Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

HellAangel
Quanto maior o "valor", mais agudos o pot "deixa passar". Em guitarras com Hb's, geralmente usam-se os de 500K.
Abç

HellAangel
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vlw pela ajuda!!

vou comprar esses entaum =)

http://www.milcomp.com.br/fotos/abrefoto.asp?codigo_produto=855184&nom e_produto=POTENCIOMETRO ROTATIVO 16MM (EIXO 20MM - ESTRIADO) - 500KB&preco_unitario=1,2

http://www.milcomp.com.br/fotos/abrefoto.asp?codigo_produto=855200&nom e_produto=POTENCIOMETRO ROTATIVO 16MM (EIXO 20MM - ESTRIADO) - 500KA&preco_unitario=1

Edson Marquezani
Veterano
# mar/08
· votar

Fala, povo! Sou o cara da Faded G400, de novo.

Levei ela num luthier muito bom daqui, pra fazer várias coisas (incluindo trocar a posição do pino da correia, como havia perguntado).

As cordas tavam altas pra caramba, e pedi pra deixar com ação mais baixa possível, sem que trasteje. (Porque eu sou uma bruteza só. =).
Bom, o cara me disse que fez, só que começou a apresentar um certo trastejo, por que a escala dela tá meio desnivelada, e o que o ideal seria retificar a escala. Poderia também fazer o acerto na altura dos trastes, mas que o problema vem mesmo da escala.

Bom, eu acho que o certo é ir no ponto causador mesmo, e não ficar limando os trastes pra compensar.

Isso é mais ou menos comum mesmo, ou seria o caso de reclamar o defeito? Eu tô disposto a gastar essa grana pra deixar ela perfeitinha. É meio caro esse tipo serviço, mas tô disposto a pagar.

Devo retificar a escala mesmo? (Lembrando que é novinha em folha hein.)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Edson Marquezani
Não, na minha opinião não deve.
Essa é uma intervenção séria e radical, e creio que vc deve trabalhar nos trastes mesmo, que é uma intervenção comum e mais simples, ademais vai lhe dar o mesmo resultado. Se a guitarra tem um desnível na escala (o que é estarnho pois esse é um defeito que costuma não ocorrer nas "Epis"), e isso foi constatado por um profissional, o certo seria vc trocar a guitarra na loja, posto que está na garantia.
Abç

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Posso utilizar o push/pull do botão de volume para escolher o captador da guitarra? Como faço a ligação para isso?

Tenho um Humbucker cerâmico e quero colocar um single no braço. O single tem que ser cerâmico tb, certo? Ou isso não tem nada a ver?

O pot de 500k serve bem para os dois captadores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Edu1974
Cara, eu nunca fiz isso, portanto terei que estudar o assunto. Mas acho pouco prático, pois pots "push-pull" são mais sucetíveis a defeitos (por isso gosto mais de fazer ligações com "split" com chavinhas, que são mais baratas e fáceis de trocar).
Se vc usar cerâmico, use outro cerâmico. Se vc tem apenas um Hb na ponte, use de 250K mesmo. 500K é mais adequado (eu acho) para guitarras com capts Hb's ou "stacks"
Abç

Bozenildo
Veterano
# mar/08
· votar

Edu1974
Cara.. muito obrigado!
Abração

vinihendrix
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara eu queria muito pegar uma guitarra de corpo sólido e com captadores p 90 e acabei me cruzando com uma giannini gemini (aquela que parece uma jazz master) queria saber se vc ja teve a oportunidade de analisar essa guitarra pessoalmente, ver se a madeira é de qualidade, enfim.
Nao espero muito dos captadores e futuramente irei substituilos por gibsons.
Se puder ajudar ficarei grato . abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

vinihendrix
Não conheço essa guitarra, e até a acho meio feiosa.
Abç

vinihendrix
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara eu queria muito pegar uma guitarra de corpo sólido e com captadores p 90 e acabei me cruzando com uma giannini gemini (aquela que parece uma jazz master) queria saber se vc ja teve a oportunidade de analisar essa guitarra pessoalmente, ver se a madeira é de qualidade, enfim.
Nao espero muito dos captadores e futuramente irei substituilos por gibsons.
Se puder ajudar ficarei grato . abraço.

vinihendrix
Veterano
# mar/08
· votar

eita .. foi mal

Edu1974
Veterano
# mar/08 · Editado por: Edu1974
· votar

vinihendrix

Cara, se fosse vc não iria de Giannini. Fiz isso há um ano e me dei mal. A guitarra vei com problema na escala e tive que reposicionar o nut pra ela afinar direito. Agora estou trocando o captador pois o original, apesar do som limpo muito bom, com distorção o som embolava todo.
Não consegui vendê-la de jeito nenhum.
Coloquei agora um custom shop e ficou legal. Agora, depois de bastante trabalho, tenho uma guitarra razoável. Ela ainda tem seus probleminhas (principalmente de acabamento) embora o som dela agora esteja bem legal.

