Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Andre_lokao
Veterano
# fev/08
· votar

Bom, um luthier me falou que as guitarras Cruiser By Crafter são pessimas, não de som, mas de acabamento, e talz, só que acho que ele tá falando besteira... ele disse que elas não tem padrão de qualidade. Mas o que realmente é verdade? Elas são boas(ou pelo menos não são ruims?)? Eu tenho uma Cruiser By Crafter RG-600 e é de Basswood, só sei isso sobre ela...

Valeu,
Abraços!

fabguitar
Veterano
# fev/08
· votar

Andre_lokao

Sobre acabamento é facil ver: excesso de verniz, mal pintura, trastes mal "cortados" e etc...

Elas são boas(ou pelo menos não são ruims?
Normalmente que tem que responder isso é VOCÊ!!!!! Afinal, a guitarra é SUA e está em SUAS mãos!!!!

Se ela não presta pra você, ok, pode prestar pra outra pessoa.....
Se ela presta pra você, pode não prestar pra outra pessoa

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar

GUGALOO
Sim, é. A do meu amigo é "sunburst".
diego gr
Se está tão alta, então está errado. Leve sua guitarra a um bom luthier para que ele proceda a regulagem do instrumento, inclusive procedendo o nivelamento/polimento dos trastes. Corda alta não empena braço, mas fica difícil de tocar, semitona, e colabora para o aparecimento de L.E.R's em sua mão.
Abçs

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
OK

PEdroooo
Veterano
# fev/08 · Editado por: PEdroooo
· votar

Seiji

www.cabreirapickups.com
onde eu posso me informar sobre o preço desses captadores?

será que são baratos?

+uma pergunta: eu acabei de abrir o buraco do tensor e vou por ele no buraco agora. precisa passa alguma cola antes?

GUGALOO
Veterano
# fev/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
eu pensei q a sst62 era com o head SX, não tem nada a ver??

DJAGA
Veterano
# fev/08
· votar

Queria saber se vale pena investir na minha shelter SH-88.

1ª O Humcking ja era.
2ª Um dos dois parafusos do JAck do cabo do nada espanou. Tirei o cabo e ele saiu voando.
3ª O Nut a corda comeu e ja troquei ele.

Sera q vale a pena colokar uma pick-up nova. E qual é a possibilidade de dar um jeito nesse parafuso q espanou? Até parece q essa guiatrra é feita de papelão;;

kairi
Veterano
# fev/08 · Editado por: kairi
· votar

Eu tenho uma Guitarra Jackson Soloist Branca sem escudo.

Tem como por um escudo preto nela, para ficar igual as Charvel? (Vide Jake Lee, Vinnie Moore, Jason Becker)

Abraços.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar

PEdroooo
www.cabreirapickups.com
onde eu posso me informar sobre o preço desses captadores?

eu comprei desses pelo mercado livre, novo, por uma loja.
procure lá, pelo menos o preço voce vai saber.
não são caros não, eu comprei um kit tele, acho que saiu uns 350.

DJAGA
se a guitarra tá em más condições, não vale investir não. no maximo arrumar, pra deixa-la utilizavel.

sobre o parafuso experimente fazer o seguinte: coloque um palito de dente dentro do furo do parafuso, e quebre ele, pra ficar certinho dentro do furo. então voce parafusa de novo. o palito vai dar pressão no furo. fica uma beleza, serve ate pra parafuso de roldana da correia, que precisa aguentar bastante força.

kairi
sempre da pra por um escudo, só tem que ver se existe o modelo, ou se tem que mandar fazer. mas é um acessorio puramente estetico.

christ_cmj
Veterano
# fev/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fala aí Bertola, tudo bom. Lembra-se de mim, o Christiano, falei com você outro dia sobre construir uma strato.

Kra não vai dar pra mim ir ver o negócio da Strato, pq estou meio sem tempo ($$) e também andei revendo minhas prioridades, tenho que fazer registro de música, comprar equipamento de áudio pra banda e etc.

Estou pensando em usar, mais pra frente, aquelas peças de Mogno e Jacarandá para braço e escala, respectivamente, e construir uma guitarra do zero, e penso em desenhar meu próprio modelo e não copiar stratos e les pauls da vida.

