Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Edu1974
Veterano
# fev/08
· votar


Astronomy Domine

Esses traste são específicos para algum tipo de guitarra que vem com binding no braço (talvez les paul) é melhor comprar um que não venha com o recorte do binding para não correr risco. A fender vende o jogo de 22 trastes por um preço bom.

Floydiano
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola ou Seiji

Eu tenho um violão Rozini, gosto do som mas to axando as cordas um pouco altas. Se eu lixa o rastilho causará algum problema?

Vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Floydiano
Não.
Vc deve lixar o rastilho na parte de baixo, retirando-o do instrumento (com cuidado), marcando a quantidade de material à ser limado e proceder (deve-se usar uma lima e fixar bem o rastilho em uma prensa), depois lixar com uma lixa fina.
Cuidado, capricho e ferramentas certas é o que é necessário.
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola e/ou Seiji

eu achei um pedaço de ipê bem seco numa marcenaria aqui perto pra fazer a escala. agora, depois eu fizer o corte no formato do braço como eu faço a angulação da escala?? eu preciso de um gabarito ou da pra fazer na mão mesmo?? onde eu arrumo esse gabarito, ou eu mesmo faço??


obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


PEdroooo
O que vc quer dizer com "angulação da escala"?

Hyper_
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

axo q o amigo pedro se referiu ao 'formato arredondado' da escala
diferente da do violao q eh reta

Bergson_12_Strings
Veterano
# fev/08
· votar


OLÁ! GOSTARIA QUE ALGUÉM PUDESSE ME DIZER QUE NEGÓCIO É ESSE QUE ESSE GUITARRISTA ESTÁ USANDO PARA SUSTENDER A VIBRAÇÃO (NOTA) DA GUITARRA SEM PRECISAR DAR PALHETADA. (PARECE UM EFEITO DE PEDALEIRA MAS NÃO É), ALGUÉM PODE ME AJUDAR A ME DIZER O NOME E ONDE POSSO ENCONTRAR

AKI VAI O LINK DO YOUTUBE http://www.youtube.com/watch?v=rX9TslHtIa4

PRESTE ATENÇAO NA MÃO QUE ELE USA A PALHETA (O QUE É ISSO QUE ELE USA?)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Bergson_12_Strings
Em 1º lugar, não escreva em "caps lock", pois vc não está "gritando" com ninguém, não é?
Em 2º lugar: É um E-Bow.
Abç

PEdroooo
Veterano
# fev/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


foi isso mesmo que o Hyper_ tinha dito, alias obrigado.

eu não sei o nome, mas é a forma convexa da escala que eu queria dizer. Ela pode ser feita a mão ou precisa de um gabarito com um lixa? onde eu arrumo ou como eu faço esse gabarito?

valew :)

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


PEdroooo
chama raio de curvatura da escala.

pode ser feita na mão, ou com uso de gabaritos pra lixar.
os gabaritos parecem com apagadores de lousa, com a superficie curvada, de acordo com o raio desejado (fenders antigas tem umas 7" de raio, algumas atuais 9", outras 12'). voce cola uma lixa na parte curva e vai lixando.
isso se vende nas stewmac, mas é possivel fabricar tambem. só tem que ter cuidado pra ser minimamente preciso.
tambem da pra fazer com lixas retas, colando a lixa numa tabua e voce vai lixando um pouco de cada lado, com muito cuidado.
em ambos os casos, é importante que a madeira que suporta a lixa seja um pouco comprida, pra manter o nivelamento da escala.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


voce consegue bastante imagens destes processos no www.projectguitar.com, e acho que no buildyourguitar.com tambem.

christ_cmj
Veterano
# fev/08 · Editado por: christ_cmj
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, eu tenho o corpo de uma guitarra Giannini Trilogy, que ao que me consta é em mogno, Certo?

O que acontece é que eu queria fazer umas modificações nela, na verdade já fiz algumas.

Lixei ela toda para retirar o acabamento que estava meio surrado e estou fazendo uns cortes chanfrados no top, pra ficar tipo o da Cort X Series (mas um pouco menor e mais discreto que o da Cort) e não com o top totalmente reto como ela é.

Originalmente a guitarra usa ponte tipo Floyd Rose, mas eu quero usar uma ponte do tipo Wilkinson.

A pergunta é: da pra fazer essa mudança (só o corpo, pois não tenho o braço original dela e vou fazer outro) tipo: tampar o back box e a cavidade da ponte para instalar um tremolo Wilkinson?

