Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# out/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pergunta que pode ser muito idiota, mas que me aflige...

Bem, comprei um SX SJB 75C, aquele com cobertura de captador. Pois então, logo que cheguei em casa fui tirar a cobertura do cap do braço, pois constumo apoiar o polegar no captador pra tocar. Tirei a cobertura e coloquei os parafusos de volta no corpo, pra não ficar aquele buraquinho. Porém, minutos depois me lembrei: "hum, deixa eu gravar uns samples com e sem coberturas". Fui tentar recolcar a cobertura e eis que o parafuso perdeu a rosca, ou seja, eu giro giro e giro a chave de fenda e ele não sai do corpo, só fica girando.

E agora? Como é que eu tiro essa merda de parafuso do corpo?

samuel31telecom
Veterano
# out/08
· votar


Olá galera... queria uma ajuda!!!
Sou um pouco inexperiente nisso!!!!!
Tenho uma fender mexicana strato e gostaria de trocar os captadores dela... o que me falam do jogo dos Noiseless da fender? tambem pensei em trocar só o da ponte e colocar um Seymor duncan SDBR-1 Duckbuckers.... também cheguei a ver esse Lace Sensor.... bom o que vcs me aconselhariam? Gostos de som strato, gosto de tocar Soul, distorções nao muito pesadas, mais pra solos melodicos, porém queria um cap. que me desse sustentação nas notas....
Aguardo.... Samuk

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar


Ae Bertola e Seiji, preciso de uma ajudinha aki. Semana que vem vou trocar as tarraxas da minha Les Paul, botar Gotoh e tal. Ae no outro mes pretendo trocar a ponte, pois está mto enferrujada, a ponto do parafuso nao mexer mais, e eu nao poder regular a altura das cordas nem nda. Minha Lp é uma gg1 da Sx, se eu colocar uma ponte tune-o-matic da Condor * é a unica dourada que eu axei*, vale a pena? Vai ter mta diferença de qualidade?

Mais uma coisa, eu tenho duas guitarras neh, a outra é uma strato. Eu uso as duas com as mesma frequencia, e sinto que as cordas na les paul estouram com mto mais frequencia, principalmente as mais grossas. Existe a possibilidade da ponte da Lp estar causando isso??

abraço, obrigado desde já

punknemesismetal
Veterano
# out/08
· votar


dah um ajudinha nesse topico
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196127/
vlw :D

Léo77
Veterano
# out/08
· votar


qual guitarra é melhor??

uma epiphone modelo les paul special
uma stagg l300
uma Ibanez GRG 170dx

?

valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Haven
Se vc tiver um pouco maus de grabam compre a GX50.
erico.ascencao
Com um alicate de ponta, cuidadosamente. Eu não retiro a cobertura, pois ela proporciona excelente apoio, proteje o captador e realça certas frequencias, além de ficar bonito.
samuel31telecom
Vc não precisa trocar os captadores de sua guitarra para obter sustentação. De qualquer forma, se vc quer melhorá-la eu aconselharia um trio de noiseless Vintage, da Fender.
Motoboy From Hell-SDMF
Sua LP tem ferragens douradas? Se não tiver, não coloque, pois é a maior "roubada", descasca logo e fica bem feio. A questão das cordas arrebentando deve ser os carrinhos da ponte com rebarbas.
Léo77
Fuja de Epi Special!!
Abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar


Bertola

Ela eh de ferragens douradas sim. Eu já pensei em trocdar tudo e botar cromada, mas sei lá. Vai perder mto charme hahah.
Mas e a ponte tune-o-matic da Condor, é de confiança? Vai substituir bem a que eu já tenho da Sx??

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Sim, é.
Abç

PEdroooo
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Olá galera!!

se puderem, queria uma ajudinha de vcs. Eu vou passar seladora e depois quem sabe um verniz na guitarra, pra ficar na cor da madeira, e ainda não coloquei as trastes. Eu queria saber se:

-eu posso passar seladora na escala? nao vai deteriorar com o tempo?
-se eu puder faze-lo, eu faço antes de colocar os trastes?
-tem agum tipo específico de seladora (ou de verniz), que q seja de uso específico em madeira? ou qualquer um serve?


obrigado mestres!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


PEdroooo
Vc não precisa passar seladora na escala, principalmente se ela for escura, apenas lixá-la com muito cuidado.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


