Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


PEdroooo
Essa pergunta não tem resposta. Quanto à cavidade do tensor, ele não deve ter "espaços".
EduArdanuy
Pra que? Esse "amarelamento" é resultado do tempo e do uso.
Abçs

Lucas Roque
Veterano
# fev/08
· votar


Aí Bertola, você é do Rio mesmo ?
Estou a procura de um luthier no Rio, você é de que parte do estado?
Tem algum e-mail ou msn pra contato ?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Lucas Roque
Sou de Niterói.
mlbertola@hotmail.com

qew
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu fiz seu mini fuzz e qdo eu ligo ele nao sai som algum mas qdo desligo o som sai limpo normal =/

o q q eu fiz errado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


qew
Não sei, só verificando o circuito com um multi-testes mesmo.
Abç

LDC
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Ola amigo gostaria de saber se ah alguma forma de restaurar os frizos de uma guitarra manja??


estão amarelos e descascando, como eu poderia dar uma restaurada neles??? posso lixar com lixa bem fininha?



é uma semi acustica veia que tenho aqui que ta precisando retornar a vida.....precisa de trastes urgente, ponte decente e tarrachas decentes.... isso para poder usar ela de novo, alem de uns captadores decentes e dar um grau na pintura que ta casca de laranja e os frizos que estão amarelados e descascando

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


LDC
Frisos amarelados devem ser lixados dcom uma lixa bem fina, protejendo-se o resto do corpo com fita crepe e depois aplicar nova camada de verniz. Mas, pelo que vc me contou, acho que sua guitarra precisa mesmo é de uma reforma geral. Para isso acho que vc deve levá-la a um bom luthier.
Abç

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


qew
eu fiz seu mini fuzz e qdo eu ligo ele nao sai som algum mas qdo desligo o som sai limpo normal =/
bom, pelo menos isso significa que o problema tá depois da chave dpdt...
não ta nos jacks nem na chave dpdt.

pode ser qualquer lugar do resto. a ofnte, os circuitos, algum curto, alguma solda mal feita, etc....

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola ou Seiji


qual a espessura eu devo deixar na madeira da escala antes colar ela no corpo do braço??


obrigado!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


PEdroooo
em geral, 6mm, acho.

Andre_lokao
Veterano
# fev/08
· votar


fabguitar

vixe cara, que merda que tu falou pra mim hein, eu perguntei se o material dela era bom, não se o som dela era bom. Eu gosto muito dela, só queria informações sobre o acabamento, etc.


Grosso você hein?

fabguitar
Veterano
# fev/08 · Editado por: fabguitar
· votar


Pô meu amigo, se meu post pareceu "grosso", me desculpe, não era essa a minha intenção.....

Eu quis dizer o seguinte:
Se vc acha sua guitarra boa, som legal, ferragens legais, confortável e etc, é o que importa realmente!!! Como vc disse que gosta muito dela, PERFEITO!!!!

Sobre acabamento e tals fica difícil nós opinarmos, pois nós não estamos vendo a sua guita, mas da uma olha geral nela, se não ha excesso de verniz, se os trastes estão bem cortados....
creio que ela tenha um bom acabamento, pois a Crafter esta fazendo ótimas guitarras

Então era isso cara, e me desculpe novamente se meu post anterior pareceu grosso

Falou amigão!!

qew
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
vlw cara, mas eu nao tenhu a minima ideia do q pod ser!
tem como arriscar um palpite?!? se eu postar fotos pode ajudar!?!?

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


kiki

obrigado!

qew
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
ERRO DETECTED!
o resistor pifo!
mas vlw

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


qew
se eu postar fotos pode ajudar!?!?
pra mim muito pouco, que eu sou bem ruim nisso tambem.

ERRO DETECTED!
o resistor pifo!
mas vlw

bom, vá testando. tente substituir...
ouvi dizer que se tiver um multimetro e souber usar ajuda a detectar erros...

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


PEdroooo
Eu costumo deixar com 7mm pra ficar com 6,5mm no final, depois do acabamento; mas não exagerando tá bom!

