Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
qew
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

sim soldei td =(
mas seu cortar a placa eu consigo tira, o problema seria tira a solda pra colokar na otra placa (precisaria do sugador de solda, o q eu nao tenhu)
como eu sou burro,

brigado pela ajuda

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


qew
ate da pra tirar os componentes sem o sugador de solda. fica um pouco sujo, e tal. e tem que tomar cuidado pra nao tostar o transistor.
eu nao tenho sugador de solda, pra tirar coisas eu uso ferro de solda e palito de dentes, tem que ficar limpando a placa, a perninha do componente e a ponta do ferro de solda o tempo todo. serviço meio porco, mas funciona.

eu nao sei se esse esquema da pau se inverter, tem que esperar alguem aqui responder. ou va no forum do handmades (tem que se cadastrar pra entrar), la é bem provavel que tenha essa resposta.

na pior das hipoteses começa outro...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


MANKAS
Não. Siga o que o Seiji falou.
Astronomy Domine
Tauarí, ucuúba, andiroba, etc
b]Fernando de almeida[/b]
Pergunte qual a potência, impedância e sensibilidade deles, se forema compatíveis com a potência de seu amp (deve ser maior), pode comprar.
Abç

qew
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
vlw!


Mauricio Luiz Bertola
ajuda ae =D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


qew
Cara, sem querer ser chato nem tirar o "corpo fora", o kiki já te ajudou bastante e te deu a dica do site específico (o handmades). Entre lá, baixe os tutoriais, estude-os e/ou peça ajuda a um técnico em eletrônica. O fato é que, se a placa está invertida, não vai funcionar e vc precisará fazer outra.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# jan/08
· votar


Bom dia aos amigos do forum

Eu gostaria de uma ajuda com a regulagem da minha guitarra semi acustica jc 502 da condor.

Bom, eu sou completamente leigo no assunto e por ser uma guitarra "diferente" das normais, resolvi pedir ajuda aos amigos. A ponte da guitarra é Tune'o'Matic, e eu gostaria de saber sobre a regulagem de oitavas e principalmente sobre a altura da ponte, sendo que ela tem duas partes da ponte que dá pra regular a altura.

A 1 mes atras levei ela na loja em que eu comprei e deixei ela para uma "regulagem de cortezia". E para mim a guitarra não tinha problema algum, só levei pq estava passando o tempo da regulagem de cortezia. Ai, a guitarra voltou com varios problemas de oitava de trastejamento. Ai, eu dei uma regulada olhando aqui nos topicos nas oitavas, e ficou até que "normal".

Hj eu levei em um luthier e ele disse que tava muito alta as cordas, e que a outra parte que tbm ergue ele disse que tava muito baixa e que ia arrebentar as cordas muito facil.

Minhas perguntas:

Qual seria a altura ideal para essa parte da ponte que tbm ergue, sem ser a que muda a altura das cordas ?

Qual a altura ideal das cordas ? E as duas partes da ponte tem que ficar na mesma reta, ou pode ficar uma mais baixa do que a outra ?

Bom, desculpe o livro para fazer a pergunta, e desde ja agradeço aos amigos do forum.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


The_Jack_White
Cara, as pontes tipo Tune-o-Matic constituem-se de duas peças, o cordal, onde as cordas são presas e a ponte propriamente dita onde se encontram os rastilhos ("saddles", em inglês). O cordal deve sempre ficar mais baixo que a ponte, o suficiente para que as cordas fiquem tencionadas. Quanto a alturas das cordas em relação ao braço (a "ação"), ele deve ser, ou a mínima possível ou a da preferência do músico (e isso é subjetivo e pessoal), e dependerá também do correto alinhamento/nivelamento/polimento dos trastes.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Hmmm

E tipo, ponte, ela tem que sempre ficar nivelada entre as duas extremidades ?

Ou poderia, tipo, ficar na parte inferior mais baixo em relaçao a superior ?

E o cordal, ele deve ficar MUITO abaixo que ponte ? Tem uma altura correta, ou eu posso regular conforme eu achar que esta bom ?

Bom, agradeço a ajuda do amigo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


The_Jack_White
Não necessariamente, a ponte pode sim ficar mais baixa do lado das cordas primas; quanto ao cordal, deixe-o um pouco abaixo da ponte, em um ângulo suficiente para que as cordas tensionem.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E tem alguma vantagem em deixar a ponte mais baixa do lado das cordas primas ?

E se eu deixar mais baixa, no cordal tbm terei que deixar no mesmo angulo, não é ?

Tudo isso, se eu for fazendo essas modificaçoes, testando alturas e tal, acaba dando problema no braço da guitarra ? Do tipo ter que mexer no tensor ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


The_Jack_White
Sim, as cordas primas tem que ficar mais baixas que os bordões. O cordal pode ficar tanto reto quanto também inclinado.
Cara, isso não afeta o tensor. Não mexa nele, leve a seu luthier para essa regulagem, principalmente se vc for alterar o calibre das cordas. Eu sempre recomendo cordas com calibre igual ou superior a 0.10, menos que isso (0.8 ou 0.9), não se obtem sustentação, timbre e resistência adequadas.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É, eu uso encordamento de calibre 0.10.

Bom, obrigado pela ajuda, vou dar uma mexida hj de noite na guitarra, qualquer coisa eu venho abusar da boa vontade do amigo denovo.

Obrigado desde ja.

