradas ou desenhadas como fazer???
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/08
· votar
LDC Faça de "bolinha" mesmo. Marcações quadradas são dificílimas de encontrar aqui no Brasil e também difíceis de fazer por quem não tem experiência, ademais a questão é puramente estética. Abç
|
LDC Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
não quero encontrar vou fazer,a marcação em si é facilima de se cortar, preciso saber oq ue se usa para fazer a cavidade na madeira certinha, qual a manha pra isso....
uso uma micro retifica, fasso o molde risco na escala .. sei-la me da uma luz ai
|
|
# abr/08
· votar
LDC Dremel com uma base. Abç
|
LDC Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
um que bonitinho ele :D.. e quanto ao material da marcação, antigamente existia um material sintetico, que se misturava com um outro produto que imitava madreperola saca??
até na rua no farol os caras revestiam coisas pra vc em madre perola, era juntar esses materiais que eram moles, revestir ou preencher o que vc queria com eles e deixar secar....
isso ai ia ser perfeito para marcações mais estilizadas, sabe de algo parecido?? ou voces usam placas e cortam do tamanho da marcação msm..
|
|
# abr/08
· votar
LDC Usam-se placas, que são compradas "em bruto". Mas a muito tempo que não faço marcação em "quadrados" pois me limitei a modelos Fender. Abç
|
kiki Moderador |
# abr/08
· votar
ddovoador mas a questão é: cedro fica legal pra uma les paul? ou só mogno? olha, tem todas aquelas questões sobre madeira, "mogno da um som assim", "cedro da um som assado". se quiser saber isso, use a busca.
agora, qualquer madeira da pra fazer qualquer guitarra (desde que seja uma madeira resistente o suficiente pra aguentar as cordas). nao sei dizer se o cedro vai te dar um som de les paul. mas voce pode fazer uma les paul com som diferente, por que nao?
primeiro o corpo só com os trastes, depois vou equipando, antes dos trastes tem que por o tensor.
|
Diho Veterano |
# abr/08 · Editado por: Diho
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Desculpe, não sabia dessa "regra" :/ Qual é o seu e-mail?
|
|
# abr/08
· votar
kiki Cara, não é qualquer madeira que pode ser utilizada em luthiería, mas apenas as com certas características, por isso mesmo denominadas madeiras tonais. Diho mlbertola@hotmail.com Abç
|
gucrispim Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola sei la, foi o q eu consegui por ai... alias o cara tem orkut e tals, com sd hot rails na ponte, estilão kotzen
|
jkdias Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Fábio Seiji
Amigos, qual madeira brasileira teria propriedades estéticas e sonoras próximas ao Ash?
Se não for pedir muito, poderiam fazer uma breve descrição das características do Mogno, do Marupá e do Freijó?
Muito obrigado.
|
|
# abr/08
· votar
jkdias Cara, do Ash, nenhuma, Abç
|
Payday Veterano |
# abr/08
· votar
Seiji
Cara sei que esse tópico é lugar de postar dúvidas,mas eu tenho que te parabenizar por esse magnifico trabalho:
http://www.flickr.com/photos/10619595@N07/sets/72157601889530841/with/ 1812324786/
BELÍSSIMA guitarra.
abç.
|
Guto Milani Silveira Veterano |
# abr/08
· votar
Payday
Não é uma guitarra... é uma obra de arte! Meus parabéns Seiji!
|
Guto Milani Silveira Veterano |
# abr/08 · Editado por: Guto Milani Silveira
· votar
Seiji
Quer vender ela pra mim? Tenho 7 conto, um papel de bala amassado e uma palheta gasta no bolso. Serve???
|
jkdias Veterano |
# abr/08
· votar
Pra um baixo padrão Jazz Bass com acabamento natural, das madeiras nacionais a mais indicada seria o freijó?
|
|
# abr/08
· votar
jkdias Sim, ou o cedro-rosa. Abç
|
Floydiano Veterano |
# abr/08
· votar
Bertola ou Seiji Gostaria de saber se uma strato com corpo feito em Marupá e braço em Marfim teria um bom som. Fiquei interessado por essa Malagoli http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71738172-guitarra-malagoli-stra to-_JM
Queria saber também se o fato de ter de tirar o braço taria algum maleficio ao instrumento.
