Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# fev/08
· votar


kairi
1 - Quando digo "bom preço" digo "barato, muito barato".
entendo... o lance é perguntar pro cara, mas barato pode ser que ele faça uma regulagem porca, e voce tenha que gastar mais logo dpeois.
mas por que voce quer pintar o corpo da guitarra?

2 - Seria mais jogo pedir uma escala nova, com novos trastes e tal?
não sei. trocar a escala também é um serviço complexo, tem que quase refazer o braço.
a mesma pergunta: por que voce quer fazer isso?

Crovax
Veterano
# fev/08
· votar


olá Bertola, Seiji e mais quem puder me ajudar
eu tenho uma guitarra groovin modelo superstrato, aqeulas com floyd rose.
bom eu to satisfeito com a guitarra, menos na captaçao, que tem dificuldade de pegar harmonicos artificiais, e sustain baixo, etc, mas eu sou meio limitado quanto a verba, queria saber se caso eu instalasse esses captadores ja melhoraria a captaçao:

http://loja.tray.com.br//loja/produto.php?loja=34302&IdProd=1173
http://loja.tray.com.br//loja/produto.php?loja=34302&IdProd=1178

se nao, poderiam me indicar outros ?

ps: nao perguntei no topico da malagoli, porque, nao querendo desrespeitar ele, mas acho que ele vai querer vender.

obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


Cadarn
Influencia no som, mas a qualidade está no fabricante, existem guitarras de braço parafusado melhor do que colado, existem guitarras de braço colado melhor do que parafusado, existem guitarras com braço colado melhor do que outras de braço colado e guitarras de braço parafusado melhor do que outras de braço parafusado...

SpectrosGuitarman
Pode envernizar, de preferência com verniz PU.
Se deixar sem verniz ela ficará suja com o tempo de uso!

kairi
Se vc levou a guitarra montada ele deve te entregar montada e regulada, mas isso precisa ser combinado entre vocês.
Como eu não faço serviços eu não sei se o normal é entregar regulada e com encordoamento novo, mas eu acho que sim...
Vamos precisa da luz do Bertola!
Troca de marcação e colocação de binding é relativamente caro sim, precisa retirar todos os trastes pra fazer qualquer um desses dois serviços.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


Crovax
Sorry, não conheço esses caps, mas eu não esperaria muito deles pois são humbuckers standart.
Eu te indicaria um set Spirit Power Active.

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji

Ahh certo (:
E a questão do som também depende do fabricante então?
Thx !

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Cadarn
E a questão do som também depende do fabricante então?
depende de tudo:
das madeiras, do tipo de braço, do tipo de ponte, da qualidade da construção do instrumento, dos captadores, dos componentes do circuito eletrico...

lvncwb
Veterano
# fev/08
· votar


Estou procurando informacoes sobre fabricacao de guitarras modelos Les Paul e PRS. Minha dúvida é a seguinte, vi em alguns foruns que a espessura do Maple Top fica em torno de 4cm, entao qual é a espessura do corpo, nao vai ficar com o corpo muito fino? E quando é feita com top de maple o corpo tambem é escavado ou somente a parte do top é escavado.

Obrigado,

Leandro

Edu1974
Veterano
# fev/08 · Editado por: Edu1974
· votar


lvncwb

O corpo tem 45mm e somente o top e escavado. O top na verdade nao tem toda essa espessura que vc falou. Deve ter uns 25mm no maximo.
Veja os links abaixo que vc vai ver como sao feitas as Les Paul

http://www.youtube.com/watch?v=83wtDYKRSeo

http://www.youtube.com/watch?v=y1_bKbOsh8g

Procure tambem o topico "construindo minha lees paul" aqui no forum que tem algund desenhos tecnicos para vc verificar as medidas e como elas sao montadas.

teuabreu
Veterano
# fev/08
· votar


Boa tarde,
Bertola/Seiji a distancia entre cordas de uma semi-acustica é diferente de uma Les Paul? Quero comprar um captador pra ponte de minha semi e fiquei nesta duvida por causa dos polos.
E finalizando, qual o captador vcs me indicam da Seymour Duncan pra um bom som limpo ao menos e uma razoavel distorção/overdrive, para aguentar um rock classico e um hard rock.

Muito obrigado e sucesso a vcs.

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Então, teoricamente não tem melhor, nem colado nem parafusado, certo? (:

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


Cadarn
Como o kiki falou aí, todo o conjunto influencia na qualidade do som, inclusive o instrumentista!

lvncwb
O top da LP tem 16mm de medida padrão e 45mm de core, mas alguns fabricantes adaptam essas medidas de acordo com o método de produção, as PRS têm por volta de 20mm de top, mas o core é mais fino (double-cutaway).
Apenas o top é escavado para dar o arqueado.

teuabreu
A distância entre as cordas pode variar de modelo para modelo, fabricante para fabricante e até mesmo do ano de fabricação para outros anos mas, basicamente, os captadores devem servir.

Cadarn
O melhor ou pior é muito relativo... o que é melhor pra vc pode não ser para outra pessoa.

Crovax
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
acho que esse nao é standard nao... os standard custam 35 reais cada. esse é o HB HOT, será que ele ja vai dar uma melhorada pelo menos ?

obrigado pela ajuda.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji

Obrigado, quando ela ficar pronta eu posto um video aqui valeu =D

Ronald XD
Veterano
# fev/08 · Editado por: Ronald XD
· votar


Seiji OU Bertola!!!!!!!!

Em questão de qualidade qual dessa 2 guitarras é a melhor (em madeira , som, enfim caracteristicas!!)