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji

beleza! os meus maiores problemas agora são o gabarito da curvatura da escala e a serra da traste... sera q a serra eu acho em lojas com material de marcenaria? e o gabarito sera q dá pra fabricar?

valew Seiji!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


PEdroooo
sera q a serra eu acho em lojas com material de marcenaria?
é, essa serra é meio complexa mesmo. parece que não se vende no brasil serra que sirva (a informação procede mestres?).
tem que ter menos de 1mm de espessura o corte.

eu usei um serrote japones do meu avo. pela stewmac se vende umas serrinhas. e ouvi dizer de uma tal serra de ourives que talvez sirva.

e o gabarito sera q dá pra fabricar?
eu fiz o meu tambem. alias, acho recomendavel fazer ele meio longo, tipo 1/4 do comprimento da escala pelo menos, que ajuda a deixar plano.

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


kiki

como vc fez o gabarito?? que tipo de ferramenta vc usou pra fazer ele?

kiki
Moderador
# fev/08 · Editado por: kiki
· votar


PEdroooo
bom, eu fiz desenhando a curva numa peça de madeira, cortando duas dessas, e uninco com uns toquinho. depois pregamos uma tabuinha no lado curvo.
as fotos explicam melhor:/
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4267.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4278.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4287.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4285.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4518.JPG

brinde:
o serrote japones:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4323.JPG

ferramentas a gente usou um compasso, e serra de fita. depois martelo e prego.
no www.projectguitar.com tem um tutorial de como fazer um gabarito solido, com uma fresa. era um pouco complicado.
e la fora (nos eua) vende-se blocos prontos disso.

mas eu achei que ficou muito curto o gabarito de cruvatura da escala. se for mais longo tem menos chance de deixar a escala ondulada.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


PEdroooo
Pra tudo se dá um jeito !
Eu já vi serrotinhos com corte de 0.6mm (era algo próximo disso pois a medida era em polegadas), dava pra escolher se os dentes eram para frente ou para trás e tinham costado.
O bloco de curvar eu fiz com um bloco de peroba rosa e tupia, mas não é tão fácil de se fazer dessa forma.
Agora eu curvo na tupia, mas sei que tem gente que vende por aqui (br).

PEdroooo
Veterano
# fev/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


Bertola kiki ou Seiji

eu posso colar a escala no braço antes de fazer o furo das trastes e a curvatura da escala? que cola eu uso? cola madeira mesmo?

obrigado!

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Olá

Existe alguma forma simples de verificar o raio da curvatura da escala?

Pelo que pude ver em sites isso é feito com um pedaço de metal q tem varias curvaturas de raios diferentes, mas acho que dificilmente encontrarei um desses por aqui.

Obrigado [:

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


PEdroooo
Se você entender o processo pode fazer da forma como quiser, contanto que saiba o que está fazendo, se você acha mais fácil colar antes de cortar os slots e curvar, tudo bem; mas se vc ainda não sabe como fazer é melhor não se afobar.
Pode usar cola de madeira para colar a escala.

Astronomy Domine
Existe esse gabarito de raio por aqui também, é só procurar... uma dica, procura no orkut.

R.lavoura
Veterano
# fev/08
· votar


Essa curvar a escala seria tira os "cantos vivos" dela ?

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
que eu sei que voce curte madeira, mas quem mais souber tambem:

estive visitando uma fabrica que vai ser demolida. é bem grande, foi feita em varias etapas em diversos anos, mas eu sei que as partes mais antigas são de antes de 1930.

o que eu queria saber é se voce sabe que tipos de madeira se usava na estrutura da cobertura (vigas, tesouras, caibros, terças, etc), e se há algo "luthieravel".

eu não sei reconhecer madeiras, entao nao sei nem dizer se tem algo interessante. mas haviam varias peças largadas pelo chão, deu vontade de pegar uma pra mim. com certeza estarão bem envehecidas.

até

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


R.lavoura
não. a curva da escala é na superficie mesmo, onde ficam os trastes.

R.lavoura
Veterano
# fev/08
· votar


mas é so acabamento ou tem algo a mais ?? Em violoes tem o mesmo processo ?

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


R.lavoura
não é só acabamento. é a curvatura da escala mesmo, influencia bastante na pegada do instrumento. repare nas guitarras.
as fenders mais antigas tem raio bem pequeno, a escala é bem curvada. as mais novas tme raio maior, são quase planas.
algumas tem a escala completamente plana.
os violões classicos costumas ter a escala ocmpletamente plana tambem.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!