Só uma dúvida: Você disse que o Cedro seria uma alternativa ao mogno, mais o cedro assemelha-se ao mogno também no quesito Sustain?
Se não, que outra madeira de fácil acesso poderia chegar próximo ou até igualar-se ao mogno nesse fator, mas mantendo a caractística sonora que o mogno tem, ou bem próximo?

Quem mais puder responder agradeço a ajuda.

Abraços a todos e até mais!

EduDuarte
Veterano
# fev/08 · Editado por: EduDuarte
· votar

Bertola ou Seiji

Por gentileza me ajudem, estou prestes a trocar os trastes da minha guitarra strato, adquiri duas barras de dunlop, já li todos os tópicos e perguntas a respeito, acreditou eu, mas ainda preciso de uma ajuda. Li a respeito de esquentar os trastes velhos pra retirar, usar alicate turqueza...coisas assim

Mas estou com dúvida no corte e no acabamento do traste.

Eu devo cortar os trastes do tamanho exato a ser colocado no braço? Ou devo cortá-los um pouco maiores como fazem as fábricas? Com o que devo contá-lo, alicate, serra?
Como posso dar esse acabamento sem danificar a escala? Empapelar o braço com fita crepe revolveria?

A propósito a escala é escura, e eu realmente quero tentar fazer isso...rsrsrs

Desde já obrigado!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar

EduDuarte
olha, não sou nenhum entendido do assunto, mas vou tentar ajudar no que sei, ate que venham os mestres aconselha-lo.

deixe os trastes maiores do que o necessario, pois na hora de colocar é dificil ter uma precisão exata. depois voce corta as pontas e da o acabamento.
com um alicate de corte ou uma turquesa corta-se facilmente os trastes.

o acabamento na lateral da escala é dificil mesmo, um processo bem artesanal.
repare nos instrumentos baratos que existem por ai. ou eles machucam a mao, pois sobram rebarbas, ou eles tem um pouco da escala chanfrada tambem.

sobre como tirar os trastes, procure por topicos sobre baixos fretless, tem varios. ja vi uns tutoriais com fotos, de como tirar os trastes.

pra colocar, veja no www.projectguitar.com e no www.buildyourguitar.com, acho que tem alguma coisa.

lfpush
Veterano
# fev/08
· votar

ola pessoal vcs podem me dizer q guitarra é essa?? pois está escrito tagima 735 apenas , e não special , porem sei q 735 tradicional vem com o braço invernizado certo??

vale a pena por esse preço....to pensando em comprar esta

obrigado
aki está o link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69934786-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar

christ_cmj
Cara, a questão da sustentação é muito relativa, mas o cedro é uma excelente madeira.
lfpush
Está me parecendo uma Special.....
Abçs

christ_cmj
Veterano
# fev/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi.

Você acha que a cobinação do corpo em Cedro e o braço em mogno proporcionaria um sustain ao menos bom senão ótimo? (levando em consideração que usarei uma ponte tremolo repousante que estará acentada no corpo do instrumento e não "flutuando nos pivôs", e também um nut de osso, escala em jacarandá - se é que a escala influencia muito, não sei...)

Muito obrigado pela ajuda mesmo!

christ_cmj
Veterano
# fev/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
kiki
Fábio Seiji

Gostaria de uma opinião de vocês:

Quero me aventurar a fazer uma guitarra, mas tenho um problema.

Me falta (muito por sinal) grana, e não tenho (e nem tenho acesso a) equipamentos como serra de fita, lixadeiras especiais, furadeira de bancada, fresa etc.

O que tenho é uma furadeira de mão, uma Tico-Tico, posso comprar um jogo de formões e algumas limas e grosas.
Tenho muita paciência mesmo, tenho facilidade de aprender (sou autodidata em "muuuita" coisa) e tenho a motivação de tentar fazer uma guitarra com as próprias mãos e de um modelo concebido por mim.

Na opinião de vocês que têm suas experiências no assunto, rola tentar construir a guita com apenas essas ferramentas que citei de uma forma um tanto mais artesanal do que e vê por aí?

