Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola ou seiji


a itaúba serve para fazer escala??

aqui no mato grosso do sul é meio chato de achar madeira pra instrumento. imbua não tem, pau marfim tb. Ipê eu ainda não procurei, mas tb ninguém me ofereceu...

que q eu faço? Me ajudem p favor!


abraços!

Slave of hell
Veterano
# fev/08 · Editado por: Slave of hell
· votar


Bertola...tenho uma guitarra velha aki e queria deixar ela na madeira,com selador.

existe uma técnica pra não marcar a madeira com os dedos lixando?

que lixa uso?

e pra tirar verniz do braço e da escala tbm...qual lixa me serve?

obrigado pela atenção

aguardo resposta

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


pacman jp
Não sei quais captadores ele usa, melhor perguntar direto ao Davi.
A resistência da bobina é apenas uma das variáveis da cosntrução do captador, depende da espessura do fio usado na bobina, tipo de magneto, tipo de polos, tamanho do magneto, tamanho da bobina e etc.
Se forem 2 captadores estruturalmente iguais, mudando apenas a quantidade de voltas (a resistência e indutância mudam proporcionalmente) o de maior resistência tem um nível mais forte de saída, porém, ele filtra mais frequências altas (agudas)

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


PEdroooo
Serve sim, mas pessoalmente eu não curto muito pq ela desgasta relativamente fácil.
No MS vc deve encontrar pau ferro, cumaru, roxinho ou ipê com relativa facilidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Slave of hell
Não tem mistério, só trabalho........
Vc pode começar retirando o "grosso" da tinta com Pintoff, depois usar uma raspadeira, por fim lixar com lixas grossas (80, 100), depois finas (180, 200, 400). Até atingir a madeira, depois proceder a aplicação da seladora (o ideal é com pistola), lixando com lixa (200 e 400) após cada aplicação (uma 4 demãos).
No braço passe apenas lixas finas (mas para isso vc precisará retirar os trastes e depois mandar colocar novos).
PEdroooo
Sucupira também serve, mas deve ser bem lixada. Procure o ipê.
Abçs

denier
Veterano
# fev/08
· votar


Soh queria saber como reconhecer realmete uma squier !!!

tem uma ali vendendo barato porem eu tenho medo de ser o braço squier e o corpo e parte eletrica de outra marca !!!

AJUDA AWE !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


denier
Se for isso, vc nunca irá saber.
Até porque, numa guitarra barata como essa, o que vc tem que se preocupar é com a manufatura (se o corpo não é de compensado ou MDF, se tem a espessura correta - 45mm, etc).
Abç

Joe Tyle
Veterano
# fev/08
· votar


É o seguinte:
a minha guitarra shelter SS1 tá com um chiado na ponte quando eu aperto a Nona casa na corda de G (a nota E). Eu já levantei a corda pensando que tivesse trastejando mas o problema continuou assim mesmo. A caixa e o cabo não são problema porque mesmo a guitarra não conectada neles continua chiando.
Eu gostaria de saber por que isso está acontecendo.

Obrigado desde já...

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Olá (:

Gostaria de saber que cuidados devo ter com o braço caso precise desmontar a guitarra, seria por um tempo consideravel, algo como uma semana no maximo.

Também vou montar o mini fuzz e gostaria de saber se a informacao da nova versao com LED usar um capacitor de 0.22 µF e outro de 0,1 µF é correta.

Quanto ao problema q postei aqui sobre o meu pré valvulado, uma das valvulas soltou uma faisca e ficou com uma leve coloracao cinzenta/azul na base, cai na besteira de ligar novamente o aparelho e deu nisso, espero que o problema estivesse apenas com ela.

Muito obrigado pela ajuda

PEdroooo
Veterano
# fev/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


Bertola

sucupira eu achei aqui!

ela serve para fazer o braço também?? eu tava pensando em fazer como segundo projeto uma jaguar reduzida com corpo em jatobá e braço em sucupira. Será q rola?

valew!

eduardoaihara
Veterano
# fev/08
· votar


Perguntinha
Dá pra colocar Floyd em SG
Se sim, quanto ficaria ?
Obrigado

Megamedes
Veterano
# fev/08 · Editado por: Megamedes
· votar


eduardoaihara

Fiz essa pergunta hoje pra um amigo, ele me respondeu isso:

noss
Muito ruim
É que tipo, em Les Paul, da pra por. mas pra mim não é tipo de guita pra floyd, nem alavanca normal... Imagina SG
ainda mais que a maioria dessas guita tem o braço muito duro.
Dá pra por em strato que fica susse... Mas nessas de ponte fixa pra mim não rolaria


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Joe Tyle
Só uma avaliação "in loco" pode determinar a origem do problema no seu instrumento (se é que há algum). Leve sua guitarra ao seu luthier.
Astronomy Domine
Apenas afrouxe um pouco o tensor, nada mais.
PEdroooo
Sucupira serve para fazer a escala, faça o "corpo" do braço de pau-marfim.
eduardoaihara
Não. Só alavancas tipo Bigsby ou Kahler.
Abçs

Hyper_
Veterano
# fev/08
· votar


uma opinião
oq voces acham do DiMarzio Fred e do DiMarzio Evolution

ouvi dizer q o fred eh um captador ardido
e o evolution tem um timbre mais forte
lembrando, nao eh uma comparação quero a opiniao sobre os 2
quem puder ajudar, por favor =}

desd ja agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Hyper_
Prefiro o Evolution.
Abç

qew
Veterano
# fev/08
· votar


por favor alguem ae sabe onde eu encontro o projeto de uma Guitarra Explorerou de um Flying V??? eu gostaria das medidas do corpo agora...

por favor me indiquem um lugar ae por favor?

