Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Opa!

Queria saber a diferença entre as guitarras Gibson Les Paul Standard e a Gibson Les Paul Standard Faded.. Pelo que eu vi no site da Gibson, a única diferença é que na Standard comum tem um 'profile', já na Faded não.. pelo que eu vi as duas tem a mesma captação. Não sei se têm otras diferenças..

Valeu ;D

luiz_aug
Veterano
# fev/08
· votar


Só uma perguntinha basica:
Tenho uma LP Arena (dizem que é a RMV que fabrica, aquela das baterias e percussão), sabe alguma informação dessas guitarra ?
outra pergunta, eu to meio (muito) duro pra compra um case pra ela agora, então to guardando ela na caixa de papelão dela mesmo, a que vem de fabrica, só que acabou descolando o suporte de isopor para o braço, portanto ela esta apoiada como se fosse no chão mesmo, deitada.
Tu sabe como ficam LPs deitadas e apoiadas horizontalmente, ficam totalmente apoiadas pelo braço e pelo corpo, né...
Tem problema em guardar ela assim???
AbçoZ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Cadarn
A diferença é só de acabamento.
luiz_aug
Pode guardar sim, desde que as cordas fiquem voltadas para baixo.
Abçs

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ahh certo (:
Sinceramente, eu acho a Faded mais bonita >"<
Valeu ^^

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Qualquer pessoa que possa me informar, rsrsrsr

Sou canhoto e tive que me adaptar a uma guitarra de destro, mas por enquanto não fiz nehuma modificação no design da guitarra, temendo desvalorizar o preço dela... Como é minha primeira guitarra, eu pensava que iria querer vender, e até hoje, eu não sei se não vou vender a guitarra algum dia. A unica mudança mesmo foi inverter as cordas... A guitarra é uma Shelter Strato SST62

Bom, mas vamos ao assunto... Agora eu vou ingressar na minha primeira experiencia com banda, e, muito provavelmente, poderei precisar de uma correia... Eu gostaria de saber se instalar um pino para correia na "perna" do cutway da guitarra, para poder usar uma correia, prejudicaria muito o valor do instrumento... Mesmo eu pensando em modificala em breve (trocar caps e tarrachas) talvez algum dia eu a venda.... Gostaria de saber se esse procedimento desvaloriza muito a guitarra, afinal, é um furo na madeira a ser feito, por mais simples que seja....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Grimc
Não desvaloriza em nada e também não prejudica. Basta vc utilizar um broca para furar cuidadosamente o local ("chifre" de baixo - no seu caso passará a ser o de cima) onde irá ser colocado o "lock" e o repectivo parafuso. O buraco que ficou no "chifre", vc tampa com um palito de fósforo e um pouco de massa, depois pinta por cima.
Abç

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi... Realmente é um procedimento simples... Só temia prejudicar o valor do instrumento mesmo....

luiz_aug
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola !

Aero
Veterano
# fev/08 · Editado por: Aero
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou alguém que saiba responder...
Essa é sobre madeiras...
Tem algum jeito de diferenciar mogno de basswood?

Hyper_
Veterano
# fev/08
· votar


bertola brigado man
esclareceu a duvida dum jovem aprendi


Grimc

intao, a pergunta foi pq eu entrei no site da DiMarzio aih la tava o tipo de construção da guitarra melhor para cada captador deles, eh bem interessante o site. mas queria saber pro Paf Pro, e pro Evolution, q tipo de madeira eh melhor, e se alguem aih tem uma indicação duma guitarra q eu possa comprar, para q eu n precise mandar um luthier fazer

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
mas por que voce quer pintar o corpo da guitarra?