Guitarra Ibanez RG 370dx Floyde rose

OU

T. Johnson Van Halen

Obrigado!!

the legion man
Veterano
# fev/08 · Editado por: the legion man
· votar


SEIJI OU BERTOLA:

por favor!! estou prestes a pegar essa guita e gostaria de uma opiniao sobre ela, tratasse de uma shelter california special dessas novas, suas principais caracteristicas sao: corpo em basswood,braço em maple e escala em rosewood,ponte tremolo.

preciso saber se vale a pena porque nao encontro ninguem q ja tenha testado elas,obrigado.

FOTO:

shelter

Kamus23
Veterano
# fev/08
· votar


Oi queria saber se uma stratocaster feita em araucaria da um som tipico de stratocaster msm como se fosse feito em ash ou alder, puxando mas pros agudos.
A guitarra é antiga e ta feita porisso eu acho que não é da epoca da proibição do corte dessa madeira.
Então me ajuda plz.
Pois vi a guitarra mas não pude testar
Abraços

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Intendi ^^
Valeu ;D

lvncwb
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji

Boa tarde Fabio, estava vendo aquele video no youtube e gostaria de saber que tipo de maquina é aquela para fazer a escavacao do corpo e tambem o escavamento do Top.

Obrigado

MarcosBorba
Veterano
# fev/08
· votar


Bertola, kiki e Seiji

eu estou organizando uma idéia de formar um método para guitarra feito pelos usuários do FCC

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/180586/p0#4962046


este vai abordar de teoria musical a lutheria, por isso gostaria da ajuda de vcs. Seria possível que futuramente vcs enviassem contribuições com textos didáticos sobre os assuntos básicos de lutheria?

entrem em contato pelo forum, ou pelo meu email: marcosvdb@gmail.com

abç

Slave of hell
Veterano
# fev/08
· votar


Luthiers ou quem saiba...

quero comprar potenciometros novoas para minha stratocaster com 3 singles..

sei que tradicinalmente se usa os de 250k...

mas devo comprar do tipo "A" ou "B"?ou melhor....

o de volume é "A" ou "B"?

os de ton "A" ou "B"?

aguardo resposta

agradeço desde já

Edu1974
Veterano
# fev/08
· votar


lvncwb

Aquilo eh uma fresa CNC de 3 eixos (controladas por computador). As maquinas apos calibradas fazem o servico sozinhas, depois e so lixar e pintar.

luiz_aug
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
Só uma perguntinha basica:
Tenho uma LP Arena (dizem que é a RMV que fabrica, aquela das baterias e percussão), sabe alguma informação dessas guitarra ?
outra pergunta, eu to meio (muito) duro pra compra um case pra ela agora, então to guardando ela na caixa de papelão dela mesmo, a que vem de fabrica, só que acabou descolando o suporte de isopor para o braço, portanto ela esta apoiada como se fosse no chão mesmo, deitada.
Tu sabe como ficam LPs deitadas e apoiadas horizontalmente, ficam totalmente apoiadas pelo braço e pelo corpo, né...
Tem problema em guardar ela assim???
AbçoZ

Ricky_Hard
Veterano
# fev/08
· votar


bom, minha guitarra eh uma jackson jdr94 japonesa, de umas semanas pra ca, la vem apresentando um barulho estranho, parecido com o efeito rotary, eh como se o som ficasse indo e voltando, morrendo e reaparecendo, como se eu ficasse mexendo no potenciometro, levei a uma loja aki na minha cidade, o cara disse q a ponte estava torta , ele fez uma regulagem, voltou ela pro lugar mais não adiantou, ai eu voltei lah e trokei as molas da ponte e o potenciometro, no dia tinha melhorado, restando apenas resquicios dakele barulho, mais nada taum percetipvel, hoje fui tocar com ela e ela voltou com o mesmo problema, não sei pq usei a alavanca, nem precisa plugar ela pra escutar o barulho eh só tocar uma nota e encostar o ouvido na madeira,fica como se algo estivesse vibrando errado, e percebi q as vezes ela não apresenta o ruido. bom espero q alguem possa me ajudar, ja não sei mais o q mexer nela. fico agradecido desde ja.

lvncwb
Veterano
# fev/08
· votar


Edu1974

Ela faz o braco tambem ou so o corpo?

Edu1974
Veterano
# fev/08
· votar


lvncwb

Ela faz o braco tambem ou so o corpo?


Como pode ser observado nos videos os bracos sao cortados numa serra de fita comum, feitos a mao um a um.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


MarcosBorba
te escrevi

Edu1974
da uma lida nisso:
http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?s=&threadid=85923
especialmente o post dum cara chamado Ron Thorn. uma aula sobre o uso do cnc.

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, acho que tu pode me ajudar, aproveitando que o nosso amigo jack white falou de ponte tuneomatic, a minha é também igual a essa

Hoje eu aumentei BASTANTE a altura da ponte toda, a ponto do E ficar em G, porque estava trastejando um poko, e as oitavas continuaram OK.
Essa modificação na altura pode provocar empenamento do braço?
É uma strato em EADGBE

MANKAS
Veterano
# fev/08
· votar


alguem pode me dizer se captaçao humbbucker gotho gig max sound, e boa?
grato

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Olá (:

Venho aqui pedir uma ajuda sobre um topico que abri no forum de amplificadores, se alguem puder contribuir eu fico muito grato.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/180716/

Até mais.

Edu1974
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
especialmente o post dum cara chamado Ron Thorn. uma aula sobre o uso do cnc.

Interessante mesmo. Essas maquininhas são uma mão na roda. Porém o custo delas é exorbitante.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!