Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
belinox
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mas e em relação 'a diferença de volume???
A saída do HS-3 não eh mto baixa em relação ao Lil'59???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

belinox
Para isso vc terá de conferir o nível de saída de ambos (expresso em K) nos respectivos manuais, lembre-se porém que o capt do braço tem que ter menor saída que o da ponte.
Abç

belinox
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vc se refere à resistência dos captadores???
Se sim eu encontrei uns dados meio estranhos:

Little '59 Bridge: 11.78 k

HS-3: 23.72

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

o que posso fazer pra retirar riscos leves do escudo da guitarra?

LDC
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

blz valew veio vc ta me ajudando pra caramba :)

Carlospe
Veterano
# mar/08
· votar

Ae, eu tenho uma memphis mg 130, sei que não é uma boa guitarra mas, poderiam me dizer como turbinala, captadores bons pra tocar rock, essas coisas....
Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

belinox
Sim, e como vc percebeu poderá colocar seu HS-3 tranquilamente no braço de sua guitarra.
MANFREDINI
Nada.
LDC
Obrigado, estamos aqui pra isso.
Carlospe
Leve a seu Luthier para que ele instale um jôgo de captadores Stellfners Startors nela, bem como um jôgo de tarrachas Condor de trava.
Abçs

belinox
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Certo!
Como eh a experiencia q vc tem em relação à relação de volume do HS-3 para um single-coil tradicional Fender? Ele tem mais volume ou eh próximo?

guilherme.rizzo
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Recentemente adquiri uma Cort G Vt.
Gostaria de trocar o escudo original dele (branco liso) por um tortoise.
O problema é que o desenho dele não é o padrão da strato.
Ou seja, precisaria de uma placa tortoise inteira para recortar de acordo com o molde.
Onde encontro estas placas aqui no Rio?

Uma outra opção que eu pensei seria fazer um escudo de madeira escura, avermelhada, já que o acabamento deste modelo é em madeira natural.

Você acha viável?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

guilherme.rizzo
Essas placas podem ser encontradas na Acril-Rio, na rua dos Inválidos, Centro (perto do IML). O problema será cortá-la, talvez o pessoal lá faça isso, mas prepare-$e.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

belinox
Depende de que Fender estamos falando.
Abç

Bendsup
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E aí cara!

Gostaria de saber se vale a pena na sua opinião trocar o falante blue marvel do peavey valveking ? se sim qual seria um boa sugestão? se vc tiver um endereço de venda do falante tambem ajudaria.

Na minha opinião o cubo é bem legal, equilibrado, porém acho que renderia mais com um celestion... não sei bem mas parece que o blue marvel é um falante regular...

valeu, Abraço!

belinox
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Acho q me expressei mal... Minha duvida eh a seguinte... Tenho Tex-Mex na minha guitarra altualmente e tenho um pouco de problema com volume...
A saida do HS-3 eh maior ou menor q um Tex-Mex?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

Bendsup
Cara, creio que a troca só seria adequada se o falante que vc colocar tenha maior sensibilidade ( Maior X Db por 1W/metro). Portanto confira esse parâmetro do seu e o do que vc quer colocar, se o 2º tiver a sensibilidade maior, então troque.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

belinox
Menor.
Aliás, eu não gosto dos Tex Mex.
Abç

belinox
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eu tb não sou fã desses captadores, por isso meu interesse em troca-los... Mas se a saída do HS-3 é menor q a do Tex-Mex acredito que não seja uma boa opção pra mim jah q eu jah tenho problemas de volume msm com o Tex-Mex!

Gostaria de captadores q combinasse com meu Little 59 na ponte.

Quais captadores nessa linha vc me aconselha para as posições meio e braço que tenha um som limpo que não descaracterize tanto o som da Strato mas q me de boas distorções tb?
Acreditava q o HS-3 era uma boa opção por conta disso, mas acho q o problema de volume será mto grande......

Tenho um amigo nos EUA que pode trazer captadores pra mim... Por isso estava pensando em Captadores Seymour Duncan ou Dimarzio...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar

belinox
Creio que o DM Virtual Vintage Blues seja uma boa opção.
Abç

belinox
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Para o meio eu estava pensando no Virtual Vintage 2.2...
para o braço estava em duvida mas O Vintage Blues é uma boa opção! Vou pesquisar mais um pouco!

Desculpe a insistencia ans perguntas e muito obrigado pela ajuda!
Forte abraço!

guilherme.rizzo
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu, obrigado. Vou dar uma passada por lá.