Além deu não gostar da cor dela (eu tenho raiva da bicha por isso), ela tem uns arranhões e tem partes que ta com a madeira descascando.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Crovax
acho que esse nao é standard nao... os standard custam 35 reais cada. esse é o HB HOT, será que ele ja vai dar uma melhorada pelo menos ?
Bom, peço desculpas pois e não havia prestado atenção...
Eu ainda te indicaria o set Spirit Power Active, O HB Hot pode melhorar sim, mas não sei se é o que vc procura... entra no site da malagoli/sound pra ouvir os samples.

SpectrosGuitarman
Obrigado, quando ela ficar pronta eu posto um video aqui valeu =D
Iremos cobrar !!! rsrs

Ronald XD
Em questão de qualidade qual dessa 2 guitarras é a melhor (em madeira , som, enfim caracteristicas!!)

Guitarra Ibanez RG 370dx Floyde rose

OU

T. Johnson Van Halen

É uma pergunta complicada pois, dependendo do ano e fabricação, algumas Ibanez saíram com corpo em mdf...

the legion man
Na minha opinião as Shelter antigas eram melhores do que as novas.
Hoje eu colocaria as Condor e as Cort num nível acima das Shelter

Kamus23
Depende do outros fatores além das madeiras utilizadas, principalmente a construção.
Se não for benfeita, pode ser feita com as melhores madeiras do mundo, a guitarra não vai prestar.

lvncwb
Como disseram aí, é uma fresadora cnc.
A PRS, Taylor entre outras, fazem o braço também num cnc:
http://www.youtube.com/watch?v=izfkZMnzbRQ
http://www.eastcoastmusic.com/prstr005.gif

MarcosBorba
Excelente iniciativa!
O difícil é bolar algo que já não tenha sido discutido por aqui, mas vou pensar em algo pra escrever.

Slave of hell
A > Log
B > Lin
Vai muito de gosto, eu achava que todos deveriam ser Log, mas já ouvi muitas controvérsias.

luiz_aug
Não é bom deixá-la assim, providencia, pelo menos, um suporte ou alguma forma dela ficar apoiada na parece, com as cordas viradas para a própria parede (posição de castigo), sem que haja perigo de queda.

Ricky_Hard
Pode ser qualquer coisa, precisa levar num luthier pra checar.
O que vc pode verificar é se os captadores não estão muito próximo das cordas, se tem alguma peça solta (vibrando em alguma frequencia) e se a guitarra está corretamente afinada e oitavada.
Se for trastejamento precisa verificar a regulagem do tensor, nut e ponte.

MANKAS
alguem pode me dizer se captaçao humbbucker gotho gig max sound, e boa?
Não conheço, sorry!

Edu1974
Hoje é possível construir uma cnc a um custo (de material) relativamente aceitável.
O problema é a interface, o ideal seria controlar pela porta USB, mas o protocolo da USB é muito confuso, teria que fazer alguma gambiarra.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


Aero
Em geral o basswood é mais leve que o mogno, se estiver sem pintura fica fácil pois o mogno tem cor de mel é tilia (basswood) é bem mais clarinho.

Hyper_
Na minha opinião, não existe essa de melhor construção para cada tipo de captador, pois o melhor para cada um é muito relativo.
Eu gosto muito do mogno, mas isso não quer dizer que ele seja o melhor para você ou para outras pessoas... apesar de eu achar que sim, hehe

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
Seiji, gostaria de fazer-lhe as perguntas que fiz anteriormente neste fórum.

Fui à um serviço de Lutheria daqui da cidade, onde o Luthier me cobrou uma boa quantia (um preço camarada, MUITO camarada) para realizar uma pintura. O problema, é que recentemente ela teve a parte elétrica renovada, e foi regulada (Floyd). Neste caso, o Luthier é ou não obrigado a regular e instalar toda a parte elétrica após a pintura (tendo em mente que ele vai desmontá-la por completo).

Também gostaria de saber se é possível um serviço de modificação do braço (troca de marcação, aplicação de binding, trastes, etc...) e se o custo é elevado.

Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


kairi
Esses serviços precisam estar claros para o cliente sobre o que vai ser feito e o custo de cada coisa, porisso o correto seria vocês terem entrado num acordo pois não existe regra.
Pode se que ele te entregue toda desmontada ou tinindo, isso deveria ter sido discutido antes do início.

Hoje em dia é possível fazer praticamente qualquer alteração numa guitarra, só depende do quanto se pode pagar para tal.
A troca de trastes é um serviço de tabela, basta vc pesquisar o valor com os luthiers (cada um cobra diferente).
A troca de marcação e colocação de frio (binding) na escala envolve uma intervenção muito maior e vai depender do tipo de marcação, material, tipo de friso e etc; mas posso te adiantar que é necessário retirar os trastes e é caro.
Se for pra trocar marcações, trocar trastes, colocar friso na escala eu acho que vale mais à pena mandar fazer outro braço.

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
Eu té queria, mas o Luthier disse que não colocaria novamente o Logotipo Original. Além de ter cobraço um preço MUITO ALTO. Então, desisti.

Aero
Veterano
# fev/08 · Editado por: Aero
· votar


Fábio Seiji, Mauricio Luiz Bertola ou quem saiba responder...
Eu vou comprar uma SG, e percebi que a Shelter SG Detroit 300 e a Shelter SG Standard são muito parecidas, tirando a madeira usada na confecção do braço, que a Standard é em mogno e a Detroit 300 é em maple...
Como pretendo colocar captadores EMG (ativos), não faria diferença a madeira, né?

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/08 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


olá

Pra quem gosta da ação bem baixa, o mais baixo possível sem trastejar, usando encordoamento .09 em uma strato.

O que é melhor ao regular o tensor ? Deixar o relief bem curtinho, quase encostando, ou deixá-lo maior ?

grato

pacman jp
Veterano
# fev/08
· votar


mestres, eis minhas dívidas:

dia desses vim aqui pra perguntar coisas sobre um baixo de 82 giannini que to refprmando... levei pra um luthier daqui pra ver a parte elétrica e do braço, pah... mas o "defeito" que tinha na parte elétrica era, segundo ele um captador que tava com os fios quebrados... este captador teve que ser aberto, pois o seu cabo havia quebrado dentro da caixinha. ao abrir observou-se (ou criou-se) o problema (acho que ele que fez cagada).

dai, o lance é o seguinte:

para compra de outros captadores: (é um baixo modelo jazz bass)

*qual o "principio ativo" de um captador? (até onde eu sei, são só imãs e a bubina). assim, o que interfere no trimbre? é o numero de voltas (quantidade de ohms que ele atinge), madeira, ou o que?
*há diferença entre o captados do braço e o da ponte, ou são identicos?
*o captador inteiro é um Giannini. caso eu coloque um outro bom, posso/devo anulá-lo? ou deixo dois capatdores diferentes trabalhando juntos?
*até onde pode ser prejudicial ao som o uso de um captador só?
*há uma medida aproximada de numero de voltas do fio de um captador? ou varia de captador pra captador?

desculpe o desespero, ams isso estragou meu fds... precisava desabafar... snif...

falows e até!

Aero
Veterano
# fev/08
· votar


Mestres,
além DESSA minha dúvida...
Estou com um problema em outra guitarra...

Quando eu toco a 2ª e 3ª corda, sai um barulho vindo do headstock, parece um "prr..." (som de metal)...
Não sei o que é, e não tenho como gravar, pois o som não aparece no amp...
Não que o problema seja grave, mas dá uma sensação péssima, de como se minha guitarra estivesse estragada...
Vocês tem alguma idéia do que pode ser?
Valeu!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Aero
Quando eu toco a 2ª e 3ª corda, sai um barulho vindo do headstock, parece um "prr..." (som de metal)...
provavelmente alguma pecinha solta... um parafuso frouxo, uma arruela, sei lá... da uma verificada em tudo, nas tarrachas, no retentores de corda, nos parafusos, tampinha de tensor, lock nut, etc...

