Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Bolo de laranja
Veterano
# nov/07
· votar

Bertola e/ou Seiji

poderiam responder a minha pergunta que não quer se calar faz tanto tempo?

as guitarras na faixa de 250/300 são bem parecidas?

a diferença entre memphis,eagle,shelter(sem ser sst62) é gritante?

vale a pena investir em uma memphis? (não exageradamente)

vc considera a memphis uma guitarra ruim pelo que cobram nela (250)?

qual o nome daquele óleo que dá o brilho real da guitarra?

que modificações eu devo fazer na minha memphis(se vale a pena)?

preciso de respostas e não,"se quiser,investe",quero a opinião sensata e clara.

agradeço muiiiiiiiito a resposta,abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

GUITARK2
Procura em casa de materiais elétricos e eletrônicos

Tiruk
Veterano
# nov/07
· votar

Fábio Seiji
Quanto custa pra fazer uma guitarra com vc?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

Bolo de laranja
Vamos fazer uma analogia com carro?

os carros na faixa de 2500/3000 são bem parecidos?

a diferença entre fusca,chevette,fiat 147 é gritante?

vale a pena investir em um fusca? (não exageradamente)

vc considera o fusca um carro ruim pelo que cobram nele (2500)?

qual o nome daquele óleo que dá o brilho real no carro?

que modificações eu devo fazer no meu fusca (se vale a pena)?

Mesmo que vc não entenda nada de carros, dá pra imaginar o quanto essas questões são relativas...

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

Tiruk
Vai domir ! Já tá tarde e vc precisa tirar boas notas na escola !

Sharper
Veterano
# nov/07
· votar

Tiruk
Quanto custa pra fazer uma guitarra com vc?

Vc é luthier tambem? Se vc for ajudar, acho que ele nao deveria cobrar... :p

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

vbavinicius
Os Fender Am Std.
GUITARK2
Aqui no RJ, nas lojas de eletrônica da República do Líbano (centro), tem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

Bolo de laranja
Cara, outro dia eu fiz um "up-grade" em uma Menphis (era um modelo mais antigo com "Photoflame finish"). Cortei aquela "mão" ridícula de "Capitão Gancho", transformando-a em Telecaster; instalei um jôgo de Stellfners Strators e fiz uma blindagem. Embora o corpo da guitarra tenha uma espessura abaixo do padrão (40 ao invés de 45mm), o resultado ficou bom.
Abç

vbavinicius
Veterano
# nov/07 · Editado por: vbavinicius
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola , desculpe a insistencia quais sao as caracteristicas dos cap Hot noiseless , Vintage noiseless , CS 69 , CS 54 e Texas Special ... Qual desses voce recomendaria para um blues e hard rock e alguns sons com distorção moderada ??? A saida do Hot noiseless é alta ?? Obrigado

Bolo de laranja
Veterano
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola

quanto custa esses stellfiner strators?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

vbavinicius
Bolo de laranja
Todas essas informações constam dos sites das respectivas empresas.
Abç

Bolo de laranja
Veterano
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola

e qual o site?

Sharper
Veterano
# nov/07
· votar

www.google.com.br
vc acha de tudo la. impressionante.

(nao eh stellfiner. eh stellfner)

Empinador De Kombi
Veterano
# nov/07
· votar

Fábio Seiji
Cara, você acha que ficaria legal uma guita com um seymour SH-4 JB na ponte mais um SH-5 no braço?

Marcelo R.
Veterano
# nov/07
· votar

Tenho uma Ibanez GRG 270 e gostaria de dar uma tratada nela..o braço ta sujo que só...e ta bem sujinha..o que poço fazer pra dar uma limpada legal.
e tabm ta com mal contato no plog no cabo...ta xiando em algumas posições...
Aqui na cidade não tem luthier..vcs podem me ajudar?
abraços

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

Empinador De Kombi
Vai depender do resto do conjunto, mas em geral os captadores da Seymour Duncam são muito bons; o JB é um captador muito bom; o Custom ainda não tive oportunidade de me familiarizar.

Marcelo R.
Em braço de maple sem tratamento (sem seladora) a sujeira costuma penetrar na madeira... aí não tem solução, o lixamento da superfície pode até melhorar, mas se tiver manchas de fungo ou mofo vai continuar manchado.
Se puder, poste umas fotos pra que possamos ver a situação...
Se o chiado estiver no cabo é só trocar ou reformar, se o problema estiver no jack precisa verificar se a troca é necessária ou se ressoldando resolve.

diego gr
Veterano
# nov/07
· votar

Vale a pena eu fazer esse investimento na minha Washburn X16:
- colocar trastes dunlop (do modelo mais alto que tem, esqueci o numero)
- blindar a guitarra/ revisão da parte elétrica
- colocar um cap dimarzio tonezone na ponte e deixar o stock no braço (falta de grana)
- colocar tarrachas gotoh com trava (e deixar a ponte fixa que veio nela)
?????????????????????????????