Obs: Eu tenho uma ponte Wilkinson original e um jogo de tarrachas com trava da Fender, os quais quero instalar nessa guitarra, pois não gosto de Floyd, apesar de atualmente usar uma Cort X-6.

Valew, desde já agradeço a ajuda.

Obs2: Você é do Rio? Manda teu e-mail para um contato.

Abraços!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


salve mestres! se possivel, gostaria de uma ajudinha com uma duvida sombre amplis:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/181624/
ate!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


christ_cmj
Sim, é possivel, mas bastante trabalhoso e ocasionará a necessidade de repintura total do instrumento. Não sei se valeria à pena?!
mlbertola@hotmail.com
Abç

pacman jp
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

vc teria o msn do fabio seiji? comecei um contato com ele por aqui, mas vai acabar ficando perdido entre os posts passdos...

ah, tomei a liberdade de lhe add...caso seja possivel, nos falamos depois!

christ_cmj
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi.

A pintura eu já tirei, tava toda surrada.

Mas, por que, e o que não valeria a pena?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


pacman jp
opa, voltei! rsrs
meu msn é: firenicex@gmail.com
ultimamente eu não tenho entrado todos os dias no msn, mas pode me adicionar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


pacman jp
Não tenho MSN.
christ_cmj
Muito trabalhoso......
Abçs

GUGALOO
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola e Seiji, por favor, me digam o q acham desta guitarra abaixo. To querendo pegar uma strato e não gastar muito, por isso, pensei nas shelters, o que acham desta?? por ela ja ter buraco para humbucker, será que tem problema?? Eu quero trocá-la no meu violão eagle ch306, e o cara topou. Por favor, me ajude.



http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69758702-guitarra-shelter-ano-8 2-head-fender-_JM

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


GUGALOO
Se vc puder, veja a guitarra e teste pessoalmente... as shelter costumam usar madeiras sólidas e ter boa construção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


GUGALOO
Muito boa guitarra. Um amigo meu que toca comigo, tem uma dessas. Fiz um "up-grade" para ele colocando 3 capts Malagolis Alnico Blues e uma blindagem, ficou muito boa.
Abç

EduDuarte
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola e Seiji

Adquiri a pouco tempo uma Fender, mas ela veio com alguns roidos na pintura, porém vejo que naum afetou um fundo transparente que por sinal é bem grosso, seria possível remover apenas a tinta sem remover o fundo? Assim eu manteria o fundo original Fender e apenas mandaria pintar novamente...
As pinturas atuais Fender são feitas em poliester ???
Grato...

PEdroooo
Veterano
# fev/08 · Editado por: PEdroooo
· votar


Bertola ou seiji ou qualquer um q queira dar uma opinião.


eu to terminando de monta a telecaster e ainda não sei q captadores eu compro, estou pensando em comprar um par de captadores usados da tagima custom que eu vi pra vender no mercado livre, mas lá tem pra vender tambem um par de kent armstrong novo. Qual voces escolheriam?

abraços, valew!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


EduDuarte
Se isso não afeta nada, é melhor não mexer, a não ser que vc queira mudar todo o acabamento de seu instrumento.
Sim, é poliéster.
PEdroooo
O problema é o da ponte, pois os das Tagimas são "meia-bôca". Recomendo a compra dos Cabrera.
Abçs

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


A minha guitarra é uma strato com ponte tuneomatic, IGUAL A ESSA

Hoje eu aumentei BASTANTE a altura da ponte toda, a ponto do E ficar em G, porque estava trastejando um poko, e as oitavas continuaram OK.
Essa modificação na altura pode provocar empenamento do braço?
É uma strato em EADGBE

GUGALOO
Veterano
# fev/08 · Editado por: GUGALOO
· votar


Bertola e/ou Seiji.


Essa guitarra shelter q eu mostrei pra vcs, é a famosa sst62?? Ou é outro modelo?? Fechei com ele, deve chegar no final da semana.

PEdroooo
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola

eu não entendi o q vc quis dizer pro "cabrera". o que quer dizer?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


diego gr
É só regular que não tem problema; inclusive o motivo do trastejamento pode ser por falta de regulagem, as cordas não ficaram muito altas?

GUGALOO
Não sei te responder, sorry!

PEdroooo
Cabrera é uma marca de captadores:
http://www.cabrerapickups.com/

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


EduDuarte
Eu também acho melhor não mexer na pintura!

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
ficaram bem altas XD
mas o que eu quero saber é se vai empenar o braço se eu não regular o tensor!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!