Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Marcelo R.
Veterano
# nov/07
· votar


agradeço a todos que me ajudaram a entender sobre a escala escalopada..que eu nao sabia que era isso ate então..e gostaria de saber comentarios de vocês sobre a mesma...pois eu que a do juninho afran parece ser...e eu estou pra comprar uma nova e estava enteressado em saber pra tirar duvida...mas acredito que o melhor sera testar certo?
obrigado a tods..e um grande abraço

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


Marcelo R.
Sim,o melhor a fazer é testar.Eu testei a tagima signature do ardanuy que é escalopada e apaixonei.Se bobear sou até louco de fazer uma les paul escalopada.Mas muitos não gostam,só testando mesmo,e demora um tempo a acostumar.O bom (ou não),é que você pode usar cordas mais grossas se achar que a digitação ficou muito leve com cordas "finas",como 0.09 e 0.10,e muitos dizem que o timbre melhora,eu particularmente gosto de uma digitação mais leve e não sinto tanto essa mudança de timbre de acordo com a expessura da corda,mas sempre lembrando:gosto é gosto,teste sempre,nunca vá pelos outros.Abraços.

Michel Top
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa Maurício, tudo bem? Estou com algumas dúvidas:

-Qual tipo de verniz é utilizado em acabamento de uma guitarra na cor natural?

-Quantas demãos você costuma passar?

-Qual é o processo e lixas para este trabalho?

Obrigado pela atenção!
Michel Top
www.micheltop.com

denier
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tah rolando um papo ai e agora eu fiquei confuso !!!!

qual a posição certa de deixar a guita ??
eu sempre deico com as cordas para baixo no caso em cima da cama !!!!!

Quando coloco no case as cordas ficam para cima


Tem algum risco quanto ao posicionamento das cordas ???

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Michel Top
olá.
sei que dá um pouco de trabalho pra achar, mas lembro que isso está escrito no topico de luthieria n°1.
de uma busca lá pra saber com detalhes.

o verniz parece que é de nitrocelulose ou PU, mas antes tem que ter uma mão de seladora.
outra opção é passar só seladora e cera, que é mais simples, e não fica tão brilhante.

pra lixar, tem que fazer varias etapas. lixar só a madeira, passar seladora, lixar, seladora, lixar, seladora, lixar... umas tres a cinco mãos.
depois o verniz tem que lixar tambem, esse eu não sei.
e se for cera, tem que "queimar", polir.

espero ter ajudado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


punkrocker_77
Sem dúvida que sim.
Fábio Seiji
Não me lembro não, desculpe!
Thiago Vianna
Cara, eu já usei Loro-Canela para corpo, mas é uma madeira que solta farpas e é muito dura. Eu recomendaría o Tauarí-Branco para o corpo e o para o braço. Já o Loro-Faia eu conheço mas não usei ainda para tampos.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


Michel Top
Vc pode usar a nitrocelulose ou o poliuretano. Em ambos os casos vc deve lixar muito bem a peça e aplicar várias mãos de seladora (lixando sempre), por fim, quando a peça estiver pronta, aplicar o verniz à pistola.
denier
Se a guitarra estiver no "case", não há problema em deixá-la com as cordas p/ cima.
Abçs

vbavinicius
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Da uma ajuda lá

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/174941/

Fred_Wylde
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, passei minha guita de corda 0.10 pra 0.09 principalmente pra ter + agilidade e bends + faceis...
eh uma washburn x-24 q num faiz nem 2 anos q tenho ela
regulei o floyd dela, as oitavas, tudo certim, não mechi no tensor, pois o braço não mecheu nadinha com a mudança de cordas,
deixei a altura das cordas entre 2mm e 3mm

Problema:
tah trastejando no braço inteiro e to sem o minimo de grana pra levar a guita num luthier (q cobra 90 pila pra regular guita de floyd, eh mto caro ou tah no preço?)
o q pode tah de errado nela, preciso tirar esse trastejamento pois me encomoda mto
obrigado desde já
abraços

axleWs
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Adquiri a primeira guitarra a menos de 2 meses, uso o computador com amplitube para ir aprendendo aos poucos, porem ontem notei que nas posições 1 (cap braço), 3 (cap meio) e 5 (cap ponte) ela emite um chiado (nao mto forte) enquanto que nas posições híbridas, fica límpido. Não tenho conhecimento nenhum de eletrônica. Você poderia me ajudar?
dados: guitarra condor rx-20

Obrigado desde já Maurício, e parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo.

masc073
Veterano
# nov/07
· votar


Quais as madeiras mais indicadas para se construir uma
guitarra estilo Les Paul - incluindo apenas madeiras nacionais?

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


masc073
Acredito que mogno em primeiro lugar,mas o bertola e o seiji podem citar outras.

Bem,tenho uma pergunta também:
Sempre tive o sonho de ser luthier ou handmaker (de amps e pedais),mas o de luthier é mais forte.Agora,tem como se tornar um sem desenhar bem?Pergunto isso pois desenho mal pra caramba.E para luthieria sei que ainda não existem cursos em faculdades no brasil,agora para se tornar um handmaker,o curso mais adequado seria eletrônica mesmo ou tem alguma variação ou outro curso que dá mais ênfase em criação de amplificadores,pedais,tratamento sonoro,etc.Obrigado e abraços.

Sharper
Veterano
# nov/07 · Editado por: Sharper
· votar


axleWs
Eh o famoso hum, caracteristico dos single coils. Quando voce coloca nas posicoes 2 e 4, os captadores ponte/meio e braço/meio sao ligados em paralelo, funcinando como um humbucker.