Claro que com muita pesquisa, aprendizado e planejamento antes de "tacar a serra na madeira", e o mais importante sem pressa nenhuma.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar

christ_cmj
isso é uma coisa que eu to tentando descobrir... qual o ferramental mínimo necessario pra construção. to pensando na minha futura oficina.

furadeira de mão é mais facil, pois quase todo mundo tem uma, e serve pra varias outras coisas depois.

a serra tico tico que voce diz, é serra manual, ou eletrica? eu acho que é necessario uma eletrica, daquelas de mão mesmo.

outra coisa que usa muito é fresa. pra fazer cavidades de captador e da eletrica, rasgo do tensor, etc. nas maquinas grandes, adapta-se a ponta de fresa nas furadeiras, mas nas manuais a fresa é uma maquina à parte, por que precisa de um guia que a furadeira de mão não tem.

grosa e lima acho que vai precisar sim.

Claro que com muita pesquisa, aprendizado e planejamento antes de "tacar a serra na madeira", e o mais importante sem pressa nenhuma.
bom, em teoria voce conseguiria fazer tudo à mão, sem pressa alguma e com muitas bolhas nas mãos... em alguns anos terminaria
=p

o que eu acho que fica bem dificil é o primeiro trabalho com a madeira, bruta. dependendo de como voce compra a madeira, é necessario serra de disco, desempenadeira, desengrosso, etc. que são maquinas pesadas.
o ideal seria comprar as madeiras em algum lugar onde fizessem esse serviço pra voce. ai voce ja leva a tabua pra casa mais ou menos na medida, pronto pro trabalho mais delicado.

e de um modelo concebido por mim.
recomendo voce fazer um projeto bem simples, que se adeque ao seu maquinario e ferramental disponivel.
as fenders são um bom exemplo disso, os caras simplificaram tudo pra ser o mais industrial possivel.
acho que tem que ser por ai, pra ficar viavel. um projeto que caiba no que voce tem de ferramentas.

bom, isso tudo é o que eu acho. mas lembre-se que eu sou muito pouco experiente no assunto...

EduDuarte
Veterano
# fev/08
· votar

Mestres, por gentileza respondam minha pergunta

Bertola ou Seiji

Por gentileza me ajudem, estou prestes a trocar os trastes da minha guitarra strato, adquiri duas barras de dunlop, já li todos os tópicos e perguntas a respeito, acreditou eu, mas ainda preciso de uma ajuda. Li a respeito de esquentar os trastes velhos pra retirar, usar alicate turqueza...coisas assim

Mas estou com dúvida no corte e no acabamento do traste.

Eu devo cortar os trastes do tamanho exato a ser colocado no braço? Ou devo cortá-los um pouco maiores como fazem as fábricas? Com o que devo contá-lo, alicate, serra?
Como posso dar esse acabamento sem danificar a escala? Empapelar o braço com fita crepe revolveria?

A propósito a escala é escura, e eu realmente quero tentar fazer isso...rsrsrs

Desde já obrigado!

ClaudioSF
Veterano
# fev/08
· votar

Seiji ou Bertola,

Vocês sabem dizer quanto mais ou menos que pesa uma Gibson Les Paul Studio e uma Fender American Series ?

Edu1974
Veterano
# fev/08
· votar

christ_cmj

É claro que é possível fazer uma guitarra com ferramentas manuais, no estilo japonês de marcenaria. É preciso, no entanto muita paciência e habilidade com as ferramentas.

Formões geralmente são usados da maneira errada. Eles são ferramentas de precisão e não dever ser usados com marretadas para cortar a madeira.

Procure aprender a utilizar essas ferramentas antes de iniciar o projeto. Treine com tocos de madeira.

Vc precisará de uma plaina bem afiada. Sarjentos e prensas de vários tamanhos para colagem das madeiras. Alguns formões de tamanhos variados. Uma serra de fita (de bancada) seria benvinda para cortes mais longos como o braço. Grosas e muitas lixas. Uma bancada plana. Serras diversas e brocas para madeira.

Uma dremel pode te ajudar muito e não custa muito caro. Ela é boa para pequenos cortes, acabamentos de cantos internos, pequenas fresagens e pequenos desbastes.