PEdroooo
Independente do tipo de verniz, seja PU ou Nitro, ele vai descascar com o uso.
Geralmente o verniz é aplicado depois de entrastado e depois retirado o verniz dos trastes.
Se a escala for de madeira escura, como o Bertola citou acima, não precisa de verniz

lbergamim
Veterano
# out/08 · Editado por: lbergamim
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Estou colocando dois humbuckers novos na minha guiatarra e tb vou splitar eles... minha guitarra (ibanez RG 350 DX) tb tem um single no meio... meus captadores serão um Seymour Duncan JB na ponte, um Dimarizo Area 61 no meio e um Dimarzio Paf Pro no braço...
o luthier que vai fazer pra mim disse que ia colocar dois push pull de 250k... (mas eu achei estranho)

como 500k passa mais agudo e é mais indicado para humbuckers e 250k passa menos agudo e é mais indicado para singles quais deveria eu usar?? Já que usarei humbuckers, single e humbuckers splitados.....
Qual fica menos pior?? humbucker com pot de 250k ou single com pot de 500k??

tem outro fator que vi aqui no forum, dizem que o Seymou duncan JB e o Dimarzio Paf Pro ficam mais agudos em stratos e superstratos do que quando ligados em guitarras sem escudo... será que foi por isso que o luthier falou em colocar pots de 250k? pra tirar um pouco dos agudos?

colocando um pot de 250k em humbuckers eles perdem ganho?

O luthier me perguntou qual bobina eu quero desligar na hora do split e respondi as internas (mais próximo do cap do meio), mantendo ligada as bobinas das extremidades...mas depois bateu a dúvida será que o captador da ponte desligando a bobina mais próximo do meio, deixando ligada a bobina que fica próximo da ponte não vai ficar muito agudo???
Qual bobina vcs costumam desligar na hora do push pull...???
Já no humbucker do braço imagino que fique mais legal desligar a bobina próxima ao meio e deixar ligada a bobina colada com o braço.... e ai? o que me dizem..???

GDias
Veterano
# out/08
· votar


Hmm...Eu tenho uma SX SSG STDBO(A com braço parafusado) e tava querendo trocar a captação original. Daí resolvi já fazer um ajuntado de perguntas: mais alguma troca de componentes recomendada? Provavelmente vou colocar uns Malagoli na guitarra, ou talvez um P-90 com moldura se encontrar um. Provavelmente um dos caps empurrando bastante médio e outro com um bom clean e mais "suave". Os componentes é que me deixam meio em dúvida. Vale a pena trocar parte elétrica? É melhor fuçar na ponte ou nas tarraxas?

erico.ascencao
Veterano
# out/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Resolvi o problema. Desmontei o escudo e consegui tirar o parafuso do escudo. O fato é que este parafuso especificamente não tem o corpo todo rosqueado no corpo do baixo, o que dificultava o desrosqueamento. Além disso, sem a espessura da cobertura entre ele e o escudo, o parafuso acabava afundando mais, fazendo com que a rosca ficasse toda pra dentro do escudo.

Quanto a tirar a cobertura ou não, concordo com você. O únci problema é fazer slaps, falta espaço. Como é que você lida com esse problema?

Haven
Veterano
# out/08 · Editado por: Haven
· votar


Bertola ou Senji

malz te pertubar pra saber qual guitarra eu compro, mas é que to em duvida se pego a Condor GX50 (Strato) ou a Cort m520(Les Paul), sendo que com essa guitarra eu pretendo tocar outros pop-rock, meio blues/jazz, entre outros diversos ritmos, exceto rock.
Pra esse estilo, é mais jogo pegar qual das duas?

abusando ainda mais ^^ , é mais jogo comprar a GX50 normal e colocar captação boa ou comprar a GX50 vintage e não mexer em captador por enquanto?

vlw msm

lbergamim
Veterano
# out/08 · Editado por: lbergamim
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Uso pot linear para volume e logaritimo para tone?
O luthier comentou alguma coisa sobre diferença de volume na hora do split... justificando o uso dos pots 250k...
disse que, a grosso modo, no meu caso, a diferença entre usar pot de 250k e de 500k seria chegar mais rápido ao volume máximo... e se eu usaria o botão de volume pra diminuir o ganho da distorção...
perco ganho nos humbucker usando pot de 250k?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


lbergamim
O caso é de pots de 500K, 250K, só se vc for usar mais os singles que os Hb's.
A bobina, tanto faz, a diferença é pouca.
Sim, perde-se um pouquinho de ganho com 250K(bem pouco mesmo. Lembre-se que um potenciômetro é um resistor "variável").
GDias
Troque os capts. Isso basta.
erico.ascencao
Eu não utilizo essa técnica (não aprendi direito e não gosto muito), mas vc apóia a palma da mão na cobertura, é muito melhor.
Haven
Compre a GX50 "vintage"
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Bertola, eu deixei uma Ernie Ball .010 contigo para colocar na Lemon Drop... Acho que não escolhi mal né?