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


qew
tenta aqui
http://luterialivre.4shared.com/
ou aqui
http://rapidshare.com/files/64042449/planosnuevos.rar.html

Hyper_
Veterano
# fev/08
· votar


acham que seria uma boa dupla o pafpro (neck) e o evolution (bridge) ?

MatheusMX
Veterano
# fev/08
· votar


quais as diferenças na sonoridade de uma escala em maple ou ébano ?

pacman jp
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
o de maior resistência tem um nível mais forte de saída, porém, ele filtra mais frequências altas (agudas)

em que sentido vc diz que ele filtra as freqüências mais agudas?
ele elimina-as ou capta-as com maior intensidade? me perdi ai...
em resumo, nã oconsegui compreender bem sua resposta?
o da ponte é o de maior resistência?

Não sei quais captadores ele usa, melhor perguntar direto ao Davi.

como entro em contato com ele? pode me dar uma dica?


e quanto aos potenciômetros, devo utilizar todos de 250k, todos de 500k, ou como posso montar essa parte? poderia citar alguma referencia para isso ou como isso influencia no som do baixo?


desculpe ficar enchendo tanto,mas o luthier para o qual levei o baixo se mostrou um tanto por fora de alguns deste conceitos, principalmente quanto à parte elétrica, pois relativo ao corpo do instrumento, ele até que trabalha bem. por isso pergunto tanto...



grato!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Hyper_
É uma boa dupla sim, mas gosto... você sabe... cada um tem o seu!

EduArdanuy
É complicado explicar o timbre só escrevendo. Apesar de eu não concordar muito com esse tipo de coisa aí vai uma base:
http://www.warmoth.com/guitar/necks/necks.cfm?fuseaction=guitar_neckwo ods

pacman jp
Realmente ficou meio sem sentido; em eletrônica é comum dizer que, se determinada frequência foi filtrada na realidade ela foi desprezada (eliminada), mas foi falha minha, sorry!
As ligações vão depender dos captadores e do esquema de ligação que você vai adotar... o que vc tem em mente?
obs. me manda um email que eu te passo o telefone do Davi.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


EduArdanuy
A escala de ébano tem uma resposta de frequência um pouquinho mais ampla (a diferença é bem sutil). Mas o ébano, ao contrário do que se pensa, e dada a sua dureza, é uma madeira de resposta aguda.
Abç

R.lavoura
Veterano
# fev/08
· votar


E sobre a madeira injico ??
Ela é bem dura e pesada , vcs sabem se elas sao usadas para algo ?

pacman jp
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji

acho que tenho seu msn, mas num to achando...
se puder, envie um e-mail para "pacmanjp arroba rotimeiou ponto com" para podermos manter contato.
ou pelo orkut, é Marconi "Pacman" Costa.

se puder quebrar este galho pra mim, gostaria tbm de conversar algo sobre madeiras para lutheria...
moro em rondônia, onde ainda se tem facilidade de achar certos tipos de madeira, com melhores preços. caso seja de seu interesse, podemos fachar algum acordo... em toca de serviços... q q acha? aguardo o contato.

R.lavoura
E sobre a madeira injico ??

não seria Anjico? acho que ja ouvi este nome...

PedroA
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola ou Seiji ou alguem q puder me ajudar!!
o que posso usar pra fazer aquele contorno Creme envolta do corpo e da escala da Les paul?
Vlw galera!

R.lavoura
Veterano
# fev/08
· votar


não seria Anjico? acho que ja ouvi este nome...

Nao sei o certo ,meu avo apareceu com uns pedaços e disse que era injico. Agora nem sei o nome.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


R.lavoura
Desconheço o uso de Anjico para escalas.
Abç

Edu1974
Veterano
# fev/08
· votar


kiki

Valeu pelos Links!

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Olá

Gostaria de saber se os trastes deste anuncio sao bons.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69310499-trastes-18-nickel-plat ed-guitarra-baixo-violo-_JM

Obrigado novamente [:

Soulface
Veterano
# fev/08 · Editado por: Soulface
· votar


Astronomy Domine
Anúncio exagerado pra caralho! hehehehehehehehe
18% nickel silver é o padrão pra trastes mesmo. Mas mesmo assim, pode haver bons e ruins.
O fato de eles já virem cortados não me agrada. Pode ser q as medidas não batam.
E tb não adianta os trastes serem "utra bem acabados". PQ pra se colocar ele na escala, será preciso martelar e depois lixar. O acabamento mesmo só conta depois disso. Ou seja, na mão do luthier.
E por final... a Gotoh NÃO produz trastes.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!