Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Haven
Veterano
# out/08
· votar


Seiji

Queria uma opinião sua. ^^
To quase comprando uma condor gx-50 vintage (R$800), mas como vou vender minha guitarra atual, essa nova vai ser para tocar vários estilos, tanto clean quanto distorção. Como ela vem com 3 singles, eu teria que colocar um Little 59 ou um Hothails na ponte pra distor, sendo assim + R$250 de custo.

Vale a pena investir R$1050 pra ficar com essa guita? Se não, qual você me recomenda? Cheguei a pensar em pegar a Tagima do Juninho Afram (R$1200) mas aí foge do meu orçamento.

Agradeço desde já a ajuda.

rickymaster
Veterano
# out/08
· votar


Luthiers
Eu vi duas Les Pauls...na mesma faixa de preço(R$500)...uma eh a shelter Nashville...e outra é a Dolphin...a Dolphin tem braço colado...qe dizem ser melhor...e já vem regulada...pretendo jah trocar os Pickups por uns malagoli ou Stellfner...

Qual das duas vcs me recomendam?

lbergamim
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Estou aqui, hehehe!
Não contavam com minha astúcia?
Tudo resolvido, certo?


Realmente, não contava com sua astúcia... heheh
Já estava desistindo, achei que não ia conseguir os pots a tempo e de repente chega um sedex com a mensagem: "não criemos pânico"... hehehe

Vc me ajudou bastante...

Confere seu e-mail depois pois os bancos aqui estão de greve e não consegui depositar seu dindin... preciso do seu CPF pra fazer um DOC pela internet...

Valeu!

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


Haven
Meu voto vai pra na Condor.

rickymaster
Não conheço essa Dolphin, por isso fica complicado comparar.
Se vc encontrar uma Shelter antiga com braço colado, parta pra cima!

lbergamim
Como eu respondi o seu email, no stress !

Haven
Veterano
# out/08 · Editado por: Haven
· votar


Fabio Seiji

Mas vale a pena comprar e botar um hothails na ponte? (ficando 1050R$ tudo) ou é melhor comprar uma guitarra mais barata e colocar captador bom?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


edukotzen
Bem, isso pode ser a própria corda.
Haven
Creio que a compra da Condor GX50 e a colocação dos captadores "vertical Hb", seria uma boa solução.
rickymaster
Ambas são quase idênticas, com ligeira vantagem para a Dolphin, mas a Shelter Nashville tem melhor acabamento. Não esqueça que os captadores dessas guitarras são muito ruins.
Abçs

Haven
Veterano
# out/08
· votar


Bertola e Seiji

Vlw pela ajuda.
Qual vertical Hb nacional você recomenda? Quero um para a ponte da Condor GX-50 Vintage, pra poder tirar um som com distorção e que se encaixe bem com os singles de alnico.

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Haven
Stellfner Neodymium, sem dúvida.
Já trabalhei com esses captadores e recomendo. Porém, o ideal é que vc troque os potenciômetros de sua guitarra de 250 para 500K, aproximando mais o som dos Hb's verticais dos singles comuns (caso contrário a guitarra vais oar bem mais grave).
Abç

Haven
Veterano
# out/08 · Editado por: Haven
· votar


Bertola

mesmo só colocando na ponte?

se precisar mudar o potenciometro, isso não vai prejudicar os singles originais (meio e braco) ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Haven
No caso de só colocar na ponte, não precisa haver a mudança dos pots.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Haven
No caso de só colocar na ponte, não precisa mudar os potenciômetros não.
Abç

Haven
Veterano
# out/08
· votar


Bertola

nao querendo abusar, mas já abusando... ^^
Pra ter uma guitarra com timbre legal tanto pra distorção quanto pra clean, esse humb vertical soa bem? Ou seria melhor comprar um humb mesmo da Stelfner e mandar cortar o escudo na ponte?

vlw pela ajuda.

ogaitnas
Veterano
# out/08
· votar


Haven

vou dar meu palpite, já que eu fiz a mesma modificação na minha
guita um tempo atrás, os stellfner são muito bons, o o stack te dará
um limpo mais nítido que os humbuckers, o stack tem um limpo que
soa algo tipo 90% como um single, já o duplo mesmo splitando ainda
é mais violento um pouco, e os stacks vão bem com qq distorção, não
tem aquele peso p/ heavy metal (pelo menos o hard que peguei), mas
dá para tocar o resto todo na boa :D e sem ruído o que é melhor.

Playing for God
Veterano
# out/08
· votar


Bertola e Seiji,

Numa strato HSH é possível usar um pot de 250 K para o tone do single e um de 500K para o Hambucker do braço ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Haven
Pra ter uma guitarra com timbre legal tanto pra distorção quanto pra clean
Isso nada tem à ver com o tipo de captador, e sim com a sua pesquisa sonora e timbrística em seu instrumento e em seu equipamento e da qualidade dos mesmos.
Playing for God
Se se seguir o esquema comum de strat, sim, mas o problema será o pot de volume, que terá que ser de 500K.......
Abç

Haven
Veterano
# out/08 · Editado por: Haven
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Vou seguir teu conselho e colocar um Stellfner Neo na ponte GX50.