Boa sorte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar

christ_cmj
Sim, pois a influencia do braço no "sistema" todo é bem grande.
christ_cmj
Sinceramente acho que não. Com essas ferramentas, a única coisa que vc vai conseguir é correr riscos, inclusive físicos. Lutiería não é uma coisa tão simples assim, e o manuseio de máquinas e ferramentas é francamente perigoso, ainda mais se vc não possui as ferramentas adequadas nem o treinamento para isso. Eu mesmo tenho várias cicatrizes e por pouco não perdí meu polegar direito, portanto, pense bem se a vontade de construir algo supera os riscos envolvidos, ademais, vc pode comprar peças prontas e montar um bom instrumento. No caso do Kiki, ele teve acesso às ferramentas profissionais corretas e teve a ajuda de marceneiros.
Digo isso não para desestimulá-lo, mas para que vc estude antes e tenha consciência dos riscos, até porque, perder um dedo é para sempre.
ClaudioSF
A Gibson Lp pesa em torno de 4,5Kg no mínimo, a Fender, dependendo do modelo, sempre menos.
EduDuarte
Deve cortá-los um pouco maiores e depois acertar.
Abçs

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar

Bertola

seguinta, eu furei o buraco do tensor e dentro dele eu coloquei cola com pó de serragem pra prenncher os espaços q ficassem vazios e depois coloquei o tensor. Eu fiz alguma merda?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar

diego gr
ficaram bem altas XD
mas o que eu quero saber é se vai empenar o braço se eu não regular o tensor!!!

O tensor tem a função de regular esse empenamento, o que não pode acontecer é de torcer o braço, mas isso não é tão simples de acontecer.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar

PEdroooo
Procure em lojas de instrumentos de sua cidade, não sei preço isso pode variar de loja pra loja.
Eu não costumo colar o tensor, uso silicone nos vãos para que ele não fique balançando, apesar que entra justo, mas eu prefiro prevenir.

DJAGA
A melhor pessoa para te dizer se vale ou não à pena investir na sua guitarra é você mesmo.
Eu diria pra você colocar ela pra funcionar (direito), hoje isso não sai tão caro.

kairi
Sou uma das pessoas erradas para você perguntar isso, pois eu não gosto de guitarra com escudo...

EduDuarte
Precisa cortar os trastes um pouquinho maiores com um alicate de corte.
Proteja a escala com algumas camadas de fita crepe.

christ_cmj
É difícil, mas a principal ferramenta é a iniciativa, aos poucos você pode ir comprando mais ferramentas ou máquinas; mas lembre-se, qualquer ferramenta ou máquina requer cuidado no manuseio.

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar

Fábio Seiji

pois é, foi justamente com esse intuito que eu colei ele. Mas imagino que não de nenhum problema não. E a serra de fura o buraco da traste seiji? Tem que ser aquela bunitinha retangular ou alguma outra serve?

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar

Qual a diferença de um captador cabrera para um kent armstrong? e de um cabrera para um fender vintage ou noiseless?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar

PEdroooo
Eu usava uma serra japonesa que fazia corte de 0,6mm; mas existem algumas no mercado que servem.
Eu prefiro com os dentes virados para trás, para cortar quando estiver puxando e não empurrando como nos serrotes normais, dá mais estabilidade e o corte costuma ficar mais limpo.
É bom fazer um gabarito-guia para o corte ficar bem perpendicular e pra serra não "dançar" enquanto estiver cortando.
Coloca um "stop", no gabarito ou no serrote, para limitar a profundidade do corte.
A diferença entre um captador cabrera para um kent armstrong é a mesma de um carro da ford e um da gm; se é que você me entende...

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar

Fábio Seiji

onde eu posso encontrar essas serras? Lojas com produtos de marcenaria?

eu não entendi direito a diferença, mas me leva a pensar que sejam a mesma coisa...

obrigado!

MatheusMX
Veterano
# fev/08
· votar

Existe algum produto que eu possa usar para amarelar a pintura de uma guitarra branca ?

qew
Veterano
# fev/08
· votar

ultima duvida com o "Bertolas Mini Fuzz":
qdo eu desligo o pedal o som sai limpo legal! , mas qdo eu ligo o som nao sai nem limpo nem distorcido!
fiz alguma coisa errada?

ajudem por favor!