Luke Strat
Veterano
# mar/08
· votar

Olá Bertola e Seiji, preciso de uma força ae, tenho uma Fender Strato 60th Mexico e estou querendo trocar os captadores.
Os caps que vieram nela são Tex Mex, e sinceramente não estou satisfeito com eles, é muito agudo e o timbre não é lá dos mais encorpados.

Adoro os timbres do Clapton, Hendrix, Buddy Guy e SRV que são bem clássicos. Curto tbém Eric Johnson, Richie Sambora e adoro tbém sons do Joe Perry, Slash, Malmsteen, Satriani que são mais pesados. Gostaria de um captador versátil, até tinha pensado em botar um captador humbucking em formato de single e botar um push-pull para defasar... na opção single o timbre vai ficar legal???
Ou então o q vcs sugerem que eu possa fazer???
Abraços

guilherme.rizzo
Veterano
# mar/08 · Editado por: guilherme.rizzo
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola,

Fui na Acril Rio agora há pouco e não achei nenhuma placa cujo visual me agradasse pra valer.

Fiquei meio desanimado em relação ao acrílico.

Aí, pensei em insistir na madeira. O que você acha?

Dando uma fuçada no fórum achei um projeto interessantíssimo do nosso camarada Seiji.

Seiji

Que madeira você utilizou para o escudo daquela jaguar pickup less???

É justamente aquele visual que eu estou procurando.

Grato, desde já.

Carlospe
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, a respeito dos captadores stellfner.
Tenho um estilo musical muito variado, fazendo a simulação de captadores, achei esta combinação...
--Ponte: Humb de ceramic com 15,2k pra metal
--Meio: Single de AlNiCo com 6,2k pra musicas leves
--Braço: Humb de AlNiCo com 12,4k pra um rockziho básico
O que achas?
Aproveitando poderias me dizer no que diferencia cabos de 2 ou 4 condutores e polos fixos ou regulaveis?
Brigadão.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar

guilherme.rizzo
eu vi um cara que ta fazendo uma tele com escudos em madeira, ta bacana.
http://projectguitar.ibforums.com/index.php?showtopic=33258

guilherme.rizzo
Veterano
# mar/08
· votar

kiki

É exatamente isso que eu estou querendo fazer!
Valeu pelo toque.

SRV5150
Veterano
# mar/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
É Bertola... sobre o meu violão trastejando eu não acho q seja isso q está acontecendo... pois eu lixei significantemente o 1º traste e cheguei até a colocar um pedaço de papel dobrado embaixo do nut pra ver se sumia o som do ''abafado'' porém ainda sem sucesso... de onde será q está matando o som da G??? eu estou achando q é do cavalete, porém a corda está acomodada na medida certa tb... putz... alguem me salve!!!!!!

Fábio Seiji
Luthier
# mar/08
· votar

Luke Strat
Gostaria de um captador versátil, até tinha pensado em botar um captador humbucking em formato de single e botar um push-pull para defasar... na opção single o timbre vai ficar legal???
Fica legal sim, mas lembre-se que os captadores precisam ser de 4 condutores.

guilherme.rizzo
Aquele escudo foi feito em imbuia, mas de uma peça já bem antiga e com densidade acima da média.
Lembre-se que ele era mais grosso que um escudo normal.

Carlospe
Vou tentar te ajudar...
Os Humbucker's de 4 condutores possuem acesso as 4 pontas das 2 bobinas que compõem o captador, permitindo uma certa variedade de ligações além da ligação em série.
Os de 2 condutores já vêm com essa ligação série, com fase invertida, internamente, para facilitar a vida de quem já sabe que não vai precisar de outras ligações diferentes.
Pessoalmente eu oriento sempre para comprar com 4 condutores (quando possível)... eu acho melhor prevenir.
Os polos reguláveis permitem o ajuste de altura de cada polo individualmente. Alguns captadores com magneto de Alnico não permitem esse recurso pelo fato dos próprios polos serem os magnetos.

migué 182
Veterano
# mar/08
· votar

tenho uma squier start da fender, ela ta fazendo um barulho estranho na 1ª e na 2ª casa tipo um chiado toda hora q eu faço alguma nota ou qualquer outra coisa q aperte uma corda em uma dessas casas, na 3ª em diante nao faz mais, não entendo nada de guitarra a não ser fazer alguns acordes. O que pode ser isso?
responda aí quem souber, vlw brigado

faeljv
Veterano
# mar/08
· votar

Fábio Seiji

Olá Seiji! Estou pensando em comprar uma fender, e gostaria de saber qual a diferença entre o braço em "C" e o em "V". Valeu!

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar

faeljv

Veja o link: http://edenhaus.com/Necks.htm

Mostra o corte dos diferentes tipos de braços

faeljv
Veterano
# mar/08
· votar

Edu1974