Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
SwampLord
Veterano
# mar/08
· votar


Fábio Seiji
uhm, são os INF II, ou II, só sei que são os mais antigos da série, bem fraquinhos!
se fosse só os caps que não me deixa tão satisfeito, eu até continuava com a RG 350DX, mas já tive muita dor de cabeça com micro-afinação, tensões, quero sair dela logo, ai sim posso pegar uma até com basswood, que seja, e coloco uns EMG's.
Mauricio Luiz Bertola
uhm, muito obrigado,bom mesmo eu perseverando, a Ibanez eu não estou contente mesmo com ela, irei vender para pegar minha schecter logo!, com a schecter eu coloco EMG 707. ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


SRV5150
Ela está trastejando no 1º traste, tente lixá-lo.
Abç

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Saudações.

Queria saber como é que eu faço pra trocar aquelas capinhas dos captadores single. Já arrumei 3 capinhas, mas quando abri os meus pickups, fiquei com medo de tirar a capa antiga, o captador estava muito preso, e parece que havia cera ali, ou cola, não sei. De qualquer modo, tava muito agarrado e fiquei com medo de tirar fora. Qual a melhor forma de fazer isso ?

Já agradeço.

Floydiano
Veterano
# mar/08
· votar


Bertola ou Seiji
O parafuso do carrinho da corda Mi da minha CLP2 está saindo. Quando aperto ele em ves do carrimho andar o parafuso sai, parece que ele tem uma arruela que segura e ela quebro. Eu terei que trocar a ponte ou existe desses parafusos pra vender?

Intrueland...
Veterano
# mar/08
· votar


Olá Amigos,

gostaria de saber como funciona o ajuste da ponte
de uma strato Cort Stat 2T. A alavanca ta meio dura e só desce,
e eu mexi nos dois pivos mas nao sei qual a regulagem certa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


thmenezes_RJ
Cuidado, pois algumas capinhas simplesmente não saem, ou, quando saem são de tamanhos diferentes. Se esse for o caso de seu instrumento, nem tente pois poderás danificar o captador.
Floydiano
Tente segurar o parafuso ao apertá-lo, se não funcionar, terá que ser trocado mesmo.
Intrueland...
O ideal é que esteja dura mesmo, pois isso evita desafinações em "bends" e proporciona mais estabilidade na afinação, ademais, o ideal é só "descer" mesmo ( a base superior da ponte - onde ficam os rastilhos - deve estar pousada no corpo). Mantenha os rastilhos lubrificados com óleo de máquina, além de passar grafite em pó nos sulcos da pestana e vaselina sólida por baixo das "borboletinhas abaixa-cordas", assim como as cordas devem estar corretamente colocadas nas tarrachas, leceadas e com poucas voltas e sem "embôlos"
Abçs

aicidici
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


tenho uma ibanez pgm3, corpo basswood.... com 2 dimarzios evolution....

axei o som dela, com distorcao, um pouco "sujo/rasgado", sem definição/brilho.... o som limpo tambem da uma levissima "distorcida/sujada"...

comparando com uma les paul standart epiphone (captacao original) q eu tenho, achei que a ibanez perde - e muito - em definicao, brilho, som encorpado, som limpo...

ambas ligadas no mesmo equipamento...

a ligacao dos captadores esta correta, a guitarra nao possui chiados, o amp/pedais estao perfeitos...

"desconfio" q seje a combinacao captador/madeira....

saberiam me informar o motivo?? e uma possivel solucao (troca de captadores, quais)??

estou pensando em por um SD jazz no braço e um SD paralell axis original na ponte...

grato

Floydiano
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas no caso tem como trocar só o parafuso ou eu teria que comprar uma ponte nova?

Vlw

SwampLord
Veterano
# mar/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

ahn uma dúvida quanto aos encordamentos de 7 cordas, me falaram que não existe acima de 0.11 , é isso?
ahn e me mandem um e-mail que posso entrar em contato, estou em Sampa, estou para adqurir a schecter e já quero colocar um bom encordamento 0.10 e algumas regulagens....
abraços!

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

se as capinhas não sairem naturalmente, é melhor nem mexer então né...

kiki
Moderador
# mar/08 · Editado por: kiki
· votar


Mestres e Amigos
eu ouvi uma história de usar os captadores da tele em série, com uma chave de 4 posições.
qual é o efeito disso?

edit:
como faz eu já descobri:
http://users.chariot.net.au/~gmarts/pix/p_pickdual.gif
achei essa imagem, que explica bem.
queria saber do efeito sonoro...

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


qew
pelo que me disseram lá no handmades, a chave 3pdt é por causa do led mesmo, dá pra usar uma dpdt no lugar...

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
kiki
Nossa, isso é espantoso!

Então eles cortam árvores de mais de 20 anos só para isso?
Caramba!
Eu achava que essas marcas famosas(Gibson, Fender, ETC) tinham.. sei lá, algum tipo de floresta só deles usada só para a construção dos instrumentos.

Agora que eu estou sacando essa do aquecimento global / desmatamento / poluição!

Será que daqui a algumas décadas não poderá mais ser produzidos instrumentos musicais como a guitarra?
É revoltante isso =/


De qualquer forma, valeu aí!

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


B.Frusciante
por isso não acho nenhum absurdo guitarras de mdf...

Eu achava que essas marcas famosas(Gibson, Fender, ETC) tinham.. sei lá, algum tipo de floresta só deles usada só para a construção dos instrumentos.
o correto seria ter um controle da procedencia.