Aero
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
Então...
Essa minha Tagima é bem ruinzinha...
Mas primeira guitarra, sabe?
Dá vontade de cuidar, de dar um up...
Eu até fui ver se as tarrachas não tavam meio soltas, mas tavam BEM presas...
Pode ser pelo fato do negócio que abaixa as cordas 3 e 4 (não sei o nome da peça) tenha saído?
Acho que não deve ser, porque o da 1 e 2 tá lá, e a 2 tá com o mesmo problema!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Aero
Sim faria.
Em 1º lugar, as SG Detroit são INFERIORES às SX Standards.
Em 2º lugar, não é verdade que captadores ativos não sofram interferência da madeira; apenas essa influência é bem menor.
Em 3º lugar, recoloque os "abaixa-cordas" e firme-os bem.
pacman jp
Em baixos como o seu Giannini 82, simplesmente não vale à pena concertar captadores. Descarte-os e compre um par de Malagolis Traditional JB (ponte e braço), refaça a parte elétrica com novos potenciômetros (250K) e "jack", e pronto. Quanto às suas outras perguntas, as respostas são muitas, e, nesse caso, irrelevantes.
Abçs

Aero
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como eu poderia fazer, se ele caiu e ficou um buraco enorme, onde ele não consegue se fixar?

heros
Veterano
# fev/08
· votar


A quem possa me responder,
Tenho uma guitarra marca Phoenix, modelo Les Paul, com os dois potenciômetros de volume atuando como masters, além de ser de 250 ohm. Posso trocar para potenciômetros de 500 ohm e alterar o circuito dos captadores para que funcionem independentes um do outro?
Obrigado, desde já e muitas escalas para o paraíso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


heros
Cara, guitarras tipo LP, geralmente possuem um volume e uma tonalidade para cada captador, e, em função dos captadores serem humbuckers, utilizam pots de 500K, que atual independentemente um do outro. Se sua guitarra não é assim, tem alguma coisa errada. Leve-a a um bom luthier.
Abç

Slave of hell
Veterano
# fev/08
· votar


Luthier

Quero mudar toda a fiação da parte eletrica da minha strato tbm...comprei os pots,falta a chave de 5 posições e os fios...que tipo de fios eu compro?não sei nem oque dizer a um vendedor pq não entendo...e gostaria tbm daquele cabo com tres condutores dentro para a saida do jack...

pode me dizer os modelos para adiquir...queria que a guitarra ficasse bem resumida e limpa,sem comprometer a quilidade do som.

Snakepit
Veterano
# fev/08 · Editado por: Snakepit
· votar


Estou com uma duvida entre uma guitarra com o corpor em Ash ou Alder.

A Fender utiliza o Alder como padrao por ser mais barato ou por ter o som mais carateristico tipico das Fenders classicas? Ou seja, um corpo em Ash, mesmo sendo mais cara, vai fugir um pouco do timbre classico das Fenders ou nao?

Ja que eu tenho a grana pra pagar a diferenca, vai valer a pena investir e pegar com corpo em ash? Existe alguma desvantagem no ash, alem do preco e do peso?

Eu seiq eu vc vai responder dizendo que isso eh pessoal, mas eu quero um timbre perfeito pra blues, mas que tenha um otimo som limpo e caso se use distorcao moderada nos solos nao fique estridente, teria alguma que seja mai recomendada pra esse tipo de som?

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Aero
Aero
Como eu poderia fazer, se ele caiu e ficou um buraco enorme, onde ele não consegue se fixar?
ponha um palito de dente ou palito de fosforo. corte na profundidade do furo e reparafuse. se ficar muito estreito, divida o palito ao meio pra deixar mais fino.

Aero
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
Entendi....
Só falta eu achar a peça...
Pq caiu faz uns 2 meses...
Valeu!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!