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

diego gr
- colocar trastes dunlop (do modelo mais alto que tem, esqueci o numero)
Vc está achando seus trastes muito baixinhos? Lembre-se que muitos não acostumam com trastes altos, melhor vc testar uma guitarra com trastes altos pra ver se te agrada, pois a troca dos trastes é um investimento considerável.
Os trastes Dunlop mais altos eu acho que é o 6000

- blindar a guitarra/ revisão da parte elétrica
Blindagem é bom mas só vai mudar algo se vc estiver achando sua guitarra muito ruidosa e se o problema for mesmo falta de blindagem.
Revisão da parte elétrica somente se tiver com algum problema de funcionamento.

- colocar um cap dimarzio tonezone na ponte e deixar o stock no braço (falta de grana)
Se vc curte o Tonezone e não estiver satisfeito com os captadores instalados, vale à pena sim; existe opção de vc comprar um usado (tomando todos os cuidados, é claro!)

- colocar tarrachas gotoh com trava (e deixar a ponte fixa que veio nela)
Sua guitarra não está mantendo a afinação? Antes de comprar as tarrachas seria bom vc verificar se a ponte e o nut estão OK, e se vc está enrolando corretamente as cordas nas tarrachas (poucas voltas). Apesar das tarrachas com travas serem práticas, pode ser que não resolvam o seu problema (se estiver desafinando).

MANFREDINI
Veterano
# nov/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar

edit: a, esquece, to viajando na maionese

diego gr
Veterano
# nov/07
· votar

Fábio Seiji
valeu pelas dicas!

Quanto à blindagem, é que ela não tem nada ainda, então acho que se eu aterrar e blindar ela e aterrar o amp, vai sumir quase 100% dos ruídos né?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

diego gr
A blindagem da guitarra tira apenas os ruídos estático da guitarra, se algum componente periférico estiver com ruído (ampli, cabo, pedal ou etc) ele vai continuar com ruído.
Fazer uma boa regulagem ajuda a deixar seu instrumento mais confortável.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

Fábio Seiji
Já olhou a caixa de e-mails?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
Olhei meio por cima, tô com muitos emails atrasados porisso tô respondendo aos poucos, se for algo urgente me fala qual o seu email pra eu procurar na lista.
abç

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

Fábio Seiji
Não cara,era só porque você até hoje num olhou,tá longe de ser urgente,inclusive é muito grande e muito trabalhoso,pode deixar para ser o último dos seus e-mails à ser respondido,só achei estranho porque depois de tanto tempo você ainda não tinha dado sinal de vida,mas fica tranquilo quanto ao meu e-mail cara.Abraços.

ruiveichon
Veterano
# nov/07 · Editado por: ruiveichon
· votar

Fábio Seiji
enviei email pra ti, o início é gusta_gar
é sobre um projeto pra uma guita nova
de uma olhada
valew

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Estou pensando em baixar as Cordas de minha Les Paul de 0,11 para 0,10, na sua opinião vc acha que precisa algum ajuste posterior ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

jimmt vandrake
Por que isso? Deixa 0.11 mesmo.
Sim, tem que regular de novo.
Abç

Marcelo R.
Veterano
# nov/07
· votar

Boa tarde
1° quero agradecer a todos pois sempre que perguntei algo nesse topico obtive respostas serias e satisfatórias, realemente tive minhas duvidas esclarecidas...Parabéns. Esta ótimo.
2°- tenho mais umas perguntinhas..hehehe...
eu ouvir falar das guitarras da OLP e achei muito bonito os modelos, mas nao conheço elas pessoalmente.
Gostaria de saber sobre as caracteristicas da MM1, com floyd rose.
Eu toco em igreja e varios tipos de musica, mas principalmente pop rock, rock, blues e agora em diante fusion..he..
gostaria de saber se as caracteristicas do modelo dessa guitarra e também a guitarra dessa marca seria uma boa...os captadores se são legais em fim..o que puderem me ajudar ai...
eu achei muito bonito o modelo...e é bem acessivel..se vcs conhecerem um melhor emtorno de uns 2000 e puderem me falar tbm .aceito..
a guitarra é essa
http://www.royalmusic.com.br/produtos/produto_vert_marca.aspx?cda_marc a=3&cda_produto=407&sigla=olp

obrigado a todos..abraços

ericklorenc
Veterano
# nov/07
· votar

Olá pessoal.
Estou encucado com uma coisa na minha guitarra e to em dúvida se compensa ou não mandar ela pra arrumar, se é que é um problema o que ela tem...
Acontece que o braço parece estar inclinado para trás, o corpo e o braço não estão alinhados aí vai umas imagens:

http://img153.imageshack.us/my.php?image=dsc00017to7.jpg

http://img406.imageshack.us/my.php?image=dsc00022yu3.jpg

Será que compensa eu mandar arrumar isso?? È uma strinberg Clg -45

desde ja obrigado, abraços

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

ericklorenc
eu não conheço este modelo especifico, mas pelas fotos parece que ela é assim mesmo. eu sei que as les paul, por exemplo, tem o braço inclinado pra tras.

a questão é: tá dando problema? as cordas estão trastejando por causa disso? ou a ação (altura) das cordas esta ruim? pelas fotos parece que não.