Qual a marca que vc sugere pra LP?

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
Essa tá bom.
Abç

lbergamim
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então o 100% ideal é um pot linear de 500k pro volume e um pot logarítimo de 500k tb pro tone?
Se eu só acha push pull de 500k logarítimo ou só linear, tem problema usar pros dois o mesmo tipo de potenciometro (ou linear ou logarítimo)...?? lembrando que normalmente deixo o volume e o tone sempre no máximo....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


lbergamim
Pode usar sem problemas. A diferença entre linear e log é a "curva" de resposta, nada mais.
Abç

FabioKazU
Veterano
# out/08
· votar


Olá! ^^
Tenho uma guitarra Ibanez GRG150, um x-vamp e um ampzinho marshall 1080 (eu acho).

Comprei meu equipamento com o intuito de tocar hard rock. Minhas aulas começam semana que vem. Estou no caminho certo com esse equipamento ou é necessário mudar/adquirir mais alguma coisa? Apesar de saber tocar, ainda tenho pouco conhecimento em questão de equipamento.

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


FabioKazU
Cara, não há nada a dizer.
Vc é que deve desenvolver-se musicalmente com o seu equipamento, e, naturalmente vc irá sentir a necessidade de melhorá-lo.
O que vc deve fazer é levar seu instrumento a um bom luthier para uma regulagem geral, e buscar conseguir bons timbres com essa sua (fraca) pedaleira e seu amp, e isso se faz ouvindo e pesquisando, principalmente as bandas clássicas do Rock.
Abç

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio o que você acha dos produtos Rozini comparados aos Gianninis

Estou querendo comprar uma viola caipira e estou em duvida, e como moro no sul, não tem aqui nas lojas.

Abraços

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


lbergamim
Esse tipo de esquema precisa ser muito bem pensado, pq a lógica de raciocício do seu luthier está correta, mas a aplicação não é necessariamente essa pq só teria lógica o que ele falou se fossem potenciômetros independentes para cada captador.
A pequena perda de nível do 250K em relação ao 500K (que é muito pouca coisa) se dá pela diferença de casamento de impedância, mas o potenciômetro de 250 não chega mais rápido no nível (seja aumentando ou diminuindo) que o de 500 pelo simples fato deles trabalharem como divisor de tensão, sendo assim poderia ser de de 1K ou 1M que a relação do curso é exatamente a mesma (no "meio" do pot" é o metade do volume em ambos).
Em relação ao lin ou log é questão de gosto, tem gente que prefere uma variação mais "homogênea" (log) e outras uma variação mais "dinâmica" (lin).
Friso a afirmação do Bertola de que existe pouca diferença entre explitar as bobinas externas ou internas, por isso faça o que for mais fácil (se não me engano devem ser as internas) pois a outra ligação precisa inverter o hot (da principal para a secundária), enquanto que o mais simples seria só aterrar os 2 fios que juntam as bobinas em série

GDias
Ser as tarraxas e ponte estiverem funcionando bem pode deixar pra trocar quando derem problema (apesar que a ponte vai demorar um bocado para dar qualquer tipo de problema, mas enfim...)
Em relação ao P-90 vc precisa verificar se não vais ser necessário qualquer tipo de adaptação da cavidade (o que não é recomendado). Se não couber o ideal é optar por outro tipo de captador. Principalmente pq não é tão simples de encontrar P-90 com orelhinhas

Francois
Veterano
# out/08
· votar


Olá,
estou interessado em vender uma guitarra (Yamaha Pacífica 012 azul metálico) e queria saber se aqui no forum tme um local especifico para isso...
obrigado

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Lembro que uma vez te perguntei sobre abaixadores de corda e você me disse que são para que as cordas não saiam do nut,mas qual a função deles em guitarras com floyd?

maggie
Veterana
# out/08
· votar


Francois
http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras
Não é permitida a comercialização de produtos no Fórum.
=]

kairi
Veterano
# out/08
· votar


maggie
Que susto! Quando vi seu post aqui, achei que tava fechando o tópico!

Francois
Veterano
# out/08 · Editado por: Francois
· votar


Ahh, certo maggie.. obrigado!

Estou querendo vender a guitarra pra ter mais uma ajdua de custo parar comprar um violão, penso no Takamine Folk 240, o que me dizem? obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!