Agora que eu estou sacando essa do aquecimento global / desmatamento / poluição!
Será que daqui a algumas décadas não poderá mais ser produzidos instrumentos musicais como a guitarra?
É revoltante isso =/

não é só isso. a construção civil usa muito mais madeira que as guitarras, e ainda joga tudo fora depois. ja viu o tanto de madeira que usa pra fazer formas de concreto?

só que não são madeiras nobres, como das guitarras.

é, isso é assunto pra eternidade. ou não, se deixar do jeito que tá.

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


O jeito é o homem criar alguma forma de mudar no gene das árvores para elas crescerem mais rápido =/

Ok, viajei

Intrueland...
Veterano
# mar/08
· votar


teste...

lubasschenker
Veterano
# mar/08
· votar


ola galera, teno uma ibanez rg 370, aquela com o escudo prateado, e, não sei o porque, os mesu dedos da mão esquerda, doem, quando toco nela, possuo outra washburn, bem mais simples, e toco nela direto e não tenho dor, seriam os trastes, regulagem, me ajudem por favor.

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


lubasschenker
A espessura do braćo e tb a curvatura da escala têm a ver com isso. Eu, por exemplo me dou melhor com o braço em C das fender. Tenho uma Giannini com o braço meio magrinho que é muito confortável para tocar sentado mas em pé, com ela na linha da cintura, fica bem desconfortável. E dói mesmo!

Intrueland...
Veterano
# mar/08
· votar


Bertola...

...então esse tipo de ponte fica inclinada em relação ao corpo da guitarra?

...se eu apertar os dois "pinos" a alavanca trava, né?

ahh... como eu faço para enlacar as cordas...

Valeu....

Sub_Zero
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá!
Bertola, no último fim de semana toquei numa Fender Standard Mexicana dessas novas (adorei a guitarra por sinal) e vi que o braço de maple não vem envernizado. Queria saber até que ponto isso pode prejudicar em matéria de durabilidade, dá muito trabalho pra manter o braço limpo?? To pensando em comprar uma Fender dessas, estéticamente gostei do braço de maple, mas queria saber se a longo prazo (tendo em vista a parte estética e a durabilidade) não seria melhor pegar uma com braço de rosewood.
Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Floydiano
Sim, tem como coprar novo parafuso
kiki
Aumenta a saída, funcionando quase como um Hb
Intrueland...
Não, a ponte fica "pousada" no corpo.
Os pinos servem para regular a altura da ponte.
Sub_Zero
Elas vem com seladora, que também proteje o braço.
Vc deve sempre limpar seu instrumento após tocar.
Se maple ou rosewood, é com vc.
Abçs

eduardoaihara
Veterano
# mar/08
· votar


Bom...Olha eu enchendo o saco de novo
xD
Boa tarde galera.
Gostaria de saber normalmente quanto fica pra mandar fazer uma Flying V num luthier (a média do preço) só fazendo ela com o básico que uma guitarra precisa, tipo aquelas king V da jackson, pois eu sou doido por elas, mas por enquanto num tenho muita grana e comprar uma jackson quem sabe daqui uns 20 anos ^^
Acho que o Seiji poderia responder né ?
Se alguém mais puder ajudar.
Obrigado

ankbanger
Veterano
# mar/08 · Editado por: ankbanger
· votar


Pessoal quero tirar um duvida com vcs e com os luthiers de plantão aqui.
Tenho uma guitarra Fly-V :
http://www.condormusic.com.br/v2/prod_guitar_power.asp?id=012024112=Co ndorMusic&Guitars
O modelo é essa CR800.

Considero ela uma guitarra regular, coloquei um par de capt. EMGs 81 e 85 nela, bah e to feliz. Só que devido ao estilo da minha banda (tocamos algo na linha de NEVERMORE), queria saber se tem como, ou se é viável transforma-la em uma guitarra de 7 cordas.
Teria que substitur braço, floyd rose, os captadores e com certeza mexer na pintura!
Será que a diferença entre fazer essas mudanças e mandar fazer uma seria grande?

Quem pode me responder?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


ankbanger
É melhor vc comprar uma guitarra de 7 cordas.
Abç

GUGALOO
Veterano
# mar/08 · Editado por: GUGALOO
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá. Vc conhece os captadores do sergio rosar???

http://www.sergiorosar.com

Achei bem interessantes, e estou entre eles e os custom blues da malagoli, da uma ajudada ae por favor rsrs. Abraço.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


eduardoaihara
não é ético ficar discutindo preços aqui no forum... até por que o valor cobrado tem a ver com a qualidade do serviço e o lucro de cada profissional. pra isso contate-os diretamente.

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aumenta a saída, funcionando quase como um Hb
legal... me sugeriram fazer isso na tele, acho que vou experimentar qualquer hora.

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


Bertola ou Seiji

Para se escolher um captador a madeira da guitarra deve ser levada em consideração?
Qual a relação entre os dois? Numa madeira mole como o marupá ou basswood o captador deve ter menos ou mais força nos graves?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


Edu1974
Eu acho isso mero preciosismo, mas........
Marupá e basswood tem "assinaturas" tonais totalmente distintas. A 1° enfatiza os médio-agudos, a 2ª os médio-graves.
Abç

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu acho isso mero preciosismo
Como assim? Vc acha que qualquer captador vai incorporar a assinatura tonal da madeira? ou o captador terá o mesmo som independente da madeira da guitarra?

Em basswood por exemplo um captador como o superdistortion não deixaria o som por demais grave?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!