Entrei no site e vi que tem 4 modelos ( Light, Soft, Hard e Hot)
Pro que eu quero, seria melhor pegar o Hard? (Som limpo e encorpado) ?

* http://www.stellfner.com.br/Humbucker%20Stack%202.htm#neodymiumlight


Vlw msm pelos conselhos.


ogaitnas

Perfeito então. Vlw pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Haven
Compra logo o "Hot" para aponte de sua GX50.
Abç

joaormrt
Veterano
# out/08
· votar


a algum dos luthiers

seguinte eu não so mto bom...ja toco a algum tempo mas dei uma parada...voltei a tocar agora no meio do ano...

tenho uma golden les paul, e um pedalzinho BOSS CE-5...

to afim de trocar de guitarra
o q vcs me aconselhariam? por uma faixa de preço de 1000 reais, no maximo seria 1400, 1500...

gosto de tocar os classicos ac/dc, led zeppelin, guns, pink floyd,
nesse estilo

qual vcs me aconselhariam?
abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


joaormrt
Cara, mantenha a sua Golden Les Paul e mande-a para um bom luthier para um "set-up" geral e "up-grades".
Nessa faixa de preço, compre uma Condor CLP II ou uma SX SSG STD.
Abç

joaormrt
Veterano
# out/08
· votar


aham, eu ja tinha pensado nisso
nao acho minha guitarra ruim como todos falam...tava pensando em trocar os captadores, não entendo nada disso, então não sei quais os meus e quais seriam os ideais para eu comprar...

se eu fizesse isso, minha guitarra melhoraria e eu poderia comprar com o dinheiro q eu usaria um (uns) pedais..


q captadores seriam os ideais para esse tipo de som? e qual o preço?
desculpa o encomodo
abraços

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


alguém pode explicar como funciona uma chave seletora de cinco e de três posições por favor? tô todo perdido com os esquemas aqui <o>

ogaitnas
Veterano
# out/08
· votar


Haven
Compra logo o "Hot" para aponte de sua GX50.
Abç



2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


joaormrt
Cara, consulte o site www.captadores.com.br lá vc terá várias opções; mas eu indico os de AlNiCo.
MANFREDINI
Como assim?
Elas funcionam selecionando o captador (ou 2) que vão estar ligados aos pots.
Abçs

rickymaster
Veterano
# out/08
· votar


bertola

pq as squier são consideradas tão ruins?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


rickymaster
pq as squier são consideradas tão ruins?
Cara, Squiers também podem ser boas, como a série Standard.
Já as Bullets, Affinity e California, não são, além de serem caras.
Abç

rickymaster
Veterano
# out/08
· votar


mas por qual motivo as california são ruins? são comparáveis a qual outra guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


rickymaster
Principalmente pelos captadores de baixa qualidade e por conta do corpo abaixo da espessura padrão (40, ao invés de 45mm). Ademais são caras. As SX SST 57/62, são melhores e mais baratas.
Abçs

MANFREDINI
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu sei, mas queia saber das ligações, tipo, tem um monte de pino, pra usar com 3 captadoresas queia usar a chave seleção de 5 pra funcionar como de 3, tipo em uma sg, vou usar 3 volumes independentes, 1 pra cada captador, e vou colocar uma chave pra ligar e desligar o que seria o "tone", o capacitor que "filtra" os agudos, também vou colocar 3 caps iguais, custom alnico 50, só que o do meio sem polaridade invertida, que nem eram nas fenders mais antigas, ai o do meio não passa pela chave seletora, controlo só no volume, tá meio confusa a explciação né? senão entender eu tento de explciar de novo, mas posso usar os pots de tonalidade como volume ou são potenciometros diferentes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
A chave de 5 não irá funcionar nunca como de 3, vc tem que comprar uma de 3, porém, a chave só tem uma saída, portanto, vc terá que ligar os pots antes da chave, numa ligação confusa e sucetível a erros. Agora só não deu para entender o porque dessa ligação bizarra.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# out/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ok, ficaria então, uma chave seletora de telecaster, com os captadores da ponte/braço ligados nele, e ligo o que sair da chave + o captador do meio na chave que liga/desliga o capacitor de tonalidade e depois pro jack né? ai eu poderia ter um som do tipo "telecaster", ou "stratocaster" ou até mesmo poderia usar todos os captadores ao mesmo tempo né? esse é o motivo da ligação bizarra, e o motivo de usar todos os captadores com a mesma polaridade é que eu gosto muito dos timbres que ouço das Stratos dos anos 60, acho que vou aumentar a versatilidade da guitarra só que sem a eliminação de ruidos, não?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!