Abraço
|
Juliano P Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola Eu reparei que existe diferença entre a distancia dos polos dos captadores, ou tb das cordas na ponte de uma stratocaster! Quer dizer olhando a guitarra de frente (reto)...eh possive ver algumas cordas passando por cima certinho dos polos dos captadores, ja outroas cordas passa fora do polo! etc cada guitarra eu vejo uma distancia diferente..ate usando o mesmo captador... isso faz alguma diferença? existe um padrao pra distancia entre as codas na pestana e na ponte pra strato? só por curiosidade, dps de ver tantas stratos assim! Muito obrigado mauricio!
|
jkdias Veterano |
# abr/08
· votar
Finalizando, como não existe madeira nacional com as caracterísitcas sonoras e estéticas do Ash, para eu montar um baixo parecido com fender jazz bass 75 terei que selecionar uma madeira que tenha a densidade parecida à do ash (para um som similar) e cobrí-la com um top que seja parecido esteticamente?
|
Edu1974 Veterano |
# abr/08
· votar
jkdias Muitos fatores influem. A dureza, o tamanho das fibras, a homegeneidade das fibras, o peso, enfim. São diversos os fatores.
Dê uma olhadas nesses links: http://www.dalegria.com/pt/products_woods.html http://rapidshare.de/files/38260810/madeiras_brasileiras_para_guitarra .pdf.html
|
Fisioterapeuta Veterano |
# abr/08
· votar
Acabei de comprar uma viola caipira gianini da seriempb e percebi q o ultimo traste esta um pouco levantado, alto... vou postar um foto dele...
http://img409.imageshack.us/img409/5328/fotosviolaeposgraduao03ah4.jpg
gostaria de saber se eu esquentar o ferro de solda e soltalo eu irei conseguir realinhalo facilmente... ou se nao e bom mexer...
Gostaria de sbaer tb se posso lixar o plastico do capotraste para abaixar um pouco as cordas...
Problema 2
http://img134.imageshack.us/img134/9057/fotosviolaeposgraduao03qo8.jpg
olha o traste da primeira casa acho q est aum pouco encurvado demais, isso enormal?
abracos e obrigado des de ja
|
ddovoador Veterano |
# abr/08
· votar
kiki tô ligado nessa ques tão de som diferente, era só pra saber se alguem já viu coisa parecida, e o tensor eu também já tinha incluido nisso, valeu cara.
Mauricio Luiz Bertola valeu pela dica das madeiras do braço, é que eu tava pensando em fazer a guita em uma peça só, tipo esculpida, agora tenho rumos diferentes!!
|
kiki Moderador |
# abr/08
· votar
Fisioterapeuta gostaria de saber se eu esquentar o ferro de solda e soltalo eu irei conseguir realinhalo facilmente... ou se nao e bom mexer... se voce tirar ele, provavelmente nao vai conseguir reutiliza-lo, pois ele entorta. tente dar uma martelada de leve, com um pano por cima. seele so estiver um pouco pra fora vai entrar. mas se for o buraco dele que estiver muito raso, não vai entrar mais. não force. se estiver trastejando muito nele, pode valer mais a pena remove-lo. nao sei se é muito usado. ou levar num luthier pra botar um novo.
Gostaria de sbaer tb se posso lixar o plastico do capotraste para abaixar um pouco as cordas... sim, com muito cuidado pra não passar do ponto.
olha o traste da primeira casa acho q est aum pouco encurvado demais, isso enormal? parece que nao é normal nao. a giannini, apesar de ser uma boa marca, tem um controle de qualidade ruim (nos ensinou o mestre bertola). esse traste, assim como o ultimo, parecem mal instalados. ou ele esta um pouco pra fora (veja se tem uma fresta em baixco dele), ou se a ponta dele nao está afundado demais. se for a primeira opção, experimente fazer como no caso do ultimo traste, dar uma marteladinha. se for afundado demais, só trocando.
|
# abr/08
· votar
kiki o traste da primeira casa parece estar mais ecurvado mesmo, mas ele esta na altura dos demais entao acho q isso nao importa...
ja o ultimo vou ver se dou umas marteladinhas mesmo...
vlww
|
kiki Moderador |
# abr/08
· votar
Fisioterapeuta o traste da primeira casa parece estar mais ecurvado mesmo, mas ele esta na altura dos demais entao acho q isso nao importa... mas se a escala é reta, ele deveria estar reto... o traste tem que seguir a curvatura da escala.
vlww de nada
|
# abr/08
· votar
renatoasas abre ela e ve se ela tem espaco para colocarmais um humbucker no baco se sim,e so trocar o escudo , casonao tenha espacoprohumb,... vc tera q abri a madeira e isso eu nao aconselho
|
|
# abr/08
· votar
Floydiano Sim, tem. Desaparafusar o braço da guitarra não traz nenhum inconveniente. jkdias Utilize as madeiras que eu citei acima. Abçs
|
Juliano P Veterano |
# abr/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola sobre minha pergunta..vc sabe algo? muito obrigado ai!
|
|
# abr/08
· votar
Juliano P desde que a corda passe dentro do campo de captação do polo do captador, isso não tem muita importância. Abç
|