Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas já vi no mesmo modelo...com os mesmo caps..ter essas diferenças..
sendo q a distancia das cordas na pestana e na ponte ser a mesma..
deve ser os polos do caps..q existem diferenças!

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas obrigado ai..valeuu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

Juliano P
Cara, a distância entre as cordas na pestana e na ponto NÃO pode ser a mesma. O que ocorre é existirem modelos p/ ponte ou braço, sendo nesses, a distância entre os polos, menorAbç

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
viu as fotos? tem algo a acrescentar alem do q o kiki escreveu?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

Fisioterapeuta
Cara, um dos problemas mais comuns em instrumentos é o desnivel de trastes. Muitas vezes eles tem que ser "rebatidos", e esse procedimento exige uma certa prática e muito cuidado. Usa-se um martelo de borracha para isso. Quanto a pestana, retire-a e lixe na parte de baixo.
Abç

rsf
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tenho um roller nut novinho para instalar...porém até agora não tive coragem de mandar instalar por receio que façam merda. Por isso, gostaria de saber se esse procedimento é algo dificil, exigindo muito conhecimento do profissional ou é algo simples para um bom profissional e, portanto, o meu receio não se justifica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

rsf
Qualquer profissional, mesmo regular como eu, instala isso. A dificuldade está em calcular o "topo" do "Roller Nut" e instalá-lo mais para frente que uma "pestana" normal, o que siginifica retirar certa quantidade de maeira da escala.
Abç

rsf
Veterano
# abr/08
· votar

A dificuldade está em calcular o "topo" do "Roller...
....o que siginifica retirar certa quantidade de madeira da escala

isso confirma o que a minha tradução macarronica do manual me levou a depreender. diz que para o modelo de guitarra igual a minha vc tem que retirar essa "certa quantidade" inclusive eles colocam as medidas necessárias....

puts....acho que agora desisti da idéia mesmo...... hehehehehe
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

rsf
Desistiu porque?

rsf
Veterano
# abr/08 · Editado por: rsf
· votar

...sou cagão, mesmo...heheheh...Gastei uma grana boa na guitarra..tenho receio de dar azar de pegar um luthier num mal dia e ele fazer merda....prefiro afinar quando necessário...
Exageros à parte, na verdade é que ainda não conheci nenhum luthier que eu confiasse. Sempre ouço comentários antagonicos a respeitos dos luthiers aqui de minha cidade....Uma hora ouço que tal profissional é o cara, noutra ouço q esse mesmo profissional é relaxado e descuidado, entregando o equipamento com marcas de "maus tratos"...heheheheh...Agora,imagina saber que o cara vai ter que "tirar" pedaços de madeira.......hehehe
o dia em que eu for aí, levo para vc.....Aí,se der errado, eu me vingo de vc aqui no fcc...heheheheh

axleWs
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
olá, to eu aqui de novo torrando o saco.

mas vc é um profundo conhecedor dos captadores nacionais.
por isso queria pedir, se vc puder, claro, que vc me dê as opções nacionais para os seguintes caps:
SD - JB (sh-2)
SD - 59
SD - Alternative 8 (sh-15)

se possível dê os preços médios também, mto obrigado e parabéns pelo trabalho

MANFREDINI
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tenho uma dúvida tosca e uma séria, vamos a tosca: porque geralmente os guitarristas usam o captador da ponte mais alto e o do braço mais baixo? a séria: tenho uma Strato, abri ela, e vi que os malditos pots são de 500k, preciso trocar pra de 250k né?

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar

Luthiers de Plantão...

Meu amigo comprou uma guitarra que faz uma chiadeira mesmo sem drive sem nada, a configuração dela é HSS, e quando ele encosta na corda a chiadeira para, o problema é que tão chiada a guitarra, que mal pode tirar a mão já da a chiadeira desgraçada...

Ela não é strato e não tem escudo, a parte eletrica é na parte de traz da guitarra...

Queria saber como se faz um bom aterramento com essas guitarras...

Abraços

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

Kamus23
acho que teria que fazer uma blindagem, pra isolar o circuito.

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar

kiki

O problema é que sou leigo nesse assunto...

Você diz blindagem quer dizer aterrar a guitarra?

E o meu colega queria fazer na guitarra dele, e com isso eu tambem iria aprender...

Será que tem alguma coisa na net explicando como se faz blindagem de circuito e aterramento?

leoxcort
Veterano
# abr/08
· votar

ola rapaziada tem como vcs me ensinarem como que faco para postar um topico?????mandem no meu e-mail por favor leo_zaum_45@hotmail.com.....pq aqui eu me perco,desculpe a ignorancia!!!

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E aí cara.. mais uma vez conto com sua experincia..

Estou precisando de uma guita pra toca som moderno , tecnica e tal..

gostei bastante do braço da Vivagold II, tambem acho a cort uma marca confiável... só que pretendo customiza-la.

1- arrancar o botão de volume, o primeiro de tone e talves a chave sel.. (me atrapalham) e recoloca-los mais a baixo
1 trocar os cap e ponte..

Custo da brincadeira:

luthier de150 a 200
caps: 700
ponte: 200
guita: 850

total: 2000 mais ou menos.. vale!?

nicida
Veterano
# abr/08
· votar

a um tempo tenho umas dúvidas, e só agora lembro dos luthier de plantão do fcc!

então, tenho o mal costume de dar "alavancadas" sem a alavanca, digo, levantando a ponte com a mão msm.
de uns tempos pra cá a guita começou a pazer um som duplo estranho qundo eu desco mais de 1 tom com a ponte tremollo, tipo um chorus meio zuado.
oque é isso?

outr dúvida: qual captador é mais recomendado para a posição ponte de uma strato para tocar sons distorcidos, desde metal a um blus mais hard:
vintage da dimarzio
ou
JBjr da seymour duncan?

ps:tenho uma strato com captação S-S-S e ponte tremollo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

axleWs
Cara, eu não saberia te informar com exatidão as equivalências, mas, se vc entrar nos sites desses fabricantes, eles disponibilizam várias informações sobre os seus produtos (Stellfner, Sound, Cabrera e Spanich).
MANFREDINI
Depende, a sonoridade está excessivamente aguda?
Kamus23
Leve sua guitarra a um bom luthier para que ele proceda o aterramento e, se necessário, a blindagem do instrumento.
Bendsup
Cara, se vc quer que eu comente preços, tanto meus, quanto de colegas meus..... Desculpe mas éticamente não posso fazer isso.
Se quiser uma opinião sobre esse assunto, por favor me mande um e-mail.
Abçs

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

Kamus23
Você diz blindagem quer dizer aterrar a guitarra?
mais ou menos.

aterrar é jogar o terra do circuito na ponte, pra quando encostar a mão nas cordas matar o chiado. isso pelo visto já ta feito.

blindar é "empacotar" o circuito com alguma folha metalica e aterrar essa blindagem tambem. assim muito do ruido já vai pro terra antes de chegar no circuito.

E o meu colega queria fazer na guitarra dele, e com isso eu tambem iria aprender...
Será que tem alguma coisa na net explicando como se faz blindagem de circuito e aterramento?
tem sim, varios tutoriais por ai. de uma busca aqui no forum, voce vai achar.
não sei se é uma coisa simples de fazer, eu nunca fiz.
mas se voce entende um mínimo de eletronica e soldas vai conseguir entender o funcionamento.

leoxcort
pra criar um tópico, entre no forum desejado (guitarra, baixo, etc.) e vá até o final da página. lá tem uma janela de criação de tópicos.

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar

BendsupDe jeito nenhum,com mais um pouco você pega uma guitarra top!

Bendsup
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ok. qual seu email?

Rod Turtle

tipo o que?

ja tenho outras guitas. essa tem que ser específica.

axleWs
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
obrigado.

morrissy
Veterano
# abr/08
· votar

Para o Bertola:
Bertola, como eu sei que vc conhece bem as Fender Southern Cross, tenho uma pergunta sobre ela p/ vc. Eu posso uma c/ captação original ainda. Eu mesmo refiz a parte elétrica, troquei os pots de 500 por pots de 250 e trouqei o capacitor, conforme umas pesquisas que andei fazendo. Senti uma sensivel melhora nos agudos. Entretando, o som dela, dependendo do tipo de distorção embola um pouco. Seria uma boa trocar por um kit Traditional Vintage da Malagoli?
A grana ta um pouco apertada, na verdade eu queria comprar um kit de alnico mas por enquanto não vai dar.
Voce acha que vale a pena trocar os originais pelos da Malagoli ou vai acabar sendo 6 por meia dúzia ?
Agradeço sua ajuda.

morrissy
Veterano
# abr/08
· votar

renatoasas
Cara, vou te dar minha opinião, provavelmente vão te dar um milhao de opiniões diferentes aki. Se vc quer colocar Humbuckers, troque de guitarra pq eu acho que strato tem q ter é single coil mesmo, no máximo um mini-humbucker na ponte. Mais do que isso, não vale a pena. Pegue uma Les Paul e seja feliz.
Essa é só minha opinião. Espera ai p/ ver o que o pessoal mais experiênte vai dizer.

[ ]'s

Singe Punk
Veterano
# abr/08
· votar

Alguém conhece guitarras da marca Kapok?
Possuo uma modelo Stratocaster, e estou fazendo uma pesquisa para saber se é possível eu colocar captadores duplos e fazer outras adaptações para tocar sons com bastante graves.

Alguma dica ou site pra pesquisa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

morrissy
Cara, não entendi!
A Giannini usou pots de 500K (conforme constatei), pois, sendo o corpo de mogno ou cedro-rosa (conforme entrevista do Carlos Assale), a resposta de graves aumentava muito, embora eu discorde dessa avaliação.
Quando se troca os pots de 500K para 250K, a resposta de graves AUMENTA, o que, provavelmente está causando a "embolação" ao qual vc se refere.
O capacitor, nesse caso deve ser de 0,022uF.
Os captadores que vem nessa guitarra são japas, portanto de boa qualidade, não precisa trocar.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

Bendsup
mlbertola@hotmail.com
renatoasas
A questão de ser ou não SSH, nada tem à ver com ser "fraca" ou não. Tem à ver com a má qualidade desses captadores.
Recomendo a colocação de um jôgo de 3 captadores Stellfner: 2 Stellfners Neodymiun no braço (Light) e no meio (Soft), e 1 Stellfner Steelbucker "Hot" na ponte. Coma troca dos potenciômetros por de 500K, sua guitarra ficará "animal"!
Abçs

morrissy
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, fiquei confuso c/ essa sua afirmação. Vc disse que não concorda c/ a avaliação deles (Carlos Assale) no uso dos pots de 500k. Pq ?
Rodando aki mesmo pelo forum, encontrei informações dizendo que os pots de 250k cortam um pouco dos agudos dos captadores, e era essa minha intenção.
Qual a real diferença entre usar pots de 500k e de 250k ?
Só p/ informação, vale dizer que o clean ficou bem interessante, especialmente c/ cap do braço e braço e meio. Mas a distorção não casou legal.
O que me aconselha ?

Mais uma vez, muito grato pela sua ajuda.
Morrissy

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

morrissy
Não concordo com o Carlos Assale (na verdade não é com ele, mas com os consultores da Fender que indicaram isso), pois acho que o som fica melhor com os pots de 250K com single-coils, mesmo com o corpo com essas madeiras. Talvez, o ideal seria a colocação de potenciômetros de 330K, mas eles não são mais fabricados.
Quanto a distorção, é apenas uma questão de equalização e ajuste da "quantidade" de distorção.
Abç