Invista em algo melhor. Tente uma squier tele custom II

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

Edu1974
Concordo.
Abç

Edu1974
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Kiki
Seiji

Atualizei as fotos da reforma da minha Giannini. Deu um bocado de trabalho pois o captador que comprei(um custom shop evil dog) era bem maior que o que estava na guitarra.
Mas valeu a pena. O som dela ficou pesadíssimo e definido. Valeu Erico Malagoli. Agora estou feliz com a minha Giannini.

Ainda planejo colocar um single no braço dela. Mas isso vai ficar para mais tarde.
Aí vai o link: http://picasaweb.google.com.br/ebaroni1974/Giannini

Obrigado a todos que ajudaram.

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

Edu1974
muito legal, ficou muito bom o serviço.

pelo que eu entendi, voce deu uma largada no buraco do cap, é isso?

tá pensando em abrir o outro buraco no braço do memso jeito?
não deu problema no acabamento, conseguiu deixar inteiro?

Thiagoham
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ae Bertola, tu ja ouviu falar em Memphis Les Paul? tu sabe me dizer quais sao as madeiras dela, entre outras informaçoes?
um amigo ta qrendo me vender por RS300 (eu ja tenho outra guitarra tb). Oq tu achas?
abraço

Carlospe
Veterano
# abr/08
· votar

Ae tenho uma memphis de ponte Floyd Rose, eu afino a guitarra 5 minutos depois a afinação desce razoavelmente.
Gostaria de saber a causa do problema e caso se for apenas regulagem o que posso fazer para corrigir.
Abraço

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Apenas por curiosidade,vocês já construiram instrumentos com mais cordas que o normal (guitarra de 7,12,baixo de 5,6...)?Mesmo que não,o que muda na construção de um instrumento como esses,além da largura do braço e do tamanho da cavidade para os captadores?Se sim,quais foram as dificuldades?E como é feita a compra de encordoamentos?Já vi para guitarra de 7 e baixo de 5,mais que isso nunca vi e sempre imaginei isso.Obrigado e abraços.

Edu1974
Veterano
# abr/08
· votar

kiki

O buraco precisou ser alargado alguns milímetros e tive que aumentar a profundidade onde desce aquela aba do captador onde é preso o parafuso. O captador ficou na altura mínima dele pois ele é bem alto.

Para o outro furo eu vou precisar de uma retífica mais possante pois essa que tenho é muito fraquinha. Talvez eu compre uma dremal. Para o acabamento eu farei um escudo. Mas isso vai ainda demorar...

não deu problema no acabamento, conseguiu deixar inteiro?
Não entendi. deixar inteiro o que?

kiki
Moderador
# abr/08
· votar

Carlospe
tem trava na pestana? (locking nut).
http://d38735.u24.hosting.digiweb.ie/images/fender%20locking%20nut3%20 small.jpg
aqueles parafusos que paerta na pestana.
se não tiver, é isso, tem que ter.
se não a ponte sobe quando termina de afinar, e cai toda a afinação.

Edu1974
Para o outro furo eu vou precisar de uma retífica mais possante pois essa que tenho é muito fraquinha. Talvez eu compre uma dremal. Para o acabamento eu farei um escudo. Mas isso vai ainda demorar...
legal!
acho que nem preciso pedir fotos ne?

Não entendi. deixar inteiro o que?
a pintura. não lascou, nem trincou...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola,

É... muito bom para ser verdade... Cort KX-Custom novinha...

Se aperto demais a trava da tarracha (não lembro se o correto é com "X" ou "CH") ela corta a corda e se aperto pouco ela arrebenta pois a trava solta e como a guitarra está afinada... já "Elvis".

Como resolver este problema? Comprar outras tarrachas melhores? Me disseram que as que vem com ela são muito boas.

Obs.: Segui exatamente a orientação do Roberto (Zaganin) - tanto que depois que voltou quando mandei regular arrebentou a D pq a trava soltou. Foda.