MANKAS
Veterano
# jan/08
· votar


mas para o corpo ser o cedro?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


Astronomy Domine
Existem centenas de possibilidades.
As mais comuns são:
para corpo - cedro-rosa, freijó, tauari, mogno, andiroba...
Para braço - tauari, peroba mica, mogno, canjerana, andiroba, muiracatiara, garapeira, aroeira...
Eu acho que é mais fácil vc perguntar quais madeiras eles têm por lá para depois postar aqui para indicarmos quais servem para cada coisa.
Mas é bom perguntar por algumas para mostrar que vc não é um leigo.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar


MANKAS
Cedro no corpo vai bem, mas certifique-se que ele esteja bem sequinho.

MANKAS
Veterano
# fev/08
· votar


ok...brigadao

jtz
Veterano
# fev/08 · Editado por: jtz
· votar


Fábio Seiji

Olá amigo, tudo bem?

gostaria de saber se é possível retocar falhas de acabamento do friso de uma guitarra

por exemplo como esta:

http://img184.imageshack.us/img184/1032/dsc06967wz6.jpg

eu sei que é muito pequena, mas no caso de aumentar, um luthier seria capaz de retocar ?

obrigado desde já, abraços

Pete Townshend
Veterano
# fev/08
· votar


bem, eu tenho uma Squier, e estou insatisfeito com 2 coisas:

1- a cor
2- a marca no headstock

1: ela é na cor sunburst, não é aquele na cor mel nem aquele mais avermelhado, é um sunburst clássico, mas queria que fosse mais avermelhado, tem algum produto que eu possa passar pra resolver isso? ou será que também eu poderia aplicar uma fina camada de erniz avermelhado? ou ficaria muito vermelho?

2: existe algum produto pra tirar o "Squier" do headstock (meu headstock não tem verniz, nem o headstock e nem a escala)? não queria lixar, eu lixei um cantinho na parte de tras e não gostei muito, fica muito nitido que foi lixado, acho muito feio o Squier no headstock, se ainda fosse Fender, mas prefiro deixar o headstock limpo, sem nada escrito

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela ajuda (:
Até mais.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


jtz
é difícil, mas tem como retocar sim, existe massa plástica branca que não vai ficar exatamente nesse tom, mas pode evitar de machucar o dedo na hora de tocar.
O problema é que precisa usar um tiquinho de nada, então, se vc conseguir pegar emprestado de algum funileiro e levar ao seu luthier (se ele não tiver) vai ser melhor (à não ser que ele tenha outra solução).

MANKAS
Astronomy Domine
Por nada, sempre às ordens!

Pete Townshend
1- só refazendo a pintura, precisa raspar toda a tinta velha e fazer uma nova; na minha opinião, não vale à pena, melhor mesmo seria trocar por uma que seja da cor que te agrade.
2- tem como lixar "cuidadosamente" e ir aumentando a gradação da lixa até ter um acabamento bom (grão 1500 ou 2000 vai deixar a madeira bem polidinha); porém, isso não vai transformar sua guitarra numa Fender; por isso eu acho melhor vc não fazer pra não desvalorizar a guitarra.

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/08
· votar


ei mestres, por favor me ajudem, devo passar verniz na escala ou tem algum outro tipo de acabamento? (estou fazendo uma experiencia doida com uma golden que meu amigo quis se livrar)
Já destrastei ela, lixei e reabaulei a escala (quero dizer, assim espero, rs)

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, acho que tu pode me ajudar, aproveitando que o nosso amigo jack white falou de ponte tuneomatic, a minha é também igual a essa

Hoje eu aumentei BASTANTE a altura da ponte toda, a ponto do E ficar em G, porque estava trastejando um poko, e as oitavas continuaram OK.
Essa modificação na altura pode provocar empenamento do braço?
É uma strato em EADGBE

Fábio Seiji
Luthier
# fev/08
· votar


SpectrosGuitarman
qual a madeira da escala?

Cadarn
Veterano
# fev/08
· votar


Opa!

Queria saber qual é a diferença dos braços colados e parafusados.. Se isso influencia na qualidade da guitarra e/ou no som da guitarra.

Valeu ;D

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Cadarn
esse assunto é longo... use a busca que com certeza tem muita coisa

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/08
· votar


Fábio Seiji
marfim ou maple, nao consegui identificar... ela tava com um acabamento que a deixava escura, mas quando eu fui lixando, esse produto foi saindo e ficou a madeira clarinha
trata-se de uma fenomenal golden GH 88 (rs)

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


Olá!

Fui à um serviço de Lutheria daqui da cidade, onde o Luthier me cobrou uma boa quantia para realizar uma pintura. O problema, é que recentemente ela teve a parte elétrica renovada, e foi regulada (Floyd). Neste caso, o Luthier é ou não obrigado a regular e instalar toda a parte elétrica após a pintura (tendo em mente que ele vai desmontá-la por completo).

Obrigado.

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


Ah, outra coisa...

É caro um serviço de aparência do braço (troca de marcação, aplicação de binding, etc...)?

Abraços.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


kairi
Neste caso, o Luthier é ou não obrigado a regular e instalar toda a parte elétrica após a pintura (tendo em mente que ele vai desmontá-la por completo).
eticamente falando ele deveria sim fazer toda remontagem direito... mas nao sei, depende do cara. pergunte.

realizar uma pintura.
É caro um serviço de aparência do braço (troca de marcação, aplicação de binding, etc...)?
por que voce pretende fazer isso?
esse tipo de serviço, tanto no braço como no corpo exige esta desmontagem que voce falou. na escala pior ainda, tem que refazer toda a escala.
nao sei quanto custa, mas barato nao é.
faça apenas se estiver precisando muito.

kairi
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
1 - Quando digo "bom preço" digo "barato, muito barato".

2 - Seria mais jogo pedir uma escala nova, com novos trastes e tal?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!