Voce pode diminuir isso fazendo uma blindagem na guitarra. E pode eliminar totalmente colocando captadores single coil sized humbuckers (humbuckers do tamanho de single coils, como os JBJr, lil '59, duckbuckers, cool/vintage/hot rails da seymour duncan) ou stacked (como os fender noiseless). Tem os nacionais stellfner e malagoli tb. Dizem que sao bons, esses eu nunca testei. Mas os SD e Fender eu achei excelentes.

Abraços.

Edit: desculpa a intromissão. Sei q a pergunta foi pros PRO's, mas é que essa é simples e eu já estava aqui mesmo rs.

Thiago Vianna
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelos conselhos. Vou comprar as madeiras e dar mais uma pausa para re$pirar um pouco, comprar mais algumas ferramentas e quando começar a execução faço um tópico aqui no fórum.

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


Fred_Wylde
Não sei, só vendo seu instrumento mesmo.
Leve-a a um luthier habilitado. Não comento preços, é anti-ético. De qualquer forma, encordoamentos abaixo de 0.10 não prestam e a mudança alterou sim a disposição do seu braço.
axleWs
Isso é absolutamente normal. Não esqueça que sua guitarra possui "single-coils" que possui essa característica, ademais, o monitor de pc é uma das maiores fontes de interferência.
masc073
Cedro-Rosa (Mogno é difícil de encontrar e teve seu corte e comercialização proibidos) para o corpo e Pau-Marfim e Ipê para o braço.
Abçs

SweetDistortion
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Td bem cara? Em ordem de importância, quais partes da guitarra são responsáveis pelo sustain?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


SweetDistortion
Todas.
A guitarra é um sistema, portanto, qualquer parte de menor qualidade interfere no resultado final, porém a madeira do corpo e do braço são decisivos.
Abç

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


Alguém sabe responder minhas dúvidas?

Marcelo R.
Veterano
# nov/07
· votar


estou enteressado em comprar uma guitarra nova... e estou em duvida a respeito das tagimas J2 e E2. Gostaria de saber o que vocês me aconselham. Sou evangelico e toco varios generos de musica e estou em duvida. possuo um laney LV 200 e estou tocando com uma pedaleira da boss a ME-50 mas ja vou trocar também. e ai gostaria de saber sobre essas guitarras se alguem pusder ajudar..Na verdade gostaria de comprar uma no modelo do rafal do angra pois acho legal o modelo (mas ta caro pra mim) ..mas estou aberto a opiniões
agradeço a todo
abraços

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Tetanossauro Rex
Agora,tem como se tornar um sem desenhar bem?
acho que não tem que saber desenhar. mas tem que ser chato com precisão e detalhes. e tem que ter habilidade manual. não é o mesmo que saber desenhar, mas é relacionado.
voce já brincou com argila ou massinha? ja esculpiu alguma coisa? já mexeu com marcenaria? já fez origami? montava aqueles brinquedos que vinham atras do sucrilhos? isso tudo vale mais do que saber desenhar.

espero ter ajudado.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


kiki
É,digamos que não sou o rei das habilidades manuais,acho que posteriormente vou fazer um curso para me tornar handmaker mesmo,apesar de ser extremamente perfeccionista.Obrigado e abraços.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Tetanossauro Rex
bom, pra começar a pensar no assunto, o melhor seria estudar e praticar marcenaria, que é a base da construção de instrumentos.
há cursos sobre o assunto, e é possivel tambem ir fazendo coisas por conta propria,

kiki
Moderador
# nov/07 · Editado por: kiki
· votar


post duplo.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


masc073
Quais as madeiras mais indicadas para se construir umaguitarra estilo Les Paul - incluindo apenas madeiras nacionais?
O tradicional é o mogno, mas como o Bertola disse, não é uma madeira que se encontra em qualquer madeireira.
Dependendo do timbre, peso, coloração e etc, existem dezenas de opções alternativas que até mesmo a Gibson anda utilizando.

Tetanossauro Rex
Todo mundo sabe desenhar, mas nem todo mundo sabe disso.
Mas desenhar bem (o que é relativo) não é requisito básico para contruir instrumentos.
Existem diversos processos de construção, o meu ainda é boa parte manual, mas muito construtores se baseiam na utilização de gabaritos (templates) que proporciona um maior nível de padronização do instrumento.
Da mesma forma que cada um desenha de um jeito diferente, com materiais, estilos e condções que mais se adequem; na construção de guitarras isso também ocorre.

Marcelo R.
A regra geral é, teste todas as opções e escolha o seu intrumento.
Saber a opinião do pessoal é muito importante, mas vc é a melhor pessoa pra descobrir o instrumento que vc procura.

SweetDistortion
Veterano
# nov/07
· votar


Tetanossauro Rex
O CAD já faz desenhos e com uma plotter dá pra imprimir em tamanho natural. parece até que eite um programa na net para fazer o desenho de guitas e baixos.

eu conheço muitos luthiers que nem desenham nem fazer a pintura de instrumentos. no max passam um selador. deixam pintura esta para para artístas plásticos ou empresas espeializadas mesmo.

SweetDistortion
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado! Perguntei isto afim de descobrir uma maneira de obter mais sustain ao se construir uma guita com braço parafusado.

vbavinicius
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual captador da fender teria o timbre com as mesmas caracteristicas dos alnico blues da malagoli ???

Com um timbre gordo e menos estridente ...

Qual trio da fender voce me recomendaria ???

axleWs
Veterano
# nov/07
· votar


Sharper
vlws cara, tinha esquecido desse mandamento.

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Prezados, se puderem me dar um help aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/175183/

eu agradeço imensamente.

GUITARK2
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
vcs podem me dizer onde consigo aqueles knobs MINI CHICKEN HEAD...estou procurando na internet e não consigo nada....se puderem me ajudar
obrigado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!