Minha primeira guitarra que tem essa budega de lock nut.

Valeu.

Edu1974
Veterano
# abr/08 · Editado por: Edu1974
· votar

kiki
a pintura. não lascou, nem trincou...

A retífica tem ua ponta (fresa) bem fininha que permite ir desbastando como se estivesse desenhando (gravando) na madeira, assim a tinta não lasca. Faz-se o contorno e deois debasta-se a área interna do furo. O trabalho fica bem limpo. É claro que é bem mais demorado e menos preciso do que uma tupia.

gucrispim
Veterano
# abr/08
· votar

Edu1974
só pra constar, na minha tagima 735 o mesmo teve de ser feito para colocar o humbucker Custom Shop 59 da Malagoli, as ambinhas dos parafusos do captador nao batiam com a profundidade da cavidade, entao o Luthier Duarte daqui de Ribeirão Preto teve q aumentar um pouco a profundidade da cavidade

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

Thiagoham
Cara, se não for compensado (confira), é basswood; se for do tipo genérico que andam vendendo por aí (Dolphin, Babylon, Nashville, etc), é uma guitarrinha razoável, mas que tem que ser testada pois o controle de qualidade é ruim, bem como as peças.
Carlospe
Instrumento de baixo custo e pontes tipo "Floyd-Rose" genéricas são uma combinação bem adequada para dores de cabeça. Leve sua guitarra a um bom luthier para uma regulagem desta ponte e a troca das molas por outras novas e de qualidade.
Rod Turtle
Eu já fiz baixo de 6 cordas, e não há nenhuma dificuldade em relação aos ditos "normais"
Edu1974
Aquele "rabicho na parte de trás do corpo "enfeia essa guitarra. No mais, parabéns por seu caprichoso trabalho.
Nick_Oliveri_Guitar
Será que não há uma rebarba de metal em algum lugar?
gucrispim
Isso é algo bem simples, que pode ser feito até mesmo com uma furadeira e a broca certa.
Abçs

Edu1974
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu, Bertola! Quanto ao desenho da guitarra até que não acho ela das piores.

Vinny182
Veterano
# abr/08 · Editado por: Vinny182
· votar

Olá BERTOLA, SEIJI e galera do forum, adquiri semana passada uma guitarra e gostaria de saber se eh sempre recomendado levar um instrumento novo para um luthier para serem realizados ajustes no mesmo.?
Aproveitando gostaria de saber se eh normal tipo nas cordas mais grossas, mais precisamente na E e na A, nas primeiras casas, parecer que dah uma trastejada. Ñ sei se eh pq eh novo o instrumento e consequentemente mais dura e grossa a corda, ou eu entao que ñ estou apertando a mesma com forca suficiente, ou talvez seje algum ajuste. Estou para levar ela no luthier para ele dar uma regulada nela.

Ah, a guitarra eh uma Shelter modelo strato

vlw!

almendro
Veterano
# abr/08
· votar

Bertola,

Preciso de ajuda. O parafuso de fixação da base de metal onde prende-se as molas da Floyd Rose ao corpo da minha Yamaha RGX espanou a madeira, literalmente arrancou alguns pedaços de dentro do furo. Tentei preencher com cerragem e cola, mas quando prendo a mola no suporte e afino a guitarra, o parafuso novamente 'arranca' o meu remendo. Tentei com Durepox e também não aguenta. Teria problema se eu fizer um novo furo um pouco acima do Original, e no outro parafuso também? Teria algum problema de estabilidade da Floyd? Minha Floyd é uma Gotoh e as molas são novas (Vieram junto na Gotoh).

Abrc.

Edu1974
Veterano
# abr/08
· votar

almendro

Se puder mande foto para ver o estado que está a madeira e os furos.
Dependendo do estado da madeira apenas um parafuso mais grosso pode resolver.
Se não será preciso fazer outros furos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/08
· votar

Vinny182
Sim, isso é imprescindível.
almendro
Esse é um problema chato de resolver, pois vc terá que desmontar a ponte, "limpar" o buraco existente, preenchê-lo com um pedaço de madeira maciça colada e sob pressão, e colocar um parafuso maior (mais comprido) que o que havia lá.
Abç

Rod Turtle
Veterano
# abr/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Uma duvida um tanto quanto besta:a regulagem de oitavas é feita de acordo com a afinação ou não